Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Leonino

Sporting - Treinador de bancada

Publicações recomendadas

Próxima época.

Saídas (Vendas): Jefferson, Cédric, André Martins, Adrien, Montero.

Saídas (Empréstimo): Boeck, Sarr, Tobias, Rabia, Mané e Capel.

Total: 11 saídas.

Entradas (Retorno de empréstimos/Subidas da B): João Palhinha, Wallyson, Chaby, Iuri Medeiros, Gelson Martins, Matheus Pereira, Labyad e Rubio.

Entradas (Contratações):

Em definitivo/empréstimo:

Guarda-redes: Adriano Facchini, Vagner, Goicochea

Defesas centrais: Marcin Kamiński / Berat Xhimshiti / Eder Balanta / Jeison Murillo

Lateral-direito: Jonathan Castro Otto / Martin Linnes / Wallace / Corchia

Lateral-esquerdo: Raphael Guerreiro / Ali Adnan / Kolodziejczak / Dárvin Chávez

Médio-defensivo: Matías Kranevitter / Rene Krhin / Edgar Mejia / Yann Bodiger

Número 10: Wahbi Khazri / Yosuke Kashiwagi / Santiago Montoya

Extremos: Gonzalo Bueno / Marco Fanián / Paul-José M'Poku / Evrard Kouassi / Néstor Calderón

Avançados: Simon Makienok / Borja Báston / Ivan Santini

Total: 8 entradas.

Editado por AriGold76

Compartilhar este post

Link para o post

Próxima época.

Saídas (Vendas): Jefferson, Cédric, André Martins, Adrien, Montero.

Saídas (Empréstimo): Boeck, Sarr, Tobias, Rabia, Mané e Capel.

Total: 11 saídas.

Entradas (Retorno de empréstimos/Subidas da B): João Palhinha, Wallyson, Chaby, Iuri Medeiros, Gelson Martins, Matheus Pereira, Labyad e Rubio.

Entradas (Contratações):

Em definitivo/empréstimo:

Guarda-redes: Adriano Facchini, Vagner, Goicochea

Defesas centrais: Marcin Kamiński / Berat Xhimshiti / Eder Balanta / Jeison Murillo

Lateral-direito: Jonathan Castro Otto / Martin Linnes / Wallace / Corchia

Lateral-esquerdo: Raphael Guerreiro / Ali Adnan / Kolodziejczak / Dárvin Chávez

Médio-defensivo: Matías Kranevitter / Rene Krhin / Edgar Mejia / Yann Bodiger

Número 10: Wahbi Khazri / Yosuke Kashiwagi / Santiago Montoya

Extremos: Gonzalo Bueno / Marco Fanián / Paul-José M'Poku / Evrard Kouassi / Néstor Calderón

Avançados: Simon Makienok / Borja Báston / Ivan Santini

Total: 8 entradas.

16 entradas e 11 saídas ?

Montero, Mané e Tobias com o galheiro ?

E que cena é essa de emprestar o Mané e subir o Gélson Martins ? É que mal por mal, fica-se com o primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar do mau momento do Montero, mais depressa vendia o Slimani do que o Montero.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu espero bem que as noticias estejam certas e as entradas sejam interiores.

Com as promoções de Esgaio, Iuri, Chaby, Wallyson, Rubio, Gauld e o regresso de Labyad não me parece ser preciso mexer muito.

Deixava sair Sarr (emprestimo), Slimani, William (so mesmo pelo dinheiro), Miguel Lopes, Capel e Cedric. De fora só dava mesmo prioridade a um PL.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só vi por alto o post do Poeira, mas há uma cena que eu enquanto treinador vou tentar evitar ao máximo, que é ter 10 nacionalidades diferentes dentro do plantel. Pelo menos a nível de língua... Eu quero dizer uma cena a uma bacano no treino, mas tou a falar para todos e depois metade não percebem, e depois com este falo espanhol, com o outro inglês e com o outro vem sabe deus quem porque o gajo só fala chinês... pá... para mim tem de haver homogeneidade linguística no plantel. Uma ou outra excepção tudo bem, mais que isso é-me difícil de aceitar...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só vi por alto o post do Poeira, mas há uma cena que eu enquanto treinador vou tentar evitar ao máximo, que é ter 10 nacionalidades diferentes dentro do plantel. Pelo menos a nível de língua... Eu quero dizer uma cena a uma bacano no treino, mas tou a falar para todos e depois metade não percebem, e depois com este falo espanhol, com o outro inglês e com o outro vem sabe deus quem porque o gajo só fala chinês... pá... para mim tem de haver homogeneidade linguística no plantel. Uma ou outra excepção tudo bem, mais que isso é-me difícil de aceitar...

Por acaso não acho que o plantel que coloquei lá atrás tenha problemas desses. Na defesa, por exemplo, se fossemos buscar o Fágner, os únicos que não falariam português seriam o Jonathan (que já cá está há um ano) e o Rabia. E até dispenso facilmente a presença deste como 4º central, ficando antes com um Rosell (que fala espanhol, como vários outros jogadores do plantel), por exemplo.

No meio-campo igual. Adrien, Wallyson, João, André, Gauld e Chaby. Destes, só o Gauld (que já cá está há um ano) é que não fala português. Só no ataque é que há uma maior diversidade, mas mesmo aí, a maioria fala português ou espanhol (Iuri, Mané, Carrillo, Montero, eventualmente Rubio).

A regra seria o português ou o espanhol. A excepção seriam jogadores como Rabia (que já disse que dispenso na boa), Gauld, Tanaka (que já conhecem o treinador e já cá estão há um ano) e um eventual reforço para a ala. Não me parecem muitos casos.

Eu espero bem que as noticias estejam certas e as entradas sejam interiores.

Com as promoções de Esgaio, Iuri, Chaby, Wallyson, Rubio, Gauld e o regresso de Labyad não me parece ser preciso mexer muito.

Deixava sair Sarr (emprestimo), Slimani, William (so mesmo pelo dinheiro), Miguel Lopes, Capel e Cedric. De fora só dava mesmo prioridade a um PL.

Sem saídas de relevo (já a contar com saídas de William, Nani e Slimani), só vejo necessidade para 3 contratações para o plantel principal. Lateral direito, extremo e avançado. Mais que isso, só em caso de saída de jogadores relevantes para o plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a dizer porque vi nas sugestões noruegueses e cenas que tal...

E a virem, seriam um grupo no balneário. 2/3/4 jogadores. A ideia das sugestões (isso e ser os campeonatos que mais conheço lol) também é essa. O Benfica também teve uma legião de sérvios o ano passado e não existiram grandes problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora vou brincar...

Assumindo a saída do Nani, do William e do Slimani e que o Jefferson não conta...

O 11 base tem sido:

Rui Patrício; Cédric; P. Oliveira; Tobias; Jonathan; William, Adrien, João Mário; Carrillo, Nani; Slimani (Montero).

Saíndo os ditos:

R. Patrício; Cédric, P. Oliveira, Tobias, Jonathan; (Médio Def), Adrien, João Mário; Carrillo, (Extremo); Montero.

Para ser campeão é preciso ter qualidade e desde logo o Sporting carece de uma defesa de campeão. Os dois laterais são assim a dar para o mau e o Tobias ainda não tem o que é preciso. No meio falta alguém que assuma criativamente o jogo e um jogador equilibrado a perceber o espaço. O Carrillo passa a ser a estrela da companhia e depois é uma incógnita se se consegue sacar um Montero à campeão ou um Montero que não garante jogos.

Isto a sopa é simples. Um bom redes, uma defesa robusta, um meio campo equilibrado e um ataque que decida.

Olhando internamente, não vejo laterais que claramente resolvam os problemas da equipa. Ou não chegam ou ainda não cresceram o suficiente. Gosto do Geraldes, mas talvez precise de ganhar dimensão ofensiva e o Esgaio é o contrário. Na esquerda então é o buraco total. Não curto népia do Jonathan e nem há soluções internas.

Quanto aos centrais, o Rosell é um incógnita ali e não conheço nada do Rabia e do Ewerton. Boa lavagem nesta defesa :lol:

A nível de médios, o Adrien e o João Mário são jogadores de 11 e os dois juntos até podiam permitir a passagem a um duplo pivot que soltasse um 10 à séria, mas depois era muita agressividade e quês com o Adrien, mas o controlo do espaço ficava prejudicado.

Na frente o Carrillo é máquina e há valores para despontar, mas não há Brahimis nem Gaitáns...

O Montero é o que disse lá em cima.. E o Tanaka é aquela cena... Vem de um contexto completamente distinto e ainda não houve sequência para perceber o que pode realmente oferecer.

Eu para ser sincero, queria quase uma equipa nova :lol:

Mas bem...

Vamos pensar em tirar o máximo do Carrillo, que noutras circunstâncias eu passava para lateral, mas aqui, tornando-se o foco, tem de jogar para fazer a diferença.

O projecto de 11 para já:

Rui Patrício; (Lateral), P. Oliveira, (Central), (Lateral); (Médio), João Mário, (10); Carrillo, (Extremo), (Avançado).

São 7 posições em aberto. Para evitar uma reformulação destas vou dar lugar a um extremo e a um médio da casa. O Adrien agarra o meio campo com o João Mário e o Carrillo assume a batuta da magia e a responsabilidade de ser o astro e vou apostar no Mané e no Iuri.

Rui Patrício; (Lateral), P. Oliveira, (Central), (Lateral); Adrien, João Mário; Carrillo, Mané, (Avançado).

Quero um lateral que aproveita as costas do Carrillo para o soltar e do outro lado igual. Carrillo e Mané são para terem liberdade de movimentos e cair no espaço interior a combinar com avançado e médios, a rasgarem, a fazerem a diferença.

Vamos começar a perceber o plantel então:

GR:

- Rui Patrício

- (GR)

- Boeck

DD:

- (Lateral)

- Geraldes

DC:

- Paulo Oliveira

- (Central)

- Tobias

- Ewerton

DE:

- (Lateral)

- (Lateral)

MED:

- Adrien

- João Mário

- Rosell

- (Médio)

EXT:

- Carrillo

- Mané

- Iuri

- Heldon (ainda é vosso?)

10:

- (10)

- Gauld

PL:

- (PL)

- Montero

- Tanaka

Dispensas:

- Cédric

- Miguel Lopes

- Jonathan (Emp)

- André Martins

- Esgaio (Emp)

- Rabia (Emp)

- Sarr (Emp)

- Slavchev (Emp)

- Wallyson (Emp)

- Chaby (Emp)

- Capel

- Podence (Emp)

- etc

Agora, eu a par do mercado não estou propriamente. Não é bem o meu trabalho :lol:

Na liga não há muito por onde escolher para virem fazer a diferença. Para 2º lateral esquerdo pode-se pensar em consumir internamente, por exemplo o Ruben ou o Marçal, mas a este nível talvez fosse melhor manter o Jonathan por cá...

Para central há um que é óbvio mas não deve ser para a carteira do SCP que é o Aderlan. Depois há outros jeitosos, mas que seriam sérios riscos para vir jogar ao lado do Paulo. O ideal era um gajo experiente, batido, que desse pulso à defesa. Era aqui que investia mais.

Depois é preciso um médio na onda do João Mário, capaz de perceber o jogo com bola, simplificar e dar fluídez. Na liga, não encaixando bem naquilo que disse lol, mas era capaz de tentar sacar o Sérgio Oliveira.

A 10 há um nome que me vem logo à cabeça, mas que é preciso perceber se tem andamento para cair no 11 do Sporting. É o Rui Pedro. Joga cumó crl no meio... Mas nestas m*rda... Se viesse um ponta de lança do caralhete era capaz de ir buscar o gajo, se não tinha de apostar num 10 doutro calibre...

Na frente não há opções na liga melhores que o Montero. Ia lá fora buscar um mano completo, capaz de me valer pontos. Um Jonas, um Jackson.. Um gajo para fazer a diferença...

Ajudem-me vocês com soluções.

Basicamente, um redes para competir com o Patrício a sério, dois laterais completos para ambos os lados, e talvez um esquerdo suplente. Um central que seja líder e experiente e seja um upgrade claro, um médio que saiba ter bola, um 10 e um avançado para fazerem a diferença.

No fundo, o que me parece é que a menos que tenham a sorte de os outros vacilarem e de vocês estarem muito fortes e estáveis, ainda é capaz de demorar para encontrarem plantel para o título.

Compartilhar este post

Link para o post

16 entradas e 11 saídas ?

Montero, Mané e Tobias com o galheiro ?

E que cena é essa de emprestar o Mané e subir o Gélson Martins ? É que mal por mal, fica-se com o primeiro.

Tens razão em relação ao Gélson, mais vale ficar a evoluir na equipa B. Quanto ao Mané não concordo, não tem qualidade suficiente para continuar.

Este seria o meu plantel:

Rui Patrício

Contratação 1

Miguel Lopes / André Geraldes

Paulo Oliveira / Ewerton (caso mostre algo nos jogos que faltam / Contratação 2 / Contratação 3

Contratação 4 / Jonathan

William / Rosell

João Mário / Contratação 5 / Gauld / Labyad / Wallyson / Chaby

Contratação 6 / Carrillo

Contratação 7 / Iuri Medeiros

Contratação 8 / Slimani / Montero / Rubio

Dispensas (Empréstimos): Sarr, Tobias, Rabia, André Martins e Mané.

Vendas (em definitivo): Boeck, Cédric, Jefferson, Adrien, Capel e Montero.

Equipa titular na próxima época: Rui Patrício / Miguel Lopes / Contratação 2 / Contratação 3 / Contratação 4 / William / João Mário / Contratação 5 / Contratação 6 / Contratação 7 / Contratação 8.

Na baliza Patrício em princípio deverá continuar mas Boeck chegou a um fim de ciclo.

Na defesa Paulo Oliveira tem bastante potencial mas ainda não chega para alguém que quer ser Campeão Nacional. Ewerton é ainda uma incógnita. Teriam de vir 2 centrais excelente e que entrassem de imediato.

Nas laterais do lado direito a saída de Cédric não me fazia confusão. Miguel Lopes tem jogado melhor e ainda há Geraldes que tem correspondido na B. Na esquerda Jefferson deve sair e será necessário alguém que entre directamente no onze porque Jonathan actualmente não passa de uma alternativa.

Caso William não seja vendido o meio-campo defensivo é pacífico com Rosell a continuar a sua adaptação e Wallyson também a espreitar o lugar.

No meio Adrien e André Martins têm que sair. O primeiro não justifica o que recebe nem nunca passará daquilo. Ainda se fosse um líder nato e alguém carismático que segurasse o balneário poderia ser considerado mas está muito longe disso. André Martins é outro que já teve demasiadas oportunidades para mostrar o que vale e nunca correspondeu para se manter a este nível. E aqui basta um que entre de caras no onze porque depois ainda há Labyad, Chaby e claro Gauld que já estará muito mais adaptado.

Nas alas outro problema bicudo. Mané, na minha opinião, é um caso perdido. Outro que já teve demasiadas oportunidades. O único lugar onde disfarça é no meio mas continuará a ser demasiado limitado. Necessita de ir para outro clube jogar todos os jogos e perceber se dá para mais ou não. Nani e Capel em princípio estarão de saída. Carrillo é tudo menos regular, tanto pode ser um dos melhores como passar ao lado do jogo nos 5 encontros seguintes. Aqui são necessários 2 jogadores que façam a diferença e entrem de caras no onze.

Na frente Montero chegou a um fim de ciclo na minha opinião. Apesar dos golos iniciais que marcou na primeira época aquela segunda volta foi péssima. Sem desculpas este ano tem passado ao lado dos jogos. Slimani já provou que pode render ainda mais caso tenha alguém de qualidades no flancos a assistir. Tanaka poderá continuar e ter uma oportunidade para se mostrar e continuar o seu período de adaptação. Quem viesse não teria de ser um fora de série mas alguém que lutasse com Slimani pelo lugar no onze inicial.

Claro que para isto tudo é necessário dinheiro, muito trabalho de prospecção e escolhas acertadas. As Ligas mexicana e norueguesa são boas oportunidades. A liga argentina e um ou outro empréstimo de um dos tubarões europeus um custo necessário para tornar a equipa mais competitiva.

Ou seja seriam 11 saídas, 5 regressos/promoções (Wallyson / Labyad / Chaby / Iuri Medeiros / Rubio), 8 Contratações.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jefferson deve sair porquê?

Eu honestamente n vejo mesmo necessidade de revoluções.

Sem saídas de relevo (já a contar com saídas de William, Nani e Slimani), só vejo necessidade para 3 contratações para o plantel principal. Lateral direito, extremo e avançado. Mais que isso, só em caso de saída de jogadores relevantes para o plantel.

Para DD há Geraldes e para extremo há Podence, Gelson, Matheus Pereira.

Só para PL é que não vejo mesmo solução interna porque ainda duvido do que o Rubio pode fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Rui, Boeck

Miguel Lopes, Esgaio

Jefferson, Jonathan

Paulo, Ewerton, Tobias, Rabia

Adrien, João Mário, André Martins, Rosell, Wallyson

Gauld, Labyad

Carrillo, Mané, Iuri, contratação

Montero, Rubio, Tanaka

Compartilhar este post

Link para o post

Patricio, Boeck

Esgaio, Geraldes

Jefferson, Jonathan

Oliveira, Ewerton, Tobias, Rabia

Adrien, Mario, Martins, Rosell, Wallyson

Gauld, Chaby

Carrillo, Iuri, Labyad, Mané

Montero, Tanaka, Rubio e contratação

Realmente a única posição onde fico desconfortável é com os DD. Rabia como 4º DC escapa mas é uma incógnita. Só o vejo a fazer asneiras

Tb não sei o que fazia com o Slavchev. Do que vi pareceu-me alto flop.

Compartilhar este post

Link para o post

Para DD há Geraldes e para extremo há Podence, Gelson, Matheus Pereira.

Só para PL é que não vejo mesmo solução interna porque ainda duvido do que o Rubio pode fazer

E vamos atacar a época com Geraldes e Esgaio na lateral direita? Ou com Carrillo, Mané, Iuri e Podence/Gelson/Matheus nas alas?

É curto, sobretudo para uma equipa que tem que garantir logo no início da época uma qualificação para a Champions (objectivo que nos paga metade do orçamento só por si) e que pretende fazer boa figura por lá, além de lutar por todos as competições a nível interno. Falta uma de duas coisas: ou experiência nestes palcos, ou qualidade assegurada. Idealmente, as duas juntas, mas isso não é nada fácil.

Eu vendia o William, o Slimani, um dentre Adrien e André (por mim, o Adrien) e o máximo de dispensados possível (Capel, Labyad, Viola, Wilson, etc.). Investia forte num lateral direito, num extremo e num avançado (e deixei lá atrás opções, mas há mais e eu também tenho mais). De resto, sim, aproveitava o que cá temos e promovia alguns regressos (Esgaio, Wallyson, Gauld, Chaby, Iuri). Mas por haver mesmo qualidade, e não apenas por uma questão de contenção de custos.

Compartilhar este post

Link para o post

E vamos atacar a época com Geraldes e Esgaio na lateral direita? Ou com Carrillo, Mané, Iuri e Podence/Gelson/Matheus nas alas?

É curto, sobretudo para uma equipa que tem que garantir logo no início da época uma qualificação para a Champions (objectivo que nos paga metade do orçamento só por si) e que pretende fazer boa figura por lá, além de lutar por todos as competições a nível interno. Falta uma de duas coisas: ou experiência nestes palcos, ou qualidade assegurada. Idealmente, as duas juntas, mas isso não é nada fácil.

Eu vendia o William, o Slimani, um dentre Adrien e André (por mim, o Adrien) e o máximo de dispensados possível (Capel, Labyad, Viola, Wilson, etc.). Investia forte num lateral direito, num extremo e num avançado (e deixei lá atrás opções, mas há mais e eu também tenho mais). De resto, sim, aproveitava o que cá temos e promovia alguns regressos (Esgaio, Wallyson, Gauld, Chaby, Iuri). Mas por haver mesmo qualidade, e não apenas por uma questão de contenção de custos.

Eu punha o Labyad na ala. Com Chaby e Gauld para 10, prefiro o marroquino ai.

De resto, sim, na DD realmente falta alguém.

btw, para mim tb n é uma questão de contenção de custos. É mesmo por n haver necessidade. Para estoirar dinheiro prefiro num PL.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo sem confiar lá muito no Labyad. Mas sim, se as questões salariais estiverem mesmo resolvidas, e se ele vier mesmo com vontade de trabalhar e ajudar a equipa, então ficava com ele a 10, emprestando o Chaby a uma equipa da Iª Liga.

A lateral direita e o ataque são as duas posições onde, neste momento, não temos um jogador para o presente ou para o futuro de quem possamos dizer "sim senhor, ele assegura qualidade ali". Temos o Esgaio no primeiro caso, mas ele não é propriamente um fenómeno e ainda precisa primeiro de jogar regularmente por cá, e temos o Montero no segundo caso, mas que é um jogador que depende muito do contexto onde joga. Precisamos de um jogador com características algo diferentes e com a qualidade do colombiano, pelo menos.

Nas alas, apesar de termos muitos jogadores com grande potencial (Mané, Iuri, Podence, Matheus, Gelson), precisamos de alguém já com outro ritmo. Com mais jogos de futebol sénior nas pernas. E alguém um pouco mais versátil que os nossos jovens. Alguém que, à capacidade de criar e de desequilibrar, junte também algum poder de fogo e uma veia goleadora.

Compartilhar este post

Link para o post

O Labyad para mim será o substituto do Nani no plantel. Se está tudo resolvido com o rapaz e o Nani vai garantidamente embora, é troca por troca. No meio, com a saída do William e Adrien, trazia o Wallyson e chegava, dado que baixávamos o João para 8. Na defesa, não estou a ver grande revolução, já que a única saída que prevejo é a do Cédric e para a vez dele virá o Esgaio. Na esquerda, Jefferson e Jonathan. O Geraldes seria a 3ª alternativa para os dois lados. No ataque, é promover o Rubio na saída do Slimani.

GR: Patrício, Boeck

DD. Esgaio, Lopes, Geraldes

DE: Jefferson, Jonathan, Geraldes

DC: Paulo, Ewerton, Tobias e Rabia

6: Wallyson, Rosell

8: André, João

10: Gauld, Chaby

Extremos: Carrillo, Iuri, Labyad e Mané

PL: Montero, Tanaka e Rubio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Labyad rende melhor no meio, acho eu, é a ideia que tenho dele. Pela entrevista do BdC ao Record as coisas com o Labyad estão ultrapassadas e parece-me que terá uma última oportunidade no Sporting. Com a saída do Nani precisam de um jogador do mesmo calibre. Um jogador com outro nível para desequilibrar.

Convém ser coerente. Não me parece que o Chaby venha a integrar o plantel nem a ter muitas oportunidades. Mais rapidamente terão quem jogaram esta época para Taça da Liga, por exemplo, que vinham da B.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que o Labyad tenha evoluído enormidades na decisão não o vejo como alguém capaz no plantel (para o custo/qualidade)

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que o Bruno afirmou hoje: as questões do custo estão mais que resolvidas e ele enquadra-se naquilo que são as condições financeiras actuais do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço suficiente do Labyad para saber se é o 10 que falta.

Atenção. Eu se me dessem o lugar amanhã também não queria revoluções, mas não me podem pedir é o título...

Quer dizer, a mim podem, mas eu sou muita bom... Recuso-me é trabalhar com Cédric e Jonathan nas laterais.. fdx, que medo...

O Sporting quer milagres e super-Marcos e o crl, mas com aquela defesa pá... É melhor a defesa do Braga que a do Sporting...

Eu nos extremos não vejo um problema maior, sobretudo na vinda de um avançado e um 10 que façam a diferença. É a evolução natural das coisas. O Carrillo passar a ser a estrela maior e ter de elevar o patamar para aí e o Mané ter de ser afirmar como jogador de 11. E acredito que confiar no Carrillo essa responsabilidade e puxar pelo Mané dessa forma era capaz de fazer sair o melhor dos dois. O Carrillo parece-me que dá para esticar para ser estrela da companhia e render umas milhas. O gajo é extremamente completo, fisicamente é fdd, taticamente cresceu pa xuxu, é super-versátil ofensivamente e bem competente defensivamente. Tem tudo para espremer e sair dali estrela. O Mané idém. Está mais atrás na evolução, mas é um puto com características do crl. É super ágil, fdd a tratar a bola, explosivo, com dimensão tática para se desamarrar do corredor e criar o caos e tem jeito para pegar na p*ta, o que puxando por ele é capaz de começar a valer golos e pontos. É um puto onde eu vejo nexo em investir. E quem diz no Mané diz no Iuri, este ainda mais atrás a nível de intensidade e contexto, mas que vem no ponto para começar a mexer do banco e a crescer a sério.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem gosto de fazer destas brincadeiras, quanto mais em Março, mas já que não tenho muito para fazer, cá vai a minha posta do que devia ser aposta para o ano. Depois de cada posição deixo os jogadores que eu gostaria que ficassem no plantel A e entre parênteses retos, as opções dentro da equipa B que podem aspirar a um lugar na equipa A. Não vou considerar contratações, que decerto serão realizadas, mas vou tentar assumir que vamos usar o que temos. No fundo do post, deixo as ideias-base para quem não quiser ler tudo.

Guarda-Redes

Não há muito por onde mexer aqui, o Patrício chega perfeitamente para o gasto e o Marcelo é uma boa segunda opção, se ele quiser sair para jogar mais, o que é legítimo, é arranjar um guarda-redes para morder os calcanhares ao Patrício, mas não há grandes revoluções e não há qualquer problema aqui. O titular da B chega para 3ª opção, seja ele quem for.

• Rui Patrício
  • Marcelo Boeck
  • [Luis Ribeiro]

Defesas

Começando pelas laterais, na direita temos um jogador que parece que tem algum mercado e podíamos aproveitar isso, ou seja, o Cédric saía, depois ficamos com Esgaio, Miguel Lopes e Geraldes nos quadros com possibilidades de ficar na equipa A. Honestamente, assumia o risco, tentava arranjar colocação para o Miguel Lopes e ficava com Esgaio e Geraldes, mas era uma "brincadeira" que podia correr muito mal, havendo aqui opção para ficar com um destes mais um reforço, ainda que ache que não é fácil arranjar alguém para entrar diretamente no 11 ou para lutar por isso.

• Ricardo Esgaio
  • André Geraldes

Na esquerda, mantinha os dois que temos agora, o Jonathan tem de evoluir, mas convém evoluir cá dentro, e o Jefferson, se os problemas estiverem completamente ultrapassados, é uma boa opção para o onze, não há muito por onde mexer aqui e estamos bem servidos.

• Jefferson
  • Jonathan Silva

Indo para o centro, o Paulo Oliveira está de pedra e cal, é um central fantástico e seria lindo se ele tivesse tido a oportunidade de jogar ao lado do Dier. O Tobias não chega, ainda, para titular, mas acho que está no ponto para ser o suplente na posição e o Ewerton, apesar de ser um bocado incógnita, tem tudo para fazer uma dupla sólida com o Paulo Oliveira, deixo aqui uma reticência devido ao salário que recebia no Anzhi, mas isso deve estar já negociado e acredito que já haja um pré-acordo para ele ficar em definitivo, isto assumindo que ele continua a melhorar fisicamente e mostra um bom nível. Para quarta opção, eu escolheria o Nuno Reis que teria a promoção à equipa A, mas como creio que ele acaba contrato neste Verão e deve sair, abre-se aqui um pequeno problema que eu não sei muito bem por onde optar: devemos ter um quarto central em permanência na equipa A ou o quarto central seria um jogador da equipa B? Ignorando um bocado esta questão, dentro de portas como concorrentes para aqui temos, claramente, o Sarr, o Rúben Semedo e o Rabia. O Sarr tem de ser emprestado a uma equipa da primeira divisão, ele precisa de ter minutos e deve ter qualquer cláusula no contrato que o impede de ir para a equipa B, ainda que duvide que algum dia dê em jogador para um Braga, quanto mais para um Sporting. O Rúben Semedo não sei como está, mas duvido seriamente que tenha evoluído assim tanto no Reus, portanto, na melhor das hipóteses, ficaria pela equipa B. O Rabia seria, provavelmente, a melhor aposta dos 3, mas também não me agrada muito essa escolha. Gastar dinheiro numa quarta opção também só seria viável se fosse um jovem valor, mas para isso já temos o Tobias. Não me chateava se promovêssemos o regresso do Pedro Mendes, ainda assim.

• Paulo Oliveira
  • Ewerton
  • Tobias Figueiredo
  • Nuno Reis
  • [Ramy Rabia]

Médios

A partir daqui começam as dúvidas, temos imensos jogadores nos quadros e muito a gritarem por uma oportunidade. Primeiro, creio, é preciso definir se vamos jogar com um 6 ou com o "duplo-pivot", porque, só isso, muda tudo. Vou assumir que conseguimos fazer bom dinheiro com o William e que vendemos o Adrien. A razão de eu vender o Adrien é simples: já tem 26 anos e tem algum mercado. É arriscado, até por serem dois jogadores nucleares do Sporting, mas no futebol há que assumir riscos e temos imensos jogadores que podem colmatar a saída do Adrien, se o farão bem é que é outra questão. Assim sendo, eu assumia o risco de jogar com dois jogadores atrás de um 10 assumido.

Relativamente aos do plantel A de hoje, ficava com Oriol Rosell, André Martins e João Mário para este lugar e promovia o Wallyson. Estes quatro jogadores seriam os que iriam "batalhar" por um lugar atrás de um 10, sendo que qualquer contratação para a equipa A iria obrigar à saída do Oriol Rosell ou do André Martins, e, a correr por fora, estariam jogadores como o João Palhinha e, sobretudo, o Francisco Geraldes, deixando numa terceira vaga o Zezinho e, talvez, o Slavchev, que está a ter uma segunda volta ainda pior que a primeira.

• Oriol Rosell
  • João Mário
  • André Martins
  • Wallyson Mallmann
  • [Francisco Geraldes]

A 10 temos um problema, não há ninguém que me inspire 100% de confiança, ainda que um ande lá perto: o Ryan Gauld. Assim sendo é lógico que o Ryan Gauld teria o lugar mais do que garantido para aqui. Depois há imensos nomes que podem aparecer aqui: os já mencionados João Mário, André Martins e Francisco Geraldes, mas, como creio que usá-los a 10 é desperdiçá-los, coloquei-os mais atrás, o Filipe Chaby que não estou seguro de que estará apto para ser já a segunda opção da equipa A, o Zakaria Labyad que nem sei se volta se é melhor nas alas, o Iuri Medeiros que creio que deveria ser aposta a extremo-direito, mas, dependendo das rotinas, também poderia aparecer aqui, o Carlos Mané que, para mim, é um desperdício quando joga no meio e os avançados Junya Tanaka e o próprio Fredy Montero. Ainda que sejam vários jogadores que falei para além do Ryan Gauld, só creio que os três primeiros sejam opções reais para terem, por uma questão de organização, como "primeira posição" esta, vou apenas deixar o Ryan Gauld e o Zakaria Labyad, sendo que o Filipe Chaby deveria fazer a pré-época com a equipa e, no pior dos cenários, ser emprestado a uma equipa da primeira divisão, porque o nível dele é muito superior ao da segunda e não iria evoluir nada se ficasse na B. Caso o Labyad não convença, o Filipe Chaby avançaria logo

• Ryan Gauld
  • Zakaria Labyad

Extremos

Infelizmente sai o Nani, mas também tem de sair o resto de entulho que temos nos quadros: Diego Capel, Wilson Eduardo, Diogo Salomão, o próprio Héldon, são tantos que nem sei. Fica Carrillo e Carlos Mané dos da equipa A. Estes partirão com vantagem face aos restantes, sobretudo o primeiro, mas, dentro dos quadros, temos um jogador que pode muito bem começar a equipa como titular, falo, claro, do Iuri Medeiros. Como quarta opção voltamos ao problema que já tinha tido nos centrais: um jogador em permanência na equipa A ou um jogador da equipa B que saltará à equipa A em caso de necessidade? Se quisermos mesmo um jogador para a equipa A, temos, dentro dos quadros, o Valentín Viola e o Héldon como melhores opções, se quisermos um jogador da equipa B temos o Matheus Pereira, o Daniel Podence, o Gélson Martins e o Ousmane Dramé. Se não quisermos ter 4 extremos, também podemos usar o Tanaka, que atuou como extremo direito há uns dias, o Labyad que já falei anteriormente ou até considerar o Labyad para aqui e abrir espaço para o Chaby a 10, as possibilidades são imensas e apenas os três que enunciei inicialmente têm lugar garantido. Para finalizar, acho que o Daniel Podence poderia beneficiar imenso de um bom empréstimo. Vou então manter os três primeiros e deixar um quarto vindo da equipa B que iria oscilar imenso entre a A e a B, sendo que a quinta opção seria mais residual e cairia entre o Dramé e o Gélson Martins.

• André Carrillo
  • Carlos Mané
  • Iuri Medeiros
  • [Matheus Pereira]

Avançados

Honestamente ainda acredito que o Fredy Montero é mais que suficiente para nós caso esteja motivado e estejamos a jogar bom futebol, portanto até acho que, mesmo com a saída do Slimani, não precisamos de ir ao mercado procurar um titular. Assim sendo, vou assumir que vendemos bem o Slimani. Ficamos com Fredy Montero, Junya Tanaka e, promovido diretamente da equipa B, Diego Rubio no plantel. Não creio que seja problemático, ainda que seja arriscado levarmos estes 3 para a luta em 2015/2016. Não há muito mais a dizer. Na equipa B ficaria o Cristian Ponde de prevenção.

• Fredy Montero
  • Junya Tanaka
  • Diego Rubio
  • [Cristian Ponde]

Sei perfeitamente que não é um plantel que garanta nada, pode correr muito mal, mas seria um plantel que já se conhece bastante bem na sua maioria. Seria um plantel A com 22 jogadores (23 caso ficasse o quarto extremo em definitivo), com 9 jogadores da formação, 14 jogadores já da equipa A deste ano e, ainda que isso não me pareça muito importante, 10 portugueses, 4 brasileiros, 1 espanhol, 1 argentino, 1 colombiano, 1 chileno, 1 peruano, 1 escocês, 1 marroquino e 1 japonês, o que daria 5 línguas maternas diferentes, sendo que o português e o castelhano são muito semelhantes e os outros 3 já têm um ano de casa (ainda que o Labyad tenha sido num ano muito mau). Era, claramente, um plantel arrojado e poderia não correr nada bem, mas seria um risco que se corria e, claramente, correríamos por fora na luta pelo título.

Contudo, assumindo que tudo correria bem (o que é bastante utópico) e que o potencial de todos os jogadores seria atingido, teríamos uma base excelente para obter bons resultados desportivos e, mais tarde, financeiros, acredito plenamente que se atingirem o seu potencial, jogadores como o Esgaio, o Jonathan, o Paulo Oliveira, o Tobias, o João Mário, o Wallyson, o Gauld, o Labyad, o Carrillo, o Iuri Medeiros, o Filipe Chaby e o Matheus Pereira valerão imenso a médio-longo prazo e estes jogadores precisam de oportunidades para se desenvolverem. Eu sei que não é correto esperar que 12 jogadores atinjam o potencial, mas também sei que não é todos os anos que temos 12 jogadores com tanto potencial, é uma questão de agarrar a oportunidade. Se não quisermos arriscar, é, claramente, preciso contratar.

Resumidamente,

Guarda-Redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck

Defesas: Ricardo Esgaio, André Geraldes | Jefferson, Jonathan Silva | Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias Figueiredo, Nuno Reis

Médios: Oriol Rosell, João Mário, André Martins, Wallyson Mallmann | Ryan Gauld, Zakaria Labyad

Extremos: André Carrillo, Carlos Mané, Iuri Medeiros

Avançados: Fredy Montero, Junya Tanaka, Diego Rubio

Assumindo apenas jogadores importantes (parte do plantel A ou perto disso) deste ano,

Vendas: Cédric Soares, William Carvalho, Adrien Silva, Diego Capel, Islam Slimani

Empréstimos: Miguel Lopes, Naby Sarr, Filipe Chaby*, Daniel Podence

*Condicionado à performance do Labyad na pré-época

Compartilhar este post

Link para o post

O Toulouse está para descer...o que acham do Ben Yedder, como ponta de lança aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...