Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Domingo vai ter menos um segundo

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Domingo vai ter menos um segundo

O próximo domingo vai ter menos um segundo do que é normal, devido a um acerto que será efetuado por circunstância da diminuição da velocidade de rotação da Terra.

Nas últimas quatro décadas, esta situação já originou a redução de um total de 25 segundos. A redução foi sugerida pela International Earth Rotation Service (IERS), que estuda a relação entre a rotação da Terra e a medição do tempo atómico.

Em Portugal, a hora oficial vai ser alterada às 00:59:59 para a 01:00:00 no Continente e na Madeira, e das 23:59:59 de sábado para as 00:00:00 de domingo nos Açores, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que estabelece a hora legal no País.

Note-se que este tipo de acerto no tempo, com a introdução de um «segundo intercalar», é feito no final dos meses de junho ou dezembro e começou a ser realizado em 1972. Até ao momento já terá ocorrido 25 vezes.

A diminuição do tempo que a Terra demora a dar uma volta em torno do seu eixo, que equivale a um dia (24 horas), é constante e calcula-se que vai prolongar-se de modo a que dentro de 4.600 milhões de anos, se o planeta ainda existir, irá parar definitivamente. Note-se que, segundo a OAL, a redução da velocidade deve-se à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e à diferença do efeito que essa ação produz no planeta e que é a responsável por a existência de marés nos oceanos, ao levar a água a deslocar-se de um aldo para o outro nas longas superfícies marítimas do planeta.

Apesar de se tratar apenas de um segundo, é importante que as atualizações se efetuem, sob pena de se falharem prazos, como já aconteceu no passado. No presente, são os relógios atómicos que mantém o tempo na atualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo este fim-de-semana que estou sozinho em casa! Fogo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Inb4, já tinha coisas combinadas para essa hora.

Mentira, para esse segundo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

quase meio minuto nos últimos 40 anos? eu bem me parecia que o tempo andava a passar mais depressa.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo este fim-de-semana que estou sozinho em casa! Fogo!!!!

Conta-me mais coisa :)

Compartilhar este post

Link para o post

O verdadeiro significado para: "a notícia que faltava".

Compartilhar este post

Link para o post

quase meio minuto nos últimos 40 anos? eu bem me parecia que o tempo andava a passar mais depressa.

Há uma teoria que explica isso, mas agora não me lembro do nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando li o título pensei que o Paciência não ia ter direito a segundos ao jantar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Manif, já!

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto que é obra do Platini, esse chulo!!

Era nesse segundo que a Itália iria maracar o golo da vitória...

Compartilhar este post

Link para o post

1 segundo a menos, assim não tenho tempo para fazer nada...só mesmo neste mundo...tristeza, olha cortarem 1 segundo a um precioso e necessário domingo...enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...