André Sousa Publicado 13 Julho 2011 Compara o nosso plantel com o do Porto :cry: Mas o Porto era muito organizado. O Benfica parece que se parte em dois: defesa e ataque... pelo menos o ano passado, via assim. Coisas diferentes. Compartilhar este post Link para o post
Roadrunner Publicado 13 Julho 2011 Jorge Gomes a trabalhar bem. Eu normalmente nem tenho muito jeito para arauto da desgraça, mas a verdade é que, por muito ridícula que seja a mania da perseguição de muitos benfiquistas em relação aos alvos irem parar ao FCP, todos os anos lá vai pelo menos um. Quanto ao fim do estágio, umas palavras curtas. Curiosa esta segunda parte contra o Dijon. O Jesus tenta claramente um sistema táctico diferente. O que é algo que sempre recusou fazer, mesmo em pré-época a insistência foi sempre no 4-4-2 losango, ainda que com jogadores de características diferentes a terem oportunidades. A escolha caiu no 4-2-3-1, um sistema que já foi mais utilizado no princípio da década em Portugal e que se foi gradualmente transformando em 4-3-3s precisamente por darem mais garantias a nível defensivo e, particularmente, nas transições defensivas. Não sei se será uma aposta para ficar ou para se ir metamorfoseando num 4-3-3, até porque me pareceu partir duma obsessão quase doentia em meter o Matic a jogar nem que fosse preciso mudar o sistema de jogo, mas é um começo de uma semi-abertura táctica da parte do JJ. A nível da gestão de jogadores, não me lembro de virmos de um estágio com a equipa numa tão evidente balda. Lembro-me de, no ano passado, termos de lidar com a eterna substituição adiada do Ramires (que acabou por nunca aparecer) e do Salvio aparecer já muito perto do fecho das inscrições. Contudo, nessa altura tínhamos três atenuantes: éramos campeões, com toda a bagagem psicológica que isso acarreta, não tínhamos pré-eliminatórias para jogar, e a correção era só de uma posição, tendo já o Gaitan sido contratado para o lugar do Di Maria. Este ano, temos jogos oficiais já dentro de menos de dez dias e ainda temos de dispensar meio plantel, contratar pelo menos um central, ir buscar o substituto do Coentrão e, aparentemente, ir buscar mais o Witsel e o Danilo, que estão longe de estar garantidos. A juntar tudo isto a uma equipa já desmoralizada pela fraca pré-época, é muito trabalho para muito pouco tempo. E acho que esta sempre foi uma das simples lições que a gestão do Benfica nunca soube aprender do Porto e do Pinto da Costa: a temporada começa a ganhar-se na pré-época. Na única temporada, na última década, em que fizemos o trabalho de casa, preparámos-nos bem, tínhamos o plantel fechado em meados de Julho e começámos a ganhar cedo, fomos campeões a praticar um óptimo futebol do princípio ao fim da época. Até podemos vir a ter um óptimo plantel, incutir-lhe alguma moral e hábito de vitórias este ano, mas já virá tarde. A história do clube diz-nos que está aqui mais uma época potencialmente desperdiçada por erros de palmatória que todos anteciparam mas ninguém fez nada para corrigir. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 13 Julho 2011 Concordo com o Road. Mas olha, acho que este 4-2-3-1 vai durar tanto como o 4-3-3 da época passada Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 13 Julho 2011 Em relação ao sistema... Aquilo pareceu-me mais do mesmo. O pior é que o Matic não tem dinâmica nenhuma e acabava por cair várias vezes na zona do Javi. Outra coisa foi o Nico estar na zona do Saviola como segundo avançado, onde jogou várias vezes no Boca. Eu cada vez mais fico com a ideia de que ele mias adiantado no terreno (numa faixa) e não tão na zona do meio campo, podia ser um grande desequilibrador. Além disso, sempre era menos arriscado. Já hoje tem lá uma perda de bola apenas por querer tirar mais um adversário da frente no meio campo defensivo que... Compartilhar este post Link para o post
Roadrunner Publicado 13 Julho 2011 O Ibra tem toda a razão no que diz. Se vier o Witsel e um lateral esquerdo com qualidade, o Benfica fica com o melhor plantel de Portugal. Então do meio campo para a frente... Do meio campo para frente teríamos soluções de sobra, mas não jogadores que marquem tanto a diferença quanto o Falcao e o Hulk. Isto é inegável. Agora, também não é menos inegável que teríamos mais recursos colectivos para contrariar esse tipo de jogadores. Seja como for, a definição do plantel, e especialmente o timing dessa definição, continua a ser subestimada por muitos. Já devíamos ter o plantel praticamente fechado e temo-lo fechado para obras. Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 13 Julho 2011 O Benfica tem um plantel de grande qualidade (boas compras e um bom banco até), agora acho que se devem espalhar na pré-eliminatória (adaptação dos jogadores e isso tudo), além disso não me parece que seja feita uma gestão racional do plantel. Como é óbvio é uma suposição e tanto pode ser assim como aparecer um Benfica muito forte. Espero que comecem bem tal como o Porto e o Sporting para um campeonato extremamente competitivo Compartilhar este post Link para o post
Roadrunner Publicado 13 Julho 2011 Btw, o que é que passa, agora temos clã outra vez é? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 13 Julho 2011 Do meio campo para frente teríamos soluções de sobra, mas não jogadores que marquem tanto a diferença quanto o Falcao e o Hulk. Isto é inegável. Agora, também não é menos inegável que teríamos mais recursos colectivos para contrariar esse tipo de jogadores. Seja como for, a definição do plantel, e especialmente o timing dessa definição, continua a ser subestimada por muitos. Já devíamos ter o plantel praticamente fechado e temo-lo fechado para obras. Se tivermos um bom colectivo por trás das individualidades, como o Porto tem, as próprias individualidades acabarão por se sobressair muito mais. O Enzo é um bom exemplo. Ninguém diria que o Di Maria era um jogador para marcar a diferença no início da primeira época do JJ. O JJ percebeu como é que ele rendia mais e tendo um excelente colectivo à sua volta, fez aquilo que fez. Btw, o que é que passa, agora temos clã outra vez é? Basicamente. A diferença é que agora todos podem postar. Compartilhar este post Link para o post
Roadrunner Publicado 13 Julho 2011 Condições há, mas a gente teima em fazer as coisas mal todos os anos. Já começa a dar para ver que este ano não será excepção. Diz que há uns tempos o fórum esteve para fechar por causa deles. :mrgreen: Por acaso, sempre fui a favor da abertura dos clãs em vez da extinção. Oh well, ao menos ainda cá estamos. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 13 Julho 2011 A temporada não se começa a ganhar na pré-época e tens disso o exemplo do FCP o ano passado. O problema aqui para além do curto espaço de tempo para preparar a equipa, foi mais uma vez a má gestão feita no plantel, jogadores por dispensar e posições essenciais que até à data não foram colmatadas. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 13 Julho 2011 E volto a dizer: a minha margem de manobra com estes gajos, depois da eliminatória com o Braga, é mínima. Uma não-entrada na Champions + um mau arranque no campeonato (e por mau arranque quero dizer sair do Dragão, à sexta jornada, a menos de 3 pontos de distância) e podem crer que vou ser anti-Jesus até ao fim dos meus dias (ou dos dele, depende). x2 Quanto ao Matic, parece-me que será o jogador fetiche do Jesus durante esta época, pelo menos tem havido indicações disso. Só espero que não implique uma menor utilização do Javi ou uma alteração táctica estapafurdia que tire o lugar a um dos jogadores mais ofensivos para o poder colocar em campo. Quanto ao jogador, ainda vi pouca coisa mas parece-me uma especie de Yebda com um pouco mais de técnica. Um jogador com caracteristicas fisicas para ser um excelente médio defensivo mas que no entanto é incapaz de cumprir esse lugar já que tem uma mentalidade bem mais ofensiva, o que se torna perigoso já que implica falta de segurança pela tendência que terá em arriscar. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 13 Julho 2011 A forma como o Jesus falou na possibilidade do Luisão sair e a capa do Record deixa-me de pé atrás. «Witsel adaptava-se muito bem nas características que quero para o Benfica» vamos mudar de sistema táctico ou ele está a pensar no Witlsel para a direita? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 13 Julho 2011 Amorim, Martins, Nolito, Aimar, Gaitan, B. César, D. Simão, Javi, N. Coelho, Matic, R. Pinto e Enzo. Ainda querem mais médios? a defesa tá buraco por todo o lado mas vão buscar médios? A sério? fdx haja paciência para tamanha incompetencia Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 13 Julho 2011 «O Ansaldi faz bem a esquerda e a direita, mas se me dessem a escolher, teríamos outras prioridades» ... para dizer isto ou já está quase garantido um defesa-esquerdo que não o Ansaldi ou o JJ é burro. Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 13 Julho 2011 (editado) Não concordo que o Benfica tenha melhor plantel que o Porto, caso se confirme a contratação do Witsel. Partindo do princípio que adoptam os mesmos esquemas, vistos que têm os jogadores ideais para isso: Na baliza, o Porto leva a melhor. Claramente. Quantos aos centrais, o Luisão é sem dúvida o que melhor que há em Portugal, mas duvido seriamente que o Garay seja superior ao Otamendi. Em condições normais, o titular na direita será o Fucile, que me parece melhor que o Maxi e a lateral esquerda do Benfica será uma incógnita, mas dificilmente arranjarão alguém melhor que o Álvaro. Quanto ao médio defensivo, apesar de as opiniões divergirem, acho que todos concordam que nenhum é claramente superior ao outro. Apesar de não terem as mesmas características, acho o Moutinho mais jogador que quer o Witsel quer o Bruno César. O Aimar é melhor que Guarin e Belluschi. Quanto à frente de ataque, e pressupondo que o Benfica jogaria com Gaitan, Cardozo e Nolito/Perez, acho que o Porto ficaria claramente a ganhar, caso o James fosse titular. Depois no banco/bancada haveria, Bracalli, Maicon, Sereno, Sapunaru, Souza, Guarin/Belluschi, Micael, Castro, Kléber, Varela, Walter, Iturbe, de um lado (já contando com a saída do Rodriguez) e Roberto, Jardel, MV, Carole, Peixoto, Coelho, Ruben Amorim, Martins, Matic, Nolito/Perez, Saviola, Rodrigo, Jara. Não vejo sinceramente como o plantel do Benfica seria superior. Editado 13 Julho 2011 por Dan Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 13 Julho 2011 O benfica do meio campo para a frente pode estar mais que descansado. O problema é na defesa e baliza. Baliza continua (ate ver) a mesma m*rda do ano passado porque o Artur ainda nao provou nada. Na defesa tá mais que visto que se o Maxi se lesiona é bom que o Amorim já esteja recuperado. Na esquerda ainda não temos uma opção válida e que de garantias. No centro é rezar para que o Luisao e o Garay nunca se lesionem e se mantenham em forma Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 13 Julho 2011 (editado) «Tenho mais opções do meio-campo para a frente. E caso se confirme o que estamos a pensar para equilibrar o plantel, então terei mais opções. Mas não digo que esta equipa seja a mais forte que treinei. No primeiro ano de Benfica tinha jogadores que acabaram por sair para as melhores equipas do Mundo. A qualidade paga-se» Jorge Jesus Editado 13 Julho 2011 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
Flamez Publicado 13 Julho 2011 O benfica do meio campo para a frente pode estar mais que descansado. O problema é na defesa e baliza. Baliza continua (ate ver) a mesma m*rda do ano passado porque o Artur ainda nao provou nada. Na defesa tá mais que visto que se o Maxi se lesiona é bom que o Amorim já esteja recuperado. Na esquerda ainda não temos uma opção válida e que de garantias. No centro é rezar para que o Luisao e o Garay nunca se lesionem e se mantenham em forma Uma das razoes para apoiar a vinda do Danilo. Gosto muito dele no meio campo, como medio de transicao e, sinceramente, acho que podia ate' mesmo pegar de estaca, 'a frente do Enzo. Acho que de qualquer das maneiras precisamos de competicao para o Enzo, alem do Amorim, e vejo-o como uma muito boa opcao para tal. Depois e' isso, teriamos a lateral direita resguardada (ponto positivo, em relacao ao Witsel). Vi pouco do Wass, mas ele e' capaz de ser para rodar. Tambem nao acho que valha os 10M, btw, espero que venha, mas por menos. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 13 Julho 2011 Uma das razoes para apoiar a vinda do Danilo. Gosto muito dele no meio campo, como medio de transicao e, sinceramente, acho que podia ate' mesmo pegar de estaca, 'a frente do Enzo. Acho que de qualquer das maneiras precisamos de competicao para o Enzo, alem do Amorim, e vejo-o como uma muito boa opcao para tal. Depois e' isso, teriamos a lateral direita resguardada (ponto positivo, em relacao ao Witsel). Vi pouco do Wass, mas ele e' capaz de ser para rodar. Tambem nao acho que valha os 10M, btw, espero que venha, mas por menos. Então mas se eu quero um DD vou buscar um médio porque também desenrasca ali? Se faz falta um defesa vai-se é buscar um defesa e não alguém que possa tapar o buraco. Para isso fico com o Amorim... Compartilhar este post Link para o post
Flamez Publicado 13 Julho 2011 Eu estava a dar a minha opiniao e, pessoalmente, acho que um outro tipo de alternativa para aquele lugar do meio campo, com qualidade, nos faz falta. Pudesse-mos confiar na condicao do Amorim e a cantiga era outra... Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 13 Julho 2011 «O Ansaldi faz bem a esquerda e a direita, mas se me dessem a escolher, teríamos outras prioridades» ... para dizer isto ou já está quase garantido um defesa-esquerdo que não o Ansaldi ou o JJ é burro. Estás a brincar, o JJ disse isso? :lol: ainda levamos com o Eliseu, quem aposta???? Compartilhar este post Link para o post
Don Carlo Publicado 13 Julho 2011 Dan, não concordo de todo que o Aimar seja melhor que o Guarín. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 13 Julho 2011 Dan, não concordo de todo que o Aimar seja melhor que o Guarín. Fiquei tao parvo com isto que nem sei o que dizer... Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 13 Julho 2011 Citação do site "Maisfutebol" Jesus: dispensas resolvidas já, Witsel encaixa bemTreinador informa jogadores que não entram nas contas no regresso da SuíçaJorge Jesus diz que a lista de dispensas do Benfica fica resolvida com o regresso a Portugal, e os jogadores que não contam, entre os que estiveram em estágio, já não viajam para o Torneio do Guadiana, nesta quinta-feira. O treinador fala ainda de Witsel, para dizer que o médio belga «se adaptava muito bem ao Benfica».«Há vários jogadores que vão sair, mas até chegarmos a Lisboa todos os jogadores que estão a trabalhar connosco vão saber por conhecimento directo quem é que vai partir para o Algarve e quem vai ficar», afirmou Jesus aos jornalistas no balanço do estágio na Suíça, sem confirmar se nomes como César Peixoto, Ruben Pinto, Shaffer ou Luís Fernandez estão na lista, que tem de ser reduzida para 27 jogadores do plantel senior para efeitos de inscrição na Liga.O treinador continua de resto à espera de um lateral-esquerdo, face à saída de Fábio Coentrão. «A SAD do Benfica está a trabalhar nessa situação, é importante termos um defesa esquerdo para dar um equilíbrio defensivo e o [David] Simão não é», afirmou: «Estou convencido que mais uns dias o presidente vai-me dar esse jogador.»Sobre o tema reforços, Jesus deixou elogios ao médio belga Witsel, do Standard Liége: «É um jogador que conheço bem, tem características que se adaptavam muito bem ao Benfica ao que quero para o Benfica, mas não posso dizer mais do que isso.»Quanto a saídas, Jesus fala das peças importantes e diz que seria muito complicado perder Luisão ou Cardozo: «Se os perder fazem-me falta. O Luisão conhece os processos todos da equipa na zona defensiva, conhece muito bem o que eu quero, é um líder dentro de campo, se o perdesse era uma baixa complicada.»Por fim, Jesus fala das escolhas para a baliza e da opção por Artur na pré-época. «Neste momento estou a dar-lhe a prioridade, porque quero que ele conheça mais rapidamente também a forma de a equipa defender, apesar de 100 por cento dos jogadores que jogam à frente dele não serem os jogadores de futuro na equipa do Benfica.»E insistiu nos elogios ao espanhol Roberto: «Tem muito valor e já tive a oportunidade de dizer que tem poucos anos de baliza, mas tecnicamente tem muita qualidade e vai ser um excelente guarda-redes no futuro, e vamos estar cá para ver senão vai ser assim.» Compartilhar este post Link para o post