Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pan

[Discussão]Djokovic e o glúten

Publicações recomendadas

Basicamente é isto. Hoje o meu professor de Anatomia e Fisiologia, ao falar do metabolismo do Cálcio, perguntou-nos se sabíamos da dieta do Djokovic. Lá lhe respondemos e ele explicou o que se passou. Como reparei que é um tema que suscitou alguma discussão este ano, segue a explicação:

O Djokovic é moderadamente alérgico ao glúten, o que levava a ter uma inflamação crónica no intestino. Isso dificultava a acção do intestino na reabsorção de cálcio, essencial para a contracção muscular e para a performance desportiva. O que é certo é que, dado ser explosivo, era um jogador que, se não estivesse no topo da forma, quebrava rapidamente e cedia às cãibras e à fadiga mais cedo do que o esperado para a sua capacidade atlética. Ao deixar de ingerir glúten, deixou de ter a inflamação e os seus níveis de cálcio subiram. Passou a ter uma stamina bastante mais constante e elevada.

Depois, acrescentou, por exemplo, banhos de sol para potenciar o efeito da recuperação, principalmente para potenciar a acção da Vitamina D. Esta também ajuda à reabsorção de cálcio.

Achei mesmo engraçado, por acaso. Passo a palavra aos tenistas, ou entendidos na matéria. Que tipo de alimentação ou outras actividades são conhecias por melhorarem a performance dos atletas?

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

A banana é aquele alimento que nenhum tenista dispensa. Em relação a outras actividades, lembro-me logo do futebol, que serviu de base para muitos dos tenistas e potencia o trabalho do jogo de pés.

Compartilhar este post

Link para o post

A banana é aquele alimento que nenhum tenista dispensa. Em relação a outras actividades, lembro-me logo do futebol, que serviu de base para muitos dos tenistas e potencia o trabalho do jogo de pés.

Tudo verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo é porque é que se fala tanto da dieta dele. Tem alergia, deixa de comer o que provoca as alergias, começa a sentir-se melhor. Onde é que está a anormalidade ou curiosidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que tenha sido só o glúten que tenha aumentado o rendimento do Djokovic...

Será uma questão mais mental do que física. Quem não se lembra das desistências do Djokovic, porque tinha a garganta inflamada ou porque tinha problemas de respiração?

A partir do momento em que não tens confiança no corpo, todo o teu rendimento é afectado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo é porque é que se fala tanto da dieta dele. Tem alergia, deixa de comer o que provoca as alergias, começa a sentir-se melhor. Onde é que está a anormalidade ou curiosidade?

Eu só trouxe a curiosidade porque fiquei mesmo esclarecido dos efeitos na aula. E como tinha lido o pessoal aqui a discutir, achei que era um bom esclarecimento :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Se é alérgico tem de deixar... mas é coincidência ser de um nutriente (ou lá o que for) que por acaso dê energia... e que o obriga a ir para outras praias e ter outra alimentação...

Compartilhar este post

Link para o post

Se é alérgico tem de deixar... mas é coincidência ser de um nutriente (ou lá o que for) que por acaso dê energia... e que o obriga a ir para outras praias e ter outra alimentação...

Há tanta gente alérgica ao glúten...

Compartilhar este post

Link para o post

Há tanta gente alérgica ao glúten...

acho estranho é ter-se descoberto recentemente ... esse tipo de alergias não custumam ser detectadas quando somos crianças?

Compartilhar este post

Link para o post

acho estranho é ter-se descoberto recentemente ... esse tipo de alergias não custumam ser detectadas quando somos crianças?

Depende, há médicos que deixam passar esse tipo de testes, até porque se uma pessoa tivesse de testar tudo para ver ao que era alérgico... Há muita gente alérgico ao leite de vaca ou chocolate por exemplo mas que continua a comer na mesma e não sabe que é alérgica.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

E no caso dele ao que parece é apenas moderada, portanto até pode passar despercebida durante bastante tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...