Leonardo Dias Publicado 10 Junho 2012 Olá Gajos, notei vários tópicos fixos aqui nessa área, como fiquei em dúvida em qual postar, resolvi criar o tópico eu mesmo, caso tenha feito errado, peço desculpas. Vamos ao que interessa, tenho orgulho em ser Brasileiro, mas não sou iludido em pensar que aqui são mil maravilhas, pra dizer a verdade é muito longe disso, a corrupção, o custo de vida exagerado e outros fatores chegaram a um nível tão alarmante que eu não me vejo morando por aqui por muito mais tempo e, principalmente, não quero que meus filhos (isso se eu chegar a ter um dia, é claro) nasçam e nem cresçam aqui. Pretendo ir em definitivo para Portugal antes dos meus 20 anos, já com o Ensino Médio (2º grau) completo e sem estar cursando, ou já formado, em algum curso superior, minha vontade era arrumar um emprego e depois de algum tempo, já com a condição financeira e burocrática estabilizadas pensar em fazer algum curso Universitário. Meu gastos são mínimos, sei cozinhar, gosto de sair de noite mas não muito (Coisa de no máximo 4~5 vezes por mês), sou "pão-duro" (odeio gastar dinheiro com coisas "inuteís"), não pretendo voltar ao Brasil para visita tão cedo (Pelo menos não nos primeiros dois anos) e pretendo viajar pela própria Europa no máximo duas vezes por ano, não passando de 5 dias por viagem, também não sou ligado a luxo (para morar, qualquer lugar está bom) e pretendo ganhar apenas o necessário para viver sem pedir ajuda financeira de ninguém no Brasil. As minhas dúvidas são: Qual a melhor cidade a escolher levando em conta o menor custo de vida possível e a oportunidade de pelo menos arrumar um emprego sem muitas exigências? Quanto seria mais ou menos o custo de vida e se não for pedir demais, o salário médio para um emprego sem muitas exigências? Desde já agradeço. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 10 Junho 2012 (editado) Como deves saber, Portugal actualmente está na fossa. Pedimos ajuda externa e o país está cada vez pior, atravessando uma grave crise económica. O desemprego tem vindo a aumentar e cada vez torna-se mais complicado arranjar trabalho, em qualquer ramo. O salário mínimo são 475 euros, o que corresponde mais ou menos a 1200 reais. Só com este dinheiro fica muito difícil suportar alojamento (aqui poderias optar por um quarto), alimentação, transportes, etc etc. Editado 10 Junho 2012 por Bug Compartilhar este post Link para o post
Demons Publicado 10 Junho 2012 Deixa ver se percebi, queres sair do Brasil em busca de uma vida melhor e escolheste Portugal? :lol: A única vantagem é a língua e a facilidade em obter visto, porque neste momento eu diria para fugires a 7 pés do Sul da Europa. Eu no teu ligar preferia imigrar para uma cidade mais calma, concluir os estudos e depois tentar algo fora do País. Se vieres para cá nas actuais condições muito possivelmente vais acabar a trabalhar num sítio qualquer sem estar a fazer descontos e a rezar para que sejas pago no fim do mês. Resumindo e concluindo, deixa-te estar por aí e aproveita o crescimento económico que o Brasil está a ter. Compartilhar este post Link para o post
Andre Alves Publicado 10 Junho 2012 Deixa ver se percebi, queres sair do Brasil em busca de uma vida melhor e escolheste Portugal? :lol: A única vantagem é a língua e a facilidade em obter visto, porque neste momento eu diria para fugires a 7 pés do Sul da Europa. Eu no teu ligar preferia imigrar para uma cidade mais calma, concluir os estudos e depois tentar algo fora do País. Se vieres para cá nas actuais condições muito possivelmente vais acabar a trabalhar num sítio qualquer sem estar a fazer descontos e a rezar para que sejas pago no fim do mês. Resumindo e concluindo, deixa-te estar por aí e aproveita o crescimento económico que o Brasil está a ter. Eu acho que basicamente é isto e nao ha qualquer cena do genero se uma pessoa tirar um curso universitário fora da CEE se entrar na CEE tem que fazer um exame para equivalencia ou lá o que é. Mas no geral falaste muito bem e alumiaste o rapaz para o que se passa. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 10 Junho 2012 Não vale a pena vires para aqui. O pessoal está é desejoso de sair daqui para fora... Eu se fosse a ti e com a facilidade que os portugueses e brasileiros têm em falar espanhol escolhia a Venezuela. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 10 Junho 2012 (editado) Não vai ser cá que vais encontrar a tranquilidade financeira para a tua família ... São muitos os portugueses que estão a ir para o Brasil trabalhar ... por exemplo, no ramo da engenharia civil. Cá não te safas :\ Editado 10 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 10 Junho 2012 Vai masé para Sampa ou para o Rio e procura a sorte lá. Isto aqui está bom só para os políticos. Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 10 Junho 2012 Curioso que ainda no outro dia comentei com um brasileiro que estava a pensar em emigrar de novo, e Brasil seria um opção, e ele disse me que como o Brasil está,se eu for para lá, já não voltaria ( de tanto trabalho e estabilidade que agora tem ) Compartilhar este post Link para o post
Don Carlo Publicado 10 Junho 2012 Anda para o Porto, pago-te um copo. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 10 Junho 2012 Amigo, os brasileiros daqui estão todos a voltar para o Brasil, não venhas para cá que isto está tudo uma m*rda!! e a tendência é para piorar, infelizmente. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Junho 2012 As minhas dúvidas são: Qual a melhor cidade a escolher levando em conta o menor custo de vida possível e a oportunidade de pelo menos arrumar um emprego sem muitas exigências? Quanto seria mais ou menos o custo de vida e se não for pedir demais, o salário médio para um emprego sem muitas exigências? Bem, antes de mais, o meu grande conselho era não te meteres em Portugal, porque isto está péssimo e só vai piorar. Respondendo às tua perguntas: - Os arredores de Lisboa serão a resposta mais óbvia. Lisboa tem, creio eu, das taxas de desemprego mais baixas do país, mas a cidade em si é cara para o custo médio de vida de um português. Nos arredores de Lisboa, o custo de vida é menor. Como a rede de transportes é de qualidade razoável, podes perfeitamente conseguir trabalhar em Lisboa e viver nos arredores, demorando, no máximo, 2h/2h30 por dia em deslocações. Os preços dos transportes é que não são propriamente os melhores. Dou-te o meu exemplo: moro no Seixal, que fica na Margem Sul do Rio Tejo. Para deslocar-me para Lisboa, recorro ao autocarro na minha zona, que me leva até ao Terminal Fluvial, onde apanho o barco para Lisboa. Chegado a Lisboa, recorro novamente ao autocarro. Demoro, em média, 1 hora. Com alguma sorte, consigo estar em Lisboa em 50 minutos. Pago 64 € pelo passe (com 25% de desconto, por ser estudante) e tenho acesso a tudo o que é transporte em Lisboa (metro, autocarros, comboios) e ainda a todas as ligações fluviais para as outras margens do rio e autocarro em boa parte da zona sul dos arredores (Cacilhas, Almada, Costa da Caparica, Corroios, Amora, Seixal, Arrentela, etc.). O salário médio para alguém sem muita formação e que trabalhe nas áreas do costume (supermercados, restauração, lojas, etc.) dificilmente ultrapassará os 600/700 €/mês. Em algumas áreas mais qualificadas, talvez consigas chegar aos 800/900 €/mês. Isto ao início, claro. Na restauração, sendo em Lisboa, tens o extra das gorjetas, que te podem acrescentar mais uns bons euros ao ordenado. Ah, também tens a hotelaria, que já proporciona uns salários mais razoáveis. Tenho um amigo meu a trabalhar no Altis de Belém... não sei quanto ganha, mas tem um apartamento arrendado, carro semi-novo à porta de casa e sai à noite com regularidade, portanto não deve ganhar mal. O custo de vida, para este nível de ordenados, é bastante elevado. Só para teres uma noção, o arrendamento de um apartamento, nos arredores de Lisboa, não te fica por menos de 250 €/mês. E por este preço, não apanhas lá grandes condições de habitabilidade. A comida é relativamente barata, se optares por marcas brancas. Sair à noite é um pouco caro, a menos que vás para um sítio como o Bairro Alto ou assim. Discotecas, gasta-se sempre 10/12 € para entrar. O combustível é dos mais caros da Europa. Tabaco também é caro (mais barato, se for de enrolar). A cultura (livros, cd's, concertos, etc.) também é cara para o nosso nível de ordenados. Escrevi isto um pouco à pressa e posso ter aí alguns erros (não sou, obviamente, o supra-sumo do conhecimento nestes aspectos). Se precisares de qualquer outra informação, pergunta à vontade. ;) EDIT: Vi que falaste em curso universitário. 1000 € de propina anual numa universidade pública. Numa privada, não pagas menos 2500/3000 €/ano. O salário mínimo são 475 euros, o que corresponde mais ou menos a 1200 reais. Só com este dinheiro fica muito difícil suportar alojamento (aqui poderias optar por um quarto), alimentação, transportes, etc etc. 485 €. Compartilhar este post Link para o post
Don Carlo Publicado 10 Junho 2012 Não ligues ao que eles dizem Leo, anda para o Porto beber uns copos. Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 10 Junho 2012 Se o nosso governo nos diz para trabalhar no estrangeiro, acho que não precisamos de dizer muita coisa à cerca da nossa situação. Compartilhar este post Link para o post
FM Facemaker Publicado 10 Junho 2012 (editado) Sempre podes optar pela via militar aqui... pagam-te, tens estadia... Editado 10 Junho 2012 por FM Facemaker Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Junho 2012 Sempre podes optar pela via militar aqui... pagam-te, tens estadia... Para isso era preciso ele ser cidadão português. Compartilhar este post Link para o post
FM Facemaker Publicado 10 Junho 2012 Desconhecia. Sempre podia optar pela mesma via mas no Brasil... mas às tantas não é uma opção para ele. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 10 Junho 2012 para morar, talvez os subúrbios sejam a melhor solução. tens alguma formação ou experiência em alguma área? Compartilhar este post Link para o post
Schnees Publicado 10 Junho 2012 Desconhecia. Sempre podia optar pela mesma via mas no Brasil... mas às tantas não é uma opção para ele. Isto é a sério? :| Compartilhar este post Link para o post
FM Facemaker Publicado 10 Junho 2012 Isto é a sério? :| São brasileiros, falam a mesma língua.. se viessem para cá no sentido de ver cá podiam ter esse direito, sei lá. Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 10 Junho 2012 Exército português é para portugueses,a mesma coisa acontece com a nossa selecção de futebol... oh whait Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 10 Junho 2012 São brasileiros, falam a mesma língua.. se viessem para cá no sentido de ver cá podiam ter esse direito, sei lá. epá :lol: Compartilhar este post Link para o post
Raikael Publicado 10 Junho 2012 (editado) São brasileiros, falam a mesma língua.. se viessem para cá no sentido de ver cá podiam ter esse direito, sei lá. Devia ser um Juramento à Bandeira engraçado :funny: :funny: Editado 10 Junho 2012 por Raikael Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 10 Junho 2012 São brasileiros, falam a mesma língua.. se viessem para cá no sentido de ver cá podiam ter esse direito, sei lá. Não fales muito alto que isto de mandar imigrantes para o exército até é capaz de interessar a alguns... :-$ Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 10 Junho 2012 (editado) Exército português é para portugueses,a mesma coisa acontece com a nossa selecção de futebol... oh whait Verdade, também é para portugueses Aconselho-te a ires procurar a definição... oh wait Editado 10 Junho 2012 por jmgv Compartilhar este post Link para o post