Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Relacionado com os despedimentos, acham que posso usar as férias do casamento dentro dos 30 dias de aviso? ou esses dias não contam? 

Situação hipotética: 

Dou o aviso dia 8 de setembro, se o meu casamento for a 20 de setembro, tenho de compensar pelos 10 dias? 

Editado por Augusto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 1 hora:

Relacionado com os despedimentos, acham que posso usar as férias do casamento dentro dos 30 dias de aviso? ou esses dias não contam? 

Situação hipotética: 

Dou o aviso dia 8 de setembro, se o meu casamento for a 20 de setembro, tenho de compensar pelos 10 dias? 

Não são férias de casamento, é licença de casamento e, pelo menos o ano passado, eram 15 dias consecutivos.

Sim, esses dias contam para o pré-aviso, tal como as baixas médicas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 14 minutos:

Não são férias de casamento, é licença de casamento e, pelo menos o ano passado, eram 15 dias consecutivos.

Por isso é que coloquei em itálico. Que mel. Assim bazo de fininho e ainda me pagam nesse período. yolo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal da isenção de horário, vocês também acabam por trabalhar sempre mais que as 40 horas semanais?

Estou um bocado farto disso, mas não sei muito bem como funciona. Se chegar a quinta e já tiver as 40 horas, posso pegar nas minhas coisas e dizer bom fim-de-semana?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, Em 08/07/2020 at 15:14:

Tem de se entregar por escrito a avisar do casamento para se ter direito aos 15 dias, ou basta de boca? Os 15 dias são logo depois do dia do casamento, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 4 minutos:

Tem de se entregar por escrito a avisar do casamento para se ter direito aos 15 dias, ou basta de boca? Os 15 dias são logo depois do dia do casamento, certo?

Desculpa o copy paste em baixo mas assim é mais fácil:

Como e a quem tem de pedir?

Esta licença tem de ser pedida à entidade patronal, que, posteriormente, valida o pedido. Porém, não existe nenhum modelo de requerimento oficial para fazê-lo. Pode optar por comunicar oralmente, via e-mail, por carta ou qualquer outra forma que ache adequada.

Note que a entidade patronal pode pedir-lhe um comprovativo do matrimónio. Como se lê no nº 1 do artigo 254º do Código do Trabalho, “o empregador pode, nos 15 dias seguintes à comunicação da ausência, exigir ao trabalhador prova de facto invocado para a justificação, a prestar em prazo razoável.”

A quantos dias tem direito?

Tem direito a 15 dias de licença de casamento, que têm de ser tirados de forma consecutiva, a contar a partir do dia da cerimónia e nos quais este dia já está contemplado. Para este período contam os dias úteis e não úteis (feriados e fins de semana), ou seja, apenas dispõe de 11 dias úteis de faltas justificadas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 12 minutos:

Desculpa o copy paste em baixo mas assim é mais fácil:

Como e a quem tem de pedir?

Esta licença tem de ser pedida à entidade patronal, que, posteriormente, valida o pedido. Porém, não existe nenhum modelo de requerimento oficial para fazê-lo. Pode optar por comunicar oralmente, via e-mail, por carta ou qualquer outra forma que ache adequada.

Note que a entidade patronal pode pedir-lhe um comprovativo do matrimónio. Como se lê no nº 1 do artigo 254º do Código do Trabalho, “o empregador pode, nos 15 dias seguintes à comunicação da ausência, exigir ao trabalhador prova de facto invocado para a justificação, a prestar em prazo razoável.”

A quantos dias tem direito?

Tem direito a 15 dias de licença de casamento, que têm de ser tirados de forma consecutiva, a contar a partir do dia da cerimónia e nos quais este dia já está contemplado. Para este período contam os dias úteis e não úteis (feriados e fins de semana), ou seja, apenas dispõe de 11 dias úteis de faltas justificadas.

Obrigado. Penso que basta de boca então. Sempre foi tranquilo, mas esta semana mostrou muito do que está para vir, já se ouviu falar que meteram não sei quantos processos ao pessoal, ou por estarem a mexer no telemóvel, ou porque estavam sem máscara, e estão a começar de implicar com muita coisa, é fácil de adivinhar o que está para vir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 1 hora:

Pessoal da isenção de horário, vocês também acabam por trabalhar sempre mais que as 40 horas semanais?

Estou um bocado farto disso, mas não sei muito bem como funciona. Se chegar a quinta e já tiver as 40 horas, posso pegar nas minhas coisas e dizer bom fim-de-semana?

Devem contar-se pelos dedos das mãos as semanas em 9 anos que fiz menos que 40 horas. A isenção de horário existe para te "convencer" que já recebes tipo +20% (pelo menos no meu caso) todos os meses mas que depois estás livre para tudo sem pagamento de horas extra.

No meu caso essa "alternativa" que propões não é válida pois também temos "janelas de permanência" em todos os dias úteis (obviamente muito flexíveis e contornáveis, principalmente dependendo da dedicação que damos). Diria que em vez de dizeres "bom fim-de-semana" à 5ªfeira, podes é trabalhar 7 em vez de 8 horas na semana seguinte e ninguém te pode "apontar" nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Que empresas fazem essa da isenção de horário?

Isso devia ser ilegal

Welcome to the real world. 

Verdade é que mais vale receber isenção de horário e mamar horas extra, do que não ter essa isenção e mamar com elas à mesma, ou ir para aqueles bancos de horas clandestinos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Que empresas fazem essa da isenção de horário?

Isso devia ser ilegal

Que empresas não fazem?

Citação de Catota, há 29 minutos:

Welcome to the real world. 

Verdade é que mais vale receber isenção de horário e mamar horas extra, do que não ter essa isenção e mamar com elas à mesma, ou ir para aqueles bancos de horas clandestinos.

Pois, antes isto, na verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que isenção horária é diferente de flexibilidade laboral. 

Isenção horária pressupõe que faças sempre o horário normal de trabalho e que faças horas caso seja necessário. Acho que há um limite na lei para a quantidade de horas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Instantaneo, há 4 horas:

Devem contar-se pelos dedos das mãos as semanas em 9 anos que fiz menos que 40 horas. A isenção de horário existe para te "convencer" que já recebes tipo +20% (pelo menos no meu caso) todos os meses mas que depois estás livre para tudo sem pagamento de horas extra.

No meu caso essa "alternativa" que propões não é válida pois também temos "janelas de permanência" em todos os dias úteis (obviamente muito flexíveis e contornáveis, principalmente dependendo da dedicação que damos). Diria que em vez de dizeres "bom fim-de-semana" à 5ªfeira, podes é trabalhar 7 em vez de 8 horas na semana seguinte e ninguém te pode "apontar" nada.

Acho que estou igual nisso de fazer mais de 40h.
No dia anterior às minha férias, em vez de trabalhar até às 23h, tive que trabalhar até às 4 da manhã. Praticamente que me lixou um dia das férias (queria ir para o Algarve às 6 lol)

Eu gostava era de saber até onde vai a nossa obrigação de trabalhar mais horas.
Já estou numa fase de desprendimento total do local onde estou, tanto é que vou estudar mais um bocado e tentar aproveitar ao máximo o estatuto de trabalhador estudante.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha empresa, quem tem isenção de horário raramente faz as 40 horas, acaba sempre por fazer mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço sempre mais do que as 40h semanais. Tenho é liberdade para começar mais tarde a trabalhar ou mais cedo. Terminar mais tarde ou mais cedo, ir a uma consulta a meio do horário, ou outro motivo qualquer. Tenho liberdade no horário, logo que o trabalho apareça feito 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 10 minutos:

Faço sempre menos.

Ai meu deus, como é que consegues? Sentes-te bem com isso? Onde está o teu amor à camisola? 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

😂 Acho que em 1 ano e meio nunca fiz mais do que as 40 semanais.

A cena é, acontece mais agora em casa, mas também acontecia pontualmente antes, se tiver a meio de uma tarefa e me tiver a sair, prefiro ficar até à noite, ou até ficar madrugada dentro (agora em casa é fácil fazer isso). De resto é cumprir as tarefas da sprint, estar presente nas reuniões diárias (são ao fim da manhã) e nas reuniões de projeto.

Óbvio que depende do projeto em que estão, se trabalham mais em equipa ou não. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quem me dera eu ter o que fazer durante 40h.

Estou a semana inteira a controlar o que se passa no CMPT. Que aborrecimento...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da IHT tem sido algo irrelevante para mim nestes dois anos. Diria que talvez, 60-70% das semanas trabalhei mais do que as 40h, mas depende um bocado do contexto. Também tenho um chefe porreiro que me compensou com alguns dias de férias extra, e tive algumas semanas em que talvez nem 30h trabalhei. Quando há trabalho faço, se não há não finjo (acaba por quase sempre haver though lol).

No entanto o que gosto mais é a liberdade que tenho em termos de horários (dependendo do cliente também). Tive várias fases em que estava no cliente entre as 10-17 para fugir ao trânsito. Preferia sair às 16:30-17 para fugir ao trânsito e chegar a casa em 20-30 minutos do que fazer o horário normal de 9-18 e demorar 45 mins - 1 hora para cada lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha empresa só o pessoal de client service é que tem essa isenção. Espero nunca ter a necessidade de assinar um contrato com essa m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 48 minutos:

Na minha empresa só o pessoal de client service é que tem essa isenção. Espero nunca ter a necessidade de assinar um contrato com essa m*rda.

Porquê? Opá, eu sou um inocente neste mundo do trabalho por conta de outro, mas fazia mais horas na empresa em que não tinha a IHT do que na que tenho agora.

Dizes isso por obrigarem a fazer horas a mais em várias empresas? É que eu assinei/aceitei as condições assim à toa. Depois dos relatos daqui vou ter isso em conta quando mudar de empresa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 15 minutos:

Porquê? Opá, eu sou um inocente neste mundo do trabalho por conta de outro, mas fazia mais horas na empresa em que não tinha a IHT do que na que tenho agora.

Dizes isso por obrigarem a fazer horas a mais em várias empresas? É que eu assinei/aceitei as condições assim à toa. Depois dos relatos daqui vou ter isso em conta quando mudar de empresa. 

Porque todos os que estão nessa situação trabalham mais do que a percentagem que ganham, só se queixam. Eu nem percebo como é que isso sequer é legal.
As equipas de design e programadores recebem horas extra quando solicitados para projectos urgentes. Custa-me ver que os coitados têm de ficar à espera que um cliente atrasado mental envie ficheiros de tradução às 17:30 para estar online naquele próprio dia porque no dia seguinte às 9h da manhã têm reunião com o director COO XPTO.

Falo só da realidade daquelas pessoas da minha empresa. Mas diria que é um risco muito grande ter esse tipo de cláusula sem saber como é a realidade da empresa.

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, tenho que ter isso em conta na hora de mudar.

O meu compromisso a cada duas semanas é estimado por mim, é óbvio que nem sempre bate certo e tenho de dar mais ao pedal, mas não tenho isso de "amanhã tem que estar pronto e só me lembrei agora de te dizer".

Mas pronto, quanto mais procuro mais vejo que se calhar é melhor não arriscar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha anterior empresa, tinha isenção de horário e o patrão achava que devia estar sempre disponível mesmo que ultrapassasse as 40 horas semanais. Inclusive fins de semanas. Portanto pode ser algo bom ou mau dependendo a quem tenhas de responder. Mas como diz o @kareca é um risco assinar sem conhecer a realidade da empresa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...