Gaberlunzie Publicado 20 Maio 2012 (editado) Bem, já tinha pensado num tópico do género, mas a verdade é que na altura não tinha tanto tempo livre como agora, portanto decidi não o criar. Muitas vezes temos discussões mais profundas em vários tópicos aqui do fórum. Portanto, porque não criar um especialmente para isso? Aliás, até acho que já houve um. Então a ideia é esta: de vez em quando vou lançar um tema (não preciso de ser sempre eu, han :tongue: ), seja em que forma for, e depois dou-vos a minha visão sobre ele e espero que vocês façam o mesmo. O objectivo é ter várias visões da mesma situação. Dispensa-se a brincadeira e as piadas, há tópicos para isso. Dispensa-se também o ataque às ideias de outrem, mas uma visão às ideias dos outros pode ser benéfico. A minha visão sobre os assuntos é uma visão lógica e directa, porque é a minha maneira de ver as coisas. Bem, já de seguida o primeiro tema e a minha visão sobre ele. Editado 20 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 20 Maio 2012 (editado) Poder "O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente." Lord Acton Pego nesta frase para, a partir daqui desenvolver a minha visão. Essa frase é uma mentira, e vou passar a dizer porquê: o senhor diz que o poder corrompe as pessoas, portanto o poder absoluto corrompe absolutamente. É um pensamento lógico e que à primeira partida até faz sentido. Também eu pensei que fosse verdade até à pouco tempo, até reservar um tempo para pensar no assunto. Portanto para entendermos porque é que é uma mentira temos de entender o significado de poder. Portanto, fui ao dicionário e encontrei muitos significados de poder, e muito diferentes uns dos outros. Mas afinal o que é poder? Poder é controlo. É ter o controlo de algo. E o que é controlar? É ter o domínio de algo. Portanto como é que o controlo corrompe? Não corrompe. O que corrompe é o controlo sobre outrem. E porquê? Porque quando uma pessoa tem poder sobre outrem, pode controlá-la, e quando uma pessoa controla outra obriga-a a fazer coisas que esta não fazia se tivesse controlo sobre si mesma. E isso é corromper, agir contra os nossos ideais e pensamentos, agir contra nossa vontade é corromper. Normalmente associa-se corromper com aliciamento com dinheiro, mas a verdade é que corromper é uma palavra com significados muito mais vastos. Corromper é renunciar aos nossos ideais e às nossas vontades por imposição alheia (dinheiro, outra pessoa, fama, reconhecimento). Portanto o poder não corrompe, o que corrompe é o poder sobre os outros, portanto quando uma pessoa controla outra (uma, ou mais). Por isso todo o poder sobre outrem é corrupto. Mas eu disse que o poder não corrompia, mas ainda não expliquei aqui porquê, portanto vou fazê-lo. Enquanto o poder sobre outrem corrompe, o poder sobre nós mesmos faz o oposto. Quando temos controlo sobre nós mesmos, temos fieldade aos nossos ideais e vontades. Porque temos controlo sobre nós mesmos, não temos nada nem ninguém a impor-nos coisas. Portanto não fazemos nada que não queiramos, e então não corrompemos os nossos ideias e vontades. Portanto o poder não corrompe, o que corrompe é o poder sobre outrem. O poder sobre nós mesmo, faz o oposto. Editado 20 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Plutónico Publicado 20 Maio 2012 (editado) Tem tudo para ser um tópico que decerto acompanharei. Assim de cabeça e pela minha interpretação, sem ter um texto muito elaborado, sou levado a afirmar que talvez o poder nos posso corromper. Se corromper é distanciar-nos dos nossos valores e ideias, então talvez o poder realmente corrompa. Se nós detivermos o poder perante outrem, obviamente que esse individuo será levado a actuar segundo as nossas vontades e convicções. Contudo sou levado a questionar qual o papel do dinheiro nesta história e se ele está ou não relacionado com o poder. Com a ascensão de alguém na vida, vem o ganho de certos poderes, seja liberdade de expressão, direito ao voto, independência, possibilidade de ter emprego, entre outras. Com isso vem também um acompanhamento do dinheiro. E quando esse dinheiro atinge quantias que vão para além das nossas capacidades de nos distanciarmos dele e o compreendermos de uma forma racional e prática e passamos a vê-lo de uma forma quase serventiça e cega (no modo em que seguimos tudo aquilo que ele nos dá) então eu ai considero que há um poder relacionado com o dinheiro que nos transforma. Por vezes até pontos que nem nos já nos reconhecemos a nós próprios. E como todos sabemos, com o dinheiro vem poder e vice-versa, portanto, deste meu ponto de vista, teria de ser levado a concordar com a afirmação do Lord Acton Editado 20 Maio 2012 por Plutónico Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 20 Maio 2012 Descartes ondes estas????????? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 20 Maio 2012 A definição de "poder" é a capacidade de fazer algo. Alguns podem pouco, outros podem muito. A quem pouco ou nada pode, resta apenas o poder sobre si próprio, o que normalmente leva a uma definição mais vincada do caráter. A quem muito ou tudo pode, por dar uma vastidão de opções diferentes, o poder induz confusão nessa definição- que é feita das escolhas que se tomam- e a um desfasamento entre o indivíduo e o seu ego, o caráter. Daí vem que o poder efetivamente corrompe o homem, deixando-o longe dos seus valores e à mercê de influências pouco nobres. Compartilhar este post Link para o post
Goldesel Publicado 20 Maio 2012 Tópico com um conceito muito interessante... Concordo com algumas coisas das vossas opiniões. Ainda no outro dia discuti isto com uns amigos meus. Ora bem, na minha opinião, o poder corrompe até o mais bom dos homens. E quando falo do poder não falo só do poder sobre outros, mas sobre o poder sobre algo material por exemplo. O poder corrompe e sempre irá corromper os Homens e é e sempre será uma das nossas maiores tentações. É verdade que teoricamente se tivermos poder sobre nós, podemos abstrair-nos dessa corrupção. Mas a verdade é que nunca tempos poder total sobre nós e sobre a nossa mente. Vou dar um exemplo que muitos irão considerar estúpido, mas é um exemplo prático. Tenho dois amigos que o ano passado foram eleitos presidente e vice-presidente da associação de estudantes da Secundária de Valbom. Esta associação de estudantes lida com pouquíssimo dinheiro. Estes dois amigos de que falo são as pessoas mais correctas e que sempre diziam que nunca iriam ser corrompidos pelo poder nem pela política, etc etc. Inclusive um deles já tinha sido convidado para uma posição num partido jovem que daqui a uns tempos lhe poderia valer um lugar na política. No entanto, por várias vezes pegaram no dinheiro dos matraquilhos da AE e usaram-no para jogar bilhar. Ora se isto acontece num ponto tão pequeno, imaginemos quando lidamos com milhares de euros. O problema desta sociedade é mesmo esse, a corrupção pelo poder. E o mais assustador é quando nos apercebemos que este modelo de sociedade foi desenhado e pensado para isso mesmo, para que um certo conjunto de pessoas ganhe ainda mais poder. É assustador percebemos que existe um conjunto de famílias que há muitas gerações se insere no poder mesmo que não o façam visivelmente ou directamente. A base desta sociedade é a corrupção pelo poder, só assim este modelo de vida funciona. A própria maneira como 90% do dinheiro é criada a partir do nada, é um exemplo claro disso mesmo... Mas acho que já me estou a afastar um pouco do temo. Sem dúvida nenhuma que o poder corrompe e será sempre assim. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 20 Maio 2012 Estou a gostar de ler as vossas opiniões e visto que isto caiu um pouco para o lado do dinheiro, talvez fique para um futuro tema. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 20 Maio 2012 tópico para os drogados divagarem :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Saúl Publicado 20 Maio 2012 tópico para os drogados divagarem :mrgreen: :lol: Compartilhar este post Link para o post
Nanas Publicado 21 Maio 2012 Grande tópico :prayer: Certamente participarei quando houver um tópico que gostarei mais :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Goldesel Publicado 21 Maio 2012 Estou a gostar de ler as vossas opiniões e visto que isto caiu um pouco para o lado do dinheiro, talvez fique para um futuro tema. Hoje em dia estão bastante relacionados :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 21 Maio 2012 Hoje em dia estão bastante relacionados :mrgreen: É relativo, estão e não estão. Verdadeiramente não estão, mas ficcionalmente estão. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 21 Maio 2012 É relativo, estão e não estão. Verdadeiramente não estão, mas ficcionalmente estão. Desenvolve, pf. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 21 Maio 2012 Agora não tenho tempo, desenvolvo mais tarde. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 21 Maio 2012 (editado) Dinheiro é poder? Na sequência da conversa sobre poder, o dinheiro acabou por vir à baila, e disse que vinha aqui desenvolver a minha frase, portanto cá estou. Muita gente relaciona dinheiro com poder, dinheiro é poder e poder é dinheiro. Não concordo com isso, e vou passar a explicar o meu ponto de vista. O dinheiro, por si só é um pedaço de papel, nada mais, nada menos. Porém no sistema em que vivemos o dinheiro pode significar poder, mas não podemos esquecer que o sistema onde vivemos é artificial, tal como o dinheiro. Portanto sendo artificial nunca pode ser poder, porque não passa de um pedaço de papel. Daqui a 100 anos o dinheiro pode já não existir. No entanto eu disse que no sistema onde vivemos o dinheiro pode significar poder, portanto vou desenvolver. Entendendo o sistema artificial onde vivemos, vemos que o dinheiro pode significar poder. A chave que permite que o dinheiro assuma poder é a veneração ao dinheiro. Quando veneramos o dinheiro e permitimos que ele assuma controlo (portanto poder) sobre nós. Sendo assim o dinheiro pode corromper o poder sobre nós mesmos. Portanto: dinheiro é poder. - Não é verdade. Pode ser, em certas circunstâncias, mas está longe de ser uma verdade absoluta. Editado 21 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 21 Maio 2012 Dinheiro é poder? Na sequência da conversa sobre poder, o dinheiro acabou por vir à baila, e disse que vinha aqui desenvolver a minha frase, portanto cá estou. Muita gente relaciona dinheiro com poder, dinheiro é poder e poder é dinheiro. Não concordo com isso, e vou passar a explicar o meu ponto de vista. O dinheiro, por si só é um pedaço de papel, nada mais, nada menos. Porém no sistema em que vivemos o dinheiro pode significar poder, mas não podemos esquecer que o sistema onde vivemos é artificial, tal como o dinheiro. Portanto sendo artificial nunca pode ser poder, porque não passa de um pedaço de papel. Daqui a 100 anos o dinheiro pode já não existir. No entanto eu disse que no sistema onde vivemos o dinheiro pode significar poder, portanto vou desenvolver. Entendendo o sistema artificial onde vivemos, vemos que o dinheiro pode significar poder. A chave que permite que o dinheiro assuma poder é a veneração ao dinheiro. Quando veneramos o dinheiro e permitimos que ele assuma controlo (portanto poder) sobre nós. Sendo assim o dinheiro pode corromper o poder sobre nós mesmos. Portanto: dinheiro é poder. - Não é verdade. Pode ser, em certas circunstâncias, mas está longe de ser uma verdade absoluta. :mrgreen: A última frase diz tudo de qualquer forma. E eu concordo com a afirmação. Embora os argumentos não sejam bem os melhores. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 21 Maio 2012 (editado) Foi escrito um bocado à pressa. A ideia está aí, os meus argumentos são esses, talvez não estejam dispostos da melhor maneira. É uma sequência lógica do meu primeiro post sobre o poder. Quando veneramos algo e permitimos (consciente ou inconscientemente) que isso assuma controlo sobre nós, perdemos o poder sobre nós. Isto pode acontecer com o dinheiro, mas também pode acontecer com a fama, sucesso, etc. Basicamente qualquer coisa pode tomar controlo sobre nós, se formos submissos a isso. Portanto no fundo o dinheiro não é poder. A nossa submissão a ele é que é. Editado 21 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Goldesel Publicado 21 Maio 2012 Mas afinal o que é o dinheiro? O dinheiro que temos na carteira simboliza um montante que alguém ou alguma entidade deve a outra. Ou seja, dinheiro é simplesmente isso dívida. A partir do momento em que nos apercebemos que o dinheiro é criado a partir do nada, ou seja, (e falando da reserva americana) se um país precisa de dinheiro esse dinheiro é impresso na reserva bancária e sobre ele são criados juros a pagar mais tarde. Depois uma percentagem desse dinheiro é criada a partir do nada, simplesmente porque sim e para poder ser emprestado a outras entidades e para que sejam cobrados mais juros e para que se gere mais dinheiro e consequentemente dívida. Ou seja cria-se aqui um ciclo vicioso em que são sempre os mesmos a enriquecer. E quando se percebe que o dinheiro e que as crises económico-bancárias influenciam o poder, de tal modo que levam a Guerras Mundiais simplesmente para equilibrar o sistema economico e para gerar mais dúvida, a resposta é obvia. O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos. Quanto maior a tua riqueza maior a tua influência na sociedade. Por isso sim, dinheiro é sem sombra de dúvida poder. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 21 Maio 2012 (editado) Mas afinal o que é o dinheiro? O dinheiro que temos na carteira simboliza um montante que alguém ou alguma entidade deve a outra. Ou seja, dinheiro é simplesmente isso dívida. A partir do momento em que nos apercebemos que o dinheiro é criado a partir do nada, ou seja, (e falando da reserva americana) se um país precisa de dinheiro esse dinheiro é impresso na reserva bancária e sobre ele são criados juros a pagar mais tarde. Depois uma percentagem desse dinheiro é criada a partir do nada, simplesmente porque sim e para poder ser emprestado a outras entidades e para que sejam cobrados mais juros e para que se gere mais dinheiro e consequentemente dívida. Ou seja cria-se aqui um ciclo vicioso em que são sempre os mesmos a enriquecer. E quando se percebe que o dinheiro e que as crises económico-bancárias influenciam o poder, de tal modo que levam a Guerras Mundiais simplesmente para equilibrar o sistema economico e para gerar mais dúvida, a resposta é obvia. O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos. Quanto maior a tua riqueza maior a tua influência na sociedade. Por isso sim, dinheiro é sem sombra de dúvida poder. Estou a gostar das tuas participações. Se bem que estás a fugir um pouco para a economia, mas não faz mal. Seguindo a tua frase: "O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos." O que pensas dos valores da sociedade onde vivemos? Não serão eles também fictícios? Sendo assim o dinheiro é uma influência fictícia na sociedade de valores fictícios? Pegando num exemplo actual: swagger é também uma moeda de influência no meio escolar/juventude (principalmente no estrangeiro). Isso significa que swagger é poder? Como é que algo fictício assente em valores fictícios pode significar poder real? Acho que as nossas opiniões são opostas apenas por um motivo: eu estou a analisar os temas longe das leis da sociedade actual, enquanto tu estás a analisá-las enquadradas na sociedade actual. :compinchas: Editado 21 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
Goldesel Publicado 21 Maio 2012 Estou a gostar das tuas participações. Se bem que estás a fugir um pouco para a economia, mas não faz mal. Seguindo a tua frase: "O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos." O que pensas dos valores da sociedade onde vivemos? Não serão eles também fictícios? Sendo assim o dinheiro é uma influência fictícia na sociedade de valores fictícios? Pegando num exemplo actual: swagger é também uma moeda de influência no meio escolar/juventude (principalmente no estrangeiro). Isso significa que swagger é poder? Como é que algo fictício assente em valores fictícios pode significar poder real? Acho que as nossas opiniões são opostas apenas por um motivo: eu estou a analisar os temas longe das leis da sociedade actual, enquanto tu estás a analisá-las enquadradas na sociedade actual. :compinchas: Eu só fugi para a economia porque me irrita como é que este sistema bancário foi desenhado para favorecer sempre os mesmos. Nós ao vivermos nele estamos a aceitar um sistema que inevitávelmente vai falhar, ou seja estamos a aceitar que vamos viver momentos prósperos, mas que eventualmente iremos viver numa crise e assim sucessivamente. O que mais me irrita é o PODER que isso dá ao mesmo grupo de pessoas. É por isso que me custa acreditar nos políticos, na própria democracia em si e no sistema bancário. Mas o que mais me incomoda é que não há por onde fugir, não há alternativa a este modelo de sociedade. Quanto ao resto eu quando tiver mais tempo respondo com mais calma ;) Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 22 Maio 2012 Vou dar uma opinião rápida sobre o tópico: muito bom, mas não mudem de tema tão rápido. Amanhã venho cá dar uma ideia sobre o que acho do tema Poder. Compartilhar este post Link para o post
Maracate Publicado 22 Maio 2012 Vou so ali ler platao para quando chegar o tema da justica. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 22 Maio 2012 (editado) O tema não mudou, criaram-se subtemas e eu tive de escrever aquilo porque estava a lembrar-me daquilo naquele momento. É estranho mas sou assim, às vezes penso nas coisas duma maneira e se não fizer/disser logo passado uns dias já não me lembro do que pensei. Mas vou começar a guardar em txt e assim dou mais tempo a quem quiser participar nos temas. Força w0, fico à espera. Editado 22 Maio 2012 por Gaberlunzie Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 22 Maio 2012 (editado) No decorrer da minha participação anterior, sou forçado a concordar com a afirmação do tema atual. Dinheiro é poder. O Gaberlunzie e o João Pereira focaram isso muito bem. O dinheiro pode, porque nos influencia profundamente. E fá-lo porque, mais do que nós permitirmos, somos socialmente compelidos a anuir a essa influência. O que nos leva a outro género de poder: o social. No fundo, o ser humano é capaz de tirar partido de qualquer coisa e transformá-la num instrumento de poder. As únicas coisas que interessam saber são quais as maiores fontes de poder e quem as controla. Editado 22 Maio 2012 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 22 Maio 2012 Atenção que eu não concordei com a frase: dinheiro é poder. Se entendeste isso, entendeste mal. O que eu concordei posteriormente foi que a submissão das pessoas ao dinheiro é que é poder, e não o dinheiro em si. E quem é submisso ao dinheiro perde o poder sobre si, lá está aquilo que falei no primeiro post. No entanto nem toda a gente é, necessariamente, submissa ao dinheiro. Compartilhar este post Link para o post