Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Quillbeast

[FM2013] Football Manager 2013: Reacções

Publicações recomendadas

Acabei por abandonar o Rec. Libolo.

A direção não disponibilizou fundos para esta época, os ordenados eram basicamente os mesmos e a juntar o facto de não conseguir vender os jogadores velhos do plantel. Fez com que deixasse o comando dos angolanos.

Fui de férias até junho e eis que me aparece um novo desafio, desta feita na Rep. Checa. Mais concretamente no histórico Slavia de Praga, que infelizmente no ano em festejam os seus 125 anos, andam pela 2ª divisão checa.

É hora de levar estes meninos de volta aos grandes palcos!

MgeRbJb.png

tKUMVoz.png

PwBwrC7.png

300 mil euros para um clube que anda pela 2ª divisão é bastante bom. Além disso ainda têm uma boa margem de salários, vamos ver o que podemos fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Slavia :heart: também já os apanhei algumas vezes perdidos no 2º escalão :(

Espero que os consigas meter novamente no topo :compinchas:

Qual o melhor jogador já agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Também simpatizo bastante com eles.

Quanto ao melhor jogador, ainda não analisei bem o plantel, mas é tudo regens :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois da chegada ao Slavia, era hora de arrumar o plantel. Dispensar e vender todos os jogadores que não nos interessavam e depois procurar reforços para tentar preencher todas as lacunas.

Saídas

Acabamos por fazer uma limpeza geral no plantel... dispensamos juniores e 2 ou 3 da equipa principal sem grande qualidade. E acabei por vender mais do que tinha em mente, mas os valores oferecidos por alguns dos nossos jogadores, não poderia dizer que não.

Não sei se o Kosice e o Polonia Varsóvia são ricos, mas a verdade é que pagaram bem pelos nosso jogadores.

Entradas

No que toca a entradas, apostamos muito no mercado do país, quer a nível de jogadores livres ou comprados a outros clubes. Também muito devido às regras de apenas podermos utilizar 3 extra-comunitários no 11 e dos europeus não estarem interessados em vir para cá.

Tirando a compra de Pazdera, que ainda por cima está a desiludir, conseguimos bons negócios. A merecerem destaque os dois nigerianos, Stanley Okoro e Christian Ali.

Compartilhar este post

Link para o post

logowkl.png

1ª época

FK Sarajevo

EhaL3Th.png

LSDzKCk.png

xTuKy3k.png

Depois da chegada a Sarajevo, era altura de analisar o plantel e encontrar as lacunas. Comecei por reparar que o plantel tinha gente a mais e qualidade a menos, algo que é importante se queremos ganhar alguma coisa. Sinceramente era um plantel que não me enchia as medidas.

Começando pela baliza, onde tínhamos 4 guarda-redes e só um teria qualidade para ficar e ser o nosso titular. Acabou por ficar outro porque era menos mau, dava para os jogos da taça e era desnecessário ir gastar dinheiro noutro guardião.

Na defesa, um misto de jogadores com experiência e juventude. Mas além de nos faltar um lateral para cada um dos lados, ainda nos faltava um patrão no centro da defesa. Este acabaria por ser o sector mais reforçado.

O meio-campo era um pouco fraco, talvez o mais fraco. Muita juventude neste sector, onde o jogador mais velho tinha 23 anos, embora na qualidade deixasse muito a desejar, assim como quase todos os elementos do meio campo. Era algo que precisava de reforços.

Os extremos, estávamos bem servidos embora do lado direito não tivéssemos um grande jogador no banco, mas que acabou por ser uma agradável surpresa. Outra grande surpresa foi o nosso extremo direito titular que levou a equipa às costas, quer com golos quer com assistências.

O ataque, estava entregue a miúdos, onde a idade máxima eram 21 anos e a qualidade deixava muito a desejar, embora tenham algum potencial. Um deles começou por ser adaptado a mc (ainda está a ser trabalhado nesse sentido) e precisava de alguém mais experiente para ensinar estes meninos.

Feita a análise ao plantel e depois de ter encontrado as lacunas do plantel, era altura de ir ao mercado procurar jogadores para essas posições. E ao mesmo tempo, ir tentando despachar tudo o que não nos interessava.

Começando pelas entradas. Como tinha dito anteriormente, a defesa precisava de ser bastante reforçada, precisávamos de um lateral para cada um dos lados e de um patrão para o centro da defesa. Então trouxe sem custos Goran Drmic (lateral direito), inicialmente até seria para ser titular mas as más exibições que protagonizou no início, levaram-no a passar uns quantos jogos no banco. Trouxe também o Amir Spahic por 6 mil euros, veio da Polónia e chega para dividir a ala esquerda com o nosso outro lateral. O patrão da nossa defesa, seria um conhecido de todos, o nigeriano Joseph Enakarhire (que passou pelo Sporting). Viria a ser um elemento importantíssimo.

Trouxemos dois elementos para o meio campo, um mais defensivo e outro mais ofensivo. Zlatan Bajramovic é um médio defensivo bósnio, costuma atuar pela seleção e quem acompanhava a liga alemã talvez se lembre dele, fez carreira por lá. Passou pelo St. Pauli, Friburgo, Schalke e Frankfurt... é um grande jogador para a nossa realidade. O outro jogador, foi um pouco arriscado, pagamos 50 mil euros por ele e não o conheço de lado nenhum, tinha uns atributos interessantes e decidi arriscar, até porque precisávamos de um criativo.

Quanto ao ponta de lança, trouxe Zlatan Muslimovic, fez carreira por Itália e Grécia e chega ao Sarajevo aos 30 anos. Também costuma atuar pela seleção do seu país (Bósnia) e espero que venha ensinar os miúdos, além de fazer golos.

Nas saídas, não há muito a dizer. Apenas tentei vender todos os jogadores que não contava, pelo melhor preço possível.

Emprestei 3 jovens bósnios, um central, um lateral direito e um avançado. Sinceramente, acho que nenhum deles irá ter qualidade necessária para vestir a camisola do Sarajevo, pelo menos olhado para eles atualmente, só se tiverem uma evolução fantástica é que isso poderá acontecer.

Vou emprestá-los mais uma temporada à espera que ganhem minutos de jogo, é disso que eles precisam e no final da mesma e dependendo da sua evolução logo decido o que fazer com eles.

Decidi dividir a atualização por 2 post's para não ficar enorme.

Fiz uma pausa no save anterior (aquele do Stade Nyonnais, Libolo, Slavia) e vou tentar fazer algo que tenho em mente, que é tornar o Sarajevo num tubarão europeu. Veremos se a motivação ajuda, pois nunca consigo estar muitos anos no mesmo campeonato ou equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

logowkl.png

1ª época

FK Sarajevo

Começamos a nossa época com os jogos da Liga Europa, na 2ª fase de qualificação, mas não tivemos muita sorte no sorteio, visto que íamos defrontar o Fulham.

Curiosamente em casa, até conseguimos jogar o jogo pelo jogo com os ingleses e num jogo bastante equilibrado, conseguimos levar a melhor, 3-2 foi o resultado. Quase uma semana depois voltávamos a defrontá-los, mas na condição de visitante e com uma vantagem muito curta.

A jogar em casa o Fulham não nos deu grandes hipóteses de segurar este resultado, tiveram uma entrada forte em em 10 minutos chegariam à vantagem de 2 golos, passando eles para a frente da eliminatória. Alteramos a estratégia à procura do golo, mas isso abriu espaço atrás que foi bem aproveitado pelo adversário. O melhor que conseguimos foi marcar 2 golos perto do final do jogo, reduzindo assim a desvantagem de 5 golos.

6mRiqZB.png

Felizmente nem tudo nos corre mal, nem em todos os sorteios nos calham adversários difíceis. Prova disso, foram os sorteios que fomos tendo na Taça da Bósnia, onde apanhamos sempre adversários inferiores, o que nos permitiu jogar toda a competição com a nossa 2ª linha.

E mesmo com a 2ª linha, conseguimos conquistar a Taça... orgulho nestes meninos!

GvHed9k.png

Além da Taça, conquistamos também o campeonato bósnio, onde por norma fomos sempre mais fortes do qualquer um dos nossos oponentes. Tirando um ou outro deslize, a equipa mostrou sempre uma grande personalidade e posso dizer que estou surpreendido com este desfecho.

Eramos apontados ao 4º lugar, o objetivo seria lutar pelo título com o Siroki, o Borac e o nosso grande rival Zeljeznicar, que diga-se que fez um campeonato muito abaixo do esperado. Fomos campeões e vamos jogar na Champions na próxima temporada, acho que não podia pedir mais.

SFlxUMo.png

Ficam aqui as estatísticas dos jogadores, algum ss é só pedir! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente projeto aí na Bósnia, deve ser um campeonato interessante para jogar. No geral fizeste uma grande época, mesmo na Liga Europa ainda pregaste um susto ao Fulham em casa.

Para o ano na Champions já deves ser capaz de passar uma eliminatória, dependendo da sorte que tiveres no sorteio (em princípio não deves ser cabeça-de série, pois não?)

Quanto ao plantel, parece que o central que passou pelo Sporting é goleador. E o Kojasevic carregou a equipa às costas :prayer: Podes pôr ss dele?

Dizer já agora que fiz também uma pausa no save do Ordabasy durante uns dias porque tinha outras coisas na cabeça, mas já voltei a pegar no clube e só para arrancar em grande no campeonato, em Março, espetei 4 batatas no Shakhter (sim, aquele que na vida real foi aos grupos da LE o ano passado :lol:)

Editado por ElMartins995

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a primeira vez que treino por cá, e é um campeonato interessante, embora ache que o grande desafio é a nível europeu.

Sim, a época no geral até foi boa, infelizmente não tivemos foi grande sorte no sorteio. Pois, e depois do susto que apanharam, vingaram-se e cilindraram a minha equipa por completo :lol:

Assim espero, passar uma eliminatória ou duas na Champions, mas claro que vai depender do adversário também. Nop, não sou cabeça de série, dava jeito ser :mrgreen:

Aqui fica ss que pediste:

jzsgxxL.png

____

Grande entrada que tiveste :prayer: acho que pedir melhor seria impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a pegar no FM 13 desta vez para um save nas conferências inglesas. O clube escolhido foi o Oxford City, apontado ao 20º lugar.

Transferências

Classificação

Aproveito também para postar alguns dos jogadores em destaque:

Jack Mills, uma verdadeira parede no eixo da defesa

Darren Pond, líder de assistências na liga

Steve Basham, goleador de serviço com 20 golos

Na próxima época o objectivo vai ser provavelmente evitar a linha de água. Os jogadores pedem salários muito elevados por isso a equipa vai ser praticamente criada de raiz

Editado por dragomir

Compartilhar este post

Link para o post

Grande época do Oxford! Seria impensável no início conseguires a promoção, mas acabaste por a conseguir. Quanto a isso dos ordenados já se sabe como é, os jogadores fazem meia duzia de jogos bons e querem logo sair ou contratos renovados.

Boa sorte para a nova época.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom aproveitei as férias e já tenho a época terminada. Um dos defesos mais difíceis desde que jogo FM. Quando dei por mim tinha o orçamento de salários ultrapassado e apenas 12 jogadores no plantel estrelas.gif Alguns dos que estavam a ganhar a mais ainda forem embora, cortei a nível de staff e sobretudo "investi" nos empréstimos a custo zero que se vieram a revelar muito úteis neste escalão.

Fomos apontados ao penúltimo lugar mas com o decorrer da época começou a ver-se que não iria ser bem assim. Começámos por baixo mas com o tempo fomos subindo para dentro dos 7-8 primeiros e a espreitar uma posição que dava acesso ao playoff. Em janeiro levaram-me duas peças de rotação do meio campo, e tive que recorrer a malta das reservas para equilibrar a equipa. Tudo correu bem, jogos com alguma sorte e alcançámos o 3º lugar na fase regular.

Muita emoção nos playoffs. Meia final ganha na 2ª mão apenas e fomos jogar a final ao mítico Wembley. 1 Bola no poste, 3 lances falhados na cara do GR adversário mas o nosso DC que nos carregou toda a época lá marcou mais um golo

Agora vamos para a 4ª divisão inglesa, não sei bem o que podemos fazer (vai depender muito do orçamento de salários) mas após duas subidas consecutivas, acho que vamos parar um bocado.

Espero que a direção nos torne profissionais em pouco tempo, pois metade das equipas desta divisão onde estávamos já o eram.

Nas taças boa campanha até à 3ª eliminatória na Taça de Inglaterra e também 3ª eliminatória no troféu FA (para as 2 últimas divisões)

Transferências

Melhor marcador

Jack Mills

Rei das assistências

Tabela final

Meia final

Final

Editado por dragomir

Compartilhar este post

Link para o post

Grande época do Oxford! Seria impensável no início conseguires a promoção, mas acabaste por a conseguir. Quanto a isso dos ordenados já se sabe como é, os jogadores fazem meia duzia de jogos bons e querem logo sair ou contratos renovados.

Boa sorte para a nova época.

É mesmo assim, os jogadores andam impossíveis cadeirada.gif

Obrigado compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos,

Como tenho dúvidas sobre se alguém ainda joga FM2013, confesso que não sei bem onde colocar esta questão, mas cá vai.

Alguém alguma vez tentou (imagino que sim, mas não sei) começar um jogo com uma equipa grande e "converter" todo o plantel para jogadores portugueses?

Basicamente, estou a tentar fazê-lo com o SCP neste FM2013, começando em Julho de 2012, e para além das dificuldades que não pensei que ia ter em vender os jogadores, também não é fácil encontrar jogadores portugueses competentes, para todas as posições.

Nesta fase, queria sobretudo saber se alguém já teve esta experiência e teria encontrado alguns que me estão a escapar, ou em campeonatos menos conhecidos talvez. Encontrei um Pelé em transferência livre. Mas fora isso, o máximo de que me lembrei foram o Zeca e o André Pinto no Panathinaikos e o João Silva (PLC) no Levski.

Bom, se alguém puder ajudar de alguma forma, agradecia.

Obg e bons jogos!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos,

Como tenho dúvidas sobre se alguém ainda joga FM2013, confesso que não sei bem onde colocar esta questão, mas cá vai.

Alguém alguma vez tentou (imagino que sim, mas não sei) começar um jogo com uma equipa grande e "converter" todo o plantel para jogadores portugueses?

Basicamente, estou a tentar fazê-lo com o SCP neste FM2013, começando em Julho de 2012, e para além das dificuldades que não pensei que ia ter em vender os jogadores, também não é fácil encontrar jogadores portugueses competentes, para todas as posições.

Nesta fase, queria sobretudo saber se alguém já teve esta experiência e teria encontrado alguns que me estão a escapar, ou em campeonatos menos conhecidos talvez. Encontrei um Pelé em transferência livre. Mas fora isso, o máximo de que me lembrei foram o Zeca e o André Pinto no Panathinaikos e o João Silva (PLC) no Levski.

Bom, se alguém puder ajudar de alguma forma, agradecia.

Obg e bons jogos!

Porque é que não vais fazendo isso aos poucos em vez de despachares logo os estrangeiros? Tentas valorizar os estrangeiros ao máximo e vais fazendo dinheiro com eles e promovendo os jovens aos poucos. Eu pelo menos costumava fazer assim, e o que não falta no Sporting são putos com potencial :)

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que não vais fazendo isso aos poucos em vez de despachares logo os estrangeiros? Tentas valorizar os estrangeiros ao máximo e vais fazendo dinheiro com eles e promovendo os jovens aos poucos. Eu pelo menos costumava fazer assim, e o que não falta no Sporting são putos com potencial :)

Olá janeka.

Pois, isso é também o que faço normalmente e foi o que fiz quando comecei por jogar, numa outra gravação "à séria" que ainda continuo a jogar (embora nesse caso não tenha imposto essa regra dos Portugueses, só quero mesmo os melhores, sejam de que nacionalidade forem).

Mas neste caso apeteceu-me um desafio diferente e a ideia era mesmo de uma vez, ou seja, durante a janela de transferências inicial, fazer uma razia aos estrangeiros e começar logo só com portugueses.

Mas tenho dúvidas que vá conseguir.

Um exemplo, atribuí o valor de 12M ao Rojo e ofereci a clubes. A única proposta que apareceu foi de empréstimo do CSKA e como é óbvio isso não aceito.

Enfim.

Obrigado pela tua resposta, vou continuar a tentar. E a procurar jogadores portugueses. Embora o mercado também não seja assim tão vasto quanto isso.

Acho que será um desafio bastante difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá janeka.

Pois, isso é também o que faço normalmente e foi o que fiz quando comecei por jogar, numa outra gravação "à séria" que ainda continuo a jogar (embora nesse caso não tenha imposto essa regra dos Portugueses, só quero mesmo os melhores, sejam de que nacionalidade forem).

Mas neste caso apeteceu-me um desafio diferente e a ideia era mesmo de uma vez, ou seja, durante a janela de transferências inicial, fazer uma razia aos estrangeiros e começar logo só com portugueses.

Mas tenho dúvidas que vá conseguir.

Um exemplo, atribuí o valor de 12M ao Rojo e ofereci a clubes. A única proposta que apareceu foi de empréstimo do CSKA e como é óbvio isso não aceito.

Enfim.

Obrigado pela tua resposta, vou continuar a tentar. E a procurar jogadores portugueses. Embora o mercado também não seja assim tão vasto quanto isso.

Acho que será um desafio bastante difícil.

É como te estou a dizer. Potencias primeiro, e vendes depois. Acabas por fazer mais dinheiro, e o save fica mais "real".

Compartilhar este post

Link para o post

É como te estou a dizer. Potencias primeiro, e vendes depois. Acabas por fazer mais dinheiro, e o save fica mais "real".

Sim, és capaz de ter razão.. Tenho de avaliar melhor a coisa.

Obrigado por responderes, foste mm o único.. O pessoal já está virado para o 15..

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, és capaz de ter razão.. Tenho de avaliar melhor a coisa.

Obrigado por responderes, foste mm o único.. O pessoal já está virado para o 15..

Eu neste momento também ando pelo 15, o jogo ficou muito bem conseguido, mas ainda tenho os meus saves no 13 para quando me apetecer dar um vício. Ainda ei-de levar o Lugar Celtic à Chsmpions :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu neste momento também ando pelo 15, o jogo ficou muito bem conseguido, mas ainda tenho os meus saves no 13 para quando me apetecer dar um vício. Ainda ei-de levar o Lugar Celtic à Chsmpions :lol:

Pois, eu ainda não tenho o 15.

Durante uns tempos, o apelo enfraqueceu, mas há semanas voltei a mexer no 2013 e reacendeu-se! :biggrin:

Agora, acho que vou comprar o 15! :celebracao:

Good luck with that! lol..

Compartilhar este post

Link para o post

alguem que ainda tenha isto ou assim?

Não consigo jogar por causa dos crash dumps. parece que é uma versao com muitos craques :mrgreen:

ou alguem que ja nao jogue e me queria dar o jogo? :compinchas:

Editado por Albus Dumbledore

Compartilhar este post

Link para o post

alguem que ainda tenha isto ou assim?

Não consigo jogar por causa dos crash dumps. parece que é uma versao com muitos craques icon_mrgreen.gif

ou alguem que ja nao jogue e me queria dar o jogo? compinchas.gif

Se não te importantes de jogar offline Partilho a conta Steam contigo na boa compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Se não te importantes de jogar offline Partilho a conta Steam contigo na boa compinchas.gif

já me arranjaram uma conta, mas obrigado na mesma. :compinchas:

ainda jogas?

Compartilhar este post

Link para o post

já me arranjaram uma conta, mas obrigado na mesma. compinchas.gif

ainda jogas?

Sim, não curti do 15 por isso voltei ao 13 icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não curti do 15 por isso voltei ao 13 icon_mrgreen.gif

opá, se um dia destes quiseres fazer qualquer cena, um save ou assim. avisa :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

opá, se um dia destes quiseres fazer qualquer cena, um save ou assim. avisa compinchas.gif

Deixa passar só os exames que eu falo contigo! compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...