Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DonSk

Número de mortos no sismo em Espanha sobe para oito

Publicações recomendadas

logo_publico.png

Número de mortos no sismo em Espanha sobe para oito

Pelo menos oito pessoas morreram nesta tarde na localidade de Lorca em Murcia, Sudeste de Espanha, após um sismo de 5,1 de magnitude, segundo o governo local.

Francisco Jódar, presidente da autarquia de Lorca, onde o sismo se fez sentir com mais intensidade, disse aos órgãos de comunicação social espanhóis que pelo menos um edifício caiu. O hospital Rafael Méndez, de Lorca, foi evacuado, várias pessoas ficaram feridas e foram transportadas para os hospitais de Murcia, Cartagena e Cieza.

A protecção civil espanhola tinha referido inicialmente cinco mortes. O abalo fez tremer vários edifícios. O epicentro do sismo localiza-se na serra de Tercia, na localidade de Lorca, perto de Murcia. Há várias estradas cortadas e também linhas férreas.

Na região sentiram-se dois abalos, o primeiro com uma intensidade de 4,4 na escala de Richter e o segundo de 5,2. Os sismos registaram-se quando eram 18h50 em Espanha (17h50 em Lisboa).

Uma das pessoas que morreu era menor. O sismo sentiu-se sobretudo nas localidades de Mazarrón, Cartagena e Águillas, bem como nas províncias de Almería, Albacete e Madrid, adiantou o “El País”.

O abalo causou fissuras nas estradas e viadutos e as autoridades pediram aos automobilistas para não se deslocarem para a região. A estrada A7 para Andaluzia ficou bloqueada.

Muitas pessoas correram para a rua após o sismo. “Senti um abalo fortíssimo, com muito ruído, tive muito medo”, disse ao “El País” Juani Avellaneda. Também Joana Ruiz contou aos jornalistas que a sua casa ficou destruída, “rachou toda, os móveis caíram”.

A autarquia activou um plano de emergência e também o governo local pôs em marcha o nível 2 do plano de emergência contra riscos sísmicos. Múrcia fica na região de maior actividade sísmica em Espanha.

Público

photo.jpg

Sismo em Murcia faz sete mortos. Não há portugueses entre as vítimas

O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica português mas o Instituto de Meteorologia não recebeu informações de que tenha sido sentido em Portugal

Pelo menos sete pessoas morreram depois de dois sismos de intensidade 4,5 e 5,2 terem atingido a região de Murcia.

O epicentro deu-se na serra de Tercia de Lorca, onde alguns edifícios ruíram e dezenas ficaram afectados. As vítimas mortais viviam no bairro "Las Viñas", o mais afectado pelo terramoto.

Entre as vítimas dos dois sismos registados não há até ao momento notícia de que cidadãos portugueses tenham sido atingidos, disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

Um porta-voz do número de emergência 112 explicou que as linhas colapsaram com as centenas de chamadas recebidas logo a seguir ao terramoto.

Todos os agentes policiais e equipas dos serviços de emergência estão mobilizadas para as operações que se concentram neste momento na zona antiga de Lorca, a mais afetada pelo sismo.

A zona de Lorca é habitualmente atingida por sismos. Em 2005, um terramoto de intensidade 4,7 provocou danos em mihares de casas e foi seguido de 500 réplicas.

iInformação

Mesmo aqui ao lado! :maluco:

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

vi agora nas notícias, não está bonita a coisa :/

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me pode explicar como é que isto aconteceu?..não é um bocado estranho um terramoto naquela zona...para lá da "fronteira" Oceano Atlantico/Mar Mediterraneo ?

Editado por ZeeSpecialThree

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me pode explicar como é que isto aconteceu?..não é um bocado estranho um terramoto naquela zona?

Não, pois murcia fica no sul de Espanha e tal como o Alvarge, Murcia fica proximo da fronteira entre a placa Africana e Euroasiática.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Alguem me pode explicar como é que isto aconteceu?..não é um bocado estranho um terramoto naquela zona?

Movimento de placas tectónicas.

Exacto goku.

Podes ver AQUI ZeeZee

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Não, pois murcia fica no sul de Espanha e tal como o Alvarge, Murcia fica proximo da fronteira entre a placa Africana e Euroasiática.

ah ok...nao sabia disso..ok obrigado por me tirares a duvida

[youtubehd]UqszcaWPyrE

Possa, ca susto! teve uma sorte do catano o jornalista

Movimento de placas tectónicas.

Exacto goku.

Podes ver AQUI ZeeZee

Ok ;) agora já percebi

Compartilhar este post

Link para o post

Meh. Nada cá cai com 6.0 e lá morre gente com um 5.1? Tinha de ser em Espanha :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ao ver isto depois de durante o dia ter visto a notícia da profecia em Roma... Falhou por pouco. :x

Compartilhar este post

Link para o post

E andavam os romanos todos cagados a pensar que era lá :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ao ver isto depois de durante o dia ter visto a notícia da profecia em Roma... Falhou por pouco. :x

What

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei surpreendido com o facto de um sismo de 5.2 ter feito tantos estragos. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi bem agora nas noticias que tão com uns problemas num tunel para aqueles lados? (eu nao ouvi bem pq tinha ido fazer uma coisa que ninguem podia fazer por mim e nao ouvi bem ..lol)

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei surpreendido com o facto de um sismo de 5.2 ter feito tantos estragos. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolve lá isso que eu não ouvi nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estranha os estragos com a fraca intensidade: nem sempre a violência de um sismo se deve à sua intensidade mas também ao seu foco, ou seja, quanto mais perto da superfície for mais violento tende a ser.

Por exemplo, o terramoto de Agadir em 1960 foi apenas de 5.7 na escala de Richter mas mesmo assim ainda 15000 pessoas morreram. Tudo porque o epicentro foi mesmo muito perto da superfície.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...