Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Petar Musa

Feriados vão ser revistos

Publicações recomendadas

Guest Vladimir Ilitch

E entre ir na 1º classe e na económica os custos não são diferentes para a TAP, que por acaso é uma empresa pública? :roll:

Os gastos que ias ter na 1a classe era provavelmente o catering e outros confortos que não há na classe económica, não é por aí que vão lucrar mais. Ou pelo menos não é uma diferença que seja assim tão significante que valha a pena mencionar, sequer.

Compartilhar este post

Link para o post

E entre ir na 1º classe e na económica os custos não são diferentes para a TAP, que por acaso é uma empresa pública? :roll:

Achas que isso faz diferença no que quer que seja?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. O acréscimo de custos é desprezível. Poupam na água de rosas com que as hospedeiras lambuzam o rabo aos VIP's.

Compartilhar este post

Link para o post

Até podia ser 20€ por pessoa, acho que vale a pena a redução de custo. Só há uma coisa que é preciso ter atenção, que acho que o Desc referiu. É preciso não prejudicar a TAP reservando o lugar dos deputados no lugar onde iam estar outros passageiros pagantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou a favor da revisão Código do Trabalho.

Editado por ProkhoLov

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Até podia ser 20€ por pessoa, acho que vale a pena a redução de custo. Só há uma coisa que é preciso ter atenção, que acho que o Desc referiu. É preciso não prejudicar a TAP reservando o lugar dos deputados no lugar onde iam estar outros passageiros pagantes.

Mas pelo que já li por aí, a TAP até costuma encher a classe económica e a executiva só enche raramente. Assim tem o efeito contrário lol

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

faltou a palavra que tá na moda..."simplificar"

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, muito melhor assim. Concordo inteiramente. Uma taxa de desemprego nos 13% é pouco, temos que fazer mais por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, muito melhor assim. Concordo inteiramente. Uma taxa de desemprego nos 13% é pouco, temos que fazer mais por isso.

Estás fortíssimo nas ironias :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estás fortíssimo nas ironias :lol:

tá forte tá

Compartilhar este post

Link para o post

Essa taxa só vai baixar quando o pais for produtivo. Quando as empresas ao invés de terem que despedir passem a contratar.

Ora, eu sou da opinião de que existe muita gente empregada que não é minimamente produtiva, enquanto muitos jovens lutam por pequenos lugares e vêem oportunidades de carreira passarem ao lado. Trabalhadores que após entrarem para os quadros limitam-se a fazer mínimo dos mínimos. Uma papel que mandem arrumar que não é habitual da função é o fim do mundo. Como diria o meu professor de RH, empregados que não vestem a camisola de empresa. Isso pelo que vejo aqui em baixo.

As pessoas são o motor da empresa sendo os custos com pessoal, na maioria das empresas, a grande fatia dos custos. Se esse motor não é produtivo e só gera custo, há que trocar de motor. Dar lugar a rotatividade e encontrar quem realmente queira ajudar a empresa.

É fácil para mim falar, porque sou jovem e quero contribuir. Quero ter uma carreira e não me importava de ocupar o lugar de alguém de 40s e 50 e tal, se pra isso tivessem que acabar com a justa causa. Se calhar para quem tem 40s e 50s e quer manter o rendimento a pingar todos os meses, limitando-se a fazer pouco e mau, não.

Ninguem garante que esses mesmo jovens não se venham a "acomodar" como os jovens do passado fizeram. So posso responder por mim, mas uma coisa é certa, os jovens portugueses nunca foram tão qualificados como os de hoje.

Compreendo o teu ponto de vista, mas sou a favor de um abanão. Não que rasguem com o Código, mas que sejam conscientes de que alguma mudança nesse sentido é necessária.

Editado por ProkhoLov

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que gente a ganhar 500 e 600 euros com contratos de um ano está desejosa de vestir a camisola da empresa. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Como diria o meu professor de RH, empregados que não vestem a camisola de empresa. Isso pelo que vejo aqui em baixo.

Um professor de recursos humanos que ainda ensina coisas que vigoravam nos anos 80? :lol: Bom ensino esse, oh laercio...

Após 1995, ocorre uma viragem do que à "gestão dos recursos humanos" diz respeito; deixa de se pensar em "gestão do pessoal" (que privilegiava isso mesmo que tu referes, o tipico "amor à camisola" e à carreira profissional numa empresa só) para dar lugar à "gestão de pessoas". Um professor, que, em plenos anos 2000, ensina um modelo bacoco, arcaico e obsoleto, leva-me a duvidar seriamente da capacidade cognitiva desse senhor.

Editado por Boo

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que gente a ganhar 500 e 600 euros com contratos de um ano está desejosa de vestir a camisola da empresa. :lol:

e com salários em atraso, que temos logo vontade de ficar mais uma hora à borla para ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem competências para ganhar mais, que procurem quem de mais. Se ninguém da (se calhar não merecem) e precisam desses 500/600 euros para viver, não vejo porque não.

Temos que aceitar que os tempos não são os melhores. Que bons salários para quem não tem qualificações não abundam.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

O desemprego vai sempre existir. Sendo pouco produtivo ou não.

Enquanto que o tu dizes até é certo, e em certa medida tem razão.

A facilidade de despedimento nunca (ou poucas vezes) é por uma questão de rotatividade. Mas sim por questão de redução de custos, que poderiam ser conseguidos de outras maneiras. Por exemplo, imaginando uma pirâmide:

A pirâmide no seu todo sendo a empresa. E facturando vá 10M€ ano.

Em que 4M são para o terço do topo da pirâmide. 4M para o terço do meio e 2M para o terço debaixo.

Quando o lucro desce para 6M. Na maioria dos casos (em Portugal, porque lá fora, Holanda, Bélgica, Dinamarca isso não acontece) o topo quer continuar a mamar os 4M, nem que tenha que para isso, cortar 2M no do meio, e 1M no debaixo.

Quando falo em lucros, falo também em regalias e mordomias e etc.

Curiosamente, passa-se o mesmo com o estado.

O mal de Portugal é a discrepância enorme e ridícula entre o vencimento mais alto e o mais baixo. E não adianta mexerem e remexerem, e acusarem os Portugueses disto e daquilo em termos profissionais. (porque quando vamos lá para fora, somos sempre o exemplo de trabalho e humildade. Deve ser do ar.)

Os vícios do trabalhador são transversais a economia global. O desemprego. A performance.

E isso só se minimiza se o trabalhado se sentir recompensado economicamente e profissionalmente.

Temos trabalhadores maus, mas também há muita gestor/patrão incompetente.

Em relação ao desemprego, irá sempre haver e com o aumento da tecnologia, será cada vez mais.

Eu normalmente até faço uma analogia com uma cidade (isolada) completamente robótica. As pessoas viveriam do quê? Eram as empresas a produzir e a encher-se de dinheiro. (pagando o seu imposto claro)

E as pessoas viviam do que? Um subsidio de desemprego vitalício?

Ou se a cidade ( de 500 habitantes) só tem uma fabrica e a fabrica arranja uma maquina de 5M€ que produz tanto como 500 pessoas. Reduzindo os custos para um terço e aumentando o lucro para dois terços.

E continua a pagar os mesmos impostos.....como ficam as outras 500 pessoas? Começamos a cultivar tudo novamente?

PS. Eu sei que é uma visão simplista. Mas foi só como exemplo e ha que ser encaixado na realidade. Portugal é quase um país só de serviços. E quando esses forem feitos electronicamente? Adeus Loja do cidadão. Adeus CTT. Adeus Farmácia. Etc.

Serei todo ouvidos para esclarecimentos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem competências para ganhar mais, que procurem quem de mais. Se ninguém da (se calhar não merecem) e precisam desses 500/600 euros para viver, não vejo porque não.

Temos que aceitar que os tempos não são os melhores. Que bons salários para quem não tem qualificações não abundam.

Ah ok. O trabalho, para além de ser uma obrigação, é uma benesse que os benevolentes dos empresários dão à malta para nos orientarmos no dia a dia. Brilhante raciocínio! Os tempos não são os melhores, eu ganho 500€ por mês a recibos verdes enquanto o patrão anda a comer no Gambrinos e a fumar Cohibas...Deve ser comigo deve.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...