Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

«Portugal sair do euro seria uma tragédia» - Durão Barroso

Publicações recomendadas

Qual é o "partido" do Descartes?

Lembro me de ele dizer recentemente que votou BE, o que me deixou simplesmente abananado... Nao sei se é o partido dele, ou foi um voto "casual"

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar com a enorme quantidade de fundos que entram da UE em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro me de ele dizer recentemente que votou BE, o que me deixou simplesmente abananado... Nao sei se é o partido dele, ou foi um voto "casual"

Pera lá.

Vai ao Belém com os tiozinhos todos e depois vota BE? :shock:

Tou chocado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto que o Desc é monárquico.

Monarquico e a votar no Louçã... :medinho: :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto que o Desc é monárquico.

Está descoberta a verdadeira identidade do Descartes!

As-Ecotopias-de-D-Duarte.jpg

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que vejo a fronha desse gajo riu-me a sério.

Nem os palhaços do Cardinali me fariam rir tanto como ele

Compartilhar este post

Link para o post

Sair ou não sair: eis a questão. A verdade é que saindo ou ficando com a moeda única vamos acabar atolados na m*erda daqui a uns anos. Venham os "empréstimos" que vierem é inevitável.

Sair do € a curto prazo seria uma tragédia sim, mas e uma saída a longo prazo no caso de conseguirmos estabilizar a nossa economia e pagar as nossas dividas seria tão mau como sairmos agora? É verdade que o escudo iria ser alvo de uma grande inflação no inicio mas depois estabilizaria (penso eu). Quando a Angola se tornou independente e eles aboliram o escudo e introduziram o Kwanza também sofreram uma grande inflação no inicio mas depois de vários reajustamentos conseguiram estabilizar. Seria assim tão absurdo voltarmos a usar o escudo? O € em nada nos tem ajudado e na minha opinião (economia não é o meu forte) é preferível termos uma moeda só nossa e dependermos dos nossos erros do que partilharmos uma moeda com uma data de países e estar sempre dependentes do que acontece com este ou com aquele.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabites, desculpa lá, já dou para o peditório "sair do euro é uma maravilha" ao tiago, nao vou gramar outro igual, se tu achas que quintuplicar a tua divida e dividir por 5 as tuas poupanças, alem de uma inflaçao galopante, é a soluçao, mto bem, é sinal que nao tens de te preocupar em pagar contas nem em por comida na mesa, como no meu caso tenho de pensar nisso, nao perco tempo com teorias de fundo do quintal, a tentar ver um lado positvo numa coisa que só pode ser descrita como uma hecatombe, isso é estar fora da realidade mais básica , portanto é perda de tempo discutir isso contigo.

Beijinhos.

Nunca disse que sair do Euro era uma maravilha. O que eu disse é que primeiro nunca deveríamos ter entrado, porque não tínhamos condições para isso, segundo sair do Euro vai nos custar muito mas é uma inevitabilidade, ou então a união fiscal, criar um Ministério das Finanças Europeu. Quanto mais tempo demorarmos a sair mais nos vai custar, a juntar a isto estes resgates financeiros sem pés nem cabeça que só ajudam a endividar ainda mais um país que já de si não consegue pagar as suas próprias dívidas.

Não quero começar outra vez isto, era só para clarificar que não disse que seria uma maravilha, mas sim uma inevitabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sair ou não sair: eis a questão. A verdade é que saindo ou ficando com a moeda única vamos acabar atolados na m*erda daqui a uns anos. Venham os "empréstimos" que vierem é inevitável.

Sair do € a curto prazo seria uma tragédia sim, mas e uma saída a longo prazo no caso de conseguirmos estabilizar a nossa economia e pagar as nossas dividas seria tão mau como sairmos agora? É verdade que o escudo iria ser alvo de uma grande inflação no inicio mas depois estabilizaria (penso eu). Quando a Angola se tornou independente e eles aboliram o escudo e introduziram o Kwanza também sofreram uma grande inflação no inicio mas depois de vários reajustamentos conseguiram estabilizar. Seria assim tão absurdo voltarmos a usar o escudo? O € em nada nos tem ajudado e na minha opinião (economia não é o meu forte) é preferível termos uma moeda só nossa e dependermos dos nossos erros do que partilharmos uma moeda com uma data de países e estar sempre dependentes do que acontece com este ou com aquele.

Não há mal em teres uma moeda partilhada, isso até ajuda,. achas que se tivéssemos nesta situação, tendo o escudo, a UE fica ajudar-nos e berrar contra a Moody's, por exemplo?

Quanto a uma saida a longo a prazo, talvez, mas quando é que seria esse longo prazo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não há mal em teres uma moeda partilhada, isso até ajuda,. achas que se tivéssemos nesta situação, tendo o escudo, a UE fica ajudar-nos e berrar contra a Moody's, por exemplo?

Quanto a uma saida a longo a prazo, talvez, mas quando é que seria esse longo prazo?

É Impossível definir ou dar um palpite sequer sobre uma data, mas se ( e este é um grande se) conseguíssemos estabilizar a nossa economia talvez fosse vantajoso para nós começarmos a pensar em reaver o escudo. Se é daqui a 20, 30 ou 40 anos não sei, mas é uma medida que via com bons olhos. Mas é algo que também duvido que aconteça, pois estamos dependentes de muita, muita coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

É Impossível definir ou dar um palpite sequer sobre uma data, mas se ( e este é um grande se) conseguíssemos estabilizar a nossa economia talvez fosse vantajoso para nós começarmos a pensar em reaver o escudo. Se é daqui a 20, 30 ou 40 anos não sei, mas é uma medida que via com bons olhos. Mas é algo que também duvido que aconteça, pois estamos dependentes de muita, muita coisa...

Estamos dependentes de:

a) Recuperação europeia

b) Recuperação americana

c) Recuperação portuguesa.

Isto só num resumo :p

Compartilhar este post

Link para o post

Recuperação? Os EUA, segundo algumas previsões, vão já para o ano ter o inicio de uma nova crise.

Compartilhar este post

Link para o post

Recuperação? Os EUA, segundo algumas previsões, vão já para o ano ter o inicio de uma nova crise.

Eu disse que estávamos dependentes de, não que isso aconteceria

Compartilhar este post

Link para o post

Como?

Ainda no ano passado ias com um saco de Kwanzas comprar uma garrafa de água... Cortaram em 2004 as notas inferiores a 1milhao de kwanzas pois nao serviam para nada...

O facto de cagar petroleo e diamantes ajuda para crl, mas Angola ainda nem neste momento está estavel, tudo se negoceia em dolares, tem uma corruptocracia instalada e ninguem a trabalhar honestamente consegue sair da m*rda.

15, 20 anos a passares pelo inferno.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

beneficiou do efeito da zona económica do euro, tendo reduzido a inflação e as taxas de juro.

Olhando para a situação actual, achas isso um benefício?

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando para o subiu o nivel de vida do portugues, achas isso totalmente mau?

Como normalmente existem 2 faces da mesma moeda.

Compartilhar este post

Link para o post

Como?

Ainda no ano passado ias com um saco de Kwanzas comprar uma garrafa de água... Cortaram em 2004 as notas inferiores a 1milhao de kwanzas pois nao serviam para nada...

O facto de cagar petroleo e diamantes ajuda para crl, mas Angola ainda nem neste momento está estavel, tudo se negoceia em dolares, tem uma corruptocracia instalada e ninguem a trabalhar honestamente consegue sair da m*rda.

15, 20 anos a passares pelo inferno.

Nasci lá e vivi lá, e com uma só nota comprava uma garrafa de água garanto-te, mas percebo a tua 'ironia' . Utilizei tanto dólares como Kwanzas, e da ultima vez que la fui deparei-me com lojas que já não aceitam Dólares. O kwanza ainda não é muito valorizada mas a seu tempo lá chegará.

Bold: Corrupção ou não tá a crescer, a modernizar e a apostar naquilo que faz falta e sinceramente depois daquilo que angola passou pouco interessa de onde vem o dinheiro e wathever . É preciso é querer-se trabalhar...

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando para o subiu o nivel de vida do portugues, achas isso totalmente mau?

Como normalmente existem 2 faces da mesma moeda.

De que serve a subida do nível de vida, se as consequências disto irão atirar-nos para um nível de vida equivalente ao de há 10 anos atrás?

A questão aqui nem se prende tanto com os benefícios. Acho que se prende mais com a forma como utilizámos os benefícios. O juro baixo foi uma excelente alavanca para a subida enorme do endividamento estatal. Se é verdade que uma parte dela foi bem utilizada, diria que a maior fatia serviu para a política do betão, alcatrão e das parcerias público-privadas. Andámos todos contentes a contrair dívida, sem utilizá-la para criar riqueza. Enquanto tivemos juros a 1/2%, esteve tudo bem, até porque crescíamos um bocadinho e a coisa até se aguentava. Chegou a crise e a recessão, os juros aumentaram e pronto...

Compartilhar este post

Link para o post

Façam as contas da diferença de escudo para euro, e depois multipliquem a nossa dívida por isso. Têm aí a resposta ao porquê de ser uma catástrofe. Quem diz dívida diz coisas do dia-a-dia como muito bem disso o P_kor

Compartilhar este post

Link para o post

Sair do Euro era realmente uma óptima decisão. Se no estado em que estamos já o pessoal está em ponto de ebulição, com a crise inerente à saída é que isto ficava giro.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a referir-me na altura em que entrou na zona euro, não na actualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a referir-me na altura em que entrou na zona euro, não na actualidade.

Bem, sendo assim, tens que retirar a parte da inflação. A inflação, aquando da entrada no Euro, aumentou.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, sendo assim, tens que retirar a parte da inflação. A inflação, aquando da entrada no Euro, aumentou.

A inflação em Portugal aumentou? Não.

Editado por Carlos Dias

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...