Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

Obama autorizou apoio dos serviços secretos aos rebeldes sírios

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

obama345.jpg

Obama autorizou apoio dos serviços secretos aos rebeldes sírios

Segundo informações avançadas pela CNN, com ecos na imprensa de totó o mundo, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama deu ordens aos serviços secretos para ajudar os rebeldes sírios a combater contra Al-Assad.

Obama terá já assinado o diploma, que é confidencial, há algum tempo, pelo que as forças da CIA e de outros órgãos secretos dos Estados Unidos já deverão estar no terreno. Sem mais informações, presume-se que os agentes norte-americanos tenham sido mobilizados para a Síria para liderar os rebeldes nos combates contra o regime de Basahr Al-Assad e espiar as forças governamentais, usando a sua experiência e meios para auxiliar uma força que é, na sua maioria, constituída por populares e não tem qualquer experiência ou treino de combate.

Os Estados Unidos têm realizado, de foram pública e oficial, algumas campanhas para ajudar as forças da revolução, sobretudo através de apoios financeiros, mas estas operações têm incidido apenas no plano humanitário: ou seja, os EUA têm ajudado com medicamentos, equipamentos de comunicação etc, mas nunca com armas ou outros apoios bélicos, rejeitando intervir a esse nível.

Esta operação pode, assim, marcar uma viragem na abordagem americana, que está, segundo a CNN, disposta a colocar homens seus no terreno para acabar com o reinado de Al-Assad.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=345208

Say What???

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me a atitude correcta. Acho que este conflito está muito longe do fim e muito sangue vai correr ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Se lá forem sem quaisquer interesses económicos, é sem dúvida de louvar. Sendo a potência global durante mais de 50 anos, é apenas justo que usem o seu poder para trazer alguma justiça.

Isto vem sem interesse... espero. Se sim, vénia ao Obama. Excelente atitude.

Compartilhar este post

Link para o post

Se lá forem sem quaisquer interesses económicos, é sem dúvida de louvar. Sendo a potência global durante mais de 50 anos, é apenas justo que usem o seu poder para trazer alguma justiça.

Os E.U.A tornaram-se a potência global que são hoje precisamente por apenas intervir em conflitos que tenham algum interesse para eles, seja a nível económico, estratégico,etc. Neste tipo de coisas não há uma "justiça" universal. É justo para um país aquilo que melhor acautelar os seus interesses.

Editado por Jrusso

Compartilhar este post

Link para o post

É um assunto delicado.

Contudo, acho preferível que um país ganhe poder à custa da prática de justiça à força.

Mesmo que depois, de alguma forma, lucrem com o pós-guerra na Síria, é sempre melhor isso a assistir durante mais meses a fio, às guerras que lá têm havido. Não faz sentido.

E depois, tipo... ninguém se voluntaria para ajudar, mas quando os EUA lá se mexem, já é por interesse?

Sei que o mundo não é cor-de-rosa, mas lá gosto de acreditar em algum tipo de bondade, bolas...

Compartilhar este post

Link para o post

É um assunto delicado.

Contudo, acho preferível que um país ganhe poder à custa da prática de justiça à força.

Mesmo que depois, de alguma forma, lucrem com o pós-guerra na Síria, é sempre melhor isso a assistir durante mais meses a fio, às guerras que lá têm havido. Não faz sentido.

Como é que armar e financiar um dos lados de uma guerra civil vai recuperar a paz e acabar com as mortes na população civil? O que não faz sentido é este tipo de intervenção, especialmente quando se vem condenar as constantes violações dos direitos das populações civis e pedir a paz.

E depois, tipo... ninguém se voluntaria para ajudar, mas quando os EUA lá se mexem, já é por interesse?

Sei que o mundo não é cor-de-rosa, mas lá gosto de acreditar em algum tipo de bondade, bolas...

Neste tipo de assuntos, não existe "bondade". Basta olhar para o tipo de intervenção que as potências (como os E.U.A ou a Rússia) têm adoptado na Síria para ver que isto tudo é um jogo de interesses, em que as pessoas são os instrumentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Que resolvam a situacao de uma vez, continuar com o derrame de sangue é que nao. Ma cagar para quem domina

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tornaram-se a única superpotência global em termos militares, desde o final do Bloco Soviético são os únicos com capacidade para intervir em todo o mundo. Goste-se ou não, eles corresponde a essa necessidade global. Arrisco-me a dizer que eles são criticados só porque sim, se não mexem uma palha: "Ai, que eles só vão ao que lhes interessa", se se metem "Estes Americanos são uns palhaços, metem-se em tudo, tem que haver petróleo à mistura". True Story.

Numa das maiores crises da Europa, durante a desintegração da Jugoslavia, aquela malta bem que podia ter morrido toda que os Europeus não mexiam uma palha, tiveram de ser os Americanos a virem meter o nariz num tópico que não lhes dizia respeito nenhum, foram eles que para lá mandaram as suas tropas, foram cidadãos Norte-Americanos que sofreram na pela por aquilo que a Europa não estava capacitada para fazer.

Goste-se ou não, é assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles não ajudam coisa nenhuma, eles ajudam os rebeldes e metem quem lhe interessa no poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tornaram-se a única superpotência global em termos militares, desde o final do Bloco Soviético são os únicos com capacidade para intervir em todo o mundo. Goste-se ou não, eles corresponde a essa necessidade global. Arrisco-me a dizer que eles são criticados só porque sim, se não mexem uma palha: "Ai, que eles só vão ao que lhes interessa", se se metem "Estes Americanos são uns palhaços, metem-se em tudo, tem que haver petróleo à mistura". True Story.

Numa das maiores crises da Europa, durante a desintegração da Jugoslavia, aquela malta bem que podia ter morrido toda que os Europeus não mexiam uma palha, tiveram de ser os Americanos a virem meter o nariz num tópico que não lhes dizia respeito nenhum, foram eles que para lá mandaram as suas tropas, foram cidadãos Norte-Americanos que sofreram na pela por aquilo que a Europa não estava capacitada para fazer.

Goste-se ou não, é assim.

Por acaso, concordo com isto. Acho que é um pouco assim que a generalidade pensa, hoje em dia.

Há tempos fiquei um bocado anti-americano, depois de ver uma série de filmes deles, que eram extremamente patrióticos. Aquilo de pintar as histórias, fazendo deles os bons, e quaisquer estrangeiros os maus, nunca me entrou. Contudo, acho que, até aí, eles mudaram. Já não se tentam impor como os bons da fita em tudo o que mexe (acho!).

Fiquei ainda mais 'anti' quando comecei a ter alguma noção da coisa, e lá fui sabendo que eles, embora "ajudassem" vários países a ultrapassar crises políticas, tinham interesses petrolíferos na coisa. Isto, e provocar guerras para disfarçar o seu interesse real.. eu não sou, de forma alguma, um historiador, mas já ouvi gente que se safa na matéria a referir várias vezes isto. É baixo. E muito.

Mas, pronto, há a outra vertente... dado que são a potência que são, lá usam o que têm para pôr ordem no planeta. Arrisco a dizer que, se não fossem os democratas americanos, se eles não existissem, haveria um enorme risco de haverem potências mais fortes e com outras muito erradas posições políticas (comunistas e afins), e isto, sim, seria muito pior do que o que se vive hoje em dia. O sistema financeiro pode não ser o ideal, mas, possa, repara-se na enorme liberdade que temos. Basta olhar para trás na história... nem me imagino a viver tão limitado como se vivia há uns 75 anos. Nisso, dou-lhes muito mérito... lá espalharam a democracia.

E é a tal cena. Gosto de acreditar que eles nem sempre agem com interesses políticos/propaganda, que, como neste caso, apenas intervêm porque acham que é isso que deve ser feito, e, igualmente importante, porque mais ninguém se coloca à frente deles para intervir... ou são eles, ou mata-se tudo, que ninguém quer saber. Estou-me a lixar se enriquecem ainda mais, porque é com estes ideais que se deve agir.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Estao la para aproximar-se do Irao.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles não ajudam coisa nenhuma, eles ajudam os rebeldes e metem quem lhe interessa no poder.

Não consigo não pegar nisto.

Se eles fazem isso, se querem meter democráticos no poder... não saímos todos a ganhar!? Preferem aqueles ditadores loucos, a democráticos?! Será que são só os EUA a quererem este desfecho?

Compartilhar este post

Link para o post

EUA e jogos de poder ?! No wai!

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca pensei que as potências fizessem estas coisas. Até deve ser novidade histórica!

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo não pegar nisto.

Se eles fazem isso, se querem meter democráticos no poder... não saímos todos a ganhar!? Preferem aqueles ditadores loucos, a democráticos?! Será que são só os EUA a quererem este desfecho?

Achas mesmo que se os rebeldes tirarem o Bashar Al-Assad do poder não vai para lá outro igual ou pior? Que os rebeldes vão pensar sequer em fazer eleições, que tanto podem pender para o lado deles como para o lado do regime instalado? O mais certo é ou serem esmagados ou tirarem o poder ao Al-Assad e meterem lá um general qualquer, que os lidere agora. Estes Estados andam de ditadura em ditadura, é quase uma questão cultural (nunca viveram em democracia). Se é idílico querer uma democracia ocidental em todos os Estados do mundo, mais idílico é pensar que é assim que se vão introduzir as democracias. Sob o pretexto de protecção da população civil e da restauração da paz, os E.U.A e outras potências têm fornecido a ambos os lados meios para prolongarem um conflito que, deste modo, só acaba quando um dos lados estiver aniquilado. E quando isso acontecer, a última coisa que os vencedores vão querer fazer é instalar uma democracia.

Portanto eles até podem dizer, no Conselho de Segurança da ONU, que querem a protecção dos civis, a implantação da democracia e o diabo a quatro, que as suas acções demonstram o contrário.

Editado por Jrusso

Compartilhar este post

Link para o post

Achas mesmo que se os rebeldes tirarem o Bashar Al-Assad do poder não vai para lá outro igual ou pior? Que os rebeldes vão pensar sequer em fazer eleições, que tanto podem pender para o lado deles como para o lado do regime instalado? O mais certo é ou serem esmagados ou tirarem o poder ao Al-Assad e meterem lá um general qualquer, que os lidere agora. Estes Estados andam de ditadura em ditadura, é quase uma questão cultural (nunca viveram em democracia). Se é idílico querer uma democracia ocidental em todos os Estados do mundo, mais idílico é pensar que é assim que se vão introduzir as democracias. Sob o pretexto de protecção da população civil e da restauração da paz, os E.U.A e outras potências têm fornecido a ambos os lados meios para prolongarem um conflito que, deste modo, só acaba quando um dos lados estiver aniquilado. E quando isso acontecer, a última coisa que os vencedores vão querer fazer é instalar uma democracia.

Pah, se a memoria não me falha, o que tu dizes não é completamente certo de acontecer. Na Líbia depois de matarem o Khadhafi conseguiram meter lá moderados em vez de extremistas...

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, se a memoria não me falha, o que tu dizes não é completamente certo de acontecer. Na Líbia depois de matarem o Khadhafi conseguiram meter lá moderados em vez de extremistas...

Talvez não aconteça, mas tendo em conta o tipo de atrocidades que já se viu, acho que dificilmente irá acontecer outra coisa. Mas espero que não, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

colocam lá os bonzinhos para poderem mamar o petróleo. Exemplo da França

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...