Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Decidi abrir este tópico para discutirmos e postarmos fotos/renders/notícias sobre tudo o que envolve o desenho e construção das mais variadas infraestruturas, desde centro comerciais a estradas, passando por apartamentos, requalificações urbanas, etc.

 

Podem postar projectos nacionais e internacionais, até pode ser um projecto que esteja a iniciar-se perto do local onde vivem.

 

Vou começar com as fotos da renovadas estações de Évora e Vendas Novas, envolvidas no projecto de requalificação da Linha do Alentejo. As fotos não são da minha autoria.

 

Évora:

 

S6300985-1.jpg

 

S6300987.jpg

 

S6300991.jpg

 

S6300993.jpg

 

S6300994.jpg

 

S6300999.jpg

 

S6301000.jpg

 

Vendas Novas:

 

5971775387_210a8d32bf_z.jpg

 

5971774097_b41d482338_z.jpg

 

5972330236_3f40afd194_z.jpg

 

5972338886_b0d61bf6d6_z.jpg

 

5972336562_84a5058287_z.jpg

 

publico.png

 

Quatro Intercidades por dia entre Lisboa e Évora em menos de uma hora e meia

 

 

A CP lança no domingo uma nova oferta de Lisboa para Évora com quatro Intercidades diários em cada sentido (dois de manhã e dois à tarde) que vão demorar apenas uma hora e 21 minutos entre Sete Rios e aquela cidade alentejana.

 

Até Maio de 2010, quando a linha do Alentejo encerrou para obras, o mesmo percurso era feito em uma hora e 50 minutos. Esta redução do tempo de viagem só é possível porque a via férrea - que esteve encerrada um ano e três meses para obras entre Bombel e Évora - permite agora velocidades de chegam aos 200 quilómetros por hora. A linha sofreu um investimento de 48,4 milhões de euros e está agora electrificada, tem carris, travessas e balastro novos e foi dotada de modernos sistemas de sinalização e telecomunicações.

 

Mas o troço entre Casa Branca e Beja ficou à margem desta modernização, não podendo aí circular comboios eléctricos. A CP decidiu, por isso, não ressuscitar os Intercidades para Beja (havia dois por dia em cada sentido até Maio do ano passado) e organizar um serviço de ligação aos comboios de Évora com transbordo em Casa Branca. Este serviço será assegurado por automotoras a diesel remodeladas para o efeito. Contam com assentos mais confortáveis, maior espaço entre os bancos, tomadas para computador, ar climatizado e têm reserva de lugar, podendo os bilhetes ser comprados na Internet.

 

Este mesmo material vai também assegurar o serviço regional entre Casa Branca e Beja, composta por cinco ligações diárias e mais uma circulação de ida e volta entre Beja e Vila Nova da Baronia. Não serão retomadas as ligações directas entre Évora e Beja.

 

Apesar da ruptura na estação de Casa Branca, os passageiros de Beja para Lisboa farão agora a viagem até Sete Rios em duas horas e cinco minutos, menos dez minutos do que nos antigos Intercidades. Estes novos tempos de viagem para o Alentejo colocam a CP numa posição bastante competitiva face ao autocarro. De Lisboa para Évora a Rede de Expressos demora entre uma hora e meia a uma hora e 45 minutos, e para Beja os seus autocarros demoram entre duas horas e 45 minutos a três horas.

 

Os Intercidades para Évora serão compostos por locomotivas 5600 (aptas a circular a 200 km/h) e três carruagens, mas não terão serviço de bar. Partem do Oriente e terão paragem em Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Vendas Novas e Casa Branca, havendo um em cada sentido que terá paragem em mais estações para assegurar algum serviço regional (demorando mais dez minutos na viagem).

 

Este serviço devia ter sido inaugurado em Maio, mas a Rede Ferroviária Nacional atrasou-se três meses com as obras de modernização da linha. Já em 2006 esta linha tinha sido encerrada para obras por nove meses (com novo atraso). Após a reabertura, a CP inaugurou um serviço Intercidades para Évora e Beja. Esta oferta revelou-se um fracasso, sendo a menos rentável da CP, situação que poderá agora mudar devido ao corte de quase meia hora no tempo de percurso.

Compartilhar este post


Link para o post

Este fórum está a ficar de uma categoria, upa upa! :lol:

 

Não sou entendido nenhum na matéria, mas se há coisas que, visualmente, me agradam são as infraestruturas relacionadas com transportes.

Compartilhar este post


Link para o post

Este tópico faz-me lembrar o Skyscraper City, um fórum do mesmo tipo de tema. Entre esse tipo de assuntos, prefiro o Urbanismo, não sei bem porquê :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

O novo Palácio do Gelo (centro comercial em Viseu)

 

PalCioDoGelo.jpg

(imagem "robot" ... não sei o nome técnico destas imagens :mrgreen: )

 

222_palaciogelo1.jpg

 

 

 

PalciodoGelo.jpg

 

 

 

1962272.jpg

Editado por David_slbenfica

Compartilhar este post


Link para o post

Já aí estive e é brutal. Gostava muito de ter ido ao bar de gelo, mas os preços eram assustadores.

 

Essa fonte de água :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Detesto centros comerciais. Então o Palácio do Gelo traz-me más recordações. Em vez de passearmos por Viseu quando vamos aí nadar o meu treinador e os dirigentes querem sempre ir passear para lá :facepalm:

Compartilhar este post


Link para o post

Resta saber se o preço dos bilhetes aumentam em consequencia de ser mais rapido chegar de Lisboa a Evora.

 

Bom topico btw :handclap:

Compartilhar este post


Link para o post

Resta saber se o preço dos bilhetes aumentam em consequencia de ser mais rapido chegar de Lisboa a Evora.

 

Bom topico btw :handclap:

 

Infelizmente sim.

Compartilhar este post


Link para o post

Aqui em Almada há coisas interessantes:

 

Reestruturação da Lisnave (projecto): Foto 1, Foto 2,Foto 3, Foto 4, Foto 5

 

A realização de uma reestruturação na Lisnave, embora cara, daria grande vida naquela zona.

Isto tem alguma data prevista? Nem que seja para a aceitação do projecto? É uma coisa dessas bem explorada seria excelente para a zona.

Compartilhar este post


Link para o post

Esse projecto da Lisnave está mais comedido do que um que eu vi há uns anos, em que queriam transformar aquilo na Manhattan portuguesa. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Isto tem alguma data prevista? Nem que seja para a aceitação do projecto? É uma coisa dessas bem explorada seria excelente para a zona.

 

Segundo me disseram, esse foi o plano aprovado.

 

Esse projecto da Lisnave está mais comedido do que um que eu vi há uns anos, em que queriam transformar aquilo na Manhattan portuguesa. :lol:

 

True :mrgreen: queriam meter lá o edifício mais alto em Portugal e tudo.

Compartilhar este post


Link para o post

Yas Island Project: Abu Dhabi Mixed Residential, Sports & Leisure Project:

 

 

 

85111948.jpg

 

96823259.jpg

 

66995694.jpg

 

81714347.jpg

 

71537114.jpg

 

15282479.jpg

 

94686037.jpg

 

22247633.jpg

 

67405707.jpg

 

24520949.jpg

 

40242822.jpg

 

24520949.jpg

 

49594311.jpg

 

79339011.jpg

 

68041048.jpg

 

88648264.jpg

 

25474198.jpg

 

39081464.jpg

 

40283688.jpg

 

74089080.jpg

 

52566925.jpg

 

78814198.jpg

 

47317777.jpg

 

13386401.jpg

 

 

 

 

 

Isto já tem muitas imagens. Não vou colocar aqui mais. Têm aqui o projecto onde podem ver as imagens. Não sei se isto já estará construido.

Mas está awesome :prayer:

Editado por Johnny'07

Compartilhar este post


Link para o post

A maior parte já está. Nessa pista é/foi realizado o primeiro grande prémio do Abu Dhabi em F1.

E aqui ha dias deu no mega construções do Discovery Channel, curti bué ver. :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

A maior parte já está. Nessa pista é/foi realizado o primeiro grande prémio do Abu Dhabi em F1.

E aqui ha dias deu no mega construções do Discovery Channel, curti bué ver. :prayer:

Pois. Acho que foi aí que eu vi. Até falou num edificio em forma de moeda com escritorios la dentro. Tudo isto.. sem plano traçado, ou seja eles iam construindo. Se desse, dava, se não desse mandavam abaixo. :medinho:

Compartilhar este post


Link para o post

Nao sei disso de se construir sem planos traçados... Só sei que eles tinham muito pouco tempo para construir aquilo... E tinham também uns arranha céus em forma de labaredas.

Compartilhar este post


Link para o post

Nao sei disso de se construir sem planos traçados... Só sei que eles tinham muito pouco tempo para construir aquilo... E tinham também uns arranha céus em forma de labaredas.

Isso do tempo também é verdade. Acho que eram 6 meses (!) para construir isto tudo.

Mas a cena de construir sem planos traçados é verdade segundo os que trabalharam lá na obra.

Compartilhar este post


Link para o post

Projecto de construção da Metropolis Lisboeta, junto ao Estádio de Alvalade.

 

 

 

 

f35621f9.jpg

017b480a.jpg

20e4d119.jpg

fe3ea848.jpg

4ebdecf4.jpg

e8f04dc3.jpg

15bd9310.jpg

 

 

 

 

The new multifunctional complex of around 109,000 m² will be developed on the site of the old Sporting stadium. The concept behind the scheme is to build a city within a city.

 

During the first phase, called the Interface, four office buildings, with a total of 29.000m2, on either side of the Campo-Grande metro station, will be constructed. There is a bus terminal next to the offices. In the second phase, 68,900 m² of office space, apartments and retail outlets will be built.

 

The architecture of the second phase, which will be designed by both international and Portuguese architects, will be of a more varied nature. The buildings adjoining the new stadium will be striking, with extensive use of steel and glass.

 

Architect

T+T Design (Masterplan), Gouda, the Netherlands

CPU-Urbanistas e Arquitectos, Lda, Lisboa, Portugal

 

Developer

Multi Development Portugal

 

Programme

First phase - 2008

Office 29,000 m²

Second phase - 2010

Office 37,600 m²

Retail 11,000 m²

Residential 31,300 m²

 

Parking spaces

3,527

Compartilhar este post


Link para o post

Esse projecto megalómano da "Manhattan de Almada" era mesmo para rir.

Já o novo projecto parece-me bastante interessante.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...