Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

musica.com

Publicações recomendadas

Nem sabia que tinham um EP novo. :lol:

isto. alias, nao estou a encontrar esse novo ep. como se chama?

Compartilhar este post

Link para o post

isto. alias, nao estou a encontrar esse novo ep. como se chama?

Compartilhar este post

Link para o post

NSFW

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
logo.png

Nova música portuguesa

Portugal está na linha da frente na produção musical

Para a revista francesa Les Inrockuptibles, Portugal é a “Califórnia da Europa” e criou uma nova cena musical de qualidade ao nível da internacional.

Portugal tem uma cena musical de qualidade, ao nível da internacional e que promete emergir nos próximos anos. Esta é a conclusão a que chegou a revista francesa Les Inrockuptibles num artigo de destaque publicado na sua página oficial. Com o título “Portugal: a inesperada riqueza da nova cena musical”, o texto destaca o surgimento de um novo movimento musical ao longo do país, a partir de grupos que se organizam localmente mas que são diretamente influenciados pelo que acontece no mundo.

Apesar de citar artistas já consagrados, como The Legendary Tigerman, WrayGunn e Buraka Som Sistema, a publicação centra-se nos novos nomes da música que emergiram nos últimos anos. É o caso do Throes + The Shine, que já havia sido referenciado numa edição anterior da revista como “um grupo para ser seguido”, pela influência africana nas suas melodias pop-rock, sem representar uma “perda da sua identidade musical”. A música dos Best Youth é considerada “pop romântico e californiano” à qual “ninguém pode resistir”, enquanto Noiserv, projeto do músico David Santos, chamado de “homem orquestra” pela revista, é dono de “registos de qualidade” onde “se sobrepõem a sua voz e os seus instrumentos”.

A publicação ainda cita grupos como Sequin, Memória de Peixe, Nice Weather For Ducks, First Breath After Coma, The Allstar Project, Bússola e Les Crazy Coconuts, entre outros. Ainda há uma menção ao festival NOS Alive, que representa a renovação da cena musical portuguesa, tanto “nas suas ambições como no seu rigor artístico” ao colocar juntos algumas grandes cabeças de cartaz (The Black Keys, Arctic Monkeys, Interpol) com talentos locais (Noiserv, We Trust, PAUS).

Para além dos grupos, a publicação também destaca a maneira como a nova cena musical portuguesa se organiza ao longo do país, desenhando “novos centros de gravidade de um movimento emergente que tende a generalizar-se”. É o caso das editoras discográficas Lovers & Lollypops do Porto e a Omnichord Records de Leiria, destacadas pelos princípios voluntaristas e de cooperação cultural entre os grupos e as cidades onde se localizam.

Por fim, a revista atribui à internet e à internacionalização dos seus jovens protagonistas as razões do surgimento desta nova cena, apesar de musicalmente não haver nenhum ponto em comum entre todos os artistas. E conclui: “é uma loucura ver como esses grupos continuam a ser privilégio de um público especializado, curioso e instruído. Esta é o duplo castigo de um país onde o setor cultural está a sofrer”.

Compartilhar este post

Link para o post

http://bfachada.bandcamp.com/album/b-fachada-3

Vai agora fazer 3 anos que fiz a minha página de bandcamp e, ao longo deste tempo, ela tem tido um papel fundamental no meu trabalho; não só pude finalmente relacionar-me com quem me empresta os ouvidos sem outro intermediário que não a música em si, como o próprio comércio (não há como fugir-lhe) dos discos se tornou um processo mais saudável, direto e reconfortante. A música agora é livre em todas as frentes e eu com ela. Pode ser ouvida por todos, nem é preciso pedir licença, e todos os que a ouviram me ajudaram (estamos agora a atingir o meio milhão de audições); os discos podem ser descarregados por quem tiver muita vontade de chegar mais perto, de pôr-me a mão no ombro, e por cada disco que compraram eu recebi uma simpática mensagem do bandcamp e, muitas vezes, uma ainda mais simpática mensagem do próprio comprador: por cada disco! Quem diria que o digital podia trazer saúde a esta indústria desumanizada?

Obrigado a todos os que ajudaram, a todos os que ouviram e a todos os que lá foram passar uma vista de olhos. É muito difícil voltar a acreditar que a música deve existir num objeto de plástico: esta existência no éter parece até ajustar-se melhor à própria natureza da Canção.

Abusem dos discos. Nunca a música foi mais nossa; esperam-nos muitas canções, sem intermediários, sem complicações e sem segredos: tudo à mostra para ser ouvido e partilhado, e este vosso amigo (e não outro) sempre do outro lado da linha, a ler-vos os cumprimentos e a seguir-vos o rasto.

Um abraço,

Fachada

Compartilhar este post

Link para o post

tou viciado em explosions in the sky. só conhecia o "the earth is not a cold dead place" mas tenho vindo a ouvir a discografia completa. é simplesmente incrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...