Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Someone

Idade legal para consumo de álcool vai aumentar para os 18 anos

Publicações recomendadas

who cares, querem que os jovens deixem de beber alcool? Aumentem ainda mais o preço das bebidas alcoolicas. Assim não vão lá.

Aumentam o crl

Tive um bisavô que morreu quando eu tinha 7/8 anos e vi-o vomitar o fígado aos bocados, no dia que morreu.

tumblr_lphlw3WIBH1qgjaxk.png

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que o fígado entrou no estômago?

pelo esófago.

comeu e depois vomitou. parece-me lógico que o fígado lhe tenha dado uma indisposição brutal.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que o fígado entrou no estômago?

Lembro-me do médico dizer isso, na altura...

Claro que tem lógica ser outro orgão degradado... as homorragias eram gigantes, podia ser algo desde o estomago até à boca.

os doentes podem expulsar grande quantidade de sangue com a tosse ou o vómito devido a hemorragias produzidas por rotura de veias varicosas situadas na parte inferior do esófago (varizes esofágicas). Estes vasos sanguíneos dilatados desenvolvem-se devido à elevada pressão do sangue nas veias que vão do intestino ao fígado

Alguém que comia gemadas e bebia bagaço e sopas de cavalo cansado de pequeno almoço... tinha de acabar mal!

Não me lembro de o ver sóbrio.

Editado por Punk

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa são as hemorragias provocadas pelas varizes esofágicas frequentes em indivíduos com cirrose, agora aqui não eram bocados de fígado de certeza :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nisto podíamos seguir o exemplo da Suécia, em que o monopólio da venda de álcool pertence a uma rede de lojas:

logo.gif

Explicando muito resumidamente, nelas vendem-se todas as bebidas alcoólicas, sendo que têm um catálogo bastante alargado (penso até que havia cerveja portuguesa). Apenas vendem a maiores de 20 anos, exigindo sempre um documento identificador. Fecham relativamente cedo, tipo 20h ou por aí.

Também se vendem bebidas alcoólicas em bares e discotecas, mas também aí existe um certo controlo.

É claro que isto não resolve todos os problemas (os suecos bebem muito, muito mesmo - quando bebem, é para beber até cair), mas certamente reduziria o acesso dos menores ao álcool.

Compartilhar este post

Link para o post

Nisto podíamos seguir o exemplo da Suécia, em que o monopólio da venda de álcool pertence a uma rede de lojas:

logo.gif

Explicando muito resumidamente, nelas vendem-se todas as bebidas alcoólicas, sendo que têm um catálogo bastante alargado (penso até que havia cerveja portuguesa). Apenas vendem a maiores de 20 anos, exigindo sempre um documento identificador. Fecham relativamente cedo, tipo 20h ou por aí.

Também se vendem bebidas alcoólicas em bares e discotecas, mas também aí existe um certo controlo.

É claro que isto não resolve todos os problemas (os suecos bebem muito, muito mesmo - quando bebem, é para beber até cair), mas certamente reduziria o acesso dos menores ao álcool.

Acontece o mesmo na Finlândia, onde o álcool é um problema grave.

http://en.wikipedia.org/wiki/Alko

O que acaba por acontecer nas regiões fronteiriças desses países é o "contrabando" de bebidas alcoólicas entre países da União Europeia. Por exemplo quem vive em Helsínquia muitas vezes vai comprar essas bebidas a Tallin.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.systembolaget.se/img/misc/logo.gif[/mg]

Wait for it...

Editado por Leston

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ser exatamente a mesma coisa que com o tabaco. Idade legal é aos 18 mas pessoal com 14/15 compra maços na boeca

até menos.

aqui vê se muito é vendido por unidade (cigarro)

Compartilhar este post

Link para o post

até menos.

aqui vê se muito é vendido por unidade (cigarro)

true e true

agora a sério, quando o pep aparecer ai, vai este topico com o crl :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E não acho mal, atenção!

Mas isso é uma ou outra acção de fiscalização.

Infelizmente, há muitos abusos. Eu também já apanhei bebedeiras, já fiquei só alegre ou bebi nas calmas. Neste momento, já nem sei a última bebedeira que apanhei e faz-me impressão ver miúdos a cair de bêbados, deitados no chão todos vomitados e o crl. Dá vontade de lhes dar umas chapadas na cara.

Sensibilização também falta... não é só proibir. É explicar o porquê e pela milésima vez, mostrar os malefícios do consumo continuado...

Também é difícil as autoridades andarem sempre à coca. Facilmente um miúdo com 14 anos compra uma imperial num café e outro com 16 arranja um maço de tabaco. Tem é de haver responsabilidade por toda a gente, talvez um maior controlo e um mínimo de bom-senso por parte de alguns comerciantes e da malta que já tem maioridade que arranja a outros.

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ser sincero: não me interessa sequer um bocadinho qual a idade mais baixa em que se pode beber. Eles bebem à mesma, os vendedores vendem na mesma, os jovens vão continuar a beber na mesma. Isto é uma questão cultural e de valores (ou falta deles) que não estão a ser incutidos nos jovens.

Eu tenho acesso a uma realidade mais rural, por viver na periferia de uma cidade, e o que noto é que os pais estão-se a cagar para o que os filhos fazem na noite. Estamos a falar maioritariamente de miúdos de 14, 15, 16 anos (e até menos) que saem até às 4/5 da manhã nas festas de aldeia e emborcam shots, bebidas brancas e cerveja, em enormes quantidades e sem qualquer controlo parental. Enquanto os pais deixarem que isso aconteça não vai haver lei ou campanha de sensibilização que funcione.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ser sincero: não me interessa sequer um bocadinho qual a idade mais baixa em que se pode beber. Eles bebem à mesma, os vendedores vendem na mesma, os jovens vão continuar a beber na mesma. Isto é uma questão cultural e de valores (ou falta deles) que não estão a ser incutidos nos jovens.

Eu tenho acesso a uma realidade mais rural, por viver na periferia de uma cidade, e o que noto é que os pais estão-se a cagar para o que os filhos fazem na noite. Estamos a falar maioritariamente de miúdos de 14, 15, 16 anos (e até menos) que saem até às 4/5 da manhã nas festas de aldeia e emborcam shots, bebidas brancas e cerveja, em enormes quantidades e sem qualquer controlo parental. Enquanto os pais deixarem que isso aconteça não vai haver lei ou campanha de sensibilização que funcione.

Também penso assim, Puro.

Compartilhar este post

Link para o post

Se começarem a ir ao bolso isso deixa de acontecer.. ou pelo menos tanto

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro para álcool vai haver sempre, assim como continua a haver dinheiro para tabaco. Não será por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro para álcool vai haver sempre, assim como continua a haver dinheiro para tabaco. Não será por aí.

isto

Compartilhar este post

Link para o post

Se forem varias vezes multados por reincidência.. se calhar não. Não sei, digo eu que penso que as pessoas não são assim tão idiotas

Compartilhar este post

Link para o post

Se forem varias vezes multados por reincidência.. se calhar não. Não sei, digo eu que penso que as pessoas não são assim tão idiotas

mesmo assim, se for por serem apanhados pela policia, passam a beber escondidos.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo assim, se for por serem apanhados pela policia, passam a beber escondidos.

Em casa cada um sabe de si.. até podem mudar a lei para os 50 anos. Pelo menos não se vê as vergonhas que passaram na tv este fim semana.

Agora na rua acho muito bem que sejam multados e em casos de reincidência aumentarem as penas. E penas graves também para quem vender.. seja supermercados, bares, cafés, tascas, etc

Isto num 'mundo ideal' pq obviamente não vai haver efectivos para isso

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a referir-te a multas? Assumi que seria aumento de preços do álcool. Nesse caso talvez, mas isso implica um aumento de vigilância e rusgas, coisa que nunca vi serem feitas nestas festas. Aliás, em muitos anos só vi a GNR vir a estes bailes/raves porque o som estava muito alto e já para além da hora permitida pela licença.

Compartilhar este post

Link para o post

Em casa cada um sabe de si.. até podem mudar a lei para os 50 anos. Pelo menos não se vê as vergonhas que passaram na tv este fim semana.

Agora na rua acho muito bem que sejam multados e em casos de reincidência aumentarem as penas. E penas graves também para quem vender.. seja supermercados, bares, cafés, tascas, etc

Isto num 'mundo ideal' pq obviamente não vai haver efectivos para isso

este é ponto central destas leis. É tudo muito bonito no papel mas depois é o que é

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a referir-te a multas? Assumi que seria aumento de preços do álcool. Nesse caso talvez, mas isso implica um aumento de vigilância e rusgas, coisa que nunca vi serem feitas nestas festas. Aliás, em muitos anos só vi a GNR vir a estes bailes/raves porque o som estava muito alto e já para além da hora permitida pela licença.

Sim, a multas. e não sei se será legal, mas dentro das possibilidades a deter os menores e a obrigar os pais a ir busca-los ao posto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...