Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Undertaker

Homens devem poder recusar paternidade

Publicações recomendadas

publico_logo-valido.png

Investigador defende fim das averiguações oficiosas de paternidade impostas pelo Estado em nome da igualdade entre géneros.

A lei portuguesa devia reconhecer aos homens o direito de recusar a paternidade de um filho nascido contra a sua vontade. A tese está contida na investigação A igualdade na decisão de procriar, defendida por Jorge Martins Ribeiro, no âmbito do mestrado em Direitos Humanos na Universidade do Minho.

Na óptica do investigador, é uma questão de igualdade. "Do mesmo modo que a mulher tem o direito legalmente reconhecido de abortar ou não abortar, perante uma gravidez não planeada, o homem deve poder decidir se quer ou não ser pai", sustenta.

Desde 1967 que o ordenamento jurídico português (alicerçado no direito da criança a conhecer a sua identidade e ascendência biológica) impõe a obrigatoriedade de o Estado, perante o registo de um recém-nascido sem identificação do pai, desencadear uma acção oficiosa de paternidade, mesmo se contra a vontade dos progenitores. Neste âmbito, os presumíveis pais podem ser sujeitos a um teste de ADN e, sendo este positivo, à obrigatoriedade de perfilharem a criança. "Criou-se assim uma geração de pais à força", sustenta o investigador, insistindo que, "do mesmo modo que um homem não pode coagir uma mulher a abortar, esta não devia poder coagir o homem a ser pai". Quanto ao superior interesse da criança, "um sistema que permite o não nascimento por via de um aborto também pode permitir o nascimento sem atribuição da filiação paterna".

Assim, o investigador sustenta que a determinação da paternidade só deveria aplicar-se aos casos em que "houvesse manifestação de vontade do homem nesse sentido". Se a mulher decidir avançar com uma gravidez contra a vontade do pai, este "deve poder recusar os efeitos jurídicos daquela paternidade, com base nos mesmos argumentos que vigoram na possibilidade que é dada à mulher de abortar, sejam razões de ordem económica, profissional ou simplesmente porque não quiseram ser pais".

Compartilhar este post

Link para o post

Posso não estar a ver todo o prisma mas acho ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto levanta dois problemas...

1. Pais incógnitos como disseste e de não quererem assumir o filho...

2. Há muitas mulheres que .... por vezes "prendem" o homem assim...

Mas claro ..... há virtudes e defeitos

Compartilhar este post

Link para o post

Isto vem ao encontro do que eu sempre disse desde que foi legalizado a lei do aborto, foi dada a mulher a livre escolha(que eu estou de acordo) de abortar ou não.

Então e o homem onde estão os nossos direitos, tanto de querermos ficar com o filho(se a mulher decidir abortar não temos nada a dizer) ou de não querermos o filho(se a mulher decidir ficar com ele também não temos escolha).

Compartilhar este post

Link para o post

Não querem filhos, não os façam!

Coisa ridícula fds!

Compartilhar este post

Link para o post

Que estupidez. Já agora, uma criança não conhece ou não tem um pai, porque este não quer assumir a sua responsabilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa ridícula fds!

Isto. Há muita maneira de evitar...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho ridiculo, mas há sempre aquelas p*tas que furam o presevativo só para engravidar e casar com um gajo

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa ridícula fds!

É o que penso.

Compartilhar este post

Link para o post

voltamos aos filhos de pais incógnitos?

se nasceres em Lisboa, serias tipo "João Colinas".

se nasceres em Setúbal, serias tipo "João Sal".

se nasceres no Algarve, serias "João Areias".

Compartilhar este post

Link para o post

se nasceres em Lisboa, serias tipo "João Colinas".

se nasceres em Setúbal, serias tipo "João Sal".

se nasceres no Algarve, serias "João Areias".

Se nascem no Porto será João Invictus ou João Tripas? E na Serra da Estrela podem ser João Neves? Hehe

E já agora, se isso fosse avante, o homem não queria ser pai e ganhava. Vinham buscar a mulher à força e obriga-la a abortar ou deixavam-na ter o filho e no registo o pai aparecia como "error"?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto levanta dois problemas...

1. Pais incógnitos como disseste e de não quererem assumir o filho...

2. Há muitas mulheres que .... por vezes "prendem" o homem assim...

Mas claro ..... há virtudes e defeitos

1. "Um filho" é uma responsabilidade, não é só dar uma f*da e depois o resto que se lixe. Se fazes um filho, tens de o criar ou, pelo menos, de ajudar ao seu sustento.

2. Só fica preso quem for burro. O pai não tem obrigação nenhuma de ficar junto da mãe, desde que lhe dê a tal ajuda para o sustento da criança.

Por estes 2 motivos, o senhor que disse isto é idiota.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Se nascem no Porto será João Invictus ou João Tripas? E na Serra da Estrela podem ser João Neves? Hehe

no Porto é João Rio!

Compartilhar este post

Link para o post

1. "Um filho" é uma responsabilidade, não é só dar uma f*da e depois o resto que se lixe. Se fazes um filho, tens de o criar ou, pelo menos, de ajudar ao seu sustento.

2. Só fica preso quem for burro. O pai não tem obrigação nenhuma de ficar junto da mãe, desde que lhe dê a tal ajuda para o sustento da criança.

Por estes 2 motivos, o senhor que disse isto é idiota.

Sou idiota ? Deves viver no mundo da fantasia....

Eu conheço casos de gajos que foram lixados pelas namoradas e agora para toda a vida têm de pagar todos os meses....e ela vive como uma rainha agora e outras que tiveram de casar....

E sim um filho é uma responsabilidade e além disso é preciso de maturidade para dar o próximo passo !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sou idiota ? Deves viver no mundo da fantasia....

Eu conheço casos de gajos que foram lixados pelas namoradas e agora para toda a vida têm de pagar todos os meses....e ela vive como uma rainha agora e outras que tiveram de casar....

E sim um filho é uma responsabilidade e além disso é preciso de maturidade para dar o próximo passo !!!!

Têm de pagar todos os meses para sustentar uma criança da qual são pais? Realmente que chatice!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho ridiculo, mas há sempre aquelas p*tas que furam o presevativo só para engravidar e casar com um gajo

Praticamente é isto que eu queria dizer.....

Mas como já ouvi: "A justiça é feita em nome das vítimas, a justiça é feita pela sociedade e em nome dos valores da sociedade"

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho uma discussão descabida, acho que estão a fechar demasiado a mente ao alcance da discussão, concordando ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto vem ao encontro do que eu sempre disse desde que foi legalizado a lei do aborto, foi dada a mulher a livre escolha(que eu estou de acordo) de abortar ou não.

Então e o homem onde estão os nossos direitos, tanto de querermos ficar com o filho(se a mulher decidir abortar não temos nada a dizer) ou de não querermos o filho(se a mulher decidir ficar com ele também não temos escolha).

Primeiro a escolha não é assim tão livre, já que o aborto feito em determinadas circunstâncias continua a ser crime. E já que falas de direitos, então e as crianças não têm direito a conhecer os seus progenitores? O direito de cada pessoa conhecer a sua identidade genética é muito mais fundamental que esse direito a não reconhecer a paternidade de alguém.

Incrível como esta proposta surgiu no âmbito de um mestrado sobre Direitos Humanos :lol:.

Editado por Jrusso

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem ser radical mas se não sabem onde o metem, não o metam.

Há que perceber quais as responsabilidades de dar umas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem ser radical mas se não sabem onde o metem, não o metam.

Há que perceber quais as responsabilidades de dar umas.

Concordo, mas como digo, há sempre gente mal intencionada .... de parte a parte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...