joe Publicado 17 Agosto 2014 (editado) Isso deve ser dos erros mais comuns de sempre. Na faculdade farto-me de ver isso, seja em trabalhos ou no fb do pessoal. Já tive um vice presidente da associação académica a mandar-me um sms: "Já votas-te?" :lol: Editado 17 Agosto 2014 por joe Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 17 Agosto 2014 Cum crl, como é que o pessoal não sabe isso :lol: . Já aqui no fórum é a mesma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 17 Agosto 2014 Há uns anos até dei uma boa estratégia para o pessoal evitar dar esse erro (até acho que foi ao SAS), mas é dos erros que mais me irritam na língua portuguesa :lol: Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 17 Agosto 2014 Sinto-me um burro, nunca soube a diferença, ja tentei aprender muitas vezes e nunca percebo, escrevo como me parecer melhor :estrelas: Há uns anos até dei uma boa estratégia para o pessoal evitar dar esse erro (até acho que foi ao SAS), mas é dos erros que mais me irritam na língua portuguesa :lol: Manda a dica aí sff Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 17 Agosto 2014 hoje em dia isso é um erro tipo farmácia ou pharmácia Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 17 Agosto 2014 Sinto-me um burro, nunca soube a diferença, ja tentei aprender muitas vezes e nunca percebo, escrevo como me parecer melhor :estrelas: Quando tem "-" faz uma pausa. Tipo: -Apareceste = Aparecêste -Apareces-te = Aparéces.......te Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 17 Agosto 2014 Quando tem "-" faz uma pausa. Tipo: -Apareceste = Aparecêste -Apareces-te = Aparéces.......te Isto mesmo. Se ainda tiveres dúvidas acrescenta um -te ou um -me - apareceste-me | e vê como soa a primeira parte sem o que acrescentaste Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 17 Agosto 2014 A língua portuguesa é tramada, mas este erro é tão estúpido. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 17 Agosto 2014 Com todo o respeito, este erro é comum mas é dos mais ridículos que se podem dar... É que é mesmo fácil escrever correctamente. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 17 Agosto 2014 Com todo o respeito, este erro é comum mas é dos mais ridículos que se podem dar... É que é mesmo fácil escrever correctamente. para quem tem dislexia (ainda que pouca) este deve ser daqueles casos em que há maior confusão. Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 17 Agosto 2014 Por a frase na negativa também resulta Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 17 Agosto 2014 Epá ok, mas aí quê, 5% das pessoas que escrevem isso assim nas redes sociais e nas internetes são disléxicas, não? É que é mesmo muito, muito comum! Mesmo para quem tem dificuldades, basta trocar a ordem da palavra e ver se funciona... É uma técnica tão básica. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 17 Agosto 2014 7.1 polegadas a dos blacks? Fdx? Mas isso são tipo 18 cm... Não é nenhum bajolo do outro mundo... Que a média andava nos 13 e picos já tinha lido várias vezes. E também dá para perceber porque é que elas ficam contentes quando eu tiro as calças 8) Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 17 Agosto 2014 Tipo, encontras-te e encontraste lêem-se de forma diferente, acho que é a melhor maneira de não errar. Compartilhar este post Link para o post
vidz Publicado 17 Agosto 2014 Assim sim vale a pena o Sudoeste. Ou é ou não é. Imagino a loucura que deve ter sido... :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 17 Agosto 2014 Eu uso o truque do Dpitz, mas tem falhas. Usem o da negativa que resulta sempre, acho eu. Encontras-te feliz? => Não te encontras feliz Enconstraste a caneta? => Não encontraste a caneta? Compartilhar este post Link para o post
ricardojb Publicado 17 Agosto 2014 Eu nessa cena de meter hífen, penso se a ação é reflexa ou não: se o for, leva hífen. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 17 Agosto 2014 Sim, os disléxicos não devem ser sequer 5%... mas tb não vejo explicação para haver tanta gente a dar este erro assim. Talvez alguma falha no ensino do português nas escolas mesmo. Agora o que se vê muito, também, é trocarem o pronome "o/a" por "lhe", principalmente nos mais novos. e é igualmente irritante Eu uso o truque do Dpitz, mas tem falhas. Usem o da negativa que resulta sempre, acho eu. Encontras-te feliz? => Não te encontras feliz Enconstraste a caneta? => Não encontraste a caneta? sim esse é mais eficaz Compartilhar este post Link para o post
Gustavo_Kei Publicado 17 Agosto 2014 Eu que tenho dislexia, acabo a corrigir pessoas que dão esses erros :facepalm: Mas também ve-se um grande desintersess das pessoas em aprender: Dá para entender, não dá? Então q é q interessa? Compartilhar este post Link para o post
Gustavo_Kei Publicado 17 Agosto 2014 (editado) :finga: Nas palavras, é raro dar erros. Onde mais me troco é na esquerda e direita. Devo acertar 10%. As aulas de condução eram um festival, até na auto-estrada, para sair errava. Mas este erro apenas se dá ao dizer-me a direção. Tenho a plena noção de que pisca para baixo é para o meu lado. :biggrin: Editado 17 Agosto 2014 por gustavo35 Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 17 Agosto 2014 (editado) Eu uso o truque do Dpitz, mas tem falhas. Usem o da negativa que resulta sempre, acho eu. Encontras-te feliz? => Não te encontras feliz Enconstraste a caneta? => Não encontraste a caneta? Boa malha!! Uma gaja meteu isto no fb: "Se arrependimento mata-se , bem .. já estaria morta :c" Se o arrependimento nao se mata , bem já estaria vivo Se o arrependimento nao matasse , bem já estaria vivo Ou seja, a gaja é burra e eu já percebo disto?? btw grande off-topic que praqui vai Editado 17 Agosto 2014 por JAndre Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 17 Agosto 2014 E assim se fala em bom português Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 17 Agosto 2014 Boa malha!! Uma gaja meteu isto no fb: "Se arrependimento mata-se , bem .. já estaria morta :c" Se o arrependimento nao se mata , bem já estaria vivo Se o arrependimento nao matasse , bem já estaria vivo Ou seja, a gaja é burra e eu já percebo disto?? btw grande off-topic que praqui vai Sim, devia ser: Se o arrependimento matasse... Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 17 Agosto 2014 :finga: Nas palavras, é raro dar erros. Onde mais me troco é na esquerda e direita. Devo acertar 10%. As aulas de condução eram um festival, até na auto-estrada, para sair errava. Mas este erro apenas se dá ao dizer-me a direção. Tenho a plena noção de que pisca para baixo é para o meu lado. :biggrin: fácil: na auto-estrada sais sempre à direita :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post