Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Análise de Jogos

Publicações recomendadas

Visitante

Reviews de Jogos

Começando por definir "Review", pode-se dizer que é uma avaliação de determinado produto, analisando as suas diversas vertentes, realizada por alguém com conhecimentos sobre esse mesmo produto suficientes para dar bases fidedignas e confiáveis.

Qual o motivo de criação deste tópico? Bem, hoje em dia, toda a gente informa-se antes de comprar um certo jogo, certo? Claro que há alguns sites próprios para reviews, como o IGN, Gamespot ou Eurogamer. No entanto, muitas vezes ficamos com a sensação que são opiniões pouco pessoais, de alguém que experimentou o jogo em causa apenas uns dias, escreveu o artigo e venha o próximo. É aqui que entram os fóruns. Porque não criar um tópico onde cada um dê o seu carimbo pessoal sobre determinado jogo? Quem estiver interessado em tomar conhecimento do jogo x apenas terá de aceder a este tópico, procurá-lo e ver um post honesto, sem grande termos confusos, bem desenvolvido e argumentado e que sumarize bem o jogo, visto de vários factores.

Claro que não vamos querer tornar isto uma bandalheira, em que cada um escreve uns quantos parágrafos e está feito. Sejamos organizados. É por isso que eu coloco aqui esta estrutura:

Título do Jogo:

Capa do Jogo:

( [ img ] [ /img] )

gnero1.png

(Acção, Desporto, RPG, Estratégia, etc)

plataforma1.png

(PC, PS3, XBOX 360, etc.)

histriah.png

classificação de 0 a 10 (o "assunto"; se é bem desenvolvido ou não, deixa pontas soltas, faz-nos ficar agarrados, etc)

apresentao1c.png

classificação de 0 a 10 (os menus do jogo, as imagens/vídeos nos tempos de espera, os tutoriais in-game, etc)

grficos.png

classificação de 0 a 10 (basicamente, os "desenhos"; obviamente, há que contextualizar para a respectiva consola)

somv.png

classificação de 0 a 10 (aqui também é "self-explanatory" - são as músicas de fundo, banda sonora, etc)

jogabilidade.png

classificação de 0 a 10 (o gameplay - curva de aprendizagem do modo de jogo, realista ou não, etc)

longevidade.png

classificação de 0 a 10 (+- quantas hora "dura" o jogo, se há possibilidades de alargar esse tempo, etc)

modoonline.png

classificação de 0 a 10 (o servidor do jogo é decente, se os modos multiplayer são engraçados, etc)

comentriofinal.png

(é o balanço final; se possível, escrevam 3 parágrafos - pontos fortes, pontos fracos, vale a pena jogar?)

classificaod.png

de 0 a 10

Imagens:

( [ img ] [ /img] )

Vídeos:

( [ media ] [ /media] )

Obviamente, isto não terá de ser seguido a 100%. Por exemplo, se o jogo em causa for o FIFA, não vão dizer que "ah e tal, história é porreira, vê-se a rivalidade entre o Messi e o Ronaldo"; se for um jogo offline tipo FF7, não vão dizer "epa, acho que isto tinha potencial para jogar com uns amigos, eu levava o meu Cloud lvl 100 com a Buster Sword e o meu amigo levava o seu Barret com a Gatling Gun". Não, metem um - e pronto, preenchem apenas aquilo que seja possível.

Quanto mais desenvolvido for a vertente em causa melhor. Uma frase de uma linha não seria de grande utilidade para percebermos bem como funciona o jogo nesse aspecto.

A classificação final não tem de ser necessariamente uma média. Quer dizer, seria estranho ver um jogo com notas de 7 acabar com um 9. Mas se acharem que a história é mais que suficiente para compensar uma banda sonora mais fraquinha, por exemplo...

Notas finais:

•  
  • Quem quiser criar uma review, apenas terá de responder a este post, copiar o que está entre os traços e fazer as alterações necessárias, claro está;

• Os vídeos deverão ser referentes a gameplays do jogo em causa e colocados dentro do código de spoiler (de modo a não aumentar consideravelmente o tamanho do post), assim como as imagens;

• Neste 1º post será também feito um índice dos jogos colocados (por ordem alfabética), independentemente das plataformas, com hiperligações para as respectivas reviews e com a classificação à frente do nome do jogo. Caso haja mais do que uma review para o mesmo jogo, o valor apresentado será a média das várias reviews.

• As reviews mal apresentadas serão apagadas. Se querem fazer isto, façam-no com pés e cabeças.

• Quem quiser alterar alguma coisa na sua review está à vontade, desde que me avise por mp caso tenha modificado a classificação final. Se apenas tiver mudado o texto ou valor de uma vertente, não tem de me dizer nada.

• No mesmo post apenas deve ser colocada uma review, por questões de organização.

*o crédito das banners vai para o user Nuno Valente

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui está o tal projecto. Boa sorte com isto e que saiam daqui boas reviews! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Cá está o tópico das reviews, finalmente. Demorou um bocado mais do que estava a pensar porque várias cenas se meteram pelo meio, mas pronto. "Ouvi" opiniões de vários users, algumas aceitei, outras não... e é isto.

Quem quiser começar, esteja à vontade

Compartilhar este post

Link para o post

ao tempo que esperava por isto :heart:

estou a pensar em fazer do Trackmania 2 mas não sei se tento motivação para acabar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente trabalho Daniel. Espero bons trabalhos e apresentações neste tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto. Vou começar a analisar todos os jogos que jogar a partir de agora e colocar aqui. Não vão ser muitos, mas sempre se contribui para o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

É para escrever um parágrafo em todos os parâmetros ou apenas dar a classificação?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Um parágrafo por parâmetro, sim (+ classificação). Quanto mais desenvolvido melhor, mas também não é preciso grandes testamentos lol

Compartilhar este post

Link para o post

Um parágrafo por parâmetro, sim (+ classificação). Quanto mais desenvolvido melhor, mas também não é preciso grandes testamentos lol

ainda bem.

eu se vir um texto grande normalmente leio-o "na diagonal" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E é suposto postarmos neste tópico? Devo começar hoje a jogar ao Sonic Generations e depois se calhar, no fim do jogo, faço isto. Se calhar até faço de alguns jogos que já joguei.

Ok, já vi no post principal, my bad. :mrgreen:

Editado por Lawliet River

Compartilhar este post

Link para o post

Título do Jogo:

Sonic Generations

Capa do Jogo:

Sonic_generation_q342_cover2321.jpg

gnero1.png

Plataformas ; Acção-Aventura

plataforma1.png

O jogo está disponível para Playstation 3, Xbox 360, PC e Nintendo DS3*.

*No momento em que esta review foi feita o jogo para Nintendo DS3 ainda não saiu. Este só sai para as lojas no dia 25 de Novembro de 2011 (na Europa). Segundo consta as informações que consegui obter os jogos, apesar de adoptarem o mesmo nome e, penso eu, a mesma história, terão uma listagem de níveis diferentes. O que está aqui escrito nesta review apenas e só é aplicado às versões disponíveis para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

histriah.png

Classificação: 7

O jogo gira à volta da comemoração dos 20 anos do Sonic. Sim, faz 20 anos que o Sonic foi criado. Parece que foi ontem. Não é uma história excelente, mas é bastante razoável e nota-se melhoras quando comparado a outros jogos da franquia. Pessoalmente não é uma história que me tenha feito ficar agarrado ao jogo, mas está bem organizada, tem cabeça tronco e membros. Acho que poderia ter sido melhor desenvolvida, neste capítulo havia mais potencial que devia ter sido explorado.

apresentao1c.png

Os menus estão simples e agradáveis mas as cutscenes podiam estar melhor trabalhadas. Aqui entra o facto referido no parâmetro anterior: a história. Tendo em conta que a esta não é dado grande valor ao longo do jogo, as cutscenes acabam por ser afectadas.

grficos.png

Classificação: 9,5

Provavelmente não dou 10 porque joguei no computador. Acredito que nas consolas o grafismo seja simplesmente excelente. Eu, no computador, fiquei babado. O ambiente dos níveis é bastante bom e muito bem desenhado, mesmo a alta velocidade os detalhes são notórios. É um dos pontos fortes do jogo.

somv.png

Classificação: 9,5

Aqui não dou 10 por um simples facto: não consigo evitar as comparações com outros jogos. Especialmente RPG's. Mesmo assim o 9 é uma nota bastante boa. A banda sonora do jogo é simplesmente excelente, como os jogos do Sonic já nos habituaram. As músicas encaixam bastante bem nos níveis e conseguem dar o toque extra ao ambiente. É um excelente complemento ao grafismo do jogo.

jogabilidade.png

Classificação: 8

A jogabilidade ao início é estranha. Eu, pelo menos, demorei um bocado adaptar-me. Talvez porque o Sonic sempre foi um jogo que incentiva muito a ser jogado a alta velocidade e eu não tenha reflexos bons o suficiente para me desviar das coisas. :lol: Mas é boa e há uma clara melhora quando comparado a outros Sonics. O motivo principal do 8 vai para um detalhe completamente genial: a alternância entre o 2D e o 3D. O jogo oferece-nos dois tipos de Sonic: o clássico e o novo. O clássico leva-nos aos antigos níveis, com vista 2D. O novo traz-nos o novo Sonic, a alternar entre o 2D e o 3D. Pensei que estaria mal aplicado mas engane-se quem pensar como eu: está muito bem aplicado e dá um toque de genialidade ao jogo.

longevidade.png

Como bom jogo de plataformas a longevidade não é muita. As horas de jogo vão depender da capacidade de cada jogador, mas é um jogo relativamente curto, na onda dos jogos recentes. Depois do jogo o jogador pode entreter-se a quebrar recordes de tempo e coisas semelhantes às quais os jogos do Sonic já habituaram toda a gente.

modoonline.png

Classificação: -

O jogo tem modo online mas eu não o testei, portanto não o irei classificar.

comentriofinal.png

Recomendo o jogo a toda a gente, mas principalmente a quem é fã de Sonic. Quem é fã este jogo é um must play. Tem como pontos fortes o grafismo, a banda sonora e o toque de genialidade que eu referi com as alternâncias entre 2D e 3D. Tem como ponto fraco o facto da história não ser muito explorada.

classificaod.png

8

Imagens:

SonicGenerations.jpg

sonic-generations-gamespot-screenshot-3.jpg

Sonic-Generations-GameSpot-Screenshot-2.jpg

Sonic-Generations-Screenshots-9.jpg

Vídeos:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a história envolve o Robotnik?

Acabei de terminar o ZOE: Fist of Mars e vou ver se preparo uma análise. Excelente jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a história envolve o Robotnik?

Acabei de terminar o ZOE: Fist of Mars e vou ver se preparo uma análise. Excelente jogo.

Sim. Eu não quis prolongar-me muito na parte da história para não spoilar ninguém. Parte um bocado de mim que sou bastante picuinhas com os "resumos" sobre a história de um jogo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

mete

[/*center] ( sem *) para ficar melhor :compinchas:

btw: acabei de ler agora. boa review :compinchas:

Editado por pedropereir

Compartilhar este post

Link para o post

Em tudo? Eu até meti ao início mas achei que ficava um bocado mal...

Obrigado. ;) Pode ser que incentive a malta a fazer. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Madden NFL 12

Versão analisada: Ps3

Capa do Jogo:

madden-12-ps3-cover-1.jpg

gnero1.png

(Desporto)

plataforma1.png

(PS3, XBOX 360, Wii, PSP, Ps2)

apresentao1c.png

classificação 7

Madden 12 tem uma interface mais limpa mas usa demasiado o branco, os menus dos vários modos de jogo podem atrapalhar um bocado, podiam estar melhor trabalhados, mas nada que umas horas a navegar para se habituar. O jogo é rápido a carregar os jogos e os menus, nada apontar contra nesse aspecto.

O jogo conta com uma nova câmera, estilo broadcasting, fazendo com que seja uma nova experiencia, apesar de ser um pouco complicada porque não existe forma de se ver as routes dos jogadores.

grficos.png

classificação: 9

Um dos pontos fortes do jogo, com um novo sistema de luz, relva em 3D, grande parte das caras dos jogadores da NFL, todo o jogo está com um grande aspecto de longe o melhor Madden a nível visual tanto dentro e fora das quatro linhas.

somv.png

classificação: 8

Dentro da linha dos anteriores Madden's. uma lista com vários estilos de musicas que vai desde o metal até ao hip hop.

Dentro do campo continua a dupla Gus e Collinsworth que diga-se de passagem o ponto mais fraco do jogo, falta de comentários dinâmicos, falas repetidas e algumas falas mal inseridas em certas jogadas, ainda muito longe da qualidade apresentada pela 2k no NBA e no MLB. O publico está vibrante, quer seja em casa ou fora o publico apesar de não deslumbrar consegue fazer o seu papel. Bom pormenor que já tem estado nas ultimas edições é o hino de cada equipa que se ouve sempre que se marca algum ponto. E com o novo sistema de apresentação das equipas, o speaker anuncia alguns nomes dos melhores jogadores de cada equipa. O tal novo sistema que a equipa da EA Tiburon teve ajuda da NFL Films, que agora apresenta sempre novos ângulos de câmaras durante os jogos, que ajuda a dar um novo realismo a cada jogo.

jogabilidade.png

classificação 9

O aspecto em que a equipa da EA Tiburon melhorou mais este ano. Suprise onside kicks, um novo sistema de colisão que tem centenas de animações novas para colisão entre os jogadores, player traits, custom playbookse entre muitas coisas novas, o jogo parece igual ao 11, mas sem duvida que se joga muito diferente e melhor.

O tempo que uma pessoa terá de perder para saber jogo com cada equipa e cada jogador é maior e este Madden é provavelmente o Madden mais parecido com o NFL 2k5, uma bom sinal. Uma das novidas que já tinha dito são os player traits que faz o seguinte nos jogos anteriores se uma pessoa joga-se por exemplo contra um QB que é basante versátil dentro do pocket, tipo Michael Vick, ele raramente saia do pocket e deixava sofrer um sack, agora não se jogarem contra Vick preparem-se para estarem atentos ás movimentações dele, que tanto pode correr para ganhar yards, como pode dar uns passos para o lado apenas para encontrar algum jogador aberto.

Existe todo o tipo de player traits, um RB que luta por extra yards, como um jogador que sofre lesões mais fácil que o resto dos jogadores, WR que fazem sideline catchs etc.

Outra novidade é hot and cold streaks que é a mesma coisa que a 2KSports usa no NBA e no MLB. Se por exemplo um QB numa jornada tiver umas 200 yards, 1 TD e 0 INT, ele sobe algumas stats para a próxima jornada, fazendo com que esteja em Hot streak, quando um jogador joga mal fica em Cold Streak e desce algumas stats e será mais difícil de subir a forma desse jogador.

A IA do jogo não compromete, apesar de a dificuldade All-Madden continuar com stats demasiados irrealistas. All Pro com o sliders certos consegue deixar um jogo muito, muito bom de se ver e jogar.

longevidade.png

classificação 9

Muitas horas com a Franchise Mode renovada, cut days, expand rosters, trade's de futuras draft picks, hot and cold streaks, estilo leilão para comprar FA e muitas mais coisas novas. Ainda existe o Madden Ultimate Team que já toda a gente conhece no Fifa e no NHL. O modo superstar também regressa, tirando um ou outra novidade é igual aos dos anos anteriores. E ainda online communities que permite criar um grupo com até 2.000 jogadores que podem jogar entre si, podendo ver as estatísticas de cada jogo.

modoonline.png

classificação 8

De vez em quando o jogo sofre alguns slowdowns, mas regra geral o online não compromete. Existem modos online que irão entreter o jogador até á saída do 13.

comentriofinal.png

vale a pena, muitas coisas novas, e definitivamente um passo em frente nesta longa franchise.

O jogo sofreu um pouco com as saidas do Cummings e do Fraizer.....

Mas a nova face desta franchise, Cam Webber e o regresso do Josh Looman fazem deste o melhor Madden desde o M2005. E deixam os fans do jogo com um futuro muito optimista.

Pontos bons:

+ Modo Franchise totalmente renovado

+Novo sistema de colisão e melhorias na jogabilidade

+ Melhorias nos gráficos e novo sistema de apresentação.

Pontos maus:

- Comentários

- Não usar um motor com físicas em tempo real

classificaod.png

9

Imagens:

madden-nfl-12-20110606033334507.jpg

madden-nfl-12-20110606033439551.jpg

madden-nfl-12-20110606033443379.jpg

madden-nfl-12-20110606033540736.jpg

madden-nfl-12-20110606033727981.jpg

Vídeos:

Alternativas:

BackBreacker (Ps3, Xbox360)

NFL 2k5 (Ps2 e Xbox)

Próxima analise:

MLB The Show 11

Editado por Jopie Pythagoras in boots

Compartilhar este post

Link para o post

Belo tópico , e estou a gostar das reviews :compinchas:

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

Belo tópico , e estou a gostar das reviews :compinchas:

Bom desenterro então. ( !!!! )

Compartilhar este post

Link para o post

Lol vi mal a data , pensei que fosse o Madden 13 :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...