Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Filosofia, pensamentos, argumentação...

Publicações recomendadas

Bem, já tinha pensado num tópico do género, mas a verdade é que na altura não tinha tanto tempo livre como agora, portanto decidi não o criar.

Muitas vezes temos discussões mais profundas em vários tópicos aqui do fórum. Portanto, porque não criar um especialmente para isso? Aliás, até acho que já houve um.

Então a ideia é esta: de vez em quando vou lançar um tema (não preciso de ser sempre eu, han :tongue: ), seja em que forma for, e depois dou-vos a minha visão sobre ele e espero que vocês façam o mesmo.

O objectivo é ter várias visões da mesma situação. Dispensa-se a brincadeira e as piadas, há tópicos para isso. Dispensa-se também o ataque às ideias de outrem, mas uma visão às ideias dos outros pode ser benéfico.

A minha visão sobre os assuntos é uma visão lógica e directa, porque é a minha maneira de ver as coisas.

Bem, já de seguida o primeiro tema e a minha visão sobre ele.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Poder

"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente."

Lord Acton

Pego nesta frase para, a partir daqui desenvolver a minha visão. Essa frase é uma mentira, e vou passar a dizer porquê: o senhor diz que o poder corrompe as pessoas, portanto o poder absoluto corrompe absolutamente. É um pensamento lógico e que à primeira partida até faz sentido. Também eu pensei que fosse verdade até à pouco tempo, até reservar um tempo para pensar no assunto. Portanto para entendermos porque é que é uma mentira temos de entender o significado de poder. Portanto, fui ao dicionário e encontrei muitos significados de poder, e muito diferentes uns dos outros. Mas afinal o que é poder? Poder é controlo. É ter o controlo de algo. E o que é controlar? É ter o domínio de algo. Portanto como é que o controlo corrompe? Não corrompe. O que corrompe é o controlo sobre outrem. E porquê? Porque quando uma pessoa tem poder sobre outrem, pode controlá-la, e quando uma pessoa controla outra obriga-a a fazer coisas que esta não fazia se tivesse controlo sobre si mesma. E isso é corromper, agir contra os nossos ideais e pensamentos, agir contra nossa vontade é corromper. Normalmente associa-se corromper com aliciamento com dinheiro, mas a verdade é que corromper é uma palavra com significados muito mais vastos. Corromper é renunciar aos nossos ideais e às nossas vontades por imposição alheia (dinheiro, outra pessoa, fama, reconhecimento). Portanto o poder não corrompe, o que corrompe é o poder sobre os outros, portanto quando uma pessoa controla outra (uma, ou mais). Por isso todo o poder sobre outrem é corrupto. Mas eu disse que o poder não corrompia, mas ainda não expliquei aqui porquê, portanto vou fazê-lo. Enquanto o poder sobre outrem corrompe, o poder sobre nós mesmos faz o oposto. Quando temos controlo sobre nós mesmos, temos fieldade aos nossos ideais e vontades. Porque temos controlo sobre nós mesmos, não temos nada nem ninguém a impor-nos coisas. Portanto não fazemos nada que não queiramos, e então não corrompemos os nossos ideias e vontades.

Portanto o poder não corrompe, o que corrompe é o poder sobre outrem. O poder sobre nós mesmo, faz o oposto.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tudo para ser um tópico que decerto acompanharei.

Assim de cabeça e pela minha interpretação, sem ter um texto muito elaborado, sou levado a afirmar que talvez o poder nos posso corromper. Se corromper é distanciar-nos dos nossos valores e ideias, então talvez o poder realmente corrompa. Se nós detivermos o poder perante outrem, obviamente que esse individuo será levado a actuar segundo as nossas vontades e convicções. Contudo sou levado a questionar qual o papel do dinheiro nesta história e se ele está ou não relacionado com o poder. Com a ascensão de alguém na vida, vem o ganho de certos poderes, seja liberdade de expressão, direito ao voto, independência, possibilidade de ter emprego, entre outras. Com isso vem também um acompanhamento do dinheiro. E quando esse dinheiro atinge quantias que vão para além das nossas capacidades de nos distanciarmos dele e o compreendermos de uma forma racional e prática e passamos a vê-lo de uma forma quase serventiça e cega (no modo em que seguimos tudo aquilo que ele nos dá) então eu ai considero que há um poder relacionado com o dinheiro que nos transforma. Por vezes até pontos que nem nos já nos reconhecemos a nós próprios. E como todos sabemos, com o dinheiro vem poder e vice-versa, portanto, deste meu ponto de vista, teria de ser levado a concordar com a afirmação do Lord Acton

Editado por Plutónico

Compartilhar este post

Link para o post

A definição de "poder" é a capacidade de fazer algo. Alguns podem pouco, outros podem muito. A quem pouco ou nada pode, resta apenas o poder sobre si próprio, o que normalmente leva a uma definição mais vincada do caráter. A quem muito ou tudo pode, por dar uma vastidão de opções diferentes, o poder induz confusão nessa definição- que é feita das escolhas que se tomam- e a um desfasamento entre o indivíduo e o seu ego, o caráter.

Daí vem que o poder efetivamente corrompe o homem, deixando-o longe dos seus valores e à mercê de influências pouco nobres.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico com um conceito muito interessante...

Concordo com algumas coisas das vossas opiniões.

Ainda no outro dia discuti isto com uns amigos meus.

Ora bem, na minha opinião, o poder corrompe até o mais bom dos homens. E quando falo do poder não falo só do poder sobre outros, mas sobre o poder sobre algo material por exemplo. O poder corrompe e sempre irá corromper os Homens e é e sempre será uma das nossas maiores tentações. É verdade que teoricamente se tivermos poder sobre nós, podemos abstrair-nos dessa corrupção. Mas a verdade é que nunca tempos poder total sobre nós e sobre a nossa mente.

Vou dar um exemplo que muitos irão considerar estúpido, mas é um exemplo prático. Tenho dois amigos que o ano passado foram eleitos presidente e vice-presidente da associação de estudantes da Secundária de Valbom. Esta associação de estudantes lida com pouquíssimo dinheiro. Estes dois amigos de que falo são as pessoas mais correctas e que sempre diziam que nunca iriam ser corrompidos pelo poder nem pela política, etc etc. Inclusive um deles já tinha sido convidado para uma posição num partido jovem que daqui a uns tempos lhe poderia valer um lugar na política. No entanto, por várias vezes pegaram no dinheiro dos matraquilhos da AE e usaram-no para jogar bilhar. Ora se isto acontece num ponto tão pequeno, imaginemos quando lidamos com milhares de euros.

O problema desta sociedade é mesmo esse, a corrupção pelo poder. E o mais assustador é quando nos apercebemos que este modelo de sociedade foi desenhado e pensado para isso mesmo, para que um certo conjunto de pessoas ganhe ainda mais poder. É assustador percebemos que existe um conjunto de famílias que há muitas gerações se insere no poder mesmo que não o façam visivelmente ou directamente. A base desta sociedade é a corrupção pelo poder, só assim este modelo de vida funciona. A própria maneira como 90% do dinheiro é criada a partir do nada, é um exemplo claro disso mesmo... Mas acho que já me estou a afastar um pouco do temo.

Sem dúvida nenhuma que o poder corrompe e será sempre assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a gostar de ler as vossas opiniões e visto que isto caiu um pouco para o lado do dinheiro, talvez fique para um futuro tema.

Compartilhar este post

Link para o post

tópico para os drogados divagarem :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

tópico para os drogados divagarem :mrgreen:

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande tópico :prayer:

Certamente participarei quando houver um tópico que gostarei mais :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a gostar de ler as vossas opiniões e visto que isto caiu um pouco para o lado do dinheiro, talvez fique para um futuro tema.

Hoje em dia estão bastante relacionados :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia estão bastante relacionados :mrgreen:

É relativo, estão e não estão. Verdadeiramente não estão, mas ficcionalmente estão.

Compartilhar este post

Link para o post

É relativo, estão e não estão. Verdadeiramente não estão, mas ficcionalmente estão.

Desenvolve, pf.

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro é poder?

Na sequência da conversa sobre poder, o dinheiro acabou por vir à baila, e disse que vinha aqui desenvolver a minha frase, portanto cá estou.

Muita gente relaciona dinheiro com poder, dinheiro é poder e poder é dinheiro. Não concordo com isso, e vou passar a explicar o meu ponto de vista. O dinheiro, por si só é um pedaço de papel, nada mais, nada menos. Porém no sistema em que vivemos o dinheiro pode significar poder, mas não podemos esquecer que o sistema onde vivemos é artificial, tal como o dinheiro. Portanto sendo artificial nunca pode ser poder, porque não passa de um pedaço de papel. Daqui a 100 anos o dinheiro pode já não existir.

No entanto eu disse que no sistema onde vivemos o dinheiro pode significar poder, portanto vou desenvolver. Entendendo o sistema artificial onde vivemos, vemos que o dinheiro pode significar poder. A chave que permite que o dinheiro assuma poder é a veneração ao dinheiro. Quando veneramos o dinheiro e permitimos que ele assuma controlo (portanto poder) sobre nós. Sendo assim o dinheiro pode corromper o poder sobre nós mesmos.

Portanto: dinheiro é poder. - Não é verdade. Pode ser, em certas circunstâncias, mas está longe de ser uma verdade absoluta.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro é poder?

Na sequência da conversa sobre poder, o dinheiro acabou por vir à baila, e disse que vinha aqui desenvolver a minha frase, portanto cá estou.

Muita gente relaciona dinheiro com poder, dinheiro é poder e poder é dinheiro. Não concordo com isso, e vou passar a explicar o meu ponto de vista. O dinheiro, por si só é um pedaço de papel, nada mais, nada menos. Porém no sistema em que vivemos o dinheiro pode significar poder, mas não podemos esquecer que o sistema onde vivemos é artificial, tal como o dinheiro. Portanto sendo artificial nunca pode ser poder, porque não passa de um pedaço de papel. Daqui a 100 anos o dinheiro pode já não existir.

No entanto eu disse que no sistema onde vivemos o dinheiro pode significar poder, portanto vou desenvolver. Entendendo o sistema artificial onde vivemos, vemos que o dinheiro pode significar poder. A chave que permite que o dinheiro assuma poder é a veneração ao dinheiro. Quando veneramos o dinheiro e permitimos que ele assuma controlo (portanto poder) sobre nós. Sendo assim o dinheiro pode corromper o poder sobre nós mesmos.

Portanto: dinheiro é poder. - Não é verdade. Pode ser, em certas circunstâncias, mas está longe de ser uma verdade absoluta.

:mrgreen:

A última frase diz tudo de qualquer forma. E eu concordo com a afirmação. Embora os argumentos não sejam bem os melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi escrito um bocado à pressa. A ideia está aí, os meus argumentos são esses, talvez não estejam dispostos da melhor maneira.

É uma sequência lógica do meu primeiro post sobre o poder. Quando veneramos algo e permitimos (consciente ou inconscientemente) que isso assuma controlo sobre nós, perdemos o poder sobre nós. Isto pode acontecer com o dinheiro, mas também pode acontecer com a fama, sucesso, etc. Basicamente qualquer coisa pode tomar controlo sobre nós, se formos submissos a isso.

Portanto no fundo o dinheiro não é poder. A nossa submissão a ele é que é.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Mas afinal o que é o dinheiro? O dinheiro que temos na carteira simboliza um montante que alguém ou alguma entidade deve a outra. Ou seja, dinheiro é simplesmente isso dívida. A partir do momento em que nos apercebemos que o dinheiro é criado a partir do nada, ou seja, (e falando da reserva americana) se um país precisa de dinheiro esse dinheiro é impresso na reserva bancária e sobre ele são criados juros a pagar mais tarde. Depois uma percentagem desse dinheiro é criada a partir do nada, simplesmente porque sim e para poder ser emprestado a outras entidades e para que sejam cobrados mais juros e para que se gere mais dinheiro e consequentemente dívida. Ou seja cria-se aqui um ciclo vicioso em que são sempre os mesmos a enriquecer. E quando se percebe que o dinheiro e que as crises económico-bancárias influenciam o poder, de tal modo que levam a Guerras Mundiais simplesmente para equilibrar o sistema economico e para gerar mais dúvida, a resposta é obvia. O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos. Quanto maior a tua riqueza maior a tua influência na sociedade. Por isso sim, dinheiro é sem sombra de dúvida poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas afinal o que é o dinheiro? O dinheiro que temos na carteira simboliza um montante que alguém ou alguma entidade deve a outra. Ou seja, dinheiro é simplesmente isso dívida. A partir do momento em que nos apercebemos que o dinheiro é criado a partir do nada, ou seja, (e falando da reserva americana) se um país precisa de dinheiro esse dinheiro é impresso na reserva bancária e sobre ele são criados juros a pagar mais tarde. Depois uma percentagem desse dinheiro é criada a partir do nada, simplesmente porque sim e para poder ser emprestado a outras entidades e para que sejam cobrados mais juros e para que se gere mais dinheiro e consequentemente dívida. Ou seja cria-se aqui um ciclo vicioso em que são sempre os mesmos a enriquecer. E quando se percebe que o dinheiro e que as crises económico-bancárias influenciam o poder, de tal modo que levam a Guerras Mundiais simplesmente para equilibrar o sistema economico e para gerar mais dúvida, a resposta é obvia. O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos. Quanto maior a tua riqueza maior a tua influência na sociedade. Por isso sim, dinheiro é sem sombra de dúvida poder.

Estou a gostar das tuas participações. Se bem que estás a fugir um pouco para a economia, mas não faz mal.

Seguindo a tua frase: "O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos."

O que pensas dos valores da sociedade onde vivemos? Não serão eles também fictícios? Sendo assim o dinheiro é uma influência fictícia na sociedade de valores fictícios?

Pegando num exemplo actual: swagger é também uma moeda de influência no meio escolar/juventude (principalmente no estrangeiro). Isso significa que swagger é poder?

Como é que algo fictício assente em valores fictícios pode significar poder real?

Acho que as nossas opiniões são opostas apenas por um motivo: eu estou a analisar os temas longe das leis da sociedade actual, enquanto tu estás a analisá-las enquadradas na sociedade actual.

:compinchas:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a gostar das tuas participações. Se bem que estás a fugir um pouco para a economia, mas não faz mal.

Seguindo a tua frase: "O dinheiro, embora que fictício é nada mais nada menos que a moeda de influência na sociedade que vivemos."

O que pensas dos valores da sociedade onde vivemos? Não serão eles também fictícios? Sendo assim o dinheiro é uma influência fictícia na sociedade de valores fictícios?

Pegando num exemplo actual: swagger é também uma moeda de influência no meio escolar/juventude (principalmente no estrangeiro). Isso significa que swagger é poder?

Como é que algo fictício assente em valores fictícios pode significar poder real?

Acho que as nossas opiniões são opostas apenas por um motivo: eu estou a analisar os temas longe das leis da sociedade actual, enquanto tu estás a analisá-las enquadradas na sociedade actual.

:compinchas:

Eu só fugi para a economia porque me irrita como é que este sistema bancário foi desenhado para favorecer sempre os mesmos. Nós ao vivermos nele estamos a aceitar um sistema que inevitávelmente vai falhar, ou seja estamos a aceitar que vamos viver momentos prósperos, mas que eventualmente iremos viver numa crise e assim sucessivamente. O que mais me irrita é o PODER que isso dá ao mesmo grupo de pessoas. É por isso que me custa acreditar nos políticos, na própria democracia em si e no sistema bancário. Mas o que mais me incomoda é que não há por onde fugir, não há alternativa a este modelo de sociedade.

Quanto ao resto eu quando tiver mais tempo respondo com mais calma ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma opinião rápida sobre o tópico: muito bom, mas não mudem de tema tão rápido. Amanhã venho cá dar uma ideia sobre o que acho do tema Poder.

Compartilhar este post

Link para o post

O tema não mudou, criaram-se subtemas e eu tive de escrever aquilo porque estava a lembrar-me daquilo naquele momento. É estranho mas sou assim, às vezes penso nas coisas duma maneira e se não fizer/disser logo passado uns dias já não me lembro do que pensei.

Mas vou começar a guardar em txt e assim dou mais tempo a quem quiser participar nos temas.

Força w0, fico à espera.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

No decorrer da minha participação anterior, sou forçado a concordar com a afirmação do tema atual. Dinheiro é poder. O Gaberlunzie e o João Pereira focaram isso muito bem. O dinheiro pode, porque nos influencia profundamente. E fá-lo porque, mais do que nós permitirmos, somos socialmente compelidos a anuir a essa influência. O que nos leva a outro género de poder: o social.

No fundo, o ser humano é capaz de tirar partido de qualquer coisa e transformá-la num instrumento de poder. As únicas coisas que interessam saber são quais as maiores fontes de poder e quem as controla.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que eu não concordei com a frase: dinheiro é poder. Se entendeste isso, entendeste mal.

O que eu concordei posteriormente foi que a submissão das pessoas ao dinheiro é que é poder, e não o dinheiro em si. E quem é submisso ao dinheiro perde o poder sobre si, lá está aquilo que falei no primeiro post. No entanto nem toda a gente é, necessariamente, submissa ao dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...