Poeira Publicado 25 Setembro 2012 Ora bem, como disse no tópico do futebol, acho que se devia aproveitar e dinamizar mais este tópico, para cada um expôr as suas ideias sobre como gostava de ver jogar a equipa. Esta, para mim, é a disposição táctica com que devíamos jogar na maior parte dos jogos, embora em alguns casos (como por exemplo, nos jogos em casa contra equipas teoricamente mais fracas, como o jogo de ontem) acho que podemos perfeitamente utilizar um 4-4-2. Relativamente a este modelo de jogo: No GR (Rui Patrício) e centrais (Rojo e Boulahrouz) não há grande ciência; laterais (Cédric e Insúa) com instruções para atacar bastante e explorar as laterais, sendo eles a dar largura ao jogo e não tanto os extremos. Um 6 (Rinaudo) declarado a iniciar a construção de jogo, quer através do passe, quer através da condução de bola para a frente; um 8 (Schaars) com boa capacidade de passe, bom sentido posicional e um bom entendimento do jogo, tendo também instruções para chegar à frente e aparecer em zonas de finalização sempre que possível . O bom sentido posicional é importante aqui para compensar as conduções de bola e a pressão intensa feita várias vezes pelo 6 durante o jogo. Depois, um 10 (Izmailov) com boa visão de jogo, que tanto se movimenta para as alas (para procurar combinações com os extremos e laterais) como baixa para assumir o jogo e procurar passes de ruptura ou iniciativas individuais. 2 extremos (Labyad e Carrillo) com ordens para jogarem por dentro e procurarem a linha apenas como recurso, procurando assim abrir espaços para a entrada dos laterais para o cruzamento. Como são (e devem ser) bons tecnicamente, dar-lhes liberdade para procurarem também o 1 vs 1 ocasionalmente. Finalmente na frente, um PL (Ricky) que esteja sempre em movimento, procurando sempre diagonais, quer para as alas, quer da ala para o meio, e que procure sempre dar uma linha de passe aos companheiros. Defensivamente, tentar fazer uma pressão alta bem feita, subindo o bloco (e não ver o Ricky a correr atrás da bola de um lado para o outro, como tem acontecido) e recuperando a bola o mais rapidamente possível. Por fim, instruções para rematar bastante à baliza de longe, uma vez que temos bons jogadores para isso e é um aspecto que não tem sido tão bem aproveitado como pode vir a ser, a meu ver. E pronto, basicamente é isto, coloquem também a vossa forma de ver o jogo, como jogavam, discutam as minhas opções, etc. É mesmo para isso que este tópico serve :wink: Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 25 Setembro 2012 Ora bem, como disse no tópico do futebol, acho que se devia aproveitar e dinamizar mais este tópico, para cada um expôr as suas ideias sobre como gostava de ver jogar a equipa. Esta, para mim, é a disposição táctica com que devíamos jogar na maior parte dos jogos, embora em alguns casos (como por exemplo, nos jogos em casa contra equipas teoricamente mais fracas, como o jogo de ontem) acho que podemos perfeitamente utilizar um 4-4-2. Relativamente a este modelo de jogo: No GR (Rui Patrício) e centrais (Rojo e Boulahrouz) não há grande ciência; laterais (Cédric e Insúa) com instruções para atacar bastante e explorar as laterais, sendo eles a dar largura ao jogo e não tanto os extremos. Um 6 (Rinaudo) declarado a iniciar a construção de jogo, quer através do passe, quer através da condução de bola para a frente; um 8 (Schaars) com boa capacidade de passe, bom sentido posicional e um bom entendimento do jogo, tendo também instruções para chegar à frente e aparecer em zonas de finalização sempre que possível . O bom sentido posicional é importante aqui para compensar as conduções de bola e a pressão intensa feita várias vezes pelo 6 durante o jogo. Depois, um 10 (Izmailov) com boa visão de jogo, que tanto se movimenta para as alas (para procurar combinações com os extremos e laterais) como baixa para assumir o jogo e procurar passes de ruptura ou iniciativas individuais. 2 extremos (Labyad e Carrillo) com ordens para jogarem por dentro e procurarem a linha apenas como recurso, procurando assim abrir espaços para a entrada dos laterais para o cruzamento. Como são (e devem ser) bons tecnicamente, dar-lhes liberdade para procurarem também o 1 vs 1 ocasionalmente. Finalmente na frente, um PL (Ricky) que esteja sempre em movimento, procurando sempre diagonais, quer para as alas, quer da ala para o meio, e que procure sempre dar uma linha de passe aos companheiros. Defensivamente, tentar fazer uma pressão alta bem feita, subindo o bloco (e não ver o Ricky a correr atrás da bola de um lado para o outro, como tem acontecido) e recuperando a bola o mais rapidamente possível. Por fim, instruções para rematar bastante à baliza de longe, uma vez que temos bons jogadores para isso e é um aspecto que não tem sido tão bem aproveitado como pode vir a ser, a meu ver. E pronto, basicamente é isto, coloquem também a vossa forma de ver o jogo, como jogavam, discutam as minhas opções, etc. É mesmo para isso que este tópico serve :wink: Boa análise. Acho sim que é importante diminuir o espaço entre-linhas(aquele buraco no meio-campo), e para isso, uma pressão em bloco é essencial. No entanto, uma das melhorias(das poucas) que encontrei ontem, foi a tentativa da equipa de tentar roubar a bola mal a perdem, o que fazia com que os nossos ataques começassem mais cedo, e não lá atrás. Ontem, a desorganização foi muita, mas vi uma vontade de ganhar, correndo riscos(alguns estúpidos, quem devia ter entrado era o André Martins, não o Jeffren), mas vi uma real vontade de ganhar. Acho é que surgiu apenas do facto do Sá ter o cu apertado, e por isso arriscou, sem nexo, mas correu bem. Quanto ao meu 11, é parecido com o teu, mas com 2 alterações. GR e Defesa, de acordo, no meio campo, gosto muito do Schaars, mas a nossa equipa precisa de um 8 mais vertical, que pense o jogo de forma mais rápida, e simples. André Martins lá para dentro(underrated até dizer chega, como o gajo do meu avatar). Depois, nas alas, tirava o Labyad ou o Carrillo(neste momento, o 1º), para pôr ali o Pranjic, porque acho que é um gajo já batido, com uma visão de jogo apurada, e com a enorme vantagem de ser esquerdino(para o pôr à direita, claro está :mrgreen: ). Estou realmente curioso para ver o jogo contra o Estoril. Não porque espere que a equipa aprenda a jogar à bola(o Sá não tem unhas para esta guitarra, para mim isso é claro), mas sim para saber se a atitude de ataque se mantém. Agora, com o balão de oxigénio, quero perceber se ele realmente aprendeu a lição, e percebeu que ter 2 quenianos à frente da defesa não dá, e vai tomar opções mais, digamos, compreensíveis. Ah, e uma coisa ninguém lhe pode tirar, hoje, muito mais que nos outros jogos, vibrei, e estive sempre na expectativa que a bola acabaria por entrar, ao contrário dos outros jogos( Rio Ave à cabeça), e mesmo sem jogar grande coisa, houve vontade de vencer, e muita gente na àrea no ataque, isto, sendo insuficiente como é óbvio, já é uma melhoria, tendo em conta os outros jogos. PS: Em caso de indisponiblidade do Izma, Labyad lá para dentro(no meio, claro está). E atenção ao Viola, eu dava lhe(muitos) minutos. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 25 Setembro 2012 Boa análise. Acho sim que é importante diminuir o espaço entre-linhas(aquele buraco no meio-campo), e para isso, uma pressão em bloco é essencial. No entanto, uma das melhorias(das poucas) que encontrei ontem, foi a tentativa da equipa de tentar roubar a bola mal a perdem, o que fazia com que os nossos ataques começassem mais cedo, e não lá atrás. Ontem, a desorganização foi muita, mas vi uma vontade de ganhar, correndo riscos(alguns estúpidos, quem devia ter entrado era o André Martins, não o Jeffren), mas vi uma real vontade de ganhar. Acho é que surgiu apenas do facto do Sá ter o cu apertado, e por isso arriscou, sem nexo, mas correu bem. Quanto ao meu 11, é parecido com o teu, mas com 2 alterações. GR e Defesa, de acordo, no meio campo, gosto muito do Schaars, mas a nossa equipa precisa de um 8 mais vertical, que pense o jogo de forma mais rápida, e simples. André Martins lá para dentro(underrated até dizer chega, como o gajo do meu avatar). Depois, nas alas, tirava o Labyad ou o Carrillo(neste momento, o 1º), para pôr ali o Pranjic, porque acho que é um gajo já batido, com uma visão de jogo apurada, e com a enorme vantagem de ser esquerdino(para o pôr à direita, claro está :mrgreen: ). Estou realmente curioso para ver o jogo contra o Estoril. Não porque espere que a equipa aprenda a jogar à bola(o Sá não tem unhas para esta guitarra, para mim isso é claro), mas sim para saber se a atitude de ataque se mantém. Agora, com o balão de oxigénio, quero perceber se ele realmente aprendeu a lição, e percebeu que ter 2 quenianos à frente da defesa não dá, e vai tomar opções mais, digamos, compreensíveis. Ah, e uma coisa ninguém lhe pode tirar, hoje, muito mais que nos outros jogos, vibrei, e estive sempre na expectativa que a bola acabaria por entrar, ao contrário dos outros jogos( Rio Ave à cabeça), e mesmo sem jogar grande coisa, houve vontade de vencer, e muita gente na àrea no ataque, isto, sendo insuficiente como é óbvio, já é uma melhoria, tendo em conta os outros jogos. PS: Em caso de indisponiblidade do Izma, Labyad lá para dentro(no meio, claro está). E atenção ao Viola, eu dava lhe(muitos) minutos. Em relação ao 1º parágrafo, concordo totalmente. Quanto ao resto, uma das vantagens deste plantel é que, mesmo jogando em 4-4-2 ou 4-3-3, temos jogadores para jogar de várias maneiras, devido às características deles. Eu pessoalmente prefiro o Schaars porque é mais experiente e dá outro equilíbrio à equipa, coisa que ontem (tirando o início do jogo, até ao golo do Gil) não existiu. Nos extremos, o Pranjic também é uma boa opção, para jogar na direita e puxar o Carrillo para a esquerda. No meio também punha o Labyad quando o Izma não puder, sendo que em jogos como o de ontem até punha o Viola ali, como 2º avançado. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 25 Setembro 2012 Mais uns jogos e venho cá dar a minha opinião. Ainda há algumas coisas que quero ver. Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 16 Maio 2014 Bem com o fim desta época, gostava de ver isto na próxima. Chutem mais opiniões. Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 16 Maio 2014 Posicionamento de JM e Adrien trocado, imo. Contratava um central para jogar ao lado do Dier e um/dois extremos para pegar de estaca. Tinha ideia do JM jogar mais recuado. A ser um jogador de transições. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 16 Maio 2014 (editado) E comprar uma equipa toda nova? Isso é que era! Editado 16 Maio 2014 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 16 Maio 2014 Isso é que é querer reforços... O Adrien não serve para o 11? E mesmo o Cédric.. Compartilhar este post Link para o post
CarlosMane36 Publicado 16 Maio 2014 Use this11.com for tactics for football Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 16 Maio 2014 [/img] 5 reforços para o 11 inicial ? Adrien sumiu ? Mané também ? Compartilhar este post Link para o post
AriGold76 Publicado 16 Maio 2014 E comprar uma equipa toda nova? Isso é que era! Isso é que é querer reforços... O Adrien não serve para o 11? E mesmo o Cédric.. 5 reforços para o 11 inicial ? Adrien sumiu ? Mané também ? Cédric e Jefferson na minha opinião são demasiado curtos e irregulares para uma época inteira, sobretudo com o número de jogos que teremos no próximo ano. O meio-campo precisa de alguém mais vertical, agressivo com a bola e que saiba o que fazer com ela. Adrien é um bom construtor de jogo mas falta-lhe alguma acutilância e isso nota-se em jogos contra equipas mais fechadas. Os dois extremos para mim são essenciais, a equipa precisa de verdadeiros desiquilibradores que façam a diferença. Carrillo e Capel já provaram que não sao esse tipo de jogador, Mané está demasiado verde e Héldon das poucas vezes que jogou não acrescentou nada de novo. 5 reforços não me parece demasiado, o que realmente será importante é garantir que entrem de caras no onze inicial. O maior desafio é conseguir bons negócios dadas as restrições financeiras. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 17 Maio 2014 Pedias o Quaresma e eu sabia de quem eras clone. :- Compartilhar este post Link para o post
ricardojb Publicado 2 Julho 2014 (editado) Dentro do leque de opções que temos, ainda não contando com eventuais saídas: Eventualmente, para retirar a pressão de colocar o Gauld logo de início (o que poderá ser feito de forma progressiva) pode ser utilizado o Shika/Adrien a 10 (sendo o Shika uma opção mais lógica para 10 puro) e um extremo com provas dadas e para pegar de estaca viria ocupara vaga na ala direita. O Oriol é um bom backup para o William e, em casos de Champions, pode ser utilizado lado a lado com o William. Vejo aqui neste onze muita qualidade mas penso que estamos a carecer de um extremo de qualidade inegável (não estou a contar o Tanaka como extremo) e um lateral esquerdo para dar luta ao Jefferson. Na minha opinião deveríamos contar ainda com mais uma opção para o centro da defesa. João Mário e Iuri era importante que tivessem oportunidades na equipa principal, bem como o Geraldes e ainda o Esgaio (apesar de ter ainda o Geraldes também na luta para o lugar do Cédric). Dito isto, penso que o título é bem possível. Editado 2 Julho 2014 por ricardojb Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 2 Julho 2014 Gostava de ver isto. Talvez se o Slav me convencer ou o Adrien voltar à forma troque com o João Mário. Pus o Esgaio a titular porque quero o Cédric com mais liberdade atacante e penso que se complementariam bem os dois. De resto é uma equipa equilibrada, com bastante técnica e criatividade mas que também tem algum músculo. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 2 Julho 2014 Continuo seriamente convicto de que vamos passar a jogar definitivamente em 4-2-3-1. GR: Rui e Marcelo DD: Cédric e Geraldes DE: Jefferson DC: Dier, Rojo, Maurício e Paulo Oliveira MC: William, Adrien, Rosell, Slavchev e André Martins 10: Gauld e João Mário EXT: Shikabala, Iuri, Mané e Carrillo PL: Montero, Slimani e Tanaka Coloquei o João Mário a 10, mas podia também ter colocado o André Martins ou o Iuri, por exemplo. Penso que no início, essa será a posição mais "volátil" da equipa. Mas estou muito confiante no talento do Ryan Gauld, e acredito que ele poderá fazer a diferença aí. A meu ver, faltam apenas agora um lateral esquerdo e um extremo. De preferência, jogadores que venham para agarrar o lugar no 11. Para a lateral esquerda, entre Jonathan Silva ou Carles Planas, ficávamos muito bem servidos. Já para a ala, podia ser mesmo o Federico Carrizo, que tem sido falado nos últimos dias. Se conseguíssemos esses 2, ficávamos, na minha opinião, com equipa e plantel para lutar pelo título. Não como favoritos nem ao mesmo nível de Porto e Benfica, mas com capacidade para lutar pelo título e por todos os troféus a nível interno. Depois, ficaria a faltar colocar os excedentários. Mantinha o Chaby, o Wallyson, o Semedo e o Dramé na B, pelo menos até Janeiro. Emprestava o Esgaio, o Tobias, o Betinho, o Rubio e o Cissé a equipas da 1ª Liga. Tentava vender o Viola, o Salomão, o Rinaudo, o Capel, o Wilson, o Heldon e o Vítor. Tentava conseguir, nos mesmos moldes desta época, o empréstimo do Miguel Lopes a um clube estrangeiro. E acho que não me estou a esquecer de ninguém. Finalmente, as saídas de jogadores importantes. Acho que, entre os 4 com mais mercado (Rui, William, Rojo e Slimani), vão sair 2. Na minha opinião, Slimani e Rojo. Estão ambos super-valorizados pelo Mundial, e temos a oportunidade de conseguir por eles valores que se calhar eles nunca vão voltar a valer. Nesse sentido, acredito piamente que podemos conseguir cerca de 15M€ por cada um. Ou seja, 30M€ por ambos. O que na prática, daria 15,75M€ para o Sporting (12M€ = 80% do Slimani, e 3,75M€ = 25% do Rojo). Chegava para pagarmos todos os reforços contratados até agora, por exemplo. Confirmando-se essas duas saídas, teríamos então de procurar um central e um avançado no mercado. Sem entrar em análises de fundo, deixo apenas os nomes. Para central, Marcin Kaminski. E para avançado, Simon Makienok. Idealmente, era isto. 4-2-3-1, com 2 centrais com capacidade para sair a jogar e construir, 2 laterais a fazerem todo o corredor, 2 médios a segurar o meio-campo defensivamente e a darem qualidade à circulação de bola, 2 extremos a jogarem muito por dentro, um "vagabundo" que venha pegar no jogo e que dê magia e criatividade à nossa ofensiva, e um avançado que se envolva no processo ofensivo e que também possa ajudar na construção, além de procurar finalizar. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 2 Julho 2014 Plantel estranho este. Para mim não dava. Ia ter de mexer um bocado valente. Mas com o que há e tendo em conta que há aí manos que não conheço bem: Por aí... OU ENTÃO! 8) Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 2 Julho 2014 infinito, livra-te de alguma vez pensares em treinar o meu clube :mrgreen: :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 2 Julho 2014 Por acaso não me lembrava do Shikabala a 10. Se calhar o Marco Silva ainda o vai utilizar ali. Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 2 Julho 2014 infinito, livra-te de alguma vez pensares em treinar o meu clube Por acaso gosto das ideias que ele apresenta, e não era de todo descabido apostar numa defesa a 3. Gostava de ver em momentos de desvantagem ou com equipas que somos claramente donos e senhores do jogo um 3-5-2. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 2 Julho 2014 A defesa a 3 anda com um hype...:mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
OntheRadio Publicado 2 Julho 2014 Tudo bem que o Carrillo melhorou muito no capitulo defensivo, mas essa ala direita era uma auto-estrada :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 2 Julho 2014 A defesa a 3 anda com um hype... Já desde que andava o Paulinho Bento por cá que eu gostava de ver o 3-5-2, na altura tinhamos e acho que agora voltamos a ter um meio campo mais que suficiente e capaz para produzir e jogar em posse. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 2 Julho 2014 Tudo bem que o Carrillo melhorou muito no capitulo defensivo, mas essa ala direita era uma auto-estrada :mrgreen: Era porque não sou eu a trabalhar com o Carrillo todos os dias... Compartilhar este post Link para o post