Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Descobertas moléculas de açúcar essenciais à vida a 400 anos-luz da Terra

Publicações recomendadas

Se o Universo não é infinito o que acontece se chegarmos ao fim do Universo, caimos a um poço sem fundo?

Stupid god

O que não faltam são coisas finitas e sem limites... P.e. qualquer coisa esférica

Acho que em termos espaciais, no universo simplesmente não há início nem fim. Talvez isso seja aplicável a todas as dimensões, mas não tenho know-how sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi?!?

Isso foi no livro do Dan Brown pah.

Nop.

btw, no livro isso era conspiração.

Compartilhar este post

Link para o post

:facepalm:

Agora, não percebi mesmo.

Infinito não é o mesmo que crescer sem parar.

Afinal, é ou não é infinito? :b

Compartilhar este post

Link para o post

Não se sabe... ainda pelo menos.

Eu acredito que é finito mas sem limites, se é que me faço entender

Compartilhar este post

Link para o post

Não se sabe... ainda pelo menos.

Eu acredito que é finito mas sem limites, se é que me faço entender

Eu não entendi. É que sem limites significa infinito. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi. É que sem limites significa infinito. :confuso:

Penso que ele esteja a falar do exemplo da terra, tipo esferico, sem limites no sentido nao ha' inicio nem fim, andas 'as voltas.

Um pequeno reparo, nao se esquecam que a tecnologia nos ultimos 20/30 anos deu um salto enorme e tem evoluido todos os dias a ritmo alucinante. Nada nos garante que daqui a 10/20 anos essa tecnologia nao nos possibilite viajar a distancias bem maiores, como espaciais, talvez nao 400 anos luz mas...

Editado por T3chnick

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que ele esteja a falar do exemplo da terra, tipo esferico, sem limites no sentido nao ha' inicio nem fim, andas 'as voltas.

Um pequeno reparo, nao se esquecam que a tecnologia nos ultimos 20/30 anos deu um salto enorme e tem evoluido todos os dias a ritmo alucinante. Nada nos garante que daqui a 10/20 anos essa tecnologia nao nos possibilite viajar a distancias bem maiores, como espaciais, talvez nao 400 anos luz mas...

Mas a terra tem limites. É esférica, sim, mas tem limites. Tal como a lua, também é esférica e tem limites.

Bold: Exacto. Quanto mais a tecnologia evolui, mais rápido ela evolui. Se me fiz entender.

Se bem que em relação a astronomia alguns povos antigos já tinham um conhecimento estupendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Começa no núcleo e acaba na crosta.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Não acaba na atmosfera? Acho que é um constituinte do planeta, ou a vertente gasosa não conta para o "limite"? Nem sei :mrgreen:

Uma coisa: é verdade que, quando um país está em guerra, a tecnologia evolui muito mais depressa? Li há tempos artigos a dizer que, apesar de toda a morte e miséria que causam, as guerras são autênticos empurrões na tecnologia. Mas acho mentira, dado que, como já foi dito, a tecnologia explodiu nas últimas décadas. (btw, é correcto dizer-se "indústria tecnológica?)

Compartilhar este post

Link para o post

Não acaba na atmosfera? Acho que é um constituinte do planeta, ou a vertente gasosa não conta para o "limite"? Nem sei :mrgreen:

Uma coisa: é verdade que, quando um país está em guerra, a tecnologia evolui muito mais depressa? Li há tempos artigos a dizer que, apesar de toda a morte e miséria que causam, as guerras são autênticos empurrões na tecnologia. Mas acho mentira, dado que, como já foi dito, a tecnologia explodiu nas últimas décadas. (btw, é correcto dizer-se "indústria tecnológica?)

Não sei. :mrgreen:

Outra maneira de ver este assunto é que é possível 'medir a terra' (diâmetro, etc). Se fosse infinito isso seria impossível.

É verdade que algumas guerras 'deram um grande boom' em algumas tecnologias. A guerra fria, por exemplo.

Tecnologia é uma palavra estranha porque tem um significado tão abrangente que eu nunca sei do que estamos a falar. Certas tecnologias explodiram nas últimas décadas, outras não.

Indústria tecnológica? O que é isso?

Segundo a Wiki, tecnologia pode ser:

As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;

As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;

Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);

A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;

Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.

Como vês é a palavra mais abrangente que há. :biggrin:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não o contrário?

De qualquer forma, tal como o T3chnick disse, eu estava a pensar em algo tipo esférico, que não é infinito mas que não tem uns limites bem definidos, algo que fosse possível "dar a volta" sem chegar ao fim. É complexo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não o contrário?

De qualquer forma, tal como o T3chnick disse, eu estava a pensar em algo tipo esférico, que não é infinito mas que não tem uns limites bem definidos, algo que fosse possível "dar a volta" sem chegar ao fim. É complexo :mrgreen:

Porque o núcleo é a parte mais interior e a crosta a mais exterior. Portanto faz mais sentido assim.

De qualquer maneira tu podes 'medir a terra'. Se fosse infinita isso seria impossível.

Se estiveres na terra claro que vais andar às voltas sem chegar a um 'fim'. Mas se estiveres no espaço passas por ela e vês os limites.

Pensa no planeta como uma bola de futebol. Não consegues ver os limites da bola? É infinita? O planeta é igual.

EDIT: esse 'problema' que tu tens com a terra tens com tudo o que é tri-dimensional. Seja redondo, quadrado...

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas pode ser possível um dia medir o Universo, se ele não for infinito.

Agora imagina que a terra é oca e tu estás la dentro. Olhas para todas as direcções e não vês limites. É algo assim que imagino para o Universo

Compartilhar este post

Link para o post

É apenas uma analogia para dar a perceber o conceito de um espaço finito e sem limites, estar a analisá-la literalmente não vos leva a lado nenhum, pois, por exemplo, ignora-se o tempo como uma dimensão. O Stephen Hawking também teoriza um Universo finito, mas sem limites, usando o conceito, bem estabelecido, de tempo imaginário.

PS: a Scientific American tem um artigo interessante que aborda a questão: "Is space finite?". Pesquisem pelo PDF se estiverem interessados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho isto tão frustrante, "400 anos-luz". Anos-luz!! Qual é a cena de descobrir isto? Curiosidade? É que, mesmo que lá houvesse vida, o mais que arranjaríamos eram imagens da coisa. O que sim, era giro, mas será que compensa os rios de dinheiro que investem nisto?

Se fosse vida inteligente, o que é, tipo... enfim, para mim, é impossível, digam o que disserem. Simplesmente não acredito nisso. Portanto, dado que nunca teremos meios para sequer viajar a metade da velocidade da luz, que raio de vantagem tem este tipo de descobertas? Porque é que se gasta dinheiro num sítio a que a luz demora 400 anos a chegar!? É impensável lucrar com isto. Alguém que me contra-argumente, por favor, porque gostava mesmo de entender os esforços que se fazem nesta vertente!

Ainda bem que nem todos pensam como tu, porque ainda estaríamos na idade da pedra.

"Oh Thomas Edison, o que é que vais lucrar com essa cena da lâmpada? Isso não serve para nada!"

"Oh Bell, outra vez a brincar aos telefones!? Deixa lá isso e vem jantar!"

Se ainda não conseguiste entender que o Conhecimento é a verdadeira riqueza do ser humano, talvez precises de crescer mais um pouco. É que quando o mundo der o "tilt" só com a força do Conhecimento é que poderemos dar volta a isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Nop.

btw, no livro isso era conspiração.

Mas eu não te queria spoilar o fim, pensava que não tinhas lá chegado. :mrgreen:

Agora a sério, vida ou vestígios dela, em corpos celestes, ainda é só ficção, que eu saiba.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, não percebi mesmo.

Infinito não é o mesmo que crescer sem parar.

não para de crescer = infinito

pelo menos é assim que penso

Compartilhar este post

Link para o post

não para de crescer = infinito

pelo menos é assim que penso

Olha que acho que não!

Do tipo, existem dentes de certos animais que crescem até à morte dos mesmos. O seu crescimento é infinito, mas os mesmos não medem mais que 15 cm (comprimento seguro).

E ainda não percebi qual é o facto acerca do Universo: afinal, é infinito, ou apenas cresce infinitamente (tendo, portanto, limites)?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que nem todos pensam como tu, porque ainda estaríamos na idade da pedra.

"Oh Thomas Edison, o que é que vais lucrar com essa cena da lâmpada? Isso não serve para nada!"

"Oh Bell, outra vez a brincar aos telefones!? Deixa lá isso e vem jantar!"

Se ainda não conseguiste entender que o Conhecimento é a verdadeira riqueza do ser humano, talvez precises de crescer mais um pouco. É que quando o mundo der o "tilt" só com a força do Conhecimento é que poderemos dar volta a isto.

Como me "tiraste as palavras dos dedos" fiquei-me pela rep. :fixe:

E ainda não percebi qual é o facto acerca do Universo: afinal, é infinito, ou apenas cresce infinitamente (tendo, portanto, limites)?

Para que queres tu saber isso? Interessa-te para alguma coisa? Infinito ou finito vai trazer algum impacto na tua vida? Deixa-te disso...

Compartilhar este post

Link para o post

Para que queres tu saber isso? Interessa-te para alguma coisa? Infinito ou finito vai trazer algum impacto na tua vida? Deixa-te disso...

:(

Just trying to know something basicccccccccc

Que má onda.

Compartilhar este post

Link para o post

:(

Just trying to know something basicccccccccc

Que má onda.

Só te estou a ajudar. Mas tens que pensar um bocadinho... Tenta responder às perguntas que te fiz. Se chegares a uma conclusão sobre o motivo que te leva a querer saber mais sobre esse mistério que é o universo, já deste o primeiro passo para teres a resposta à pergunta que colocaste no início do tópico sobre o interesse da descoberta de moléculas de açúcar a 400 anos-luz da Terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Só te estou a ajudar. Mas tens que pensar um bocadinho... Tenta responder às perguntas que te fiz. Se chegares a uma conclusão sobre o motivo que te leva a querer saber mais sobre esse mistério que é o universo, já deste o primeiro passo para teres a resposta à pergunta que colocaste no início do tópico sobre o interesse da descoberta de moléculas de açúcar a 400 anos-luz da Terra.

Disse aquilo, porque faz-me confusão saber que se gastam quantias inimagináveis em coisas que... pronto, cuja probabilidade de sucesso a curto-prazo é quase nula. Acho que se devia optar por encontrar meios de viajar mais depressa. Não sei se dão prioridade à captação de imagens de sítios longínquos, mas é por achar que sim, que disse aquilo.

Gosto bastante de aprender cenas, de ter noção do que rodeia um gajo, etc. E por isto, tenho de retirar o que disse, em relação a "não nos afecta o quotidiano, não vale a pena".

... there :sleep:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com o Zacker. Se os nossos reis não tivessem gasto tanto ouro a descobrir outros países e o mundo, hoje não tínhamos cá a troika.

E o mesmo se aplica a tudo o que é Ciência: a Terra ainda seria quadrada, a Terra ainda seria o centro do Universo, os seres vivos tinham sido cá metidos todos de uma vez, morríamos todos aos 50 anos, entre outras coisas, mas pelo menos não se gastava dinheiro com coisas que não interessam. Curiosidade e conhecimento são overrated.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...