Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Leonino

Sporting - Treinador de bancada

Publicações recomendadas

Só aqui mandar uns bitaites que já não cá vinha há algum tempo :mrgreen:

Na minha opinião, temos uma equipa sólida com alternativas suficientes em praticamente todas as posições. O que gostava de ver implementado caso não surjam mais mexidas significativas é o seguinte:

2rneil0.jpg

Atacar:

2ltkguh.jpg

Defender:

f74at.jpg

Passo a explicar:

Processo ofensivo

• Defesa - Meio-Campo: A bola sai curta do guarda-redes. O William dá apoio frontal, com o Rojo e Paulo Oliveira a abrirem na linha lateral para dar linha de passe. Os laterais sobem no terreno e dão profundidade e largura, obrigando os laterais adversários a não fechar tanto por dentro. Adrien e João Mário surgem a dar apoio frontal ao William (sendo fundamental que este apoio seja bem trabalhado e em tempos diferentes). Um pouco mais à frente, Gauld e Héldon fazem o mesmo, cabendo ao William a responsabilidade de encontrar a melhor linha de passe. Montero exploraria um dos flancos para permitir duas possibilidades: sobreposição num dos flancos, com o lateral adversário a ser confrontado com 2 jogadores ou zona "cega" entre os centrais, a ser explorada cas seja possível.

• Maio-Campo - Ataque: Adrien e João Mário ficam encarregues de organizar todo o movimento colectivo neste sector. Desde mudanças de flanco a passes verticais, são dois jogadores com grande capacidade para circular a bola no meio-campo adversário. Héldon e Gauld têm duas opções: tentar criar superioridade no seu flanco ou criar superioridade no espaço entre o meio-campo adversário e a defesa. Héldon teria liberdade para aproveitar o seu remate fácil e capacidade de explosão, enquanto Gauld usaria as suas habilidades técnicas para tabelar. Jefferson e Cédric estariam assim disponíveis para receber a bola na linha de fundo e cruzar, onde deve aparecer Montero, um dos "extremos" e João Mário um pouco mais atrás.

Processo defensivo

• Maio-Campo - Ataque: Montero e Gauld teriam como obrigação impedir a construção de jogo do médio defensivo adversário. A equipa adversária é obrigada a sair a jogar com um dos centrais, um dos laterais ou com passe longo. Héldon e João Mário dão algum espaço aos laterais para subir, estando concentrados em manter o equilíbrio do meio-campo. William e Adrien impedem que seja dado apoio frontal já perto da zona defensiva.

• Defesa e GR: O Patrício deve estar atento às costas dos centrais (algo que sempre fez bem). Rojo e Paulo Oliveira coordenam uma defesa alta, com Jefferson e Cédric posicionados por dentro. Caso a bola seja recebida por algum dos atacantes da equipa adversária, William e Adrien baixam para ajudar.

Explicação dos jogadores:

• Patrício: Titular indiscutível, sendo muito importante a sua capacidade de antecipação que já foi demonstrada várias vezes ao longo dos últimos anos.

• Cédric: Vai seguramente disputar uma luta saudável com o Geraldes pelo lugar. No entanto, acredito que o seu "estatuto" acabe por ser confirmado com boas exibições, já que acredito firmemente que ainda pode ser potencializado.

• Paulo Oliveira: Mais "culto" que o Maurício, pode ser um excelente parceiro para o Rojo no centro da defesa. É muito fiável e lúcido nas suas acções, algo que por vezes faz falta na nossa defesa.

• Rojo: Patrão da defesa, deve dar continuidade às exibições da época passada e manter o estatuto de titular indiscutível. Tem todas as características para ser muito importante na equipa.

• Jefferson: Apesar da sua capacidade defensiva ainda deixar algumas dúvidas, a falta de concorrência (até ao momento) faz com que seja titular. Caso consiga fazer retornar o nível exibicional do início da última época, a sua qualidade pode ser evidenciada.

• William: Peça fundamental neste sistema de jogo, tem todas as características necessárias (e mais algumas) para fazer uma temporada inesquecível.

• Adrien: Também ele envolvido numa luta saudável, no seu caso com Slavchev, a sua agressividade, resistência e intensidade de jogo são muito importantes para a equipa. É também um líder no meio-campo, algo muito importante tendo em conta a juventude da equipa.

• João Mário: Assumiria o papel do Evandro no Estoril. Não sendo propriamente um "dez", as suas capacidades técnicas e leitura de jogo acima da média permitem com que esteja sempre disponível para distribuir jogo em várias zonas do campo. Seria, na minha opinião, favorecido pelo sistema de jogo.

• Héldon: Acho o Héldon um jogador demasiado subvalorizado. É extremamente explosivo, tem uma capacidade rematadora bastante satisfatória e tem um jogo sem bola muito interessante. É um jogador que aproveita bem os espaços vazios, sendo assim um excelente complemento para o Gauld. Como é óbvio, o Mané é também um candidato a esta posição e, apesar de na minha opinião estar ainda um pouco verde, deve lutar pelo lugar.

• Gauld: As suas capacidades técnicas e velocidade de execução seriam armas muito fortes para as suas funções dentro de campo. Caso se adapte e as consiga demontrar, pode ser a figura da equipa.

• Montero: É um jogador muito inteligente nas suas movimentações e com capacidade técnica para fazer a diferença no último terço. No entanto, o Slimani estaria à espreita de uma oportunidade, apesar do estilo de jogo não ser o mais indicado para que ele demontre as suas capacidades.

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento da conversa do tópico do Futebol, ficam aqui dois posts que fiz noutro fórum, relativamente ao planeamento da próxima época, um sobre a equipa A e outro sobre a equipa B. Vou deixá-los em spoiler, porque são bem grandes.

Equipa A:

Equipa A

Rui Patrício/Marcelo*

#1/Esgaio

Paulo/Tobias

Ewerton*/Rabia

Jefferson/Jonathan

Adrien/Wallyson*

João Mário/André Martins

#2/Iuri

Gauld/Chaby

Carrillo*/Mané

Montero/Tanaka/Slimani*

Plantel com 23 jogadores, com 2 jogadores para cada posição e com 3 avançados, de estilos diferentes e que se complementam. Apenas contratava um lateral direito e um extremo, ambos para entrarem directamente para o 11. Quanto a sugestões para essas posições:

#1:http://www.transfermarkt.co.uk/martin-linnes/profil/spieler/137582

http://www.transfermarkt.co.uk/fagner/profil/spieler/47592

http://www.transfermarkt.co.uk/thomas-meunier/profil/spieler/100986

Comecemos pelo fim. O Meunier...não sei dizer isto de outra forma: está lá tudo para, a médio-prazo, ser um dos melhores do mundo na sua posição. Tanto em termos ofensivos, como em termos defensivos. Seria o mais caro dos 3, mas nesta fase do projecto, e com a qualidade que temos saída da formação e praticamente no ponto para "explodir", sou um acérrimo defensor de que devemos começar a contratar muito pouco, mas devemos investir forte em quem compramos, e devemos comprar jogadores que possam ser, tanto no presente como no futuro, e tanto em termos desportivos como financeiros, mais-valias inegáveis.

Depois, o Fágner é uma paixão antiga. Defensivamente não é um portento (aliás, não fugirá muito do nível actual do Cédric), mas ofensivamente é todo um outro nível. Muito rápido, tanto com bola como sem ela, muito ágil, com boa visão de jogo, bom entendimento do jogo, e com um enorme leque de recursos técnicos, desde o passe ao cruzamento, passando pelo drible, pelo 1x1 e até pelo remate. Também não sairia muito barato...mas a qualidade paga-se.

Finalmente, se não der para nenhum deles, gostava de cá ver o Linnes. Um lateral norueguês muito na senda das minhas duas primeiras opções (obviamente, pois o perfil que exijo de um lateral de grande qualidade é basicamente o perfil que estes 3 jogadores possuem). Competente defensivamente, com bons índices físicos, sobretudo em termos de velocidade e agilidade, e com um vasto leque de recursos técnicos para poder fazer a diferença em termos ofensivos. Dos 3, seria talvez o mais acessível em termos financeiros.

#2:http://www.transfermarkt.co.uk/nabil-bahoui/profil/spieler/93184

http://www.transfermarkt.co.uk/mohamed-elyounoussi/profil/spieler/186644

http://www.transfermarkt.co.uk/marko-pjaca/profil/spieler/205940

Dos dois primeiros já não tenho muito a dizer. Já o fiz, de forma algo detalhada, noutros posts, e não quero estar a encher (ainda mais!) este post.

Post do Bahoui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=55401.msg3374782#msg3374782

Post do Elyounoussi: http://www.forumscp.com/index.php?topic=55401.msg3376714#msg3376714

Quanto ao Pjaca, é um jovem de 19 anos, que desde cedo prometeu muito e que esta época tem estado em grande forma no Dínamo Zagreb, a melhor equipa croata. Apesar de ter um estilo algo diferente, partilha muitas das características do Bahoui. Para extremo, tem uma boa compleição física (1,83m), junta a isso uma boa velocidade e agilidade, e é, no geral, um jogador bastante completo e com uma enorme margem de progressão. O que não invalida que não seja também, já no presente, uma excelente mais-valia. É um extremo de drible mais largo, mais vertical, com um remate potente, forte no 1x1, que trata muito bem a bola e que, apesar do estilo, também é bastante criativo e entende bastante bem o jogo. Gosta de apostar na jogada individual, mas também é capaz de levantar a cabeça e descobrir um colega em melhor posição que ele, se essa for a melhor solução para a jogada. Acredito que, tal como os dois primeiros, por jogar num campeonato menos valorizado na Europa, não seria assim tão caro quanto isso, e é claramente um jogador que vale bem um investimento.

Acima de tudo, aquilo que estes 3 jogadores poderiam trazer à posição seria uma maior presença na área e uma maior capacidade de finalização. Todos eles são bastante competentes nesses aspectos, todos eles têm já, apesar da juventude, um bom registo de golos no currículo. Não é o principal, e também não é isso que justifica a contratação deles, mas é um "bónus" bastante importante. Até porque, apesar de termos melhorado bastante nesta época, eu continuo a achar que os extremos, os médios e até os defesas do Sporting precisam de começar a representar uma maior ameaça para as redes adversárias. Esse é também um dos factores necessários para darmos o "salto" que precisamos dar em termos ofensivos, para passarmos a ser uma equipa temível para os adversários.

Análise do plantel

Para começar, os jogadores com * são jogadores que, para mim, representam casos individuais, que devem ser tratados de maneira diferente e que dependem de algumas variáveis também. No entanto, vou pegar neles para falar também um pouco do plantel que defini, no geral.

Na baliza, o Rui está de pedra e cal, é o nosso capitão, é o maior símbolo desta equipa, e a fase em que eu acreditava mesmo que ele podia sair já começa a passar. Começo a acreditar que este será sempre nosso, e ficará cá durante toda a carreira. Felizmente, e com grande orgulho da minha parte. Depois, coloquei ali o * no Marcelo porque há sempre a questão dos minutos. Se ele quiser continuar no actual papel, está a baliza definida. Se ele quiser sair para jogar, então acho que devemos ir ao mercado. Aí, o perfil deve ser essencialmente o de um guarda-redes com o mesmo perfil do Marcelo: relativamente experiente, minimamente seguro e alguém que não se importe de jogar pouco. Dentro desse modelo, gosto de duas opções baratas do mercado nacional: o Vagner, do Estoril (http://www.transfermarkt.co.uk/vagner/profil/spieler/68442) (este tem a vantagem de já ter sido treinado pelo Marco no Estoril), e o Adriano Facchini, do Gil Vicente (http://www.transfermarkt.co.uk/adriano/profil/spieler/103370). Penso que qualquer uma destas duas soluções preencheria bem o lugar do Marcelo. Acho que ainda não há necessidade de pensarmos num guarda-redes mais jovem, para o longo prazo, porque o Rui ainda há-de estar aí para as curvas durante vários anos.

Na lateral direita, além do reforço de que já falei, promoveria o regresso do Esgaio, jogador que gosto de ver como lateral direito e que acredito que terá um bom futuro nessa posição. Titular actual dos sub-21 de Portugal, jogador da casa, jogador de qualidade e polivalente. Nada a dizer.

No eixo defensivo, do lado direito, ficaria com a dupla de centrais actual. O Paulo é um dos melhores centrais portugueses da actualidade, e é titularíssimo. O patrão da defesa. Como alternativa, teria o Tobias. Central com qualidade, com uma boa margem de progressão, e mais um jogador da casa no plantel. Já do lado esquerdo, coloquei o * no Ewerton porque, no fundo, ele é uma incógnita. Se recuperar os índices físicos e voltar a mostrar a qualidade que mostrou em Braga, por exemplo, então terá lugar de caras no plantel. Caso não o faça, há que ir ao mercado, e para investir com relativa força. 3 sugestões:

- http://www.transfermarkt.co.uk/marcin-kaminski/profil/spieler/129358

- http://www.transfermarkt.co.uk/berat-djimsiti/profil/spieler/165513

- http://www.transfermarkt.co.uk/jeffrey-gouweleeuw/profil/spieler/106405

O primeiro já todos ouviram falar por aqui. O Kaminski, dos que ainda são para o nosso bolso, é o meu central de eleição. Está lá tudo, tanto a atacar como a defender. A compleição física (1,92m), a capacidade física (forte q.b. no choque, boa impulsão, boa agilidade para a altura que tem e muito rápido), a leitura de jogo, as capacidades defensivas (marcação, 1x1 defensivo, bom posicionamento, muito forte na antecipação, excelente timing de desarme, postura, agressivo q.b., bom jogo aéreo) e as capacidades ofensivas (muito acima da média no passe, em todas as suas vertentes, boa qualidade técnica, forte na condução de bola e bastante razoável na meia distância e até na marcação de bolas paradas). Convém é alguém se apressar a tirá-lo da Polónia, que o potencial dele merece muito mais e melhor.

Depois, o Djimsiti é um central com um perfil ligeiramente diferente. Boa compleição física também (1,90m), mas mais comedido em termos ofensivos. É um jogador de processos mais simples, menos criativo, mais pragmático. Joga pela certa, e nesse estilo, é bastante eficaz. Sabe quando desarmar, quando fazer contenção, quando jogar na antecipação, quando progredir com bola, quando esticar o jogo com um passe, etc. É relativamente completo em termos físicos, não sendo um fenómeno em nada. Joga na Suiça, mas não acredito que custe uma fortuna, de todo.

Finalmente, o Gouweleeuw é provavelmente o central mais caro dos 3, mas é também um central de grande qualidade. Jogando preferencialmente com o pé direito, parece-me um central com um perfil muito próximo do perfil do Kaminski. Muito forte e com inúmeros recursos em termos ofensivos, e igualmente forte em termos defensivos e no capítulo físico do jogo.

Como alternativa, e para fechar esta parte do plantel, ficaria com o Rabia. O egípcio tem um potencial muito interessante, tem boas qualidades físicas e técnicas, e acredito que, se for bem trabalhado em termos posicionais e se compreender bem como se defende no futebol europeu, então tem todas as características para poder vir a ser um grande central. Além disso, é um jogador que pode dar jeito no plantel, porque também é polivalente (além de central, pode também jogar como lateral direito e como 6).

Na lateral esquerda, acho que não há porque mexer no que está bom. O Jefferson está cada vez melhor, está a atravessar o seu melhor período desde que chegou ao clube, e é, actualmente, um bom lateral esquerdo. Já o Jonathan é um jovem, com uma grande margem de progressão, e que precisa de continuar a evoluir e a adaptar o seu jogo ao futebol europeu. Acredito que será apenas uma questão de tempo até que se comecem a notar grandes melhorias.

Passando para o meio-campo, como podem reparar, o plantel está montado para um duplo-pivot e para um 4x2x3x1 (embora, pelos jogadores que ali estão, existam recursos para se jogar em praticamente qualquer sistema). O Adrien, como já estou farto de dizer, é para mim um jogador muito mais forte em termos defensivos do que em termos ofensivos. E, embora num duplo-pivot, há sempre um jogador mais fixo, com responsabilidades mais defensivas, e outro jogador mais solto, com outras funções diferentes. O Adrien, para mim, encaixa aqui no primeiro tipo de jogador. E com a saída do William (que, para mim, será inevitável, e que também poderá financiar muito daquilo que será a nossa abordagem ao mercado), acho que é importante mantermos um dos titulares indiscutíveis desta época, por uma questão de estabilidade. Mantém-se a estabilidade no meio, mas adapta-se o jogador a uma posição e a uma função onde as suas melhores características podem ser melhor potenciadas dentro do modelo de jogo.

De seguida, tenho ali o * no Wallyson, porque esta foi a posição onde tive mais dúvidas na altura de definir este plantel. Entre Rosell, Wallyson e Slavchev, por motivos diferentes, qualquer um pode encaixar bem naquela vaga. Acabei por escolher o brasileiro, novamente por uma questão de versatilidade. Entre os 3, o Wallyson é o jogador que possui uma maior variedade de recursos técnicos, que lhe permitem desempenhar bem qualquer uma das posições do meio (6, 8 ou 10). Além disso, é mais um jogador que conta como formado na nossa Academia, e é esquerdino, o que confere ainda mais versatilidade à posição. Pessoalmente, gosto mais de o ver numa posição mais fixa, sendo a referência nas primeiras fases de construção. Daí estar ali.

Depois, para a outra posição do duplo-pivot, dois jogadores muito inteligentes, com um entendimento superior do jogo e que têm tudo para serem o barómetro do futebol da equipa. Os jogadores que ditam o ritmo, que dão as ideias, que fazem a máquina carburar. João Mário e André Martins. Mais dois jogadores da casa. Com o João a partir à frente do André para o 11.

Na posição mais adiantada do meio-campo, o 10. Que já cá está, desde o início da época. Estou a falar do Gauld, obviamente. O escocês é um diamante por lapidar (o maior que temos), que pode, já no presente, dar um grande contributo à equipa. Como alternativa, promovia o regresso do Chaby. Mais um jovem extremamente talentoso da nossa Academia, e um jogador com um estilo semelhante ao do Gauld. Como disse no início, está mais do que na altura de começarmos a valorizar bem aquilo que é nosso, em detrimento do que vem de fora. E o Chaby é um jogador com um potencial brutal, que tem mesmo de ser aproveitado.

Nas alas, já falei da questão do reforço acima. Depois, o mesmo que escrevi para o Chaby aplica-se perfeitamente ao Iuri. Um talento brutal, que é para potenciar. Seria a alternativa à contratação para o sector. Isto preferencialmente para o lado direito do ataque (embora nos extremos, esta seja uma questão algo irrelevante). Do lado esquerdo, faria todos os possíveis para renovar com o Carrillo. Caso isso não seja mesmo possível, então há que colocá-lo no mercado e procurar um substituto também no mercado. Aqui, aproveitaria mais um dos 3 jogadores que sugeri anteriormente. Em vez de trazer um deles, traria 2. Como alternativa, manteria o Mané, que é mais um jovem da casa, que já terá, nessa altura, época e meia no plantel, e que continuará certamente a evoluir enquanto jogador, a todos os níveis.

Finalmente, na frente de ataque, manteria os 3 jogadores actuais. O Montero, para mim, é um jogador e um avançado acima da média, e como tal, seria a minha opção principal. Depois, o Tanaka. O japonês é bastante versátil, é polivalente (pode também jogar numa das alas, como 10 ou até, quiçá, como médio interior) e já deu provas claras de que tem qualidade. Finalmente, o "pinheiro". Não que o Slimani seja apenas um pinheiro, porque já não o é, mas percebem a referência. É aquele avançado mais forte fisicamente, mais "homem-de-área" e mais forte no jogo aéreo que qualquer equipa precisa de ter no seu plantel, mesmo que para apenas algumas situações muito específicas. No entanto, coloquei ali o * porque, como todos sabem, o argelino é um jogador que tem muito mercado. Portanto, e caso surja uma excelente proposta por ele que nos leve a vender, aqui ficam 3 sugestões com um perfil parecido:

- http://www.transfermarkt.co.uk/simon-makienok/profil/spieler/87162

- http://www.transfermarkt.co.uk/ivan-santini/profil/spieler/45832

- http://www.transfermarkt.co.uk/petar-skuletic/profil/spieler/58295

Primeiro, mais uma paixão antiga. O Makienok transferiu-se no Verão do Brondby para o Palermo, da Serie A, mas a verdade é que, mesmo tendo falhado alguns jogos por lesão, o gigante dinamarquês leva apenas 236 minutos no clube italiano, distribuídos por apenas 4 jogos da Liga. Não tem jogado, acredito que não esteja satisfeito, e portanto, teríamos aqui mais uma oportunidade de o tentar convencer a vir para Portugal. É um avançado de 2,01m, que tem uma agilidade e uma mobilidade muito boas para alguém da sua altura, que não é nada tosco de pés e que também é bastante forte no jogo aéreo. É claramente uma referência na área.

Depois, o Santini é um avançado croata que tem marcado vários golos na Bélgica nas últimas duas temporadas (26 golos em 60 jogos, numa equipa mediana). Com 1,90m, tem qualidade técnica, é bastante agressivo a procurar zonas de finalização, e também é relativamente bom de cabeça.

Finalmente, o Skuletic é o goleador do Partizan e do campeonato sérvio. Leva 21 golos em 27 jogos esta época, tem 24 anos e está claramente na altura ideal para dar o salto para outros campeonatos mais competitivos. Boa compleição física (1,93m), bastante completo em termos físicos (não só no choque, mas também na velocidade e na agilidade, onde é um jogador bastante interessante para a altura que tem) e com um excelente pé esquerdo. Tem uma boa capacidade de finalização, tanto com os pés (tanto finaliza em força como é capaz de picar subtilmente a bola por cima do guarda-redes, quando este lhe sai aos pés) como de cabeça, é agressivo a atacar a área, tem um remate potente e também é capaz de conduzir a bola e de combinar bem com os colegas. Com as devidas diferenças, faz-me lembrar muito o Cardozo, que jogou vários anos do outro lado da estrada e que tantos pesadelos nos causou.

No que toca ao plantel que defini, é basicamente isto.

Vendas/Dispensas

- Miguel Lopes

- Cédric

- Sarr

- Rúben Semedo

- Nuno Reis

- William

- Shikabala

- Fokobo

- Diego Capel

- Héldon

- Viola

- Labyad

- Diogo Salomão

- Wilson Eduardo

- Salim Cissé

Por diferentes razões, obviamente. Vamos por partes. Primeiro, sei bem que a questão do Miguel Lopes é muito complicada de resolver. Aqui, o que tentaria fazer, como já conseguimos no passado, seria emprestá-lo a alguém, com esse clube a pagar, pelo menos, uma parte do seu salário. Infelizmente, é a única solução para este caso, até o contrato do Miguel terminar. Não lhe vejo qualidade para jogar no Sporting, mas, como pessoa e profissional, não tenho nada contra ele.

Depois, o Cédric é mais um caso onde a renovação parece complicada. Pessoalmente, não o valorizo tanto como a maioria dos adeptos. Gostava muito dele quando começou a aparecer, mas a verdade é que, de há uns tempos para cá, só consigo ver um jogador que estagnou completamente, que regrediu em termos ofensivos e que parece estar, futebolisticamente falando, cada vez mais burro. Tentaria realizar um bom encaixe com ele. Acredito que terá mercado na Alemanha, por exemplo.

A venda do William parece-me, infelizmente, inevitável. Ao mesmo tempo, a sua venda pode financiar-nos o ataque ao mercado que vamos fazer. Acredito que podemos sacar 30M€ por ele, senão mais. Mas vamos colocar a fasquia nos 30M€. Seria a maior venda de sempre do clube.

Depois, os casos em que não vejo qualidade para cá jogarem. Falo do Sarr, do Rúben Semedo, do Fokobo, do Diego Capel, do Héldon, do Diogo Salomão, do Viola, do Wilson Eduardo e do Salim Cissé. Tentar vender uns, sacando o máximo possível por eles, e dispensar outros, visto que já cá não estão a fazer grande coisa, e precisamos de continuar a diminuir o número de jogadores nos nossos quadros. Sempre são menos salários que temos de pagar, e alguns deles bem avultados (caso do Capel ou do Viola).

Finalmente, três jogadores que sairiam por razões diferentes. A do Shikabala é óbvia: não lhe apetece jogar futebol. Portanto, que vá à vida dele. Situação parecida para o Labyad, que até tem estado bem no Vitesse, mas que é um potencial destruidor do balneário, sendo que não acrescentaria assim tanto em campo. Acredito que podemos ainda conseguir um bom negócio por ele, e fazer uns trocos aqui. Já do Nuno Reis, sempre gostei e gosto, não o escondo. E visto que não lhe demos até agora e que nunca lhe vamos dar uma hipótese por cá, penso que está na altura de o deixar procurar construir uma carreira noutro lugar.

Gostava muito que, entre esta malta toda, e dentro das percentagens de passes que nos pertencem, conseguíssemos fazer pelo menos 40M€. Já contando que metade desse valor iria directamente para os bancos, sobrariam 20M€, para usarmos na totalidade ou parcialmente para atacar o mercado.

Empréstimos

- Luís Ribeiro

- André Geraldes

- Mica Pinto

- Rosell

- Slavchev

- Podence

- Sacko

- Dramé

- Diego Rubio

- Betinho

10 empréstimos, por diferentes razões, mas com uma lógica comum: 10 jogadores que acredito que ainda podem dar algo ao Sporting. Como tal, acho que vale a pena mantê-los sob contrato.

Primeiro, os casos de jogadores da B, que precisam de um novo contexto competitivo, mais exigente, mais elevado, para continuarem a sua evolução. Casos do Luís Ribeiro, do Mica Pinto, do Podence, do Sacko e do Dramé. Gostava de ver os 5, se possível, em clubes da Iª Liga.

Depois, os casos de 3 jogadores sem espaço no plantel principal, mas dos quais ainda não quero desistir. André Geraldes, Rosell e Diego Rubio. O último mais jovem, mas numa situação semelhante à dos dois primeiros, parece-me. No caso do Geraldes, não desdenhava um empréstimo a uma equipa da Iª Liga. No caso do Rosell e do Rubio, gostava de os ver numa das principais ligas (espanhola ou francesa, por exemplo), em equipas onde tivessem algumas oportunidades, para se poder tirar uma ideia definitiva daquilo que eles ainda nos poderão dar no futuro.

Finalmente, o Slavchev é um jogador que precisa de continuar a sua adaptação à primeira linha do futebol europeu. Ainda não sabemos como ele se dará pelo Championship, mas na próxima temporada, gostava de o ver também numa das principais ligas europeias. Quanto ao Betinho, depois do terrível empréstimo de que foi alvo esta época, penso que seria bom para ele voltar a ser emprestado por cá, a uma equipa da Iª Liga. Uma onde possa, finalmente, ter algumas oportunidades para mostrar o seu valor.

Por fim, obviamente que o condutor deste veículo tem de continuar a ser o Marco Silva. Aliás, nem me passa outra coisa pela cabeça. Pode ter os seus defeitos, mas também tem as suas virtudes, e acredito que, com o tempo, irá evoluir, irá melhorar e irá aperfeiçoar muita coisa nesta equipa. Acredito plenamente nele.

Em suma, que isto já vai (muito!) longo: plantel de 23 jogadores, com 2 jogadores de qualidade por posição, com vários jogadores versáteis e polivalentes, com jogadores de estilos diferentes dentro de cada posição, que se complementam e que dão grande profundidade e variedade ao plantel. Com este plantel, podemos alinhar em qualquer sistema táctico escolhido pelo treinador, que matéria-prima nunca lhe faltará.

Equipa B:

Equipa B

Guilherme Oliveira/Vladimir Stojkovic

Mauro Riquicho/#1

Domingos Duarte/Bruno Wilson

João Serrano/Seejou King

Pedro Ferreira/João Palhinha

Zezinho/Rafael Barbosa

Francisco Geraldes/#3

Gélson Martins/Lisandro Semedo

#4/Luís Elói

Cristian Ponde/José Postiga/Mama Baldé

Plantel com 22 jogadores, em regime de complemento ao da equipa A (o que significa que, ocasionalmente, teríamos 1/2 jogadores da A a jogarem um ou outro jogo na B, para manterem o ritmo de jogo, e que ficaríamos, entre A e B, com 45 jogadores, número que considero ideal). 2 jogadores para cada posição, excepto nos centrais (em caso de necessidade, o 4º central da A pode sempre fazer um par de jogos aqui, ou então promove-se um jovem dos juniores) e 3 avançados, mais uma vez de estilos diferentes e que se complementam. A ideia dos 22 jogadores também é, uma vez por outra, poder dar oportunidades a um ou outro júnior. Por fim, acho muito importante, como já disse anteriormente, apostar nos nossos e valorizar o que é nosso. Portanto, destes 22 jogadores, 16 são formados na nossa Academia, e apenas 6 são "de fora" (o Seejou King, que já vai para a 3ª época por cá, o Luís Elói, que chegou só esta época do Vitória FC, e os 4 reforços).

Quanto a reforços, 4 jogadores. Um lateral direito e um extremo, porque não os há na formação em número suficiente e com a qualidade necessária para integrar o plantel. Depois, um central e um médio mais ofensivo, e aqui tenho nomes específicos na cabeça, porque são jogadores de grande potencial e em quem acredito bastante. Portanto:

#1: Sinceramente, nesta posição e na de extremo, não tenho grandes sugestões próprias. Portanto, aqui vou seguir a sugestão do Ehrmantraut, porque gostei do pouco que vi do Pedro Almeida (http://www.transfermarkt.co.uk/pedro-almeida/profil/spieler/149653) no Atlético.

#2: Para aqui já tenho um nome: John Souttar (http://www.transfermarkt.co.uk/john-souttar/profil/spieler/235767). Central que faz 19 anos em Setembro, escocês e que joga no Dundee United, onde, de resto, jogou com o Gauld. Faria um percurso em tudo semelhante ao do Ryan, começando pela B e tendo, aqui e ali, uma oportunidade na Taça da Liga ou na Taça de Portugal. No caso do Gauld não concordei com a gestão feita, porque o jogador fazia (e ainda faz) falta à equipa A. Neste caso, concordaria, pois com Paulo, Tobias, Ewerton (ou reforço) e Rabia, o eixo defensivo da equipa A estaria bem seguro.

Quanto ao jogador, de forma resumida, é um central que tem um potencial enorme, com tudo para vir a ser, a longo prazo, um jogador de classe mundial. Boa estampa física (1,86m), relativamente rápido e ágil, bom timing de desarme, razoável no jogo aéreo e na marcação, com um entendimento do jogo muito interessante para um jogador escocês e com uma qualidade ofensiva tremenda, sendo bastante evoluído em termos técnicos, no capítulo do passe e no capítulo da saída de bola. Duvido que custe sequer aquilo que o Ryan nos custou, mas tal como o nosso 10, também é um jogador que justifica cada cêntimo do investimento.

#3: Aqui também tenho um nome específico: Diogo Jota (http://www.transfermarkt.co.uk/diogo-jota/profil/spieler/340950). Jogador que fez há pouco tempo 18 anos (Dezembro), internacional sub-19 português (nem de propósito, acho que marcou hoje um golo pela selecção), e que joga no Paços de Ferreira. Esta época fez 2 golos e uma assistência nas duas oportunidades que teve para a Taça de Portugal, e em ambos os jogos partiu aquilo tudo. É um 10 que é avançado de formação, com grande capacidade de drible, muito forte na condução, com boa visão de jogo, forte no último passe e com uma capacidade de finalização acima da média (pudera, visto que era avançado...). Não sei bem como ele seria como avançado, mas como 10, a vir de trás para a frente e a poder pegar no jogo mais atrás, é um potencial craque. E duvido muito que o Paços colocasse assim tantos entraves a uma possível transferência. No máximo, custaria uns 300/400 milhares, mais um ou outro empréstimo. Barato, para o potencial que tem.

#4: Para aqui, tal como para o lateral, não me vêm grandes nomes à cabeça. Pelo menos assim de repente. Portanto, vou, mais uma vez, seguir a sugestão deixada pelo Ehrmantraut, até porque neste caso conheço relativamente bem o jogador. O David Babunski (http://www.transfermarkt.co.uk/david-babunski/profil/spieler/133628) é talvez a maior promessa macedónia da actualidade. Tem 20 anos e já é internacional A pela selecção. Acaba contrato em 2016, e não tem jogado assim tanto quanto isso no Barcelona B (principalmente por falta de espaço). É um 10, principalmente, mas joga com igual à vontade e igualmente bem a partir de uma ala. Jogador muito ágil, criativo, desequilibrador, de finta curta e com grande capacidade para acelerar o jogo com bola. É mais um pequeno génio, na linha do Gauld, diferenças qualitativas à parte. Dada a sua situação actual, acredito que o Barcelona não dificultasse muito a sua saída.

Análise do plantel

Na baliza, pouco a dizer. Vejo no Guilherme Oliveira um potencial semelhante ao que vejo no Luís Ribeiro, e penso que é a sucessão natural na baliza da B. Como suplente, ficava com o Stojkovic, porque não vejo necessidade de contratar um guarda-redes especificamente para a B, e entre ele e o Ndiaye, acho que o primeiro é o melhor. Ou o menos mau.

Na lateral direita, para além do reforço, manteria o Riquicho. Não vejo nele assim tanta qualidade quanto isso, mas é um lateral razoável, internacional sub-19 português, e que teria aqui a sua 3ª (e última, na minha visão das coisas) época na B.

No eixo defensivo, além do reforço, que seria o central de referência aqui, teria o Domingos Duarte, que é um central com algum potencial e com algumas características interessantes. É internacional sub-20 português. Como alternativa, ficaria com o Bruno Wilson. Não gosto assim tanto dele, mas parece-me um central fiável, com alguma margem de progressão e que pode dar bem conta do recado quando necessário.

Para fechar a defesa, na lateral esquerda, o João Serrano partiria na frente pelo lugar. É um jogador de quem gosto bastante. Lateral muito inteligente, muito evoluído no passe, com boa visão de jogo, excelente leitura do jogo e bastante forte em termos posicionais. Não é um "cavalo de corrida" que faça todo o corredor, mas é um lateral muito competente e com potencial. Como alternativa, e à falta de melhor, ficaria com o Seejou King. Já vai para a sua 3ª época na B, tem algumas características interessantes (não é um tronco de pés e é bastante rápido) e, além disso, tenho o feeling de que é um jogador que faz bom balneário, daqueles que qualquer equipa beneficia por ter.

Passando ao meio-campo, talvez resida aqui a maior surpresa do meu plantel. Sim, o Pedro Ferreira é da geração de 98. Sim, na próxima época, ele ainda terá 17 anos (pelo menos até Janeiro) e será júnior de 1º ano. Sei disso tudo. No entanto, como sabem, a idade para mim não importa. Importa é a maturidade competitiva e a qualidade do jogador. E na minha opinião, a maturidade e a qualidade do Pedro, neste momento, já lhe permitem jogar bem a este nível. Mais: acho que este, actualmente, é o nível mais indicado para o Pedro continuar a evoluir enquanto jogador, continuar a crescer. Vejo nele imenso potencial. Um potencial William. Aquela postura serena em campo, a forma como, quando tem a bola, levanta a cabeça e procura a melhor solução para ela, mesmo quando pressionado; a forma como, mesmo quando persegue um adversário, nunca perde a noção do jogo, do espaço e daquilo que tem de fazer para, não cortar, mas recuperar a bola...aquilo não se ensina. E são estas coisas que definem os craques. Como o Pedro. Portanto, neste plantel, ele seria a minha primeira opção para a posição 6, e estou certo de que poderemos ter aqui mais uma grande revelação no meio-campo defensivo. Como alternativa, teria o Palhinha. Um jogador que não tem tido muita sorte com as lesões (e as doenças) esta época, o que é pena. Vejo nele algum potencial (em termos defensivos, essencialmente), e acho que, não sendo um craque, tem as características necessárias para ser um jogador bem útil para o Sporting.

Depois, como interiores, coloquei ali o nome do Zezinho. Não vejo nele potencial para chegar à equipa A. Mas acho que pode ser um jogador muito importante nesta equipa. Porque já passou por aquilo que a maioria destes jovens vão passar (equipa B -> equipa A/Iª Liga), porque já tem alguma experiência, não só do campeonato português, como de outros campeonatos europeus (grego), e porque, apesar de tudo, tem qualidade mais do que suficiente para ser um bom jogador na IIª Liga. Pelas suas características, e apesar de algumas limitações graves (nomeadamente, ao nível da decisão e do timing para soltar a bola) daria ao nosso meio-campo solidez defensiva, capacidade de transporte de bola (aspecto onde ele mais se destaca) e até alguma criatividade (que nunca é demasiada). Como alternativa, ficaria com o Rafael Barbosa, que é um dos jogadores mais promissores da sua geração a sair da nossa Academia. Médio de características mais ofensivas e com um potencial muito interessante. Acima de tudo, parece-me que poderá evoluir para um médio-centro muito certo, seguro e com grande visão de jogo e qualidade de passe. Um daqueles jogadores que faz a equipa "respirar" melhor com bola.

Ao lado destes 2, teríamos um interior com funções um pouco mais ofensivas. Além do reforço, aqui estaria um jogador em quem acredito bastante, o Francisco Geraldes. Um médio com muito potencial, e um dos jogadores mais promissores deste plantel.

Nas alas, do lado direito (preferencialmente), outro dos jogadores mais promissores do plantel. O Gélson Martins seria, neste plantel, a referência na posição. Internacional sub-20 português, com grande potencial. Um desequilibrador nato. Ainda precisa de limar umas arestas, mas no geral, está já num nível bastante bom. Como alternativa, apostava no Lisandro Semedo. Não o acho nenhum craque, mas gosto dele. É um extremo com qualidade técnica q.b., muito rápido e que procura bastante zonas de finalização.

Para a esquerda, além do reforço, teria o Luís Elói como alternativa. Parece-me um jovem com muito talento para trabalhar. Um jogador com um estilo semelhante ao do Podence. Muito ágil, com mudanças de velocidade repentinas, com boa qualidade técnica e que gosta de partir da esquerda para procurar atacar o espaço interior.

Finalmente, na frente, apostaria forte no Ponde. É um dos meus jogadores favoritos deste plantel, e um avançado que me enche as medidas. Ágil, muito inteligente, muito forte com a bola nos pés, que remata bem e que sabe escolher bem os timings para atacar a área. Seria a minha primeira opção para o lugar. Depois, o José Postiga é um avançado que se movimenta bem, que finaliza bem, tanto com os pés como de cabeça, e que também é bem razoável em termos técnicos. Finalmente, integraria de novo o Mama Baldé no plantel. Avançado forte no choque, mais agressivo dentro da área e com uma boa capacidade de finalização.

Vendas/Dispensas

- Ndiaye

- Paulo Borges

- Hugo Meira

- Ivanildo Fernandes

- Sambinha

- Rúben Ribeiro

- Liu Yiming

- Jorge Silva

- Edelino Ié

- Kikas

- Gazela

- Enoh

- Rúben Varela

- Bruno Pais

- Olávio Gomes

A grande maioria destes casos são jogadores aos quais não reconheço qualidade e/ou potencial para jogarem no Sporting (Ndiaye, Paulo Borges, Ivanildo, Jorge Silva, Yiming, Sambinha, Rúben Ribeiro, Edelino Ié, Gazela, Enoh, Rúben Varela, Bruno Pais, Olávio Gomes). Duas excepções, no entanto. Primeiro, sempre gostei muito do Kikas, mas acho que o jogador já não terá grande futuro por cá, e portanto, devemos deixá-lo procurar um novo clube para continuar a carreira. Depois, o Hugo Meira acaba contrato no fim da época, e a sua saída vai-me desiludir bastante. Sempre pensei que estaria ali mais um excelente central formado pelo Sporting. Mas, não sei bem porquê, a verdade é que a aposta no jogador, nos últimos tempos, tem sido nula. E já deu para perceber que não vamos renovar com ele. Portanto, e infelizmente, é mais uma saída realista do que propriamente uma saída que eu defenda.

Empréstimos

- Luis Caicedo

- Ever Peralta

- Abou Touré

- Fabinho

- Rafael Benevides

Estes 5 empréstimos seriam todos basicamente pela mesma razão: jogadores a quem não vejo grande espaço no plantel da B, mas que, do pouco que conheço deles (e dentro destes, conheço melhor o Fabinho que os restantes), me parecem ter algum potencial, e portanto, acho que ainda não está na altura de nos desfazermos deles. Se possível, gostava de ver estes 5 jogadores emprestados a equipas da IIª Liga ou do CNS.

Finalmente, no que toca ao treinador desta equipa...é assim, sugestões específicas, não tenho (ou melhor, tenho uma, que é o Fernando Valente, mas duvido que seja uma sugestão realista, nesta altura do campeonato). Mas não gostava que o João de Deus continuasse. Acho que a sua forma de ver o jogo não se adequa àquilo que se pretende da nossa equipa B. O ideal seria um treinador com boas ideias, que conseguisse colocar estes jovens a praticar um futebol agradável, que soubesse lidar bem com eles e que os ajudasse a crescer e a evoluir, dentro de uma determinada ideia de jogo (futebol mais apoiado, com mais passes, mais toques na bola, que potenciasse a qualidade com bola, a criatividade e a tomada de decisão dos nossos jovens). Mas sei bem que não é fácil, sobretudo para uma equipa B, arranjar uma opção dessas. Quanto à matéria-prima, não me parece que falte. Não está aqui um plantel para lutar pela IIª Liga, mas é um plantel mais do que suficiente para conseguir fazer um campeonato bem tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento da conversa do tópico do Futebol, ficam aqui dois posts que fiz noutro fórum, relativamente ao planeamento da próxima época, um sobre a equipa A e outro sobre a equipa B. Vou deixá-los em spoiler, porque são bem grandes.

Equipa B:

Equipa B

Guilherme Oliveira/Vladimir Stojkovic

Mauro Riquicho/#1

Domingos Duarte/Bruno Wilson

João Serrano/Seejou King

Pedro Ferreira/João Palhinha

Zezinho/Rafael Barbosa

Francisco Geraldes/#3

Gélson Martins/Lisandro Semedo

#4/Luís Elói

Cristian Ponde/José Postiga/Mama Baldé

Plantel com 22 jogadores, em regime de complemento ao da equipa A (o que significa que, ocasionalmente, teríamos 1/2 jogadores da A a jogarem um ou outro jogo na B, para manterem o ritmo de jogo, e que ficaríamos, entre A e B, com 45 jogadores, número que considero ideal). 2 jogadores para cada posição, excepto nos centrais (em caso de necessidade, o 4º central da A pode sempre fazer um par de jogos aqui, ou então promove-se um jovem dos juniores) e 3 avançados, mais uma vez de estilos diferentes e que se complementam. A ideia dos 22 jogadores também é, uma vez por outra, poder dar oportunidades a um ou outro júnior. Por fim, acho muito importante, como já disse anteriormente, apostar nos nossos e valorizar o que é nosso. Portanto, destes 22 jogadores, 16 são formados na nossa Academia, e apenas 6 são "de fora" (o Seejou King, que já vai para a 3ª época por cá, o Luís Elói, que chegou só esta época do Vitória FC, e os 4 reforços).

Quanto a reforços, 4 jogadores. Um lateral direito e um extremo, porque não os há na formação em número suficiente e com a qualidade necessária para integrar o plantel. Depois, um central e um médio mais ofensivo, e aqui tenho nomes específicos na cabeça, porque são jogadores de grande potencial e em quem acredito bastante. Portanto:

#1: Sinceramente, nesta posição e na de extremo, não tenho grandes sugestões próprias. Portanto, aqui vou seguir a sugestão do Ehrmantraut, porque gostei do pouco que vi do Pedro Almeida (http://www.transfermarkt.co.uk/pedro-almeida/profil/spieler/149653) no Atlético.

#2: Para aqui já tenho um nome: John Souttar (http://www.transfermarkt.co.uk/john-souttar/profil/spieler/235767). Central que faz 19 anos em Setembro, escocês e que joga no Dundee United, onde, de resto, jogou com o Gauld. Faria um percurso em tudo semelhante ao do Ryan, começando pela B e tendo, aqui e ali, uma oportunidade na Taça da Liga ou na Taça de Portugal. No caso do Gauld não concordei com a gestão feita, porque o jogador fazia (e ainda faz) falta à equipa A. Neste caso, concordaria, pois com Paulo, Tobias, Ewerton (ou reforço) e Rabia, o eixo defensivo da equipa A estaria bem seguro.

Quanto ao jogador, de forma resumida, é um central que tem um potencial enorme, com tudo para vir a ser, a longo prazo, um jogador de classe mundial. Boa estampa física (1,86m), relativamente rápido e ágil, bom timing de desarme, razoável no jogo aéreo e na marcação, com um entendimento do jogo muito interessante para um jogador escocês e com uma qualidade ofensiva tremenda, sendo bastante evoluído em termos técnicos, no capítulo do passe e no capítulo da saída de bola. Duvido que custe sequer aquilo que o Ryan nos custou, mas tal como o nosso 10, também é um jogador que justifica cada cêntimo do investimento.

#3: Aqui também tenho um nome específico: Diogo Jota (http://www.transfermarkt.co.uk/diogo-jota/profil/spieler/340950). Jogador que fez há pouco tempo 18 anos (Dezembro), internacional sub-19 português (nem de propósito, acho que marcou hoje um golo pela selecção), e que joga no Paços de Ferreira. Esta época fez 2 golos e uma assistência nas duas oportunidades que teve para a Taça de Portugal, e em ambos os jogos partiu aquilo tudo. É um 10 que é avançado de formação, com grande capacidade de drible, muito forte na condução, com boa visão de jogo, forte no último passe e com uma capacidade de finalização acima da média (pudera, visto que era avançado...). Não sei bem como ele seria como avançado, mas como 10, a vir de trás para a frente e a poder pegar no jogo mais atrás, é um potencial craque. E duvido muito que o Paços colocasse assim tantos entraves a uma possível transferência. No máximo, custaria uns 300/400 milhares, mais um ou outro empréstimo. Barato, para o potencial que tem.

#4: Para aqui, tal como para o lateral, não me vêm grandes nomes à cabeça. Pelo menos assim de repente. Portanto, vou, mais uma vez, seguir a sugestão deixada pelo Ehrmantraut, até porque neste caso conheço relativamente bem o jogador. O David Babunski (http://www.transfermarkt.co.uk/david-babunski/profil/spieler/133628) é talvez a maior promessa macedónia da actualidade. Tem 20 anos e já é internacional A pela selecção. Acaba contrato em 2016, e não tem jogado assim tanto quanto isso no Barcelona B (principalmente por falta de espaço). É um 10, principalmente, mas joga com igual à vontade e igualmente bem a partir de uma ala. Jogador muito ágil, criativo, desequilibrador, de finta curta e com grande capacidade para acelerar o jogo com bola. É mais um pequeno génio, na linha do Gauld, diferenças qualitativas à parte. Dada a sua situação actual, acredito que o Barcelona não dificultasse muito a sua saída.

Análise do plantel

Na baliza, pouco a dizer. Vejo no Guilherme Oliveira um potencial semelhante ao que vejo no Luís Ribeiro, e penso que é a sucessão natural na baliza da B. Como suplente, ficava com o Stojkovic, porque não vejo necessidade de contratar um guarda-redes especificamente para a B, e entre ele e o Ndiaye, acho que o primeiro é o melhor. Ou o menos mau.

Na lateral direita, para além do reforço, manteria o Riquicho. Não vejo nele assim tanta qualidade quanto isso, mas é um lateral razoável, internacional sub-19 português, e que teria aqui a sua 3ª (e última, na minha visão das coisas) época na B.

No eixo defensivo, além do reforço, que seria o central de referência aqui, teria o Domingos Duarte, que é um central com algum potencial e com algumas características interessantes. É internacional sub-20 português. Como alternativa, ficaria com o Bruno Wilson. Não gosto assim tanto dele, mas parece-me um central fiável, com alguma margem de progressão e que pode dar bem conta do recado quando necessário.

Para fechar a defesa, na lateral esquerda, o João Serrano partiria na frente pelo lugar. É um jogador de quem gosto bastante. Lateral muito inteligente, muito evoluído no passe, com boa visão de jogo, excelente leitura do jogo e bastante forte em termos posicionais. Não é um "cavalo de corrida" que faça todo o corredor, mas é um lateral muito competente e com potencial. Como alternativa, e à falta de melhor, ficaria com o Seejou King. Já vai para a sua 3ª época na B, tem algumas características interessantes (não é um tronco de pés e é bastante rápido) e, além disso, tenho o feeling de que é um jogador que faz bom balneário, daqueles que qualquer equipa beneficia por ter.

Passando ao meio-campo, talvez resida aqui a maior surpresa do meu plantel. Sim, o Pedro Ferreira é da geração de 98. Sim, na próxima época, ele ainda terá 17 anos (pelo menos até Janeiro) e será júnior de 1º ano. Sei disso tudo. No entanto, como sabem, a idade para mim não importa. Importa é a maturidade competitiva e a qualidade do jogador. E na minha opinião, a maturidade e a qualidade do Pedro, neste momento, já lhe permitem jogar bem a este nível. Mais: acho que este, actualmente, é o nível mais indicado para o Pedro continuar a evoluir enquanto jogador, continuar a crescer. Vejo nele imenso potencial. Um potencial William. Aquela postura serena em campo, a forma como, quando tem a bola, levanta a cabeça e procura a melhor solução para ela, mesmo quando pressionado; a forma como, mesmo quando persegue um adversário, nunca perde a noção do jogo, do espaço e daquilo que tem de fazer para, não cortar, mas recuperar a bola...aquilo não se ensina. E são estas coisas que definem os craques. Como o Pedro. Portanto, neste plantel, ele seria a minha primeira opção para a posição 6, e estou certo de que poderemos ter aqui mais uma grande revelação no meio-campo defensivo. Como alternativa, teria o Palhinha. Um jogador que não tem tido muita sorte com as lesões (e as doenças) esta época, o que é pena. Vejo nele algum potencial (em termos defensivos, essencialmente), e acho que, não sendo um craque, tem as características necessárias para ser um jogador bem útil para o Sporting.

Depois, como interiores, coloquei ali o nome do Zezinho. Não vejo nele potencial para chegar à equipa A. Mas acho que pode ser um jogador muito importante nesta equipa. Porque já passou por aquilo que a maioria destes jovens vão passar (equipa B -> equipa A/Iª Liga), porque já tem alguma experiência, não só do campeonato português, como de outros campeonatos europeus (grego), e porque, apesar de tudo, tem qualidade mais do que suficiente para ser um bom jogador na IIª Liga. Pelas suas características, e apesar de algumas limitações graves (nomeadamente, ao nível da decisão e do timing para soltar a bola) daria ao nosso meio-campo solidez defensiva, capacidade de transporte de bola (aspecto onde ele mais se destaca) e até alguma criatividade (que nunca é demasiada). Como alternativa, ficaria com o Rafael Barbosa, que é um dos jogadores mais promissores da sua geração a sair da nossa Academia. Médio de características mais ofensivas e com um potencial muito interessante. Acima de tudo, parece-me que poderá evoluir para um médio-centro muito certo, seguro e com grande visão de jogo e qualidade de passe. Um daqueles jogadores que faz a equipa "respirar" melhor com bola.

Ao lado destes 2, teríamos um interior com funções um pouco mais ofensivas. Além do reforço, aqui estaria um jogador em quem acredito bastante, o Francisco Geraldes. Um médio com muito potencial, e um dos jogadores mais promissores deste plantel.

Nas alas, do lado direito (preferencialmente), outro dos jogadores mais promissores do plantel. O Gélson Martins seria, neste plantel, a referência na posição. Internacional sub-20 português, com grande potencial. Um desequilibrador nato. Ainda precisa de limar umas arestas, mas no geral, está já num nível bastante bom. Como alternativa, apostava no Lisandro Semedo. Não o acho nenhum craque, mas gosto dele. É um extremo com qualidade técnica q.b., muito rápido e que procura bastante zonas de finalização.

Para a esquerda, além do reforço, teria o Luís Elói como alternativa. Parece-me um jovem com muito talento para trabalhar. Um jogador com um estilo semelhante ao do Podence. Muito ágil, com mudanças de velocidade repentinas, com boa qualidade técnica e que gosta de partir da esquerda para procurar atacar o espaço interior.

Finalmente, na frente, apostaria forte no Ponde. É um dos meus jogadores favoritos deste plantel, e um avançado que me enche as medidas. Ágil, muito inteligente, muito forte com a bola nos pés, que remata bem e que sabe escolher bem os timings para atacar a área. Seria a minha primeira opção para o lugar. Depois, o José Postiga é um avançado que se movimenta bem, que finaliza bem, tanto com os pés como de cabeça, e que também é bem razoável em termos técnicos. Finalmente, integraria de novo o Mama Baldé no plantel. Avançado forte no choque, mais agressivo dentro da área e com uma boa capacidade de finalização.

Vendas/Dispensas

- Ndiaye

- Paulo Borges

- Hugo Meira

- Ivanildo Fernandes

- Sambinha

- Rúben Ribeiro

- Liu Yiming

- Jorge Silva

- Edelino Ié

- Kikas

- Gazela

- Enoh

- Rúben Varela

- Bruno Pais

- Olávio Gomes

A grande maioria destes casos são jogadores aos quais não reconheço qualidade e/ou potencial para jogarem no Sporting (Ndiaye, Paulo Borges, Ivanildo, Jorge Silva, Yiming, Sambinha, Rúben Ribeiro, Edelino Ié, Gazela, Enoh, Rúben Varela, Bruno Pais, Olávio Gomes). Duas excepções, no entanto. Primeiro, sempre gostei muito do Kikas, mas acho que o jogador já não terá grande futuro por cá, e portanto, devemos deixá-lo procurar um novo clube para continuar a carreira. Depois, o Hugo Meira acaba contrato no fim da época, e a sua saída vai-me desiludir bastante. Sempre pensei que estaria ali mais um excelente central formado pelo Sporting. Mas, não sei bem porquê, a verdade é que a aposta no jogador, nos últimos tempos, tem sido nula. E já deu para perceber que não vamos renovar com ele. Portanto, e infelizmente, é mais uma saída realista do que propriamente uma saída que eu defenda.

Empréstimos

- Luis Caicedo

- Ever Peralta

- Abou Touré

- Fabinho

- Rafael Benevides

Estes 5 empréstimos seriam todos basicamente pela mesma razão: jogadores a quem não vejo grande espaço no plantel da B, mas que, do pouco que conheço deles (e dentro destes, conheço melhor o Fabinho que os restantes), me parecem ter algum potencial, e portanto, acho que ainda não está na altura de nos desfazermos deles. Se possível, gostava de ver estes 5 jogadores emprestados a equipas da IIª Liga ou do CNS.

Finalmente, no que toca ao treinador desta equipa...é assim, sugestões específicas, não tenho (ou melhor, tenho uma, que é o Fernando Valente, mas duvido que seja uma sugestão realista, nesta altura do campeonato). Mas não gostava que o João de Deus continuasse. Acho que a sua forma de ver o jogo não se adequa àquilo que se pretende da nossa equipa B. O ideal seria um treinador com boas ideias, que conseguisse colocar estes jovens a praticar um futebol agradável, que soubesse lidar bem com eles e que os ajudasse a crescer e a evoluir, dentro de uma determinada ideia de jogo (futebol mais apoiado, com mais passes, mais toques na bola, que potenciasse a qualidade com bola, a criatividade e a tomada de decisão dos nossos jovens). Mas sei bem que não é fácil, sobretudo para uma equipa B, arranjar uma opção dessas. Quanto à matéria-prima, não me parece que falte. Não está aqui um plantel para lutar pela IIª Liga, mas é um plantel mais do que suficiente para conseguir fazer um campeonato bem tranquilo.

Oh Poeira mais rápido levas com o Ivanildo do que com o Domingos ou o Bruno Wilson :mrgreen: mas a verdade é que nenhum dos três apresenta potencial para ser algo de especial, gostava que apostassem no Gonçalo Vieira, parece-me um excelente central, mas o Souttar era muito bem sacado é verdade, já que exploraram esse mercado com o Gauld era continuarem.

Quanto ao Babunski, tem tudo para ser um craque mas não o estou a ver sair do Barça para Portugal, arranja facilmente alguém que lhe pegue lá em Espanha, ainda por cima o irmão jogo no Real e acho que o pai dele tem conhecimentos.

E não consigo concordar com isso do Zezinho, basicamente porque ele não tem qualidade para a equipa A logo mais vale despacha-lo do que andar a arrasta-lo pela equipa B e a tapar quem tem potencial para evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria uma equipa demasiado inexperiente, pelo menos no ataque?

Acho que não. E a juventude, a aposta nos jovens, é um dos elementos que nos caracteriza enquanto clube. Temos de saber viver com isso.

O Skuletic já foi para o Lokomotiv acho.

Foi sim. Na altura do post é que ainda não tinha assinado. Custou 3,5M€.

Oh Poeira mais rápido levas com o Ivanildo do que com o Domingos ou o Bruno Wilson :mrgreen: mas a verdade é que nenhum dos três apresenta potencial para ser algo de especial, gostava que apostassem no Gonçalo Vieira, parece-me um excelente central, mas o Souttar era muito bem sacado é verdade, já que exploraram esse mercado com o Gauld era continuarem.

Quanto ao Babunski, tem tudo para ser um craque mas não o estou a ver sair do Barça para Portugal, arranja facilmente alguém que lhe pegue lá em Espanha, ainda por cima o irmão jogo no Real e acho que o pai dele tem conhecimentos.

E não consigo concordar com isso do Zezinho, basicamente porque ele não tem qualidade para a equipa A logo mais vale despacha-lo do que andar a arrasta-lo pela equipa B e a tapar quem tem potencial para evoluir.

Eu gostava que se apostasse no Hugo Meira, mas está visto que ele vai direitinho no fim da época. O Ivanildo é horrível. Outro Semedo. O Domingos já está na B e acredito que seja aposta na próxima temporada. Já o Wilson, também não o acho nada de especial, mas para compor ali serve, e é da casa.

Não conheço muito bem o Gonçalo Vieira, mas já li boas coisas. Quanto ao Souttar, temos de o pescar agora, como fizemos com o Gauld: antes dos tubarões ficarem com ele debaixo de olho. Tem tudo para ser um grande central.

O Babunski seria numa perspectiva semelhante à do Gauld também. Tentar seduzi-lo com a nossa Academia, a nossa aposta nos jovens e com possíveis oportunidades, aqui e ali, na equipa A. É improvável, mas tentar não custa. E estamos a falar de um craque.

O caso do Zezinho aparece também porque eu fiz aquilo num misto de expectativa x realidade. Mas, não estando ali o Zezinho, eu faria regressar o Kikas, para um papel semelhante. Jogador de quem sempre gostei muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande post, Poeira. :compinchas:

Em relação à equipa A é que duvido que o Chaby volte para ser alternativa. Deve ser emprestado, outra vez...

E esperemos que o Marco ganhe os tomates que lhe têm faltado.

Compartilhar este post

Link para o post

Equipa A:

Na baliza, o Rui está de pedra e cal, é o nosso capitão, é o maior símbolo desta equipa, e a fase em que eu acreditava mesmo que ele podia sair já começa a passar. Começo a acreditar que este será sempre nosso, e ficará cá durante toda a carreira. Felizmente, e com grande orgulho da minha parte. Depois, coloquei ali o * no Marcelo porque há sempre a questão dos minutos. Se ele quiser continuar no actual papel, está a baliza definida. Se ele quiser sair para jogar, então acho que devemos ir ao mercado. Aí, o perfil deve ser essencialmente o de um guarda-redes com o mesmo perfil do Marcelo: relativamente experiente, minimamente seguro e alguém que não se importe de jogar pouco. Dentro desse modelo, gosto de duas opções baratas do mercado nacional: o Vagner, do Estoril (http://www.transfermarkt.co.uk/vagner/profil/spieler/68442) (este tem a vantagem de já ter sido treinado pelo Marco no Estoril), e o Adriano Facchini, do Gil Vicente (http://www.transfermarkt.co.uk/adriano/profil/spieler/103370). Penso que qualquer uma destas duas soluções preencheria bem o lugar do Marcelo. Acho que ainda não há necessidade de pensarmos num guarda-redes mais jovem, para o longo prazo, porque o Rui ainda há-de estar aí para as curvas durante vários anos.

Até ao Natal tirava o lugar ao Patrício

Editado por Grilo06

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez, até porque acho que todos os anos te dizem isto, já pensaste em enviar isso para o Sporting?

Actualmente não. E se conheço relatos de pessoas que até em mão já entregaram relatórios sobre jogadores, equipas, etc, e nem a um "ok" tiveram direito, muito menos vontade tenho de enviar.

De qualquer modo, o clube tem quem ande de propósito pelas redes sociais, pelos fóruns e pelos blogs. Sobretudo no fórumscp. E isto é tudo público, para quem quiser ver.

Compartilhar este post

Link para o post

E se conheço relatos de pessoas que até em mão já entregaram relatórios sobre jogadores, equipas, etc, e nem a um "ok" tiveram direito, muito menos vontade tenho de enviar.

Não fazia a mínima ideia, mas mesmo assim acho que estando o trabalho feito não perdias nada em enviar. Se fosses fazer o trabalho de propósito para isso, dizia-te já que não valia a pena, mas estando já feito...

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting só tinha a ganhar se montasse uma equipa de observadores "amadora". Tinham algumas pessoas pagas (coordenadores) a trabalhar na academia em conjunto com a equipa de observação "profissional" mas de resto, seria composta maioriariamente por olheiros amadores, não pagos. Olheiros esses que podiam depois ir recebendo uns bilhetes e uns descontos na loja verde ou algo do género para terem pelo menos um incentivo.

O trabalho do olheiro "amador" seria algo muito basico, que podia ser simplesmente sinalizar jogadores com potencial para depois ser observados inloco pela tal parte "profissional".

Sei que parte disto já acontece, mas era bom se fosse uma cena mais séria. Não temos dinheiro, temos que jogar com as armas que pudermos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Sporting já não tem uma rede de mais de 100 observadores, muitos deles praticamente por carolice?

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting só tinha a ganhar se montasse uma equipa de observadores "amadora". Tinham algumas pessoas pagas (coordenadores) a trabalhar na academia em conjunto com a equipa de observação "profissional" mas de resto, seria composta maioriariamente por olheiros amadores, não pagos. Olheiros esses que podiam depois ir recebendo uns bilhetes e uns descontos na loja verde ou algo do género para terem pelo menos um incentivo.

O trabalho do olheiro "amador" seria algo muito basico, que podia ser simplesmente sinalizar jogadores com potencial para depois ser observados inloco pela tal parte "profissional".

Sei que parte disto já acontece, mas era bom se fosse uma cena mais séria. Não temos dinheiro, temos que jogar com as armas que pudermos.

Isso já acontece. Não da forma mais organizada e potenciada do mundo, mas já acontece.

Agora, se podia ser um recurso muito mais (e melhor) aproveitado? Sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já acontece. Não da forma mais organizada e potenciada do mundo, mas já acontece.

Agora, se podia ser um recurso muito mais (e melhor) aproveitado? Sem dúvida.

Exacto. Eu sei que já existe, mas o que falta é a tal organização, acho que não se perdia nada... E com o incentivo certo, podiamos montar uma rede bem interessante, o que não falta é malta que acompanha o futebol jovem. Desde pais que vão ver os seus filhos jogar, aos próprios filhos que continuam a acompanhar as equipas onde jogaram (e que conhecem muita da malta que la anda)

Compartilhar este post

Link para o post

GR

Marcelo Boeck

Rui Patrício

DEF

André Geraldes

Cédric Soares

Ewerton

Jefferson

Jonathan Silva

Miguel Lopes

Naby Sarr

Paulo Oliveira

Ramy Rabia

Rúben Semedo

Tobias Figueiredo

MED

Adrien Silva

André Martins

João Mário

Oriol Rosell

Ricardo Esgaio

Ryan Gauld

Shikabala

Simeon Slavchev

Vítor Silva

William Carvalho

PL

André Carrillo

Carlos Mané

Diego Capel

Fredy Montero

Héldon

Islam Slimani

Junya Tanaka

Nani

GR

Guilherme Oliveira

Khadime Ndiaye

Luís Ribeiro

Pedro Silva

Vladimir Stojković

DEF

Domingos Duarte

Hugo Sousa

Jorge Silva

Liu Yiming

Mauro Riquicho

Mica Pinto

Nuno Reis

Rúben Ribeiro

Sambinha

Seejou King

Yan Zihao

MED

Edelino Ié

Fabrice Fokobo

Filipe Chaby

Francisco Geraldes

João Palhinha

Luka Stojanović

Wallyson Mallmann

Zezinho

PL

Betinho

Cristian Ponde

Daniel Podence

Diego Rubio

Gazela

Gelson Martins

Hadi Sacko

Iuri Medeiros

José Postiga

Lewis Enoh

Mama Baldé

Matheus Pereira

Ousmane Dramé

Salim Cissé

Wilson Manafá

Falta alguem/está alguem a mais?? Jogadores com contrato com o clube

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos o Yan Zihao já não tem contracto com o Sporting. Está no Cova da Piedade

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos o Yan Zihao já não tem contracto com o Sporting. Está no Cova da Piedade

E o Vitor Silva também não (penso eu de que...) tem contrato com o CF Reus de Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mesmo embora? Ou está só emprestado?

E o Mama Balde e o Manafa ?

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mesmo embora? Ou está só emprestado?

E o Mama Balde e o Manafa ?

O Vitor Silva e o Yan Zihao têm ambos contratos definitivos com os seus repectivos clubes. O Yan Zihao com o Cova da Piedade e o Vitor Silva com o CF Reus tal como referidos anteriormente.

EDIT: O Mama Balde, está emprestado ao Benfica de Castelo Branco e o Manafa está no Beira Mar também por empréstimo.

Editado por Shag

Compartilhar este post

Link para o post

O Vitor Silva e o Yan Zihao têm ambos contratos definitivos com os seus repectivos clubes. O Yan Zihao com o Cova da Piedade e o Vitor Silva com o CF Reus tal como referidos anteriormente.

EDIT: O Mama Balde, está emprestado ao Benfica de Castelo Branco e o Manafa está no Beira Mar também por empréstimo.

O Manafá não está emprestado,ele desvinculou-se e assinou pelo Beira Mar.Tem é uma daquelas cláusulas manhosas anti-grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

O Manafá não está emprestado,ele desvinculou-se e assinou pelo Beira Mar.Tem é uma daquelas cláusulas manhosas anti-grandes.

Erro meu então!

Obrigado pela correcção!

Compartilhar este post

Link para o post

Espero algumas mudanças para a próxima época. O objetivo tem de ser (continuar a) crescer e, para isso, teremos de corrigir o que está mal e aprender com alguns erros, como o planeamento desta época que, na minha opinião, não correu da melhor maneira apesar da vinda do Nani. Comprámos sem critério (jogadores como Sarr, Rabia ou Sacko não apresentaram qualidade ou potencial suficiente para a equipa A).

Para além disso, o Marco foi um "flop" mas neste caso não podemos culpar a direção já que, depois do seu trabalho no Estoril, ninguém esperava que ele se desse mal por estes lados...

Dito isto, atacava a próxima época com o seguinte plantel:

Guarda-redes:

Rui Patrício

Marcelo ou reforço

O Rui é indiscutível. Quanto ao suplente, é natural que o Marcelo queira sair para jogar mais. Se isto acontecesse, gostava que viesse alguém capaz de morder os calcanhares ao Patrício, funcionando como um incentivo para ele se esforçar e concentrar de maneira a manter o lugar. Neste momento, o Marcelo não coloca o lugar do Rui em risco.

Defesas centrais:

Paulo Oliveira

Tobias Figueiredo

Ewerton

Reforço/Nuno Reis

Paulo Oliveira até agora tem estado a nível muito bom. Foi, claramente, o melhor reforço.

O Tobias tem estado bem, mas penso que seria melhor adquirir um "patrão" para a defesa.

O Ewerton, por sua vez, tem estado bem na B, apesar de ainda não ter atingido os índices físicos recomendados.

Independentemente daquilo que o Ewerton mostrar, penso que será necessário ir buscar alguém (já que está mais que visto que não vão aproveitar o Nuno Reis). Um central experiente e capaz de ter influência no balneário seria a minha opção, porque já teríamos 3 opções de qualidade.

Defesas laterais:

Jefferson

Jonathan

Esgaio

Geraldes

Penso que, neste momento, nos nossos quadros temos soluções suficientes para as alas defensivas. É pena que, para a direita, temos insistido em usar os dois piores.

Jefferson e Geraldes seriam os titulares.

Médios defensivos:

Rosell/ Slavchev

Reforço

Parece-me impossível manter o William (deve sair por valores a rondar os 25/30 milhões).

Tanto Rosell como Slavchev parecem-me opções decentes para suplente. O Rosell tem cumprido (nem tem estado mal nem bem) e o Slavchev merecia uma oportunidade na sua verdadeira posição.

Quanto ao reforço, parece-me essencial investir nesta posição caso o WC saia. O Krhin parece-me interessante, ou o Ademi do Dinamo Zagreb.

Médios centro:

Adrien

Wallyson

João Mário

Gauld

Aqui, tal como nas alas, acho que temos qualidade mais que suficiente.

O Adrien é um bom jogador (a única coisa a apontar é que, mesmo quando está em má forma, ninguém o senta mas isso não é culpa dele...). O Wallyson já fez o suficiente para caber no plantel da equipa A, tem um pé esquerdo muito bom. O João Mário é um patrão, segura o meio-campo de forma exemplar e tem uma visão de jogo acima da média. O Gauld é um dos maiores talentos que temos nos nossos quadros e é uma pena andar a jogar na equipa B porque, neste momento, seria titular facilmente.

Extremos:

Carrillo

Mané

Reforço

Podence

Rezo para que o Carrillo renove. É um jogador fantástica, e está a fazer uma época regular (a sua primeira!). O Mané tem demonstrado qualidade quando é chamado e pode, perfeitamente, alternar entre o banco e a titularidade. O Podence é uma promessa, que merece algumas chances na equipa A, sendo que seria a 4ª opção.

Quanto ao reforço, é importantíssimo comprar alguém para substituir o Nani. Não vamos encontrar ninguém com tanta qualidade, mas gostava de ter alguém capaz de fazer diagonais e finalizar bem no meu clube, um pouco à imagem do Hulk.

Avançados:

Montero

Tanaka

Reforço

Não deverá ser fácil manter o Slimani e penso que está na altura de o vender (deve ser possível recebermos algo na casa dos 10 milhões).

Tanto o Tanaka como o Montero são jogadores interessantes e acima da média mas a verdade é que pecam na finalização (tal como Slimani). É necessário alguém como o Liedson, que finalize "de todo o lado e de qualquer maneira", alguém que marque uns 20 ou 25 golos por época e que decida os jogos - tal como o Benfica tem o Jonas (e o Lima) e o Porto tem o Jackson.

------------------------

Vendas:

Slimani, William, Cédric, Labyad, Capel, Heldon, Wilson Eduardo, Shikabala, Viola e Mica Pinto.

Empréstimos:

Iuri, Chaby, Miguel Lopes, Cissé, Dramé, Rubio, Zezinho e Rabia.

Penso que o treinador deverá mudar, sendo que o meu sonho é o Peseiro :mrgreen: Um treinador estrangeiro como o Paco Jémez também seria bem-vindo.

SL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...