Tio Hans Publicado 11 Março 2025 Citação de Black Hawk, há 15 horas: Absolutamente surreal. Tudo o que envolve esta palermice dos Metrobus mete-me nojo. Só serve mesmo para meter dinheiro nos bolsos de muita gente. Até tenho medo de imaginar o custo final em Coimbra. O financeiro, porque o custo de a cidade ficar esquartejada por uma linha de autocarros glorificada e mascarada de metro já o vamos pagar para o resto da vida. Um dia alguém vai preso. E eu até acho que sei quem é, mas não digo, que o gajo foge para o espaço num foguetão. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 14 Março 2025 (editado) Plano Ferroviário Nacional aprovado, estradas em estudo Infraestruturas de Portugal vai estudar ligações ferroviárias a Espanha e túnel Trafaria-Algés na região de Lisboa Na área das infraestruturas, o Governo PSD/CDS continuou a estratégia seguida pelo anterior Governo PS de aposta na ferrovia, prosseguindo os concursos para a construção das linhas de alta velocidade (LAV) Porto-Lisboa e Porto-Vigo. Lançou mesmo um novo troço, entre Lisboa e Évora, que complementa a obra já quase finalizada entre Évora e Elvas, com vista a ter uma ligação rápida a Madrid, conjugada com uma nova ponte rodoferroviária sobre o rio Tejo. E acrescentou-lhe esta semana uma peça-chave para a programação de investimentos no médio/longo prazo ao aprovar o Plano Ferroviário Nacional (PFN), um documento gizado e impulsionado pelo anterior Governo. Na sequência dessa aprovação, a Infraestruturas de Portugal (IP) foi agora mandatada para promover a “realização dos estudos necessários à tomada de decisão” de um conjunto de investimentos ferroviários. Entre eles estão o “reforço das ligações transfronteiriças a Espanha, incluindo a ligação de alta velocidade Porto-Vila Real-Bragança-Espanha, a ligação Aveiro-Viseu-Salamanca e a ligação de alta velocidade entre Faro e Huelva”. A empresa deverá também avaliar “a modernização e eletrificação da Linha do Vouga, com ligação à Linha do Norte em condições de plena interoperabilidade”, assim como analisar “as opções para uma ligação direta da Linha do Oeste a Lisboa, nomeadamente à Linha de Cintura”. Na ferrovia haverá que resolver também no imediato o concurso para o segundo troço da primeira fase da LAV Porto-Lisboa (corresponde ao trajeto entre Oiã e Soure), depois de o júri do concurso ter recomendado no relatório preliminar a exclusão do único consórcio concorrente, a Lusolav, constituído por seis construtoras portuguesas, por não respeitar o caderno de encargos no que respeita à ligação a Coimbra. Aguarda-se o relatório final e, confirmando-se a decisão do júri, o concurso deverá ser repetido. Estava também previsto que a CP avançasse por estes dias com o concurso de comboios para a alta velocidade depois de o Governo ter decidido validar a intenção da empresa de comprar um total de 22 comboios para operar nas linhas que vão ser construídas. O Governo cessante anunciou que instruiu a IP para proceder “ao desenvolvimento das ações necessárias à concretização de um conjunto de projetos de infraestruturas rodoviárias prioritários”. São cerca de 30 vias rodoviárias definidas como prioritárias, nas quais se inclui a ligação por túnel das duas margens do Tejo, na região de Lisboa, entre Algés e a Trafaria. Parte deste pacote passa pela construção de novas estradas, mas estão também previstas “intervenções de adaptação, alargamento e requalificação” das já existentes. https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2733/html/economia/economia/plano-ferroviario-nacional-aprovado-estradas-em-estudo Editado 14 Março 2025 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Março 2025 Citação de kareca, há 11 horas: incluindo a ligação de alta velocidade Porto-Vila Real-Bragança-Espanha Boa. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Abril 2025 Não conhecia este sistema de escoamento de água de Toquio, impressionante. https://www.bbc.com/future/article/20181129-the-underground-cathedral-protecting-tokyo-from-floods Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Abril 2025 Citação de Ghelthon, Em 15/03/2025 at 09:57: Boa. É a que passa em paços? Hype Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Abril 2025 Citação de Sandes., há 23 minutos: É a que passa em paços? Hype Oi? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Oi? A proposta da linha que vai do porto a Bragança passaria em paços : Eu sou quase pacense por isso apoio 😁 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Abril 2025 Citação de Sandes., há 16 minutos: A proposta da linha que vai do porto a Bragança passaria em paços : Eu sou quase pacense por isso apoio 😁 Ah. Opá, faz todo o sentido e qualquer governação com visão seria capaz de ver isso. A zona de Paços tem imensa indústria, Vila Real tem pouca mas não é nula... Ligar o Porto à Galiza é bom mas parece-me bem mais importante ligar ao outro lado de Portugal, e faz todo o sentido apanhar essas cidades nos entretantos. É o que eu já disse: não consigo conceber como alguém acha aceitável que um país como Portugal não tenha TODAS as capitais de distrito servidas por ferrovia. É absolutamente inenarrável. Pior ainda é ter algumas, como Vila Real, que para chegar ao Porto da única forma possível (estrada) tens de pagar. 6 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Abril 2025 Citação de Ghelthon, Agora: Ah. Opá, faz todo o sentido e qualquer governação com visão seria capaz de ver isso. A zona de Paços tem imensa indústria, Vila Real tem pouca mas não é nula... Ligar o Porto à Galiza é bom mas parece-me bem mais importante ligar ao outro lado de Portugal, e faz todo o sentido apanhar essas cidades nos entretantos. É o que eu já disse: não consigo conceber como alguém acha aceitável que um país como Portugal não tenha TODAS as capitais de distrito servidas por ferrovia. É absolutamente inenarrável. Pior ainda é ter algumas, como Vila Real, que para chegar ao Porto da única forma possível (estrada) tens de pagar. Terias sempre que pagar, mesmo de comboio 😁 mas sim, concordo Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Abril 2025 Citação de Sandes., Agora: Terias sempre que pagar, mesmo de comboio 😁 mas sim, concordo Claro, nenhum carro anda de borla. Mas entendeste-me, não sejas urso. 😎 Se bem que, olhando melhor para esse mapa, e apesar de não saber bem as diferenças, não me faz grande sentido que o apeadeiro seja Paços e Amarante tenha uma estação, devia ser ao contrário. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Claro, nenhum carro anda de borla. Mas entendeste-me, não sejas urso. 😎 Se bem que, olhando melhor para esse mapa, e apesar de não saber bem as diferenças, não me faz grande sentido que o apeadeiro seja Paços e Amarante tenha uma estação, devia ser ao contrário. Eu duvido muito que isto aconteça nos próximos 10 anos, por isso muita coisa há de mudar. Eu fiquei particularmente interessado na estação do aeroporto, facilitava a vida a muita gente na zona e podia ser uma hub interessante para "aproximar" o interior a mais negócios estrangeiros e assim. Sobre paços/Amarante, de paços vais de carro até ao porto em 20 minutos e tens vários autocarros que te deixam no porto abaixo de 1h, acho que é apeadeiro apenas porque é perto e Amarante não. Em termos de indústria pode ser fixe para carregar mercadoria para o aeroporto ou assim mas de resto não há assim tanto benefício sem ser para as pessoas que trabalham/estudam no porto e vivem em paços. É uma cidade que tem crescido muito 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Abril 2025 Citação de Sandes., há 1 hora: É a que passa em paços? Hype Vai ser feita uma outra linha a passar por Paços, saindo da linha do Douro em Valongo e prolongando-se até Amarante. Vai servir Lordelo, Paços, Freamunde, Lousada e Felgueiras. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 5 minutos: Vai ser feita uma outra linha a passar por Paços, saindo da linha do Douro em Valongo e prolongando-se até Amarante. Vai servir Lordelo, Paços, Freamunde, Lousada e Felgueiras. What? Isso é excelente, tá mesmo confirmado ou é tipo a linha acima (uma proposta)? Tenho familiares que têm que fazer paços /Amarante todos os dias, isso seria muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Abril 2025 Citação de Sandes., há 1 minuto: What? Isso é excelente, tá mesmo confirmado ou é tipo a linha acima (uma proposta)? Tenho familiares que têm que fazer paços /Amarante todos os dias, isso seria muito bom. Já há estudos contratados para aferir da viabilidade da linha e consta do Plano Ferroviário Nacional. Mas só vendo os comboios a andar... 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Abril 2025 @Tio Hans e esta de Vila Real, sabes em que ponto está? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Abril 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 5 minutos: @Tio Hans e esta de Vila Real, sabes em que ponto está? Muito mais atrás. Para já não passa de uma ideia. Ou melhor, também consta do PFN. O que eu duvido é que saia dali grande coisa, pegando na proposta da associação Vale D'Ouro. Editado 3 Abril 2025 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Muito mais atrás. Para já não passa de uma ideia. Ou melhor, também consta do PFN. O que eu duvido é que saia dali grande coisa, pegando na proposta da associação Vale D'Ouro. É uma pena. Esta região tem um potencial tremendo, mas está votada ao desinvestimento governamental. Meio caminho entre Leixões e Espanha, é incompreensível que essa ligação não exista. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 39 minutos: É uma pena. Esta região tem um potencial tremendo, mas está votada ao desinvestimento governamental. Meio caminho entre Leixões e Espanha, é incompreensível que essa ligação não exista. Se calhar expressei-me mal. A proposta da tal associação, para que a coisa pareça mais viável, vai pelo barato. E indo pelo barato, é uma excelente linha para ligar o Porto, o porto de Leixões e o AFSC a Madrid (mas mais ou menos indiferente quando comparada com uma linha via Viseu, p.e.), mas um mau serviço a TOM. Isto porque, para poupar €, a linha em vez de atravessar as cidades, (VR, Bragança, etc. com estações no centro das mesmas), permitindo usar a linha (que vai ter muita folga, não vai haver TGV de meia em meia hora, lol), para comboios regionais, interregionais, intercidades, etc., a linha vai passar ao largo dessas cidades, com estações a kms e kms de distância das mesmas, para ser mais barato. E isto, para mim, é uma palermice, porque mata o transporte regional. É como, a estação de Campanhã, saísse de onde está e fosse, sei lá, para Vila do Conde ou a estação do Oriente para Almada, com a diferença que em VR vai mesmo para o meio do nada. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 4 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 17 horas: Se calhar expressei-me mal. A proposta da tal associação, para que a coisa pareça mais viável, vai pelo barato. E indo pelo barato, é uma excelente linha para ligar o Porto, o porto de Leixões e o AFSC a Madrid (mas mais ou menos indiferente quando comparada com uma linha via Viseu, p.e.), mas um mau serviço a TOM. Isto porque, para poupar €, a linha em vez de atravessar as cidades, (VR, Bragança, etc. com estações no centro das mesmas), permitindo usar a linha (que vai ter muita folga, não vai haver TGV de meia em meia hora, lol), para comboios regionais, interregionais, intercidades, etc., a linha vai passar ao largo dessas cidades, com estações a kms e kms de distância das mesmas, para ser mais barato. E isto, para mim, é uma palermice, porque mata o transporte regional. É como, a estação de Campanhã, saísse de onde está e fosse, sei lá, para Vila do Conde ou a estação do Oriente para Almada, com a diferença que em VR vai mesmo para o meio do nada. Isso seria uma parvoíce. Se é para fazer isso mais vale diminuir o número de estações porque o publico alvo parece ser simplesmente quem quer ir para os términos da linha Porto-Madrid. Para ter estações tipo a que os Espanhóis meteram na Sanabria mais vale não ter nada porque o uso é zero, é isso que prevejo para estações em Alijó ou Macedo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Abril 2025 Citação de antifa, há 2 minutos: Isso seria uma parvoíce. Se é para fazer isso mais vale diminuir o número de estações porque o publico alvo parece ser simplesmente quem quer ir para os términos da linha Porto-Madrid. Para ter estações tipo a que os Espanhóis meteram na Sanabria mais vale não ter nada porque o uso é zero, é isso que prevejo para estações em Alijó ou Macedo. Mas não duvides que o troço Porto - Vila Real seria super usado por passageiros, e certamente ainda mais por mercadoria, havendo a hipótese. Assumindo velocidades de TGV (300 km/h), é uma viagem que se faz em 20-30 minutos. É uma diferença abismal. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de antifa, há 1 minuto: Isso seria uma parvoíce. Se é para fazer isso mais vale diminuir o número de estações porque o publico alvo parece ser simplesmente quem quer ir para os términos da linha Porto-Madrid. Para ter estações tipo a que os Espanhóis meteram na Sanabria mais vale não ter nada porque o uso é zero, é isso que prevejo para estações em Alijó ou Macedo. Obviamente. Agora, é preciso perceber que, para as linha passar mais próximo das cidades, tem que ser em túnel. Se não for, lá se vai a alta velocidade e fica caro. Mas podes ver aqui o projeto: https://avtrasosmontes.associacaovaledouro.pt/ e a localização das estações: Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Mas não duvides que o troço Porto - Vila Real seria super usado por passageiros, e certamente ainda mais por mercadoria, havendo a hipótese. Assumindo velocidades de TGV (300 km/h), é uma viagem que se faz em 20-30 minutos. É uma diferença abismal. O tempo previsto é 43 minutos entre o Porto e Vila Real. Sendo que, por Porto estamos a falar do aeroporto FSC e não da cidade. Agora, vamos ver uma coisa, um cidadão do Porto tem que apanhar um transporte para chegar ao aeroporto, fazer 43 minutos de comboio e sair em Vila Real lá num descampado qualquer para chegar à cidade. Achas isto competitivo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Obviamente. Agora, é preciso perceber que, para as linha passar mais próximo das cidades, tem que ser em túnel. Se não for, lá se vai a alta velocidade e fica caro. Mas podes ver aqui o projeto: https://avtrasosmontes.associacaovaledouro.pt/ e a localização das estações: Do que vi, a de Vila Real fica perto de Lordelo, o que é basicamente periferia do centro. Não é assim tão longe quanto isso, chega-se lá mais rápido desde o centro de Vila Real do que por exemplo do centro do Porto a Campanhã. Citação de Tio Hans, há 4 minutos: O tempo previsto é 43 minutos entre o Porto e Vila Real. Sendo que, por Porto estamos a falar do aeroporto FSC e não da cidade. Agora, vamos ver uma coisa, um cidadão do Porto tem que apanhar um transporte para chegar ao aeroporto, fazer 43 minutos de comboio e sair em Vila Real lá num descampado qualquer para chegar à cidade. Achas isto competitivo? 43 minutos parece-me demasiado, isso faço eu de carro a puxar um bocadinho na velocidade. Mas é como disse aqui em cima, em Vila Real não fica assim tão longe do centro. E daqui a 10-15 anos esse "descampado" deixará de o ser, ao ritmo de expansão da cidade. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Do que vi, a de Vila Real fica perto de Lordelo, o que é basicamente periferia do centro. Não é assim tão longe quanto isso, chega-se lá mais rápido desde o centro de Vila Real do que por exemplo do centro do Porto a Campanhã. E transportes, há? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Abril 2025 (editado) Citação de Tio Hans, há 1 minuto: E transportes, há? Sim, autocarro. Mas, como já expliquei anteriormente, Vila Real tem literalmente uma faixa BUS em toda a cidade, portanto fica a questão sobre se será super eficiente. Editado 4 Abril 2025 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de antifa, há 14 minutos: Isso seria uma parvoíce. Se é para fazer isso mais vale diminuir o número de estações porque o publico alvo parece ser simplesmente quem quer ir para os términos da linha Porto-Madrid. Para ter estações tipo a que os Espanhóis meteram na Sanabria mais vale não ter nada porque o uso é zero, é isso que prevejo para estações em Alijó ou Macedo. Eu vou várias vezes por ano a Alijó, a mim dava jeito :mrgreen: Além de que em Macedo tens aquela praia fluvial, o que é um esticão do crl de carro, para mim que vou do Porto, por exemplo. A coisa iria-se dinamizar mais para quem não quer estar a conduzir 2 horas e meia e passar um dia espetacular e depois mamar com mais 2 horas e meia de carro. Tem que se dinamizar o interior. E são estes pequenos detalhes e pormenores que vão fazendo a diferença. 2 Compartilhar este post Link para o post