Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
xicantonio

[Tourada] Cavalo morre em Sevilha (CONTEÚDO EVENTUALMENTE CHOCANTE)

Publicações recomendadas

Gosto do ambiente, da encenação, da música, do guarda roupa e dos ornamentos.

Gosto da arte do cavaleiro, da agilidade e elegância dos cavalos, da simbiose entre cavalo e cavaleiro.

Gosto da bravura do touro, da sua raça e agressividade. Gosto da forma como a habilidade de cavalo e cavaleiro conseguem iludir e domar a força bruta do touro.

Gosto da coragem dos forcados. Do seu espírito de união e solidariedade. Do seu trabalho em equipa para com os seus corpos desprotegidos conseguirem dominar o touro.

A morte do touro não acrescenta nada a tudo isto.

Obrigado, agora a segunda parte, em que consta a tourada e que 'provas' há?

bold.

Então és de acordo com que a tourada era algo muito melhor se o touro não morresse?

Outra questão, já deves tar farto de mim, azar o teu :mrgreen:

Seria possivel continuar com as touradas sem aleijar o raio do bicho(touro) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que se consiga criar um touro artificial e fazer uma tourada mantendo todos os ingredientes que inúmeras aí sem causar qualquer sofrimento animal.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que se consiga criar um touro artificial e fazer uma tourada mantendo todos os ingredientes que inúmeras aí sem causar qualquer sofrimento animal.

touro-mecanico.jpg

isso é rodeo não é tourada

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum animal gosta de sofrer. Como é que podes não tomar isso como verdade? Achas que os animais gostam de sofrer? Tu gostas de sofrer?

Touradas ou hotéis e centros comerciais são actividades que têm como objectivo o lucro. É perfeitamente normal compará-las.

Claro que traz custos enormes, tal como a tourada os traz. Custos ambientais, custos de sofrimento animal, etc. A tourada também tem custos ambientes, e tem o agravante de ter o custo do sofrimento do animal. O custo ambiental pode ser reduzido, tal como em todo o lado, de forma a manter um nível aceitável, mas o custo do sofrimento animal não pode ser reduzido e é por isso que as touradas são contestadas.

O que eu não tomo como verdade é o facto de afirmares que os animais gostam ou não gostam seja do que for. Se tomarmos como premissa que os animais têm sentimentos e que, por esse facto, estão habilitados a gostar ou desgostar então não me custaria concordar contigo. Que uma das coisas que eles não gostariam de certeza seria do seu sofrimento. A questão é que eu não tenho como seguro que essa premissa esteja certa.

Claro que são comparáveis. E eu digo: que venham as touradas e que venham hotéis e centros comerciais. Desde que os prejuízos colaterais não sejam incomportáveis como seriam uma instalação dessa natureza nas Berlengas, no Gerês ou na Arrábida.

E lá avançaste com mais uma afirmação com a qual não concordo. Que custos ambientais estão associados às touradas? Apenas os decorrentes da própria existência dos animais. E que, como são criados ao ar livre, são muito menores do que qualquer exploração pecuária de caráter industrial. Eu até acho que, a nível ambiental, a existência das ganadarias só traz benefícios.

Na verdade não é bem assim. A zona onde eles espetam chama-se funículo nucal e é único ponto de suporte entre o tronco e cabeça a nível posterior. Quando espetas lá fazes uma pressão danada no cachaço do touro, o que causa sofrimento, mesmo que admitamos, como tu dizes e bem, que o couro deles é bastante resistente. Porém, é o efeito da pancada em si que causa mais problemas. É o mesmo que dares uma palmada em seco na zona do cachaço de uma pessoa. Que é que acontece?

Atenção, eu posso parecer agressivo nas minhas intervenções mas não o estou a ser :mrgreen: . Simplesmente não concordo com as touradas e sei que a maior parte dos aficionados pelas touradas (tenho conhecimento de causa) na Ordem dos Veterinários só o são porque não arranjam emprego em mais nenhum lado. E também há o factor cunha e dinheiro fácil. Nós quando recebemos a nossa documentação da ordem "prometemos" cuidar sempre do bem-estar animal. Agora diz-me, achas éticamente correcto para uma profissão que tem como ponto sagrado esta afirmação envolver-se numa tradição tão sangrenta?

Eu bem avisei que não tenho conhecimentos suficientes sobre a matéria. Portanto, pelo que disseste, cravar um ferro no dorso do animal assemelha-se mais a um calduço? E não estou a desvalorizar a situação, estou só a tentar compreender.

O bold não vou comentar. Fica só assinalado e fala por si só.

Quanto à ética, não quero meter a foice em seara alheia mas parece-me que não há qualquer incompatibilidade. O veterinário zela pelo bem-estar do animal durante toda a sua vida. Claro que ele sabe que o bicho vai ser sujeito a sofrimento nos últimos 20 minutos da sua vida, mas esse sofrimento não lhe será infligido pelo veterinário, portanto não vejo qual é o problema ético.

Compartilhar este post

Link para o post

Não um calduço, mas uma pancada de fazer quase perder os sentidos. Isto aliado à constituição do tal funículo nucal causa graves perturbações musculares. Sim, e o bold é mesmo verdade. Muitos são obrigados a irem para estes empregos por não quererem trabalhar na área de investigação.

Compartilhar este post

Link para o post

Não querer trabalhar em certa área / não arranjam emprego em mais lado nenhum

does not compute

Compartilhar este post

Link para o post

Não querer trabalhar em certa área / não arranjam emprego em mais lado nenhum

does not compute

Não me expliquei bem na primeira que usei o "não arranjam". Não é o não terem emprego, simplesmente preferem um emprego fácil, em que ganham dinheiro fácil, a um emprego que requer mais trabalho e é bastante mais exaustivo. É a esse aspecto que me estou a referir,

Compartilhar este post

Link para o post

Assim já faz sentido, era a mesma coisa que eu ser professor universitário e não querer trabalhar numa escola secundária e andar a dizer que não havia emprego para mim. Mas voltando ao assunto. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, agora a segunda parte, em que consta a tourada e que 'provas' há?

bold.

Então és de acordo com que a tourada era algo muito melhor se o touro não morresse?

Outra questão, já deves tar farto de mim, azar o teu :mrgreen:

Seria possivel continuar com as touradas sem aleijar o raio do bicho(touro) ?

Chato do caraças... :cadeirada:

O espetáculo começa com a apresentação dos intervenientes. Cavaleiros, bandarilheiros (os gajos que andam com as capas para posicionar os touros na arena), e forcados.

Depois fica só o 1º cavaleiro na arena. Entra o touro e dá-se início à faena. O objetivo consiste em colocar o cavalo a fugir, fintar, iludir o touro. Quase como um jogador de futebol a driblar um adversário. Uma e outra vez. Em cada finta o cavaleiro tenta espetar um ferro no dorso do touro assinalando o seu triunfo sobre o animal e contribuindo para acicatar a bravura do touro. Depois de meia dúzia de ferros o cavaleiro retira-se ficando apenas o touro na arena. É a vez de entrarem em ação os forcados que procedem à pega. O objectivo é conseguir imobilizar o touro. Feito isto os forcados retiram-se e o touro também se retira. Seguem-se os agradecimentos e as ovações com uma volta à arena protagonizada pelo cavaleiro e pelo forcado que liderou a pega.

Depois vem outro cavaleiro, outro touro e o esquema repete-se. Uma corrida de touros normal tem 6 touros, 6 faenas e 6 pegas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu não tomo como verdade é o facto de afirmares que os animais gostam ou não gostam seja do que for. Se tomarmos como premissa que os animais têm sentimentos e que, por esse facto, estão habilitados a gostar ou desgostar então não me custaria concordar contigo. Que uma das coisas que eles não gostariam de certeza seria do seu sofrimento. A questão é que eu não tenho como seguro que essa premissa esteja certa.

Claro que são comparáveis. E eu digo: que venham as touradas e que venham hotéis e centros comerciais. Desde que os prejuízos colaterais não sejam incomportáveis como seriam uma instalação dessa natureza nas Berlengas, no Gerês ou na Arrábida.

E lá avançaste com mais uma afirmação com a qual não concordo. Que custos ambientais estão associados às touradas? Apenas os decorrentes da própria existência dos animais. E que, como são criados ao ar livre, são muito menores do que qualquer exploração pecuária de caráter industrial. Eu até acho que, a nível ambiental, a existência das ganadarias só traz benefícios.

Os animais têm sentimentos da mesma forma que todos os seres biológicos. Os sentimentos não são mais que um conjunto de reacções químicas ou impulsos eléctricos e por isso são transversais a todos os seres biológicos.

Os custos da construção das arenas, deslocações dos touros, vacas, toureiros, forcados e restante staff necessário numa tourada. Os custos de manter uma arena a funcionar. Os custos de construir e manter uma ganadaria. Todos os custos. E falo em custos ambientais, sim. Mas claro podes contra-atacar dizendo que todas as actividades humanas têm custos ambientais, claro, daí eu ter dito que a tourada tem a agravante de ter outros custos, nomeadamente o custo do sofrimento animal. E esse não pode ser reduzido mantendo uma tourada como ela é.

Mas e o que dizes, como aficionado, da minha 'sugestão'?

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Chato do caraças... :cadeirada:

O espetáculo começa com a apresentação dos intervenientes. Cavaleiros, bandarilheiros (os gajos que andam com as capas para posicionar os touros na arena), e forcados.

Depois fica só o 1º cavaleiro na arena. Entra o touro e dá-se início à faena. O objetivo consiste em colocar o cavalo a fugir, fintar, iludir o touro. Quase como um jogador de futebol a driblar um adversário. Uma e outra vez. Em cada finta o cavaleiro tenta espetar um ferro no dorso do touro assinalando o seu triunfo sobre o animal e contribuindo para acicatar a bravura do touro. Depois de meia dúzia de ferros o cavaleiro retira-se ficando apenas o touro na arena. É a vez de entrarem em ação os forcados que procedem à pega. O objectivo é conseguir imobilizar o touro. Feito isto os forcados retiram-se e o touro também se retira. Seguem-se os agradecimentos e as ovações com uma volta à arena protagonizada pelo cavaleiro e pelo forcado que liderou a pega.

Depois vem outro cavaleiro, outro touro e o esquema repete-se. Uma corrida de touros normal tem 6 touros, 6 faenas e 6 pegas.

Muito obrigado pela paciência :carinhoso:

Então morrem 6 touros por tourada? :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Não um calduço, mas uma pancada de fazer quase perder os sentidos. Isto aliado à constituição do tal funículo nucal causa graves perturbações musculares. Sim, e o bold é mesmo verdade. Muitos são obrigados a irem para estes empregos por não quererem trabalhar na área de investigação.

Não percebi essa parte das perturbações musculares. Não me recordo de ter visto nenhum touro limitado a esse nível depois de lhe ter sido cravado um ferro.

Muito obrigado pela paciência :carinhoso:

Então morrem 6 touros por tourada? :medinho:

Sim, habitualmente é esse o seu destino. Achas muito?

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi essa parte das perturbações musculares. Não me recordo de ter visto nenhum touro limitado a esse nível depois de lhe ter sido cravado um ferro.

Sim, habitualmente é esse o seu destino. Achas muito?

Sinceramente não me aquece nem me arrefece, e com o que já li aqui sobre aquilo de ser um animal que não prejudica os ecossistemas com o seu desaparecimento, por mim dá igual serem 6 ou 60, óbvio que prefiro que não morra nenhum mas pronto, não te quero estragar o espectáculo 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Até está a ser das vezes em que está discussão está mais calminha :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a imaginar o descartes com um touro na varanda.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Peço desculpa mas com touros não tenha a mínima empatia.

Então porque é que usaste tantas vezes como argumento o bem estar do touro no círculo das touradas?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tou é a imaginar o Descartes em frente a uma manifestação a favor dos direitos animais, com um touro preso por uma corda e a discutir com os manifestantes. :lol:

[/offtopic]

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tou é a imaginar o Descartes em frente a uma manifestação a favor dos direitos animais, com um touro preso por uma corda e a discutir com os manifestantes. :lol:

[/offtopic]

Acredito que seria mais bem educado que as bestas que foram à tourada na manif que fui.

Estava o pessoal, numa cena silenciosa, só com cartazes e aparece a elite a tratar mal o pessoal. É daquelas coisas que me tiram do sério... gentalha!

Compartilhar este post

Link para o post

Nojento. Repugnante.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá a visão do Descarte neste assunto é algo que me revolta. Falar de animais e sua função como se fossem utensílios de cozinha é algo que me repugna. Alguém que pensa (ou pelo menos passa essa imagem) que os animais existem para nos satisfazer...

Compartilhar este post

Link para o post

Epá a visão do Descarte neste assunto é algo que me revolta. Falar de animais e sua função como se fossem utensílios de cozinha é algo que me repugna. Alguém que pensa (ou pelo menos passa essa imagem) que os animais existem para nos satisfazer...

Porquê utensílios de cozinha? A fazer uma comparação desse género seria mais como obras de arte ou jóias extremamente valiosas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...