Peplin Publicado 9 Novembro 2016 “Espero ser uma grande ajuda para a equipa”Matic deixou de ter dúvidas assim que se aconselhou com Spelic. Agora só pensa em dar “muitas alegrias” aos adeptos Nasceu na Bósnia e Herzegovina e foi lá, aos nove anos, que deu os primeiros passos no andebol, tendo assinado aos 16 o primeiro contrato profissional com a equipa da terra natal, o Izvidac Ljubuski. Aos 28, Marko Matic chega ao FC Porto depois de passagens por alguns dos campeonatos mais competitivos da Europa e por isso com uma vasta experiência na “alta roda” do andebol europeu, contando com quatro participações na Liga dos Campeões, três na Taça EHF, uma na Taça Chellenge e uma na antiga Taça das Taças. Com uma estrutura física imponente, “distribuída” pelos 2,02 metros de altura, o croata é mais uma opção para o lado esquerdo da equipa de Ricardo Costa, embora tenha garantido à “Dragões” que se sente também muito confortável a jogar pelo centro e até pela direita. Que perspetivas tem para esta fase nova na carreira? É de facto uma etapa completa¬mente nova na minha carreira e até na minha vida. Para já, pos¬so dizer que estou muito feliz por vir representar o FC Porto e tudo vou fazer para conhecer cada vez mais sobre esta cidade, este país e este grande clube. É, de facto, uma grande instituição. O que sabe sobre o FC Porto? A verdade é que já sei muita coisa. Como disse, quero ainda saber muito mais, mas nos últimos tem¬pos tenho-me dedicado a ler muito sobre o FC Porto e tenho mantido contacto com alguns amigos e colegas que também me falam do clube. É a primeira vez que está em Portugal? Sim, é a primeira vez que visito o país e, claro, esta cidade. Para ser sincero ainda não tive muito tem¬po para parar e desfrutar da cidade, pois os primeiros dias têm sido praticamente passados entre o hotel e o clube. Mas espero em breve ter algum tempo livre para ficar a co-nhecer um pouco mais da cidade, pois também poderá ser importante para a minha integração. Que opinião tem da liga portuguesa? Falei com o treinador assim que cheguei e tive a oportunidade de ver alguns vídeos. É um bom campeonato, com quatro ou cinco equipas muito boas que tentarão lutar pelo objetivo máximo de conquistar o título. Prevejo uma boa luta esta temporada. E o que acha do novo grupo de trabalho? A minha primeira impressão é que os jogadores, no geral, são muito bons, assim como a equipa técnica. Como é normal, vou precisar de alguns dias para me adaptar, perceber as rotinas, dinâmicas e processos da equipa e, mais importante, perceber o que o treinador quer de mim. O que lhe pediu Ricardo Costa? Esta é a primeira vez na minha carreira que vou trabalhar com um típico sistema de jogo espanhol. É uma novidade completa para mim, mas ao mesmo tempo vejo isso como um grande desafio. Tenho visto muitos vídeos e espero que a minha aprendizagem seja rápida. Para já, passa muito por entrar nessa filosofia. Falou em “sistema de jogo espanhol”. Consegue explicar esse “conceito”? Não é fácil explicar, mas é evidente que é um conceito e uma forma de ver o jogo muito diferente daquela a que estou habituado e do que é praticado na Croácia, por exemplo. Tudo muda, seja na forma de atacar, defender, e nas táticas utilizadas durante as partidas, mas estou preparado essa mudança. E como jogador, como se define? Bem, essa pergunta é difícil. Talvez outros jogadores e outros treinadores possam ser mais precisos a falar sobre mim. É complicado falar, mas espero que com a minha experiência possa ser muito útil, quer no ataque, quer na defesa, independentemente da posição em que o treinador me puser a jogar. Da equipa do FC Porto conhecia o Nikola Spelic. Falou com ele antes de tomar a decisão de vir? Sim, falei. Ele deu-me as melhores referências do clube e a verdade é que estou muito feliz por tê-lo na equipa. Sei que ele vai ser muito importante na minha integração e eu acho que ele me poderá ver da mesma forma, pois assim já são dois croatas a tentar aprender o português. A opinião dele acabou por ser decisiva? Posso dizer que sim. A opinião dele acabou por pesar muito na minha decisão. E vai lutar com ele por um lugar na equipa? Não creio que “lutar” seja o termo certo. Ambos nos sentimos confortáveis na posição de lateral esquerdo, mas eu também sou capaz de jogar na direita e pelo centro. Ele é um grande jogador e a equipa só tem a ganhar com a competitividade dentro do plantel, pois isso ajuda-nos a melhorar e a crescer. Aos 28 anos tem já uma larga experiência, quer em competições internas de elevado nível, quer em competições europeias. Está aí uma vantagem para se impor na equipa? Não creio que seja esse o único fator determinante. Penso que é muito importante saber o que é disputar jogos de elevado grau de dificuldade, como são os das competições europeias, mas sou apenas mais um para ajudar este grande clube. E espero, de facto, ser uma grande ajuda para a equipa. E como se prepara para os jogos? Tem alguma rotina ou alguma superstição? Sinceramente, não tenho. A única coisa que não muda, e que é uma constante na minha preparação para os jogos, é que preparo cada um como uma final. A três quatro dias do jogo tento já saber o máximo sobre o adversário e acho que isso é o mais importante. Quanto a rotinas, não tenho nada pré-definido. Já jogou com o número nove, agora vai jogar com o 29… Esse algarismo tem algum significado para si? É curioso, mas tenho que admitir que é apenas uma casualidade. É um facto que gosto do número, mas sinceramente não significa nada de especial. Agora espero que o 29 me dê sorte. Há alguma mensagem que gostaria de deixar aos fãs nestes primeiros dias como jogador do FC Porto? Gostava de lhes dizer que estou aqui focado a 100 por cento. Sou apenas mais um jogador, mas quero aproveitar para lhes garantir que vou dar o meu melhor para ajudar a equipa a dar-lhes muitas alegrias. Um gigante de poucas palavras e muitos golos A capacidade física é um dos pontos fortes de Marko Matic. Quem vê de perto o novo dorsal 29 dos Dragões não demora muito tempo a perceber o efeito que os 2,02 metros e 92 quilos podem ter nos adversários. Apesar da imponência, e como sempre acontece quando se chega a um novo ambiente, o “gigante” croata mostrou-se tímido e até um pouco introvertido nas primeiras ações como jogador do FC Porto, timidez essa que parece ter desaparecido no dia da estreia pelos Dragões. Foi no Dragão Caixa, frente ao Fafe, que Matic teve os primeiros minutos com a camisola azul e branca e não foi preciso muito tempo para mostrar ao que vem: foi lançado aos 20 minutos de jogo e terminou a partida com cinco golos marcados, todos eles na segunda parte, tendo apenas sido superado em número de golos pelo colega, amigo e compatriota Nikola Spelic. Que melhor cartão de visita? In fcporto.pt Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 13 Novembro 2016 Vencemos o Arsenal da Devesa por 39-25. Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 15 Novembro 2016 O sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal, realizado esta terça-feira, na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, ditou a visita do FC Porto ao recinto da Sociedade de Instrução e Recreio 1.º Maio, de Picassinos, Marinha Grande, da 3.ª Divisão Nacional. O encontro está agendado para 10 de dezembro (sábado), na Escola Nery Capucho. Os Dragões estreiam-se na edição deste ano da segunda competição mais importante do andebol português, enquanto a equipa do distrito de Leiria eliminou o Andebol Clube de Lamego na primeira eliminatória (zona dois), por 36-21, e o São Paio de Oleiros, do Andebol 2, por 27-24. Ambos os encontros foram disputados na Marinha Grande. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 15 Novembro 2016 Vencemos o Madeira SAD por 30-33. O jogo foi realizado no Dragão Caixa. Compartilhar este post Link para o post
DarkDragonaite12 Publicado 16 Novembro 2016 Vencemos o Madeira SAD por 30-33. O jogo foi realizado no Dragão Caixa. mas não era fora? Compartilhar este post Link para o post
DarkDragonaite12 Publicado 16 Novembro 2016 Ja agora como funciona este ano o campeonato de andebol? Li por ai que este ano já não se vai a play offs Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 16 Novembro 2016 O Porto disputa amanhã a primeira eliminatória de acesso à Taça EHF. Jogam amanhã e domingo no Dragão Caixa contra o BSB Batumi da Geórgia. O campeonato também começa este fim de semana, o Porto devido ao compromisso europeu recebe o meu Belenenses no dia 7, às 21 no Dragão Caixa. Para os mais distraídos, o campeonato voltou ao modelo de antigamente (são agora 14 equipas em vez de 12, como já tinha dado conta aqui). joga-se em duas fases e todos contra todos. Os 6 primeiros que vão lutar pelo titulo transitam com 50% dos pontos, os outros 8 vão para o grupo b onde descerão duas equipas Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 18 Novembro 2016 O Porto defronta o Bregenz em jogo a contar para a 3ª ronda da Taça EHF É hoje às 18:00 Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 18 Novembro 2016 Porra, que estivemos a almoçar há pouco lá. Já lixamos o piso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 18 Novembro 2016 (editado) RAG o jogo é na Austria :mrgreen: E está 14-14 ao intervalo Editado 18 Novembro 2016 por Hawkeye Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 18 Novembro 2016 Resultado final Bregenz 27 FCPorto 28 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Novembro 2016 Vitória muito importante! :) Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 26 Novembro 2016 Porto 31-29 Bregenz. O Ricardo Costa falou em atingir a final four. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 26 Novembro 2016 Fase de grupos, já lá estamos! :D Parabéns à equipa. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 27 Novembro 2016 Fase de grupos, já lá estamos! :D Parabéns à equipa. O sorteio realiza-se na quinta-feira. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 1 Dezembro 2016 O sorteio realiza-se na quinta-feira. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Dezembro 2016 Vencemos o Belenenses por 23-24. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 8 Dezembro 2016 Batemos o ADA Maia por 26-24. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Dezembro 2016 Batemos o SIR 1º de Maio por 23-36 e estamos nos Oitavos da Taça. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 14 Dezembro 2016 Como já devem saber o Benfica - FC Porto de hoje também passa no Porto Canal (os clubes partilham sinal em jogos entre os dois, não apenas no andebol) O Porto calhou com o ISMAI para a Taça de Portugal. Compartilhar este post Link para o post