Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

CMPT Fantasy Tennis

Publicações recomendadas

Tendo chegado ao fim o Jogo dos Prognósticos, resolvi pensar numa coisa completamente diferente mas que nos mantivesse entretidos com um jogo sobre ténis. Depois de fazer umas pesquisas e analisar vários formatos, decidi-me por um modelo que adapta o formato "Fantasy" que todos devem conhecer já que é aplicado a vários desportos. De seguida vou apresentar-vos a minha ideia e um primeiro exercício quanto às regras a seguir. Espero que seja facilmente assimilável e, naturalmente, que tenha adesão.

CMPT Tennis Fantasy: Em que consiste?

Cada participante no jogo constitui uma equipa composta por 10 jogadores que participam no circuito mundial de ténis. Em cada semana as equipas acumulam pontos e registam alterações de valor. O objectivo é chegar ao final do ano com o maior número de pontos acumulados e com a equipa mais valiosa.

Como se pode participar no jogo?

Muito simples. Basta construir um plantel de 10 jogadores e comunicar-me através de MP. A partir desse momento a entrada no jogo tem efeitos imediatos.

Como construir uma equipa?

Cada participante tem direito a 20.000 pontos de plafond para construir a sua equipa de 10 jogadores. O valor de cada jogador corresponde aos pontos que ele tem no ranking oficial do ATP. Para a construção das equipas há apenas 2 regras a cumprir: as equipas terão obrigatoriamente 10 jogadores (não se aceitam equipas incompletas) e o valor do plafond de 20.000 pontos não poderá ser ultrapassado no momento da sua constituição. No caso de sobrar algum valor ele ficará em "caixa", sendo incluído sempre no valor total da equipa ao longo das semanas. E poderá ser utilizado para efeitos de "compra" de novos jogadores.

Nota: os cálculos são feitos com base no ranking ATP em vigor no momento em que são constituídas, desde que sejam formalizadas até à meia noite de sexta-feira. A partir daí contará o ranking publicado na segunda feira seguinte. Como exemplo, equipas formadas até à meia noite do dia 6 de Janeiro terão como base o ranking de dia 2 de Janeiro; equipas formadas entre as 00:00 h do dia 7 de Janeiro e a meia noite do dia 13 terão como base o ranking a publicar no dia 9 de Janeiro.

Existe algum período definido para entrar no jogo?

Existe. Mas é muito prolongado. Até ao início do Masters de Paris as inscrições estão abertas a quem queira participar.

Classificações

Haverão duas tabelas classificativas:

1. Por pontos

São contabilizados os pontos ATP conquistados pelos jogadores nos torneios em que participam. Não há quaisquer limitações. Os pontos são acumulados até ao final do ano.

2. Por valor

Como já expliquei o valor de cada jogador corresponde aos pontos que ele tem no ranking ATP. O valor total de cada equipa (somando o valor de cada um dos jogadores e o montante existente em caixa) é de 20.000 pontos no momento da sua formação. No entanto, a cada actualização do ranking ATP, os jogadores ganham ou perdem pontos. Essa valorização ou desvalorização é apurada semanalmente e, por consequência, o valor das equipas vai-se alterando.

Todas as semanas será acrescentado ao valor em caixa o montante correspondente a 10% dos pontos conquistados pela equipa, conforme descrito no ponto 1.

Vence esta competição quem chegar ao final do ano com a sua equipa mais valorizada.

Apresentação do jogo e apuramento de resultados

Este tópico vai funcionar para as discussões sobre o jogo, esclarecimento de dúvidas, eventuais ajustes nas regras e para as compras e dispensas de jogadores. Ou seja, é neste tópico que vai funcionar toda a mecânica do jogo. Vou criar outro tópico para colocar uma relação dos participantes e composição das equipas, onde serão apresentados os resultados. A cada semana, após a divulgação dos rankings ATP, colocarei os resultados semanais e acumulados quer no que respeita à classificação por pontos, quer na classificação por valor.

Mercado de Transferências

Os participantes no jogo são livres de fazer as alterações que entenderem às suas equipas. Tendo como limite a possibilidade de fazer, no máximo, 3 substituições por semana. Tal como podem não fazer uma única alteração ao longo do ano.

Têm, no entanto, que observar 4 condições:

1. As equipas têm sempre que manter 10 jogadores. Para comprar um novo jogador têm sempre que dispensar outro.

2. Só podem comprar um jogador se tiverem valor suficiente para o fazer. Ou seja, o valor do jogador a comprar tem que ser menor ou igual à soma do valor dispensado com o montante existente em caixa.

3. O ranking utilizado segue a mesma norma já explicada para a constituição das equipas. Se a alteração pretendida for comunicada até à meia noite de sexta feira, contará o ranking da segunda feira dessa semana. Se a alteração for comunicada a partir das 00:00 h de Sábado contará a ranking a publicar na segunda feira seguinte. Como é óbvio alterações comunicadas entre as 00:00 h de Sábado e a publicação do novo ranking têm caráter provisório até se poder aferir a concordância com a condição apresentada no ponto 2.

4. Não são permitidas alterações às equipas até ao início do Open da Austrália nem após o início do Masters de Paris.

Nota: As substituições de jogadores devem ser comunicadas neste tópico. Durante o fim de semana eu actualizo a constituição das equipas no tópico dos resultados.

Onde se pode encontrar mais facilmente o ranking ATP com o valor dos jogadores?

O site oficial do ATP é o melhor recurso: http://www.atpworldtour.com/Rankings/Singles.aspx

Pessoalmente considero que o site Stevegtennis tem os rankings apresentados de uma forma que facilita a sua leitura e utilização. Aqui fica o link: http://stevegtennis.com/12atprank.htm Neste site não consta ainda o ranking de 2 de Janeiro, mas podem utilizar o ranking de 26 de Dezembro de 2011 que as diferenças são praticamente inexistentes.

Participem! Não custa nada...

INSCRIÇÕES VALIDADAS

1.  
  2. donald
  3. Andre Silva
  4. Parrilla
  5. Peplin
  6. Descartes
  7. bobzz
  8. Joao Pereira
  9. Filipe Madeira
  10. RManelaa

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem, parece-me estar aqui um excelente substituto do Jogo dos Prognósticos. :D

Espero que o pessoal adira, vamos lá tornar isto interessante!

Parabéns pela iniciativa, mais uma! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

É deveras interessante, para além de que eu próprio organizo este jogo noutro fórum. Claro que participo.

Podemos já formar a equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

É deveras interessante, para além de que eu próprio organizo este jogo noutro fórum. Claro que participo.

Podemos já formar a equipa?

Claro que podem. Até já recebi uma equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas esta semana já está em andamento com os torneios de Brisbane, Doha e Chennai?

Sim e não.

A classificação por pontos só começará na semana de Sidney e Auckland mas para quem enviar as equipas até à meia noite do dia 6 (sexta-feira) já vão ter actualizada a valorização ou desvalorização da equipa com a actualização do ranking ATP a publicar no próximo dia 9.

Compartilhar este post

Link para o post

então convém meter já três quem esteja nas meias esta semana :mrgreen:

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

É uma estratégia...

Tal como poderá ser uma excelente estratégia ir mudando a equipa todas as semanas tendo em atenção os jogadores que participam nos torneios da semana seguinte.

Acho que o jogo ficará mais interessante se for jogado assim do que fazer uma equipa no início do ano e voltar ao tópico no fim do ano para ver em que lugar é que ficou, enquanto o "preto" fica com o trabalho de actualizar as classificações semanalmente.

Sendo que, naturalmente, qualquer um é livre de jogar como bem entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente iniciativa, a ver se esta noite envio a minha equipa. Só ontem vi que o outro jogo tinha acabado :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Adenda às regras

10% dos pontos que as equipas somarem em cada semana serão revertidos em valor, sendo somados ao montante que cada jogador tem em caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Já validei a participação dos seguintes concorrentes:

1. donald

2. Andre Silva

3. Parrilla

4. Peplin

5. Descartes

No 1º post será actualizada a lista dos participantes no jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais 3 participações validadas:

•  
  • bobzz
  • Joao Pereira
  • Filipe Madeira

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria jogar mas nem vi isto :mrgreen:

ja vi e vou agr fazer a equipa ;)

Editado por Bynum Lover

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu quiser trocar alguém para o Australian Open ainda posso?

Não. Acho que referi isso no 1º post. As substituições são possíveis apenas a partir de do Australian Open. Podem já fazê-las, se quiserem, mas só terão efeitos na semana posterior ao AO.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok ok. Era mais porque o Mayer se lesionou e se desse para trocar era óptimo. Assim vou torcer por uma final Ferrer - Raonic :mrgreen:

Obrigado pelo esclarecimento Desc. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a fazer umas contas e resolvi introduzir mais uma modificação nas regras. Vou estabelecer um limite de 3 substituições por semana. A possibilidade de mudar a equipa toda poderia trazer, no futuro, alguma monotonia ao jogo, Isto se houver participação assídua, claro.

Recordo que já podem fazer mudanças na equipa, se assim o entenderem. As alterações feitas até às 24h00 de sexta-feira serão válidas para os torneios da próxima semana.

Equipas actuais

Valor actual dos jogadores

Entry Lists para os torneios da próxima semana

Compartilhar este post

Link para o post

Para trocar um jogador, digo aqui qual a troca que quero fazer ou mando-te PM?

Compartilhar este post

Link para o post

Para trocar um jogador, digo aqui qual a troca que quero fazer ou mando-te PM?

Como quiseres.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...