Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Publicações recomendadas

ex_logo.jpg

Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Anúncio à preservação das células estaminais está a ser fortemente condenado. A campanha da Crioestaminal explora "o sentimento de culpa dos pais" e "transmite falsidades científicas".

Desde que foi lançada' date=' a campanha da Crioestaminal que promove a preservação das células estaminais está a levantar uma onda generalizada de protestos. No spot televisivo, com a imagem de uma criança sentada numa marquesa, uma voz começa por dizer que "há uma hipótese em 200" de um dia ser diagnosticada ao seu filho "uma doença cujo tratamento se pode encontrar nas suas células estaminais ou nas de um irmão". Doenças como "a leucemia, o linfoma, tumores sólidos", prossegue a voz em off. No final, a criança pergunta simplesmente: "Mãe, pai, guardaram as minhas células?"

Miguel Oliveira da Silva, obstetra e presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), não teve reservas em dar ao Expresso a sua opinião pessoal. "Acho uma campanha vergonhosa, que perante o silêncio distraído do Estado, comunica falsidades científicas, jogando com o sentimento dos pais".

Miguel Oliveira da Silva sublinha que, embora este possa ser um exemplo extremo, as críticas são válidas para a generalidade das campanhas. Refere ainda que, "em Junho ou Julho" o CNECV emitirá um parecer sobre as células do cordão umbilical, reforçando a urgência de o Estado regulamentar esta matéria.

Os comentários negativos ao conteúdo do anúncio têm-se multiplicado também na página da Crioestaminal no Facebook. São, sobretudo, pais que se pronunciam. "Nunca vi um anúncio tao repugnante, que tenta culpabilizar os pais que não puderam ou que por opção não fizeram a recolha e conservação das células estaminais", escreve Carla Araújo Esteves. No mesmo mural, Diogo Caldas comenta: "Sou cliente vosso e não me reconheço nem um pouco na filosofia comercial e no script do anúncio que agora colocaram no ar. É uma vergonha".

Numa nota também publicada na página, a empresa reconhece que ao lançar a "campanha de sensibilização" estava consciente da sua mensagem forte. "Era essa a nossa intenção", pode ler-se.

A nota prossegue com a afirmação de que "são mais de 80 as doenças que podem ser tratadas com recurso às células estaminais do sangue do cordão umbilical" e que "até hoje já foram realizados mais de 25 mil transplantes de sangue do cordão umbilical". E termina: "Aumentando o número de amostras de células estaminais guardadas, serão cada vez mais as crianças e adultos que poderão beneficiar desta opção. É esta a nossa causa!"

Ao Expresso, o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) não confirmou se já recebeu alguma queixa pela campanha em causa, justificando que "as queixas são confidenciais".

O ICAP esclarece, no entanto, que qualquer pessoa pode manifestar o seu desagrado ou fazer uma queixa, seja através do site do Instituto, seja através de email. Uma vez que o ICAP não atua por iniciativa própria, qualquer campanha só será analisada tendo por base uma denúncia.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/campanha-de-celulas-estaminais-e-vergonhosa-e-tem-falsidades-cientificas=f726748#ixzz1vFWZGCRI

[/quote']

Uma vergonha!

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem que essa notícia não esclarece nada, não me admira nada esse tipo de atitudes. É o que se faz mais hoje em dia, ganhar dinheiro com os sentimentos das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi. Acharam a publicidade ofensiva porque não tiveram oportunidade de guardar as células estaminais?

E onde é que estão as falsidades científicas?

Provavelmente no "1 em 200 bla bla bla".

Quanto ao ser ofensivo é pelo facto de estar um bocado a dizer que quem não o faz é mau pai, apela ao sentimento de culpa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que percebi tem falsidades científicas. Mas também não disseram onde.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente no "1 em 200 bla bla bla".

Quanto ao ser ofensivo é pelo facto de estar um bocado a dizer que quem não o faz é mau pai, apela ao sentimento de culpa.

Um bocado é pouco, deve ser baratinho isto deve....

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso já tinha reparado nessa campanha, é triste a exploração que fazem ao sentimento alheio.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim qualquer negócio que seja feito usando os sentimentos das pessoas é motivo para indignação.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu, é uma publicidade que procura explorar o pavor que qualquer pai sente de um seu filho morrer no futuro. A sério que não vez nada de mal nisto?

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim qualquer negócio que seja feito usando os sentimentos das pessoas é motivo para indignação.

:lol: Diz-me um que não seja feito usando os sentimentos das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que as falsidades venham da afirmação que se possa tratar as doenças referidas com as células estaminais. E existem diversos factores para que após alguns anos as células conservadas mantenham-se boas para poderem ser utilizadas.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Diz-me um que não seja feito usando os sentimentos das pessoas.

Nem eu disse que existia um. Aliás é mesmo por isso que sou contra os negócios.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem eu disse que existia um. Aliás é mesmo por isso que sou contra os negócios.

Então, vivíamos todos debaixo das palmeiras enquanto caçamos com paus e pedras e cozinhamos na fogueira acendida com paus? :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, vivíamos todos debaixo das palmeiras enquanto caçamos com paus e pedras e cozinhamos na fogueira acendida com paus? :estrelas:

Se é tudo o que a tua lógica consegue alcançar, sim. Ainda assim vivíamos melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se é tudo o que a tua lógica consegue alcançar, sim. Ainda assim vivíamos melhor.

Sem negócios não há nada... :lol: Queres uma casa? nope, ninguém as vende, porque ninguém as constrói. Queres comer? Tens de ir caçar porque ninguém vende comida. Caças com armas? nope, porque ninguém as faz. Queres fogo? Como acendes? isqueiro? nope, ninguém os faz. Percebes a minha lógica?

Se não era isso que querias dizer, não te fizeste entender.

Compartilhar este post

Link para o post

wtffff

???

:confuso:

Sem negócios não há nada... :lol: Queres uma casa? nope, ninguém as vende, porque ninguém as constrói. Queres comer? Tens de ir caçar porque ninguém vende comida. Caças com armas? nope, porque ninguém as faz. Queres fogo? Como acendes? isqueiro? nope, ninguém os faz. Percebes a minha lógica?

Se não era isso que querias dizer, não te fizeste entender.

Não me entendeste bem não...

Lá por não haver ninguém a vender casas, não significa que não exista ninguém ou nada (tecnologicamente é possível uma 'máquina' construir casas, portanto não existe razão para serem as pessoas a fazê-lo, a menos que o façam de livre vontade) a construí-las. O mesmo serve para o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

???

Lá por não haver ninguém a vender casas, não significa que não exista ninguém ou nada (tecnologicamente é possível uma 'máquina' construir casas, portanto não existe razão para serem as pessoas a fazê-lo, a menos que o façam de livre vontade) a construí-las. O mesmo serve para o resto.

E quem faz as máquinas? :lol: E quem lhes faz a manutenção? E quem cria os materiais para as construir? Estás mesmo a falar a sério?

Compartilhar este post

Link para o post

E quem faz as máquinas? :lol: E quem lhes faz a manutenção? E quem cria os materiais para as construir? Estás mesmo a falar a sério?

Então os humanos desapareceram da terra? Ou achas mesmo que as pessoas só funcionam com base no lucro? Estou.

Compartilhar este post

Link para o post

Então os humanos desapareceram da terra? Ou achas mesmo que as pessoas só funcionam com base no lucro? Estou.

Esquece, tens uma visão completamente utópica e irrealista do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Utopia, como significado de irrealizável é ilógico. Uma coisa só é irrealizável se for cientificamente impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ver o factor humano ser posto de parte.

Compartilhar este post

Link para o post

???

Já vivemos assim. Cada um fazia tudo o que precisava. Entretanto começaram a aperceber-se que o tempo não chegava para tudo. Então começaram a trocar aquilo que conseguiam fazer melhor e em quantidade mais do que suficiente por aquilo que precisavam e que outro fazia também em quantidades mais do que suficientes. Cada um especializou-se numa área e trocava o seu excedente por tudo o resto que precisava. Entretanto começaram a reparar que tornava-se complicado trocar cabras por feijões (a não ser que ficassem com uma quantidade de feijões muito superior à quantidade de que precisavam) e então criaram um objecto com um valor pré-definido e que servia como moeda de troca. Muitos anos depois aqui estamos. Se podiamos viver da maneira que dizes? Podiamos. Até já o fizemos. Entretanto, como somos seres que procuram a evolução, fomos procurando sempre algo mais cómodo e chegamos a este ponto.

É que com a tua teoria tu não colocas em causa o lucro, tu colocas em causa as pessoas serem remuneradas pelo seu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Óbvio. Mas quem é que se vai especializar numa tarefa para não receber nada em troca? Quem é que vai ensinar essa especialização ou escrever sobre ela sem receber nada em troca? Quem é que vai trabalhar anos a fio sem receber nada em troca? É ridículo. Se acreditasses mesmo no que dizes a esta altura vivias na floresta longe da civilização.

Compartilhar este post

Link para o post

Óbvio. Mas quem é que se vai especializar numa tarefa para não receber nada em troca? Quem é que vai ensinar essa especialização ou escrever sobre ela sem receber nada em troca? Quem é que vai trabalhar anos a fio sem receber nada em troca? É ridículo. Se acreditasses mesmo no que dizes a esta altura vivias na floresta longe da civilização.

A resposta era ao meu post ou ao do Gaberlunzie? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

A resposta era ao meu post ou ao do Gaberlunzie? :confuso:

O "óbvio" era para ti. O resto era para ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ver o factor humano ser posto de parte.

Já discutimos isso há 5 meses atrás. :mrgreen:

Se com factor humano queres dizer natureza humana, já disse que isso não existe. Pelo menos que eu tenha conhecimento e/ou que faça parte da minha lógica. Mas estou sempre aberto a novos factos e argumentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...