Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vaart10

Jovem de 15 anos esfaqueado à porta da escola em Almada

Publicações recomendadas

Admiro-me muito mais como não há mais casos destes, pelo menos conhecidos. Eu estou no 12º ano da Escola Secundária da Amadora, a escola em si é muito boa, e os alunos, generalidade é tudo malta impecável, agora o contexto à volta é terrível, há escolas como a Seomara Costa Primo, Mães d'Água e uma escola de cursos profissionais do qual saiu por exemplo um tal que apareceu num vídeo a espancar uma miúda do Colombo, em que o ambiente é terrível, muitos desses alunos vivem em más condições sócio-económicas mas essas escolas ainda ajudam mais a que aconteçam barbaridades dessas. Efim, é triste saber que existem escolas que são autênticas zonas de guerra, um aluno que só por si já seja problemático ir parar a uma escola dessas é uma sentença de vida na maior parte dos casos.

Concordo contigo, o pessoal das mães d'agua e da escola das profissões junta-se todo à porta da minha escola (mais estes últimos).

A minha também é de cursos profissionais, mas nunca teve assim problemas em termos de segurança interior. Já houve isso sim brigas mesmo à porta protagonizadas por pessoas de fora como tu e eu referimos.

Compartilhar este post

Link para o post

Contexto:

- Dois bairros problemáticos (um social e outro não) que apresentam elevadas taxas de criminalidade, violência (não estamos a falar de violência física, mas sim armada);

- Desemprego de longa duração (que leva ao roubo);

- Tráfico de droga;

- Pais que trabalham muito tempo e deixam os filhos a sobreviver, durante o dia, às suas custas (que têm de aprender a safar-se na rua);

- Assaltos frequentes na rua, principalmente a alunos da escola;

- Práticas de violência gratuita, quando se oferece resistência a esses assaltos;

- Entre outras variadas coisas que se desenvolvem a partir do que mencionei acima.

Pois, calculo. Ignorar ou rejeitar esses jovens também não vai ajudar em nada.

Mas isso são situações demasiado complexas para haver uma solução no sistema actual. Simplesmente não existe solução nos moldes do sistema actual. É uma das muitas consequências do sistema.

Aqui numa escola perto da minha um "bully" espancou um puto com menos 4 anos com tijolos, até o puto ficar mesmo KO no chão

São situações totalmente diferentes. Um bully não tem nada a ver com um dos jovens descritos pelo Vaart.

Btw, essa situação que descreveste dá-me a volta ao estômago. Deteste ver os mais velhos/fortes a bater nos mais novos/fracos.

/dream mode on ...é começar a meter detectores de metais na entrada de cada escola... /dream mode off

Não é solução.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Isto está aqui pano para mangas com esse teu post.

É lamentável também é não ter uma solução para esses jovens. Claramente as escolas não são uma solução, nem para quem vem de zonas menos 'problemáticas' quanto mais de zonas 'problemáticas'.

Quanto ao crime, supondo que falas de roubos, é uma coisa que vai aumentar. É matemático, mais desemprego mais crime. Muitas vezes é uma realidade com a qual os jovens (e não falo com 14 ou 15 anos, falo mesmo jovens, de 8 e 9 anos) têm contacto desde muito cedo.

Claro era isso que estava a querer dizer. As escolas não podem receber este tipo de pessoas com problemas psicológicos. Deviam existir locais especializados para lidar com eles, mas todos nós sabemos como funciona.

Eu sei que com o aumento do desemprego/crise a criminalidade vai aumentar também, infelizmente são coisas directamente proporcionais uma a outra.

Mas temos de ser realistas, muitos deles roubam não porque precisam de dinheiro para comer, roubam para comprar "aquelas coisas que sabemos" e para se mostrarem entre gangs e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro era isso que estava a querer dizer. As escolas não podem receber este tipo de pessoas com problemas psicológicos. Deviam existir locais especializados para lidar com eles, mas todos nós sabemos como funciona.

Eu sei que com o aumento do desemprego/crise a criminalidade vai aumentar também, infelizmente são coisas directamente proporcionais uma a outra.

Mas temos de ser realistas, muitos deles roubam não porque precisam de dinheiro para comer, roubam para comprar "aquelas coisas que sabemos" e para se mostrarem entre gangs e afins.

Há muita coisa mal, e o conjunto de tudo leva a casos destes.

Muitos deles roubam para viver... Só para comer não, eu não vivo só com comer. Aquelas coisas que sabemos é droga? Se é, é compreensível. São jovens que têm contacto com a droga muito cedo, é mais que normalíssimo viciarem-se.

Um dos maiores problemas é os chamados bairros sociais. Segregar a população desfavorecida economicamente é uma péssima ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Há muita coisa mal, e o conjunto de tudo leva a casos destes.

Muitos deles roubam para viver... Só para comer não, eu não vivo só com comer. Aquelas coisas que sabemos é droga? Se é, é compreensível. São jovens que têm contacto com a droga muito cedo, é mais que normalíssimo viciarem-se.

Um dos maiores problemas é os chamados bairros sociais. Segregar a população desfavorecida economicamente é uma péssima ideia.

Sim quando falei "comer" estava a querer dizer viver. Tudo bem, viciam-se se quiserem, mas roubar para esses vícios?! Não consigo entender, talvez por não os ter, pode ser disso.

Concordo contigo no aspecto dos bairros sociais acho que deve haver um mix entre a população desfavorecida e os demais. Temos como exemplo disso as favelas, mas depois ha outra questão que se levanta. Quem vive nos bairros sociais faz questão de "informar" toda a gente de onde vem. Pelas ações que toma, claro que isto vai andar em circulos e vamos ter outra vez à questão do vandalismo,crimes,etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim quando falei "comer" estava a querer dizer viver. Tudo bem, viciam-se se quiserem, mas roubar para esses vícios?! Não consigo entender, talvez por não os ter, pode ser disso.

Concordo contigo no aspecto dos bairros sociais acho que deve haver um mix entre a população desfavorecida e os demais. Temos como exemplo disso as favelas, mas depois ha outra questão que se levanta. Quem vive nos bairros sociais faz questão de "informar" toda a gente de onde vem. Pelas ações que toma, claro que isto vai andar em circulos e vamos ter outra vez à questão do vandalismo,crimes,etc.

Um vício é mesmo caracterizado por isso. Se fosse 'só me drogo' quando quero não é vício. Num vício a pessoa tem necessidade de fazer isso (seja lá o que for) para se sentir melhor.

Claro, não existe razão nenhuma para criar bairros sociais. Cria-se habitação social sim senhor, mas não precisa de estar toda concentrada.

Não percebi isso de informar.

Compartilhar este post

Link para o post

Um vício é mesmo caracterizado por isso. Se fosse 'só me drogo' quando quero não é vício. Num vício a pessoa tem necessidade de fazer isso (seja lá o que for) para se sentir melhor.

Claro, não existe razão nenhuma para criar bairros sociais. Cria-se habitação social sim senhor, mas não precisa de estar toda concentrada.

Não percebi isso de informar.

Cenas do genero "Ah tal sou bue mau, porque venho não sei de onde..." não sei se me faço entender. Já assisti muitas vezes a cenas dessas em transportes publicos, por exemplo.

Quando o "pica" aparece surgem logo esse tipo de ameaças, era a isso que me estava a referir.

Compartilhar este post

Link para o post

Cenas do genero "Ah tal sou bue mau, porque venho não sei de onde..." não sei se me faço entender. Já assisti muitas vezes a cenas dessas em transportes publicos, por exemplo.

Quando o "pica" aparece surgem logo esse tipo de ameaças, era a isso que me estava a referir.

LOL, isso são parvoíces. É como quem diz que é fino porque vem do bairro todo chique. Ah e tal sou do Estoril, sou fino.

Compartilhar este post

Link para o post

LOL, isso são parvoíces. É como quem diz que é fino porque vem do bairro todo chique. Ah e tal sou do Estoril, sou fino.

É capaz

Como nunca vi niguem chique nao sei. :mrgreen:

De certa forma temos opiniões parecidas.

Editado por JP_Affelay

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é: existe interesse por parte de quem manda em melhorar as coisas? E existe viabilidade para se melhorar as coisas no sistema actual?

Em relação à primeira pergunta não posso responder, a segunda posso dizer que os custos de deslocar habitações sociais para acabar com a segregação da população desfavorecida são elevados, e isto era só a ponta do iceberg, muito mais tinha de ser feito, portanto economicamente não é viável, muito menos em Portugal e actualmente.

Ou seja, no sistema actual as soluções efectivas não são viáveis. Por isso continuamos a fazer mudanças insignificantes que mudam muito pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Moro na Praceta mesmo ao lado dessa escola há coisa de 3 meses. Ainda não me aconteceu nada de mal mas ainda coloquei a hipótese de fazer o caminho de metro da estação de Santo Amaro até casa a pé, mas bastou-me uma vez para verificar que era melhor não e agora vou de carro para a estação.

Compartilhar este post

Link para o post

Já há 30 anos que a zona e a escola são problemáticas. O pessoal do Miratejo nunca foi flor que se cheire...:badgrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Moro na Praceta mesmo ao lado dessa escola há coisa de 3 meses.

Moras ao pé de mim e não dizes nada desgraçado?

Já há 30 anos que a zona e a escola são problemáticas. O pessoal do Miratejo nunca foi flor que se cheire...:badgrin:

Conta mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Conta mais.

Sobre o quê? A ciganada do Bairro do Rato e zonas limítrofes do Laranjeiro/Miratejo e sua evolução nos últimos 30 anos? Ou sobre a malta que foi aí realojada nos últimos 20 anos vinda do PIA e do Torrão no seguimento das políticas de "integração" do Plano de Erradicação de Barracas implementado pelo Cavaco e desenvolvido pela Câmara comunista? Ou sobre a minha experiência de aluno nessa escola há muito... muito tempo?

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

As condições de segurança na escola sempre foram reduzidas, a direcção da escola nunca fez nada para prevenir estas situações, mais dia menos dia isto teria que acontecer. Aliás, além da insegurança, a direcção da escola é peregrina em tomar medidas que contribuem para o aumento deste tipo de situações: (a) aceitar alunos que foram expulsos de outras escolas, sem levantar objecções; e (b) pedir à Direcção Regional de Educação para abrir turmas de 5º e 6º ano, numa escola onde a insegurança é máxima (sobretudo devido ao contexto problemático de Miratejo) e onde essas crianças só servem para ser assaltadas, e para que a escola não feche por falta de alunos.

História da vida da escola onde andei do 5º ao 9º ano. Quanto mais passam os anos, pior está. Enquanto a minha irmã lá esteve temi por ela e ela chegou a ter mesmo alguns problemas por causa de malta dessa. E ninguém faz nada. Estão a f*der-se para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o quê? A ciganada do Bairro do Rato e zonas limítrofes do Laranjeiro/Miratejo e sua evolução nos últimos 30 anos? Ou sobre a malta que foi aí realojada nos últimos 20 anos vinda do PIA e do Torrão no seguimento das políticas de "integração" do Plano de Erradicação de Barracas implementado pelo Cavaco e desenvolvido pela Câmara comunista? Ou sobre a minha experiência de aluno nessa escola há muito... muito tempo?

A generalização que fizeste sobre o pessoal de Miratejo não ser flor que se cheire. Tu e eu, conhecemos perfeitamente a zona, e espero que saibas, tal como eu, que a zona da escola é Laranjeiro e não Miratejo, e que os bairros problemáticos são no Laranjeiro e não no Miratejo. O Miratejo tem problemas próprios associados a outro tipo de aspectos, infelizmente, mas até tem estado calmo, à excepção do pico do Verão.

A tua experiência na escola é, de certo, mais antiga que a minha, portanto eu também sei o que custa/custou andar naquela escola e sei que hoje, mais que há 13 anos, quando comecei a estudar lá, é mais complicado ser aluno ali devido ao contexto. Aliás, actualmente, é muito perigoso ser-se aluno dentro daquela escola.

E ninguém faz nada.

O problema maior é mesmo este, aliás protege-se quem faz este tipo de coisas.

hã?

Que conhece a zona, não fazia ideia.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

A generalização que fizeste sobre o pessoal de Miratejo não ser flor que se cheire. Tu e eu, conhecemos perfeitamente a zona, e espero que saibas, tal como eu, que a zona da escola é Laranjeiro e não Miratejo, e que os bairros problemáticos são no Laranjeiro e não no Miratejo. O Miratejo tem problemas próprios associados a outro tipo de aspectos, infelizmente, mas até tem estado calmo, à excepção do pico do Verão.

A tua experiência na escola é, de certo, mais antiga que a minha, portanto eu também sei o que custa/custou andar naquela escola e sei que hoje, mais que há 13 anos, quando comecei a estudar lá, é mais complicado ser aluno ali devido ao contexto. Aliás, actualmente, é muito perigoso ser-se aluno dentro daquela escola.

O problema maior é mesmo este, aliás protege-se quem faz este tipo de coisas.

Uau a sério? E este tipo de situações só prejudicam aqueles que querem "trabalhar" e que com o medo faltam ás aulas, menos atenção etc Quer dizer suponho eu que...

Compartilhar este post

Link para o post

A generalização que fizeste sobre o pessoal de Miratejo não ser flor que se cheire. Tu e eu, conhecemos perfeitamente a zona, e espero que saibas, tal como eu, que a zona da escola é Laranjeiro e não Miratejo, e que os bairros problemáticos são no Laranjeito e não no Miratejo.

A tua experiência na escola é, de certo, mais antiga que a minha, portanto eu também sei o que custa/custou andar naquela escola e sei que hoje, mais que há 13 anos quando comecei a estudar lá, é mais complicado ser aluno ali devido ao contexto. Aliás, actualmente, é muito perigoso ser-se aluno dentro daquela escola.

Pensei que o bonequinho :badgrin: tivesse expressado que me estava a meter contigo e com o Alhos... :wink:

Eu até tenho família a morar por aí e vou lá regularmente. E mesmo a minha experiência não foi muito má. Tirando dois ou três encontros com pirralhos ciganos que queriam trocos nunca fui incomodado. Também é certo que tive a sorte de ter um colega de turma (cinco estrelas) que morava mesmo no meio de um dos bairros mais complicados, de quem fui amigo e visita em sua casa e, por isso, estava razoavelmente protegido.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes, eram situações pontuais. Pelo que me têm dito, é uma situação que tem vindo a aumentar. Podes ser, facilmente, assaltado lá dentro, como o podes ser nas imediações da escola. Aliás, eu ainda me lembro de ir para a escola às 8h20m e estarem já alguns jovens preparados para começar as suas manhãs de assaltos aos alunos da escola, por exemplo. Sou do tempo em que se roubavam ténis aos alunos, que desapareciam telemóveis, carteiras e dinheiro dos balneários, estando eles fechados, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes, eram situações pontuais. Pelo que me têm dito, é uma situação que tem vindo a aumentar. Podes ser, facilmente, assaltado lá dentro, como o podes ser nas imediações da escola. Aliás, eu ainda me lembro de ir para a escola às 8h20m e estarem já alguns jovens preparados para começar as suas manhãs de assaltos aos alunos da escola, por exemplo. Sou do tempo em que se roubavam ténis aos alunos, que desapareciam telemóveis, carteiras e dinheiro dos balneários, estando eles fechados, etc.

Não havia cacifos ou uma funcionaria a "guardar" os balneários?

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que o bonequinho :badgrin: tivesse expressado que me estava a meter contigo e com o Alhos... :wink:

Eu percebi ;), mas o rótulo de Miratejo é um bocado chato, especialmente quando estudas em Lisboa e dizes: Sou de Miratejo e o feedback que tens é: Zona problemática, só gente mal formada, drogados, gatunos, ladrões e afins.

Não havia cacifos ou uma funcionaria a "guardar" os balneários?

A ser altura, houve. E havia uma contínua a guardar os balneários, mesmo ao lado deles, contudo foram muitas as vezes que desapareceram coisas como as que referi acima.

Compartilhar este post

Link para o post

não conheço a zona até porque morava no Norte, mas pelos vistos está assim em quase todo o país

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...