Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Empresa canadiana investe 49 milhões para descobrir petróleo em Portugal

Publicações recomendadas

Empresa canadiana investe 49 milhões para descobrir petróleo em Portugal

A companhia Mohave Oil & Gas vai investir 49 milhões de euros até 2013 para encontrar hidrocarbonetos em Portugal.

O director-geral da empresa, Arlindo Alves, diz que este investimento integra intervenções a realizar nas actuais cinco concessões de prospecção, três 'onshore' (em terra, em Aljubarrota, Rio Maior e Torres Vedras e duas 'offshore' (no mar), São Pedro de Moel e Cabo Mondego.

Ao 26º dia de prospecção no mar que decorre entre São Pedro de Moel (Marinha Grande) e Cabo Mondego (Figueira da Foz), o responsável sublinha que "as operações estão a correr muito bem" e "é difícil" que os dados recolhidos não confirmem a existência de petróleo na costa portuguesa.

A Mohave Oil & Gas, de capitais canadianos, opera em Portugal há 18 anos, tendo investido 42 milhões de euros, 16 milhões dos quais nos últimos dois anos.

A operação que está a decorrer no mar até meados de Setembro envolve uma embarcação que reboca dez cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento e cem metros de distância entre cada um deles (um quilómetro de largura total).

Os cabos integram sensores responsáveis pela leitura do choque de ondas sonoras com a superfície do oceano, previamente "enviadas" com recurso a canhões de ar, tecnologia conhecida como prospecção sísmica a três dimensões (3D).

Os dados recolhidos permitem perceber quais as formações rochosas no subsolo do leito marítimo e são depois interpretados por geólogos e geofísicos "que dizem onde [futuramente] perfurar", explicou. "A hipótese de acertar é de 10 por cento", estimou.

Para a sondagem obter resultados o navio tem de navegar a uma velocidade constante -- não pode parar -- e há que contar com impedimentos vários que decorrem do vento ou problemas com ruídos exteriores, como, por exemplo, motores de outras embarcações nas proximidades.

A pesca está restrita na costa portuguesa, numa zona entre Mira e São Martinho do Porto, devido a sondagens sísmicas com recurso a uma embarcação especializada que a empresa petrolífera Mohave Oil & Gas está a realizar.

De acordo com o comandante do Porto da Figueira da Foz, Rui Amado, actualmente, a zona restrita vai desde Mira a São Martinho do Porto, uma das três áreas envolvidas na operação.

Económico com Lusa

Compartilhar este post

Link para o post

Dado que não seria explorado por uma empresa portuguesa, para os mais entendidos, qual seria a vantagem para Portugal caso se encontrasse petróleo em PT?

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem é o dinheiro que recebemos por explorarem em território nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem é o dinheiro que recebemos por explorarem em território nacional.

E recebemos à percentagem? aluguer?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois isso já não sei. Se calhar até é negociado e pode ser ambos, mas não faço ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Há pessoal que está sempre a queixar....

Deixariam dinheiro, aumentariam o comércio na zona, gerariam emprego... mas não!

"Somos sempre explorados!! estrangeiros, RUA! Preferimos ficar na m*rda do que vos ajudar a enriquecer!"

Compartilhar este post

Link para o post

Deixariam dinheiro, aumentariam o comércio na zona, gerariam emprego... mas não!

"Somos sempre explorados!! estrangeiros, RUA! Preferimos ficar na m*rda do que vos ajudar a enriquecer!"

Orgulho é uma cena que nos assiste, em demasia.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que tenhamos muito petróleo para explorar. Talvez daqui a uns valentes milhares de anos. As características da crosta terrestre por cá não são as mais adequadas à sua formação.

Compartilhar este post

Link para o post

*elo menos aqui no tópico acho que ninguém se queixou... A menos que me tenha escapado uma ironia num post qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

*elo menos aqui no tópico acho que ninguém se queixou... A menos que me tenha escapado uma ironia num post qualquer.

Por acaso eu também não me estava a queixar, estava mesmo com curiosidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já não foi encontrado petróleo na Luz? :mrgreen:

Tá calado que isso nao é para se dizer :mrgreen:

Editado por empoa

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso estes gajos há uns tempos perguntaram ao meu pai se poderiam fazer uns testes nuns terrenos que temos aqui perto, devem ir lá em breve...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que diga aos canadianos que parem de procurar porque o Benfica já descobriu o poço há algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que tenhamos muito petróleo para explorar. Talvez daqui a uns valentes milhares de anos. As características da crosta terrestre por cá não são as mais adequadas à sua formação.

A nossa costa há milhões de anos separou-se da actual costa norte americana, se lá há petróleo pode significar que por aqui também pode haver. Ou isto não é assim tão linear?

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso estes gajos há uns tempos perguntaram ao meu pai se poderiam fazer uns testes nuns terrenos que temos aqui perto, devem ir lá em breve...

O teu pai que se aproveite bem disso. E lhes peça dinheiro em troca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...