Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Acho que estás a levar demasiado a sério a ideia do filme. O objectivo é entreter as pessoas, nada mais. A ideia do filme não tem que ser credível.

A ideia do Battle Royale também não ia resolver nada, mas o filme é brutal.

existe uma coisa que é o suspension of disbelief.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei do Battle Royal quando fiz o meu post mas ai eu consigo perceber de onde vêm aquela ideia para a sociedade japonesa.

Naquele contexto é algo que faz o mínimo de sentido.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

a ideia é simplesmente parva. Existe o dia da vergonha, ou lá como se chama aquilo, nas dietas mas transportar isto para o "crime" é cómico.

Compartilhar este post

Link para o post

Hurt Locker

7/10

Vi o cast do filme "Guy Pearce e Ralph Fiennes, parece bem". Ambos têm 5 minutos de antena...

Acho o filme overrated, para ter ganho o óscar de melhor filme.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao estou a perceber onde queres chegar. O Battle Royale tambem não tem a mesma 'premissa idiótica'?

Tudo bem que nao gostes da ideia, mas é só um filme. Os valores morais das pessoas não têm que corresponder à realidade.

Vou defender a "minha dama".

O conceito do Battle Royale faz sentido dentro da sociedade japonesa.

Estamos a falar da ideia do governo japonês criar um programa (no duplo sentido da palavra) em que uma turma (ou mais) problemárica de jovens adolescentes que é escolhida todos os anos para ser posta numa ilha com o objectivo de apenas um sobreviver matando todos os outros enquanto adultos observam nas televisões de sua casa.

Porque é que digo que esta "tanga" consegue fazer sentido? Por aborda várias situações da sociedade japonesa.

A) Conflito geracional

A.1) É uma critica e uma metáfora à selvajaria que os jovens japoneses sofrem na pele por parte dos seus pais e próximos no que concerne ao sucesso escolar/académico.

O Japão é o pais do mundo onde mais adolescentes se suicidam todos os anos tal é a pressão sobre os miúdos para que tenham sucesso e sejam melhor que os outros colegas. Quando não o são estes jovens são ostracizados em casa e/ou na escola.

Como tal aqui tens jovens estudantes que são obrigados a ser mais fortes e mais inteligentes para serem os melhores das suas turmas e conseguirem sobreviver.

A.2) Aponta para a violência jovens e adultos no Japão. É dito na premissa que uma das razões para a existência do programa Battle Royale é para controlar a violência juvenil. Violência que nasce da alienação dos jovens que desde tenra idade são obrigados a agir como adultos e a ter a mesmas responsabilidades que estes.

Faz sentido porque já nos dias de hoje muitas cidades japonesas estão repletas de gangs de motociclistas em idade juvenil (e até quase infantil) que assaltam lojas, roubam pessoas na rua e chegam mesmo a agredir e matar adultos que passam na rua (situação que tb pode ser usada para o ponto A.1 porque tb existem lutas entre gangs que chegam a resultar em mortes).

Como tal o programa Battle Royale apresenta-se como uma forma de os adultos voltarem a tomar as rédeas aos jovens do país através do medo proporcionando-lhes ao mesmo tempo uma forma de libertarem toda a raiva que sentem pelos jovens que se revoltaram contra eles.

A.3) Refere as relações entre professores e alunos no Japão. Basta ver uns poucos documentários sobre a violência nas escolas japonesas para perceber que existem vários professores que se tornam alvo da violência psicológica e física por parte de alunos que estão de tal forma fomentados pelos pais a serem melhores que todos que até se acham acima dos seus educadores.

B) Conflito dentro da própria geração

O mais básico dos pontos. A violência entre alunos tem aumentado imenso no Japão. Há documentários no youtube relatando inúmeros casos.

Tal como nas escolas miúdos se matam e agridem uns aos outros por questões de resultados escolares e frustrações, estes miúdos matam-se uns aos outros para serem os únicos a sobreviver e portanto serem os melhores.

Verificar que este ponto nasce do ponto A.1 e A.2.

C) Imperialismo e nacionalismo exacerbado no Japão

O conceito do filme existe num Japão autoritário/fascista/imperialista.

Como sabemos o Japão foi um império até meio do séc XX. Resquícios do nacionalismo exacerbado ainda existem. Como exemplo, produtos não nacionais são etiquetados como tal e a ideia de tudo pelo pais e seus lideres ainda está bem implementada.

O totalitarismo ainda está bem presente na sociedade japonesa e para perceber isso basta pensar na forma como os japoneses se rebaixam perante os seus patrões e chefes no local de trabalho.

Dentro desta temática, o governo instaura o programa como forma de manter em ordem a sua juventude. Mas mais que isso existe para manter os pais em sentido pois a turma dos seus filhos pode ser escolhida se estes mesmos pais se lembrarem de por de alguma forma o governo em causa. Pior, a população aceita este programa porque o Estado lhes diz que é necessário e como tal é dito ninguém se atreve a por em causa.

O facto de tudo ser filmado e televisionado tb refere um universo "orwelliano" típico de um governo totalitário.

Pode estar um pouco confuso e ainda existem algumas temáticas que podia usar para demonstrar o porquê do Battle Royale.

A verdade é que basta ver meia dúzia de documentários no youtube sobre a cultura japonesa para perceber o porquê do conceito e a lógica por trás dele.

PS: A única falha do filme é mesmo não explicar melhor as condições em que o programa existe. O livro já o explica (não o li mas li sobre o livro :mrgreen:)

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

o SAS já falou.

e volto a mencionar o suspension of disbelief.

no caso do Battle Royale, vês eles implicarem uma turma aleatória num jogo de morte que serve para encurtar os problemas dos jovens, para dar entretenimento às pessoas, render dinheiro a produtores e tentar criar uma lição nos jovens: enquanto houver agressividade a crescer na juventude, eles irão combater essa agressividade com o programa, em que metem eles a matarem-se para levar outros a compreender que, eventualmente, é melhor mudar.

aqui tens de te identificar com elementos da nossa realidade e não levar tão a peito o setting (usas o tal suspension of disbelief).

no outro caso...

porque é que há 1 dia do ano para o crime ser todo legal? isto leva a criação maior de ódio. isto leva a que se crie mais e mais vontade de agressividade para 1 único dia, sabendo que é LEGAL. O que faz pouco sentido. Então para quê polícia? e os inocentes que são apanhados no meio daquilo, tal como o filme?

se tu tens desemprego a 1%. Se tens muitos poucos crimes. qual é a razão para haver 1 dia daquilo? não faz sentido.

uma boa pergunta que já encontrei na intrawebz:

So the hundreds of thousands of people who have their homes destroyed or burned that night and are robbed of all their possessions can still hold a job? All the people mutilated by some maniac who lose their arms, legs, sight, speech, ability of hearing, brain function, who develop depression, anxiety, trauma or suicidal thoughts after being raped or have had their relatives murdered can still hold a job?

And this presumably happens every year, how can they possibly maintain a 1% unemployment rate?

a cena é que, se desenvolvessem melhor a ideia de "1 dia de crime legal" num contexto adequado, numa abordagem adequada (e não na m*rda dum slasher), talvez aceitasse. Talvez visse com bons olhos uma crítica sociológica.

nope. slasher movie. aw yea.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem já viu, o que acharam do filme 300?

Eu não gosto do género do filme e gostei. Acho que isso diz qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

esse The Purge parece uma historia que ouvi ha uns tempos um velho contar do Brasil, acho que de Sao Paulo. em que todos os anos no mesmo dia deixam os presos sair da prisao. houve um ano em que combinaram todos matar o maximo de policias que conseguiam. nao sei se e accurate ou nao, mas foi mais ou menos a ideia com que fiquei.

http://www.youtube.com/watch?v=cio8LOCZPzw

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Quem já viu, o que acharam do filme 300?

Graficamente é fora de série. Vale a pena por isso e pela actuação do Gerard Butler.

Medianozito.

Dentro do género não é mediano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto bastante do 300 mesmo tendo os seus defeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro do género não é mediano.

O que não quer dizer que não seja mediano.

Como disseste bem, vale essencialmente pelo grafismo e talvez pela actuação do protagonista, isso já não me lembro bem, mas deves ter razão. De resto, não há mais nada de realçar no filme. O argumento é básico, fraco e dentro do estilo não inova por ai além, é mais do mesmo. Pelo menos foi isso que retirei quando o vi.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não quer dizer que não seja mediano.

Como disseste bem, vale essencialmente pelo grafismo e talvez pela actuação do protagonista, isso já não me lembro bem, mas deves ter razão. De resto, não há mais nada de realçar no filme. O argumento é básico, fraco e dentro do estilo não inova por ai além, é mais do mesmo. Pelo menos foi isso que retirei quando o vi.

É claro que quer. Tu vais comparar com filmes do género. Não vais comparar com o Inception ou os Condenados de Shawshank. E dentro do género Action/History, é muito acima da média. Não tem que inovar para ser bom, mas neste caso houve uma inovação dentro os filmes do género graficamente. Não me lembro de outro tão bom a este nivel.

O que achas do Troy btw?

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que quer. Tu vais comparar com filmes do género. Não vais comparar com o Inception ou os Condenados de Shawshank. E dentro do género Action/History, é muito acima da média. Não tem que inovar para ser bom, mas neste caso houve uma inovação dentro os filmes do género graficamente. Não me lembro de outro tão bom a este nivel.

O que achas do Troy btw?

Posso comparar com filmes na globalidade. Ou simplesmente posso nem comparar. Só olhar unicamente para o 300 e criar uma opinião sem olhar para o resto. Mas entendo o que dizes.

Para ser melhor do que a média, sim, tem de inovar. E, cá está, inova no grafismo, dai já ter algo que os outros não têm, segundo dizes, porque sinceramente este tipo de filmes não é a minha praia.

Esse Troy qual é? Nunca vi, parece-me.

Já agora, metes o 300 ao nível de que filmes do género, por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto bastante do 300 mesmo tendo os seus defeitos.

minha exacta opinião.

e a graphic novel é 10x melhor.

o Troy é diferente do 300. O Troy é um épico, o 300 não.

e o Troy, que também gosto, sei admitir que é um filme com muita tolice.

muita

muita

tolice.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Posso comparar com filmes na globalidade. Ou simplesmente posso nem comparar. Só olhar unicamente para o 300 e criar uma opinião sem olhar para o resto. Mas entendo o que dizes.

Para ser melhor do que a média, sim, tem de inovar. E, cá está, inova no grafismo, dai já ter algo que os outros não têm, segundo dizes, porque sinceramente este tipo de filmes não é a minha praia.

Esse Troy qual é? Nunca vi, parece-me.

Já agora, metes o 300 ao nível de que filmes do género, por exemplo?

Nunca viste o Troia? :S

http://www.imdb.com/list/ut-l0yWsBcQ/

minha exacta opinião.

e a graphic novel é 10x melhor.

o Troy é diferente do 300. O Troy é um épico, o 300 não.

e o Troy, que também gosto, sei admitir que é um filme com muita tolice.

muita

muita

tolice.

Pode ser um épico mas não deixa de se enquadrar no mesmo género de filmes que o 300. Action history. E eu pessoalmente prefiro o 300 ao Troy, apesar do último ter 500x mais potencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, o Troia! Não. Nunca. :lol: E está sempre a passar na TV. Também disseram-me que o filme não é mesmo nada de especial. Vale o que vale!

Dessa lista também só vi o Braveheart, Gladiador e mais nenhum. :confuso: Mas acho estes dois melhores que o 300.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser um épico mas não deixa de se enquadrar no mesmo género de filmes que o 300. Action history. E eu pessoalmente prefiro o 300 ao Troy, apesar do último ter 500x mais potencial.

epá mas o 300 não é action history. AQUILO É BASEADO NUM LIVRO DE BANDA DESENHADA! e a história está alterada pa crl.

Compartilhar este post

Link para o post

epá mas o 300 não é action history. AQUILO É BASEADO NUM LIVRO DE BANDA DESENHADA! e a história está alterada pa crl.

Não deixa de ser baseado num periodo histórico. Não me digas que a história está alterada para crl :lol:

E apesar de não ter comparação com o 300, praticamente todos os filmes do género têm a história adulterada de uma ou outra maneira para encaixar melhor em cinema.

Editado por Snoop Dogg

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixa de ser baseado num periodo histórico. Não me digas que a história está alterada para crl :lol:

epá, podes considerar histórico, eu não considero tanto. eu simplesmente considero-o um filme de acção. é como se pegassem na história actual e metessem coisas fantasiosas. deixa de ser tão histórico.

e há diferenças entre adulterar, como fizeram com o Tróia, e meter o Xerxes como um gigante dourado semi nu.

ah e tenho poucas esperanças para a sequela do 300. Muito pouca esperança.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

O 300 é basicamente é uma fábula contada por um soldado aos seus colegas de armas em que se faz a demonização do adversário para aumentar o ódio aos persas ao mesmo tempo que se eleva os feitos daqueles 300 soldados para aumentar a moral.

Portanto é normal que exista tanta fantasia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...