Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Pois é, está na altura de entregar a declaração anual de IRS. Este ano ainda há algumas deduções, pelo que é de aproveitar. Este tópico serve para dar ajuda a quem precisa de preencher a declaração(papel ou eletrónica) e, especialmente, para os mais calejados nestas andanças partilharem algumas dicas de como aproveitar os nossos direitos nas deduções. :mrgreen:

Vá, haja camaradagem!!!

Editado por Jack van Su1
Alteração do título.

Compartilhar este post

Link para o post

O último ano com deduções, de facto.

Aproveitar antes que o Gaspar roube tudo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Dica 1

ter uma amiga num escritorio de contabilidade para evitar ter de sermos nós a entregar e ter direito aos truques (os poucos possiveis)

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Filho da p*ta do IRS que chega ao fim e apgo sempre, mesmo co ma ajuda de um TOC.

Compartilhar este post

Link para o post

Filho da p*ta do IRS que chega ao fim e apgo sempre, mesmo co ma ajuda de um TOC.

solteiro, com um rendimento elevado, sem dependentes, sem pagar casa, querias o que? receber, não? Vai mas é roubar para a estrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Dica 1

ter uma amiga num escritorio de contabilidade para evitar ter de sermos nós a entregar e ter direito aos truques (os poucos possiveis)

Ora, f*da-se... Eu aqui a contar contigo. angry.gif

Compartilhar este post

Link para o post

solteiro, com um rendimento elevado, sem dependentes, sem pagar casa, querias o que? receber, não? Vai mas é roubar para a estrada.

Já desconto o ano inteiro e chega a esta altura e levo uma bolada do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

ava7-7.png

u mad?

Compartilhar este post

Link para o post

Já desconto o ano inteiro e chega a esta altura e levo uma bolada do crl.

Se nem parte das retenções consegues ir buscar é porque ganhas bem e não tens despesas...

Casa-te e arranja uma ninhada de filhos, que já não pagas, e ainda vais buscar algum no acerto. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Estudantes que estudem fora do distrito de residência: coloquem as despesas com transportes e alimentação na cantina.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso como trabalhador estudante que nem ganho 3000 euros por ano dá para receber alguma coisa das despesas de educação?

Compartilhar este post

Link para o post

Estudantes que estudem fora do distrito de residência: coloquem as despesas com transportes e alimentação na cantina.

Indo ao encontro deste post. Quem tiver bolsa de estudo que va a secretaria da faculdade e peça um comprovativo relativo ao pagamento das propinas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vocês vão ter com um TOC para vos fazerem o IRS?

Os TOC's são uns roubalheiros e maior parte das vezes não metem as despesas todas.

Compartilhar este post

Link para o post

nos dois anos que fiz nunca paguei, mas também tenho tado a ganhar apenas o salário minimo, se não houver inconveniente podes dizer +- quanto ganhas?. já tou com medo de pagar este ano. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest diogoflip

Acho que o valor das propinas já "enche" tudo o que é de despesas. De qualquer maneira guardo sempre os recibos da cantina e os bilhetes do expresso.

Compartilhar este post

Link para o post

nos dois anos que fiz nunca paguei, mas também tenho tado a ganhar apenas o salário minimo, se não houver inconveniente podes dizer +- quanto ganhas?. já tou com medo de pagar este ano. :medinho:

Tiro à volta de 1200€/mês porque recebo 2 ordenados. Além disso minhas despesas é só dentistas, seguros de saúde, etc. Ano passado paguei 350€ :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo nada disto, mas em dois anos nunca paguei nada, vamos lá ver como é que corre este ano visto que só tenho recibos verdes a declarar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o valor das propinas já "enche" tudo o que é de despesas. De qualquer maneira guardo sempre os recibos da cantina e os bilhetes do expresso.

True, já me esquecia desse "pormenor". :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest diogoflip

True, já me esquecia desse "pormenor". :mrgreen:

Portanto, em termos de IRS é igual estudar dentro ou fora do distrito :/ enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, se tiveres mais de 3 irmãos, o limite aumenta, mas também só são 140 € por cada um.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest diogoflip

Bem, se tiveres mais de 3 irmãos, o limite aumenta, mas também só são 140 € por cada um.

Só tenho dois irmãos.

Despesas de expresso e cantina acho que não dá. Mas material escolar costumo meter no nome deles. Ainda o mês passado comprei uma calculadora gráfica porque precisava para a faculdade (o meu irmão tinha ficado com a minha) e meti no nome dele. Posso fazer isso não posso?

Editado por diogoflip

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe se a compra de óculos (armação+lentes) é dedutível?

Sim, é.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...