Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

[WT] Le Tour de France 2012

Quem vencerá a classificação dos pontos?  

127 votos

1. 1. Quem vencerá a classificação geral individual?

• Cadel Evans
      37
    • Samuel Sanchez
      6
    • Ryder Hesjedal
      1
    • Denis Menchov
      5
    • Ivan Basso
      0
    • Vincenzo Nibali
      7
    • Jurgen Van Den Broeck
      1
    • Alejandro Valverde
      3
    • Levi Leipheimer
      2
    • Robert Gesink
      2
    • Frank Schleck
      7
    • Bradley Wiggins
      51
    • Outro
      5
  2. 2. Quem vencerá a classificação da juventude?

• Tejay Van Garderen
      37
    • Rein Taaramae
      48
    • Steven Kruijswijk
      14
    • Thibaut Pinot
      6
    • Wouter Poels
      4
    • Outro
      5
  3. 3. Quem vencerá a classificação dos pontos?

• Philippe Gilbert
      6
    • Tyler Farrar
      3
    • Oscar Freire
      3
    • Alessandro Petacchi
      4
    • Peter Sagan
      46
    • André Greipel
      7
    • Jose Joaquin Rojas Gil
      0
    • Stuart O'Grady
      1
    • Mark Cavendish
      55
    • Marcel Kittel
      2
    • Outro
      0

Publicações recomendadas

Mas a etapa acabava num topo ou numa montanha? Aquilo era uma 4ª categoria?

Compartilhar este post

Link para o post

era uma ligeira subida no final da etapa, 700 metros a 7.4% feita a grande potencia

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei. Mas era considerada montanha? Não, pois não? É que se não era a regra dos 3 km foi bem aplicada, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei. Mas era considerada montanha? Não, pois não? É que se não era a regra dos 3 km foi bem aplicada, não?

Nada como ires ao primeiro post, e veres que a chegada coincide com uma contagem de 4ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Diários do Tour - Eurosport

Prólogo - Sérgio Paulinho

Começou o Tour e pessoalmente está tudo a correr bem. Confesso que me estou a sentir melhor do que pensava, embora soubesse que vinha em boa forma. Durante o contra-relógio o Bjarne Riis foi-me dando indicações de que estava a fazer um bom tempo e ainda bem que assim foi porque é bom começar numa nota positiva.

Quanto ao ambiente na equipa nestes primeiros dias, nota-se uma tranquilidade maior do que em anos anteriores. O fato de não termos o Alberto Contador connosco gera menor pressão, menor responsabilidade, caso contrário já estaríamos esta tarde a pensar no que tínhamos que fazer na etapa de amanhã.

Diferente é também o meu companheiro de quarto este ano. Como sabem, no último Tour com o Alberto Contador fomos colegas de quarto, agora estou com o Lucas Haedo, o que facilita a comunicação porque falamos em espanhol.

Para este domingo parece-me que temos um final pouco convidativo para os puros sprinters. Estivemos a reconhecer a chegada a Seraing e devo dizer que nos últimos 2 quilómetros temos rampas a rondar os 12 por cento. Acredito que é um dia à imagem do Peter Sagan, embora homens como o Philippe Gilbert ou o Alejandro Valverde tenham uma palavra a dizer.

1ª Etapa - Sérgio Paulinho

Hoje senti-me bem. Apesar do esforço que o Prólogo exigiu no dia anterior consegui recuperar bem, por isso fisicamente está tudo ok.

Quanto à etapa, perdi algum tempo na parte final, como aliás já tinha explicado na entrevista antes de começar o Tour. Trata-se de uma perda de tempo assumida para que depois o pelotão não me veja como uma ameaça e me permita entrar em fuga.

Até à 7ª etapa vamos ter dias maioritariamente planos, que não são os ideais para entrar em fuga porque o desgaste é muito grande e os rendimentos que daí podemos retirar são escassos. O pelotão tem sempre vantagem e as equipas dos sprinters não perdoam, por isso vou esperar por um dia com mais montanha para escapar. Depois não há segredos, é apanhar a fuga certa, ter alguma sorte e logo vemos no que dá.

SOMOS LÍDERES NA MONTANHA

Para 2ª feira prevê-se uma chegada em massa, a primeira deste Tour. Creio que não há grandes dúvidas sobre quem é o favorito para ganhar – Mark Cavendish – e mesmo sem ter o comboio de outros anos todo preparado para ele, acho que ele tem qualidade para se posicionar de forma a aproveitar o comboio de outras equipas.

Outra nota desta chegada podem ser as quedas. Hoje já se viu como o pelotão está nervoso – o que é normal nos primeiros dias de corrida. O Peter Sagan era candidato e num final com alguma dureza mostrou ser o mais forte.

Por fim, sublinho o grande trabalho do Michael Mørkøv que entrou na fuga do dia e terminou a etapa no pódio, como novo rei da montanha. Para nós, Saxo Bank, é importante aproveitar todas as oportunidades de estar no pódio e por isso hoje temos motivos para estar satisfeitos.

2ª Etapa - Rui Costa

Escrevo a minha primeira página do Diário do Tour com as mesmas sensações do passado. A primeira semana é sempre tensa, com muitos nervos e quedas à mistura. Eu próprio já caí e fiquei com canela inflamada, mas nada de mais.

A equipa está bem, o Valverde, em particular, está muito bem fisicamente e com a motivação em alta. Já podíamos ter conseguido algo mais, mas na primeira etapa o Alejandro ia arrancar a 400 metros da chegada e o Gesink encostou-o à esquerda e tapou-lhe o caminho. Ele bem lhe disse “abre, abre”, mas o Gesink não se mexeu e perdeu-se uma oportunidade porque o Valverde ia tentar a vitória. Acabou por vencer o Sagan que é fortíssimo, um fenómeno autêntico que não tem dado hipóteses em finais explosivos.

Já na 2ª etapa o Rojas teve que ir várias vezes ao carro médico devido a uma queda no dia anterior e no final isso condicionou-o no sprint.

VALVERDE TEM FOME DE VITÓRIA

Dentro das circunstâncias tudo tem corrido bem. O nosso objetivo é claro: trabalhar para proteger o Valverde, bem colocado e mantê-lo sempre na frente do pelotão.

Curiosamente o Alejandro é o tipo de ciclista que gosta de correr na parte de trás do pelotão e a nossa preocupação é evitar isso porque o Tour não perdoa. Qualquer corte que aconteça e já somos obrigados a fechar distâncias, precisamente o que não queremos que se verifique.

O percurso está carregado de pequenas armadilhas, aliás, a primeira semana não existe apenas para dar motivação aos sprinters. Estamos na Bélgica e por isso temos tido alguns finais que se encaixam no perfil de alguns corredores da casa, como por exemplo o Philippe Gilbert. O belga já falhou na 1ª etapa mas vai ter outra oportunidade na 3ª etapa, que tem um final à sua imagem, mas não é o único.

Estamos confiantes porque o Valverde está muito forte. Desde 2008 que não corre o Tour, tem fome de vencer uma etapa e seria importante se o conseguisse já na primeira semana. Dessa forma o Alejandro ficava mais aliviado e nós também.

Estamos todos aqui por ele, temos o objetivo de o levar ao pódio final e esse seria um cenário ideal. Perfeito seria se a isso eu conseguisse juntar uma vitória, mas sei que é difícil. Por agora as coisas estão bem definidas, veremos se na segunda semana haverá mais alguma liberdade para tentar qualquer coisa.

BEM RECEBIDO PELO PELOTÃO

Uma das diferenças para edições anteriores do Tour é que este ano sou mais reconhecido pelo público, ouço mais o meu nome quando vou a passar e até os jornalistas estrangeiros me solicitam mais.

Hoje estava na massagem e o Eusebio Unzue (diretor-geral da Movistar) contou-me que falou com o Eurosport França e como sempre perguntaram-lhe pelo Valverde, mas a novidade é que também lhe fizeram uma questão sobre mim. Enfim, são pequenos pormenores que me levam a crer que o trabalho está a ser reconhecido e isso é ótimo.

O próprio pelotão recebeu-me de forma diferente. Hoje sinto que não sou mais um. Tive corredores como o Tyler Farrar e o Simon Gerrans a passarem por mim e a darem-me os parabéns pela vitória na Suíça.

3ª Etapa - Sérgio Paulinho

Hoje tivemos um dia não muito duro, mas com stress quanto baste. Depois do que aconteceu no ano passado, este ano voltaram a brindar-nos com estradas em más condições.

A 40 km do final da etapa houve uma queda numa zona de estrada estreita. Logo aí o pelotão ficou fracionado e homens que eram dados como potenciais candidatos à luta pelos primeiros lugares – como Scarponi, Horner e Menchov – perderam tempo que os pode deixar em dificuldades.

Bem sei que estas situações fazem parte da corrida, mas levar 200 ciclistas a passar numa estrada onde não passa um carro e meio... enfim, não é normal. Isto leva-me a concluir que o Tour já não é o que era. Não só pela questão das estradas, mas também pelo respeito (ou falta dele) que existe no pelotão. Os jovens ciclistas, sobretudo os sprinters, não respeitam ninguém e acham que andam sozinhos na estrada. É um caminho discutível que a organização está a seguir, mas enquanto ciclistas cabe-nos ir para a estrada e encaixar estas decisões.

CAMISOLA DA MONTANHA GARANTIDA ATÉ SÁBADO

Sagan tem vindo a confirmar ser o mais forte em finais com alguma dureza. Não é uma surpresa, ele é mesmo o mais forte neste tipo de chegadas, perdendo ainda quando é colocado ao lado de um sprinter puro em terreno plano. E os próximos dias serão para sprinters, veremos como o Sagan se aguenta aí e depois como passa a montanha, creio que é uma forte hipótese para a camisola verde. Embora muito jovem, não o podemos descartar desta luta.

Quanto a esta 4ª feira, parece-me que é mais um dia para Cavendish ou Greipel. Ainda assim, é preciso ter atenção ao vento que se costuma fazer sentir nesta zona.

Para nós têm sido uns bons dias. O Morkov andou fugido pelo terceiro dia consecutivo e garantiu a camisola da montanha até à etapa de sábado. Isso significa que vamos colocar sempre um homem no pódio até lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como ires ao primeiro post, e veres que a chegada coincide com uma contagem de 4ª.

Mas ainda não viste que no regulamento está especificado as chegadas que contam ou não para a regra?...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ainda não viste que no regulamento está especificado as chegadas que contam ou não para a regra?...

:lol: Já sabia que alguém o ia entender dessa forma.

Eu vi o regulamento, ontem. Estava-lhe só a responder às duvidas.

Disse alguma mentira?

Editado por GS34

Compartilhar este post

Link para o post

Greipel, afinal não é preciso mudar de capacete :celebracao:

EDIT: afinal estava tapado

Editado por GS34

Compartilhar este post

Link para o post

LoL chega os últimos 10km da etapa veio-me uma imagem a cabeça de um Cav a cair a ficar super maltratado, e depois acontece, que seja só superficial e que não lhe lixe os JO.

Bom sprint do Greipel, a não dar hipóteses.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estive a ver numa stream e então devo estar a ver mal, mas onde é que o Cavendish caiu? Eu vejo-o a perder algum terreno em relação à frente do pelotão mas não cheguei a vê-lo a cair.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estive a ver numa stream e então devo estar a ver mal, mas onde é que o Cavendish caiu? Eu vejo-o a perder algum terreno em relação à frente do pelotão mas não cheguei a vê-lo a cair.

Caiu lá para o meio. Ficou até um bocado mal tratado.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Quem perdeu terreno foi o Hagen, o Cav ficou logo no chão.

Compartilhar este post

Link para o post

O Cavendish até esteve bastante tempo no chão

Compartilhar este post

Link para o post

é uma farsa, ele caiu de propósito para evitar a humilhação perante o Greipel :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Então foi mesmo da stream, porque vi um gajo com o capacete amarelo e uma camisola branca que me parecia a de campeão do Mundo, então era a camisola de campeão da Noruega.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm é de ter atenção a dar os tempos agora, porque havia cortes no pelotão antes da queda.

btw, sou só eu que acho impressionante o facto de quase todos os ciclistas saberem falar uma data de línguas? É quase raro o gajo que não saiba inglês e francês. E falam de forma fluente.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Entrando no caminho dos SES, parece-me que o Cavendish apanhando a roda do Greipel ganhava hoje. O Petacchi, com a idade que tem, ainda se pôs ao lado dele duas vezes, uma delas já mesmo em cima da meta. O comboio tem de o largar uns 50 a 100 metros mais à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Andre, Andre, Andre GREIPELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL :D

o Horner com a idade que tem ainda se mete ao lado de muitos :)

Compartilhar este post

Link para o post

btw, sou só eu que acho impressionante o facto de quase todos os ciclistas saberem falar uma data de línguas? É quase raro o gajo que não saiba inglês e francês. E falam de forma fluente.

È raro o cicista que vive no seu país de origem

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...