Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
xicantonio

[Tourada] Cavalo morre em Sevilha (CONTEÚDO EVENTUALMENTE CHOCANTE)

Publicações recomendadas

Não chegaste lá. Tu disseste que a questão económica era uma desculpa. Eu disse que não era uma desculpa para a tourada não acabar, mas antes uma consequência disso. Simple as that.

E claro, porque raio estaria eu a argumentar contra uma coisa que não quero que acabe! :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Se esse é o Padilla, já toureia outra vez.

É o Padilla sim. Sim, ele disse que ia voltar, mas calculo que continue com a cara toda destruída. Vi uma entrevista dele após o acidente e parecia um campo de batalha a cara dele.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Padilla sim. Sim, ele disse que ia voltar, mas calculo que continue com a cara toda destruída. Vi uma entrevista dele após o acidente e parecia um campo de batalha a cara dele.

Ele já toureia. Com uma pala no olho, mas lá vai.

1F0K0352.jpg

Domingo é do CM, e CM não tem credibilidade neste fórum. :adeus:

Não sei se não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não chegaste lá. Tu disseste que a questão económica era uma desculpa. Eu disse que não era uma desculpa para a tourada não acabar, mas antes uma consequência disso. Simple as that.

E claro, porque raio estaria eu a argumentar contra uma coisa que não quero que acabe! :confuso:

Eu percebi. Mas temos de medir as consequências todas e não só essa em separado. E para mim a vida dos animais é mais importante que todo o dinheiro que as touradas geram.

Não era isso. É não estares aqui a argumentar com coisas onde não tens razão, como outras pessoas o fazem.

Não sei se não tem.

Não tem.

Mas diz lá do que se trata. :biggrin:

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem.

Off: Quando eles avançaram que o Benfica tinha tentado o AVB vi naquele tópico, todo um interesse e dedicação.

Aqui um cheirinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi. Mas temos de medir as consequências todas e não só essa em separado. E para mima vida dos animais é mais importante que todo o dinheiro que as touradas geram.

Não era isso. É não estares aqui a argumentar com coisas onde não tens razão, como outras pessoas o fazem.

Ah ok, levei o que tinhas dito como se fosse com ironia, desculpa ;) (well, o Descartes tem estado activo no tópico, é normal que uma pessoa leve sempre para esses campos! :mrgreen:)

Quanto ao outras pessoas não teres razão, é uma perspectiva individual, tal como tu assumes a tua ao dizeres que "a vida dos animais é mais importante que todo o dinheiro que as touradas geram." Acima de tudo esta discussão parece-me que gira mais em torno de valores e o peso relativo que se lhes dá. Se já mudar opiniões é o que é, mudar valores então, ui, boa sorte nisso! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa lá só te responder agora Desc, mas a minha mioleira não estava virada para estas discussões de empatia/simpatia... :biggrin:

Nada impede a criação de parques naturais para a conservação dos touros. É uma questão de sensibilidade. Penso que não existe lucro com a conservação do lince ibérico, no entanto têm-se feitos esforços para que a extinção não aconteça. É garantida a não-extinção da espécie? Não. Mas não será um caso assim tão negro como tentas pintar.

Os touros não precisam de viver em ecossistemas específicos, até porque julgo que nem são presas nem predadores, logo o impacto no mesmo não será relevante. E até são domesticados. O único impacto que vejo é no bolso, mais nada.

É uma questão de responsabilização dos portugueses e quem sabe do Estado. Se o touro é um símbolo da nossa cultura, então que o seja pelas melhores razões. E se assim forem, não duvido que muita gente apoie uma causa para a sua preservação em território português.

Não tinha lido isto, por isso podia-me ter poupado à conversa dos ecossistemas. :mrgreen:

Se termina-se uma tradição, porque não criar outra? Por mim bania tudo o que envolvesse esta tradição, mas muita gente provavelmente não se importaria de ver uma tourada só com forcados.

É uma questão de encontrar o equilíbrio e não de irmos de encontro aos extremos que defendem as nossas posições.

My bad. Sempre aprende-se alguma coisa com o velhote. Fiquei esclarecido.

Para castigo também me demorei na resposta ao teu post...:lol:

1 - A questão dos parques ou reservas

Tu dizes que nada existe que impeça a criação desses parques que garantam a sobrevivência da raça. Eu discordo!

Primeiro por causa de algo que tu próprio disseste: trata-se de uma raça de animais domesticados. Os parques e reservas são criados tendo em vista a sobrevivência de animais selvagens. O caso que apresentas do lince ibérico é exemplo disso mesmo. Cria-se uma área protegida com condições para que os animais sobrevivam e eles depois são lá largados e acompanhados, desenrascando-se sozinhos sem intervenção humana. A domesticação implica uma afetação de recursos humanos e materiais que só faz sentido com rentabilidade desse mesmo investimento. A criação de uma reserva dessa natureza para os touros bravos iria, com toda a probabilidade, equipará-los aos javalis ou veados, servindo como objeto dos praticantes da caça grossa.

De resto uma medida dessa natureza é contrária a todas as regras da boa gestão. Termina-se com uma atividade rentável, abolindo a sua fonte de rendimentos e passam-se os encargos para o estado. Um negócio que resultaria desastroso e sem qualquer viabilidade.

2 - Touradas só com forcados

Seria uma coisa completamente diferente. Não sei se melhor ou pior, nem sei se teria aceitação por parte do público aficionado.

Em todo o caso, seria como se, ao analisar o futebol e partindo do pressuposto que o que verdadeiramente interessa são os golos, se instituísse uma regra que proibisse as equipas de jogarem com Guarda-Redes. Haveria com certeza mais golos. Mas eu acho que passaríamos a falar de um desporto diferente.

Claro, é o que lhe resta, não tem fuga.

Exactamente a mesma. O touro ao estar a ser atacado vai atacar ou fugir. Como já disse não pode fugir, só atacar.

A questão financeira não pode servir como desculpa para continuar uma actividade de tortura.

Se eu abrir uma casa de espectáculos onde torturo sem-abrigos também vou alegar que não pode acabar porque me serve de sustento?

Ou seja: se o touro tem medo ele ataca; se não tem medo, ele ataca. Mas tu concluis que ele tem medo. Não percebo porquê. A não ser que se trate apenas de uma convicção pessoal.

A ideia que tenho de tortura é diferente da tua. Geralmente imagino o alvo de tortura amarrado, submisso e indefeso. Se os bichos estivessem presos e sem condições de reagir e lhes fossem espetar ferros aí sim, eu consideraria isso como tortura e, como, tal, inadmissível. Não é o caso das touradas.

Como a questão da tortura é, no mínimo, passível de discussão, a questão económica é relevante e potencialmente determinante.

Eu percebi. Mas temos de medir as consequências todas e não só essa em separado. E para mim a vida dos animais é mais importante que todo o dinheiro que as touradas geram.

Não tem.

Para ti a vida dos touros pode ser mais importante que o dinheiro gerado pelas touradas. O mesmo não acontece com o campino e sua família.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja: se o touro tem medo ele ataca; se não tem medo, ele ataca. Mas tu concluis que ele tem medo. Não percebo porquê. A não ser que se trate apenas de uma convicção pessoal.

A ideia que tenho de tortura é diferente da tua. Geralmente imagino o alvo de tortura amarrado, submisso e indefeso. Se os bichos estivessem presos e sem condições de reagir e lhes fossem espetar ferros aí sim, eu consideraria isso como tortura e, como, tal, inadmissível. Não é o caso das touradas.

Como a questão da tortura é, no mínimo, passível de discussão, a questão económica é relevante e potencialmente determinante.

Para ti a vida dos touros pode ser mais importante que o dinheiro gerado pelas touradas. O mesmo não acontece com o campino e sua família.

Simples, o touro é desafiado. Normalmente vai atacar, porque não tem outra escolha. É como um cão encurralado, tem muito mais probabilidades de morder quando é desafiado.

Segundo o dicionário:

Significado de Tortura

subst. f.

1. sofrimento físico causado a alguém: instrumentos de tortura

2. tormento, angústia: torturas da alma

Claro, imagino que não. Tal como para o homem que organiza as lutas de galos vale mais o dinheiro que o a vida dos galos. Isso é em tudo.

Mas com essa afirmação fiquei a pensar se a tourada seria apenas uma forma de sustento ou algo mais. Sempre pensei que significasse algo mais para quem anda nesse meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...