Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
famaboys

Confrontos em Tottenham (Londres)

Publicações recomendadas

Que nojo. Isto já não é só a manifestação, isto é mesmo crime (des)organizado, mas a verdade é que isto de protesto já não tem nada, se é que alguma vez teve. E não deve ser fácil parar esta onda de criminalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Como deve ser certo e sabido por cá, sou alguém até bastante tolerante em relação aos danos colaterais das manifestações populares. Compreendo até alguns comportamentos violentas que ocorrem durante algumas acções de protesto. Agora o que se passa aqui não é uma manifestação, é um arrastão. Um arrastão que as autoridades esperam que se extinga com a menor acção possível da polícia. Talvez para não querer manchar ainda mais a imagem da polícia, talvez por receio que os assaltos se alastrem ainda mais e as forças policiais percam completamente o controlo da situação.

Apesar de não ser o maior dos fãs do nosso pseudo-sistema democrático, reconheço a importância fundamental das forças de defesa do estado para este sistema e essa força tem de ser aplicada de forma inequívoca em situações inequívocas como esta. Isto já não tem a ver com a morte do outro, com o encerramos dos centros recreativos, com a exclusão social. Já nem paralelo tem com as questões de Paris, visto que isto são comunidades bem mais integradas nas cidades do que acontece em algumas metrópoles francesas.

Sinceramente já não devem haver muitas explicações para ainda não se ter posto cobro a esta situação.

Analisando de um ponto de vista ideológico e académico esta situação, no meu entender ela é uma consequência natural do sistema vigente, ou de uma forma mais lata, do capitalismo. A marginalização, propositada ou não, de sectores da sociedade, acentuada pelas desigualdades sociais existentes sempre criou focos de tensão que muitas vezes na história degeneram em situações do genero. Mas nestes eventos em Londres existe uma diferença significativa que é a natureza de quem participa nestas acções, ou seja, grupos de jovens, ou não tão jovens sem qualquer educação, sentido de moral, respeito pela comunidade em que se inserem e muito menos qualquer sentimento de classe. A unica coisa que os guia é um sentimento duvidoso de injustiça, mas sobretudo, e referindo-me aos roubos generalizados, um desejo de posse de bens materiais a todo o custo, como se isso fosse a sua necessidade mais urgente. Tal sentimento é para mim sem duvida uma consequência do marketing e propaganda capitalista em que a posse material é mostrada como a derradeira prova de progresso social e sinal de respeito e admiração para com o indíviduo por parte da comunidade. E é nessa realidade que estas pessoas crescem, é por isto que nascem os gangs e aumenta a criminalidade, porque há esse desejo e ambição de alcançar não a igualdade social mas sim a progressão do individuo. E, tal como diz na citação aí em baixo, o mesmo sistema que agora se mostra chocado com os acontecimentos é o sistema que os tornou possiveis e que os incendeia no dia a dia, é o mesmo sistema que pelas suas politicas sociais, economicas, de habitação e educação levou à gentrificação das comunidades, à apolitização das massas, ao declinio dos sindicatos e que sobrepõe a sociedade do espectaculo a tudo o resto criando este novo lumpenproletariado que são estas massas de jovens sem futuro existentes nos suburbios das cidades que agora reconhecem a sua força de números e a impunidade a que isso leva.

Citando (veja-se lá) a Internacional Situacionista: "The Los Angeles rebellion was a rebellion against the commodity, against the world of the commodity in which worker-consumers are hierarchically subordinated to commodity standards. Like the young delinquents of all the advanced countries, but more radically because they are part of a class without a future, a sector of the proletariat unable to believe in any significant chance of integration or promotion, the Los Angeles blacks take modern capitalist propaganda, its publicity of abundance, literally. They want to possess now all the objects shown and abstractly accessible, because they want to use them. In this way they are challenging their exchange-value, the commodity reality which molds them and marshals them to its own ends, and which has preselected everything. Through theft and gift they rediscover a use that immediately refutes the oppressive rationality of the commodity, revealing its relations and even its production to be arbitrary and unnecessary. The looting of the Watts district was the most direct realization of the distorted principle: “To each according to their false needs” — needs determined and produced by the economic system which the very act of looting rejects. But once the vaunted abundance is taken at face value and directly seized, instead of being eternally pursued in the rat-race of alienated labor and increasing unmet social needs, real desires begin to be expressed in festive celebration, in playful self-assertion, in the potlatch of destruction. "

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Egypt – Rioting in the streets to overthrow an evil dictatorship

Libya – Rioting in the streets to overthrow an evil dictatorship

Syria – Rioting in the streets to overthrow an evil dictatorship

London – Rioting in the streets to get a new pair of Nikes

Compartilhar este post

Link para o post

Já há roubos em Manchester e West Bromwich também. Isto anda bonito anda :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Cameron que não chame o exército a intervir que ainda vão bater à porta do nº10 em Downing Street

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post

O Cameron que não chame o exército a intervir que ainda vão bater à porta do nº10 em Downing Street

Nao lhes dês ideias pá

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja assim nada tão descabido...

E mesmo a casa real tem angariado muito descrédito junto dos populares, não me admirava que uns anárquicos tentassem uma gracinha com algum membro do governo ou da família real (não alguém como a Rainha obviamente, mas por exemplo o príncipe mais novo). Afinal de contas esta apatia policial deixa-os andar à solta em Londres e se não é contida rapidamente não vai demorar muito a chegar até aos centros importantes da cidade

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post
Analisando de um ponto de vista ideológico e académico esta situação, no meu entender ela é uma consequência natural do sistema vigente, ou de uma forma mais lata, do capitalismo. A marginalização, propositada ou não, de sectores da sociedade, acentuada pelas desigualdades sociais existentes sempre criou focos de tensão que muitas vezes na história degeneram em situações do genero. Mas nestes eventos em Londres existe uma diferença significativa que é a natureza de quem participa nestas acções, ou seja, grupos de jovens, ou não tão jovens sem qualquer educação, sentido de moral, respeito pela comunidade em que se inserem e muito menos qualquer sentimento de classe. A unica coisa que os guia é um sentimento duvidoso de injustiça, mas sobretudo, e referindo-me aos roubos generalizados, um desejo de posse de bens materiais a todo o custo, como se isso fosse a sua necessidade mais urgente. Tal sentimento é para mim sem duvida uma consequência do marketing e propaganda capitalista em que a posse material é mostrada como a derradeira prova de progresso social e sinal de respeito e admiração para com o indíviduo por parte da comunidade. E é nessa realidade que estas pessoas crescem, é por isto que nascem os gangs e aumenta a criminalidade, porque há esse desejo e ambição de alcançar não a igualdade social mas sim a progressão do individuo. E, tal como diz na citação aí em baixo, o mesmo sistema que agora se mostra chocado com os acontecimentos é o sistema que os tornou possiveis e que os incendeia no dia a dia, é o mesmo sistema que pelas suas politicas sociais, economicas, de habitação e educação levou à gentrificação das comunidades, à apolitização das massas, ao declinio dos sindicatos e que sobrepõe a sociedade do espectaculo a tudo o resto criando este novo lumpenproletariado que são estas massas de jovens sem futuro existentes nos suburbios das cidades que agora reconhecem a sua força de números e a impunidade a que isso leva.

Não discordo de quase nada do que dizes e enfatizo a questão do fetiche consumista promovido pela cultura capitalista.

Quando falaste de educação não sei se te referias a educação formal, mas ainda agora na Sky News falavam sobre esse ponto e referiam que muitos dos jovens envolvidos não seriam marginais sem qualquer escolaridade, visto que naquelas zonas os níveis de escolaridade não são extraordinariamente baixos. Da mesma forma que o desemprego 16-25 se situa nos 20%, que apesar de ser um número alarmante, não é muito diferente de algumas zonas de países da UE.

Seguindo, então, o ponto de vista teórico, obviamente que esta situação é do interesse de quem pretende manter vigente um sistema policial musculado e vigilante (como a zona de Londres será o melhor dos exemplos). Promove o pânico nas massas inactivas que acima de tudo procuram viver sem sobressaltos, muito menos com hordas de pretos a incendiarem-lhes a casa, levando a um desejo de reforço dos mecanismos que lhes permitem manter o conforto de sempre. Por conseguinte, o desenrolar destas situações vem sempre opor-se a todas as iniciativas que pretendam alterar o estado de coisas, isto funciona como aqueles pontos de ruptura que após serem reparado se tornam mais resistentes que anteriormente.

Segundo a CS o motivo deste levantamento popular começou por ser a morte do outro, depois falaram em anarquistas e anti-capitalistas mais violentos e agora falam da crise, da situação desesperada em que vivem milhares de jovens. E é neste ponto que converge a obsessão consumista que grassa nas classes mais abastadas da sociedade e a necessidade que o sistema democrático tem de manter a autoridade do seu braço armado. O Alberto Moravia é que gostava muito de escrever sobre isto, mas a descredibilização das figuras de autoridade através da contestação é um ponto fundamental para o levantamento popular e a tentativa de revolução. Estas pilhagens mão só são inconsequentes do ponto de vista da mudança política e social, como são contra-producentes para uma mudança social, acabando por reforçar o ponto de vista de toda a gente que vê esta maralha como gente que deveria ser colocada à margem da sociedade. E é isso que vai acabar por acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

"Também queria participar nas manifestações de Londres pelo povo, pelos direitos e porque preciso de um telemóvel novo."

António Raminhos @ Facebook

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A policia tem agora ordem para atirar balas de borracha.

Isso é que é ridículo, só 4 ou 5 dias depois é que podem usar balas de borracha? :lol:

Isto até pode soar um bocado a "troglodismo", mas por mim era meter o exército a varrer aquelas ruas todas à bastonada. Não me parece que haja outra solução.

Compartilhar este post

Link para o post

"Também queria participar nas manifestações de Londres pelo povo, pelos direitos e porque preciso de um telemóvel novo."

António Raminhos @ Facebook

:lol:

A mim convinha-me uma PS3, que a minha levou com a YLOD :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

antifa e Fusão. :prayer: Sempre a aprender com vocês.

Isto até pode soar um bocado a "troglodismo", mas por mim era meter o exército a varrer aquelas ruas todas à bastonada. Não me parece que haja outra solução.

Exército e bastonada, does not compute.

Compartilhar este post

Link para o post
Exército e bastonada, does not compute.

Fora a base das Lajes nos Açores os militares não têm armas. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nas Lajes também andam desarmados. Agora aquilo não serve para quase nada. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, nem me lembrei desse pormenor. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A policia de giro, de proximidade, não anda armada nem precisa mas há muita "armed police" por Londres.

nao é suficiente, aparentemente...fosse isto no meu pais, e eu nao toleraria menos que estado de emergencia, recolher obrigatorio e exercito nas ruas, isto é uma guerra a aberta contra criminosos e que estes estao a ganhar por goleada.

Nao usando gas lacrimogenio nem canhoes de agua, o que crl fazem eles para dominar multidoes como estas? Levam uns scones e uma chavena e convidam para o chá das 5? Mansos do crl...

Tanto white trash dos bairros sociais de londres misturados com o resultado da fantástica politica de abertura de fronteiras europeias...

E ainda se espantam como é que os gajos de extrema dta ganham votos por essa europa fora...

Btw, antifa e Fusyon,grandes posts na pagina anterior :prayer:

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Ao ver ontem imagens da policia de bastão na mão a fazer festinhas a alguns destes arruaceiros, pensei logo para mim que já vi o Corpo de Intervenção a varrer tudo e todos por situações que à beira desta não passavam de puras brincadeiras. Tudo bem, não é normal para eles este tipo de comportamento, mas esta apatia é ridícula tendo em conta o que se vai vendo.

Os meus parabéns a todos os intervenientes nesta canalhice, asseguraram o lugar de escumalha num país que sempre foi conhecido pela integração e respeito mutuo das diferentes culturas. Depois ó Tio, ó Tio que os acéfalos dos nazis andam a crescer muito em votos, houvessem eleições daqui a umas semanas e com certeza teriam um resultado histórico.

Compartilhar este post

Link para o post

Que nojo, já mataram um homem, ao tirá-lo do carro para o incendiar, já que ele mostrou resistência. E mandaram um homem de 60 e tal anos para o hospital, que tentou impedir que lhe saqueassem a loja.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade mas também me espanta como não há mais mortes tal é a violência, é verdade que a maioria só quer roubar ou estragar propriedades mas essas liberdades todas levam à inconsciência total pelo respeito e pela vida dos outros.

E ao que parece, um dos edifícios que ardeu ontem era uma fábrica de moveis que vinha sendo passada de geração em geração por uma família à mais de 150 anos. :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...