Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 1 hora:

A única coisa que posso partilhar por ter atividade aberta é que provavelmente terás de fazer a declaração recapitulativa do IVA, assim como a periodica. Eu escolhi mensal mas acho que agora se pode escolher trimestral.

E não esquecer de passar as faturas no e-fatura lol.

Qualquer profissional te ajuda a preencher as primeiras declarações e depois é trigo limpo e farinha amparo.

Sendo empresa, não passa facturas no e-factura (penso), e tem sempre de ter contabilista certificado.

@lastdance não tenho empresa, mas convém muito que o/a contabilista seja alguém com experiência e que seja proactivo, no sentido de estar constantemente a ajudar-te na optimização fiscal. Com uma empresa vais receber um salário e o resto fica na empresa, portanto a chave é optimizar a retirada dos lucros da empresa para ti. Não directamente, porque isso paga um imposto alto, mas com outros "truques": cartão de refeição é óbvio, se tiveres filhos a empresa pode pagar creche/escola, seguros de saúde/vida, carro da empresa, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

A única coisa que posso partilhar por ter atividade aberta é que provavelmente terás de fazer a declaração recapitulativa do IVA, assim como a periodica. Eu escolhi mensal mas acho que agora se pode escolher trimestral.

E não esquecer de passar as faturas no e-fatura lol.

Qualquer profissional te ajuda a preencher as primeiras declarações e depois é trigo limpo e farinha amparo.

A recapitulativa só é obrigatória se a empresa tiver transações com outros países da UE.

Citação de Ghelthon, há 20 minutos:

@lastdance não tenho empresa, mas convém muito que o/a contabilista seja alguém com experiência e que seja proactivo, no sentido de estar constantemente a ajudar-te na optimização fiscal. Com uma empresa vais receber um salário e o resto fica na empresa, portanto a chave é optimizar a retirada dos lucros da empresa para ti. Não directamente, porque isso paga um imposto alto, mas com outros "truques": cartão de refeição é óbvio, se tiveres filhos a empresa pode pagar creche/escola, seguros de saúde/vida, carro da empresa, etc.

Muito isto, e é também preciso um contabilista que ajude, que te saiba ajudar a analisar as contas da empresa, etc. E, pf, não comeces a inventar kms, férias com a família e coisas do género e meter tudo na empresa. Mesmo que o contabilista te aconselhe a fazê-lo. E, se te aconselhar, muda de contabilista.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Muito isto, e é também preciso um contabilista que ajude, que te saiba ajudar a analisar as contas da empresa, etc. E, pf, não comeces a inventar kms, férias com a família e coisas do género e meter tudo na empresa. Mesmo que o contabilista te aconselhe a fazê-lo. E, se te aconselhar, muda de contabilista.

Sim, sem dúvida. É uma das razões para eu, pessoalmente, não abrir unipessoal. Por um lado não compensa mas, por outro, não tenho facturas/despesas suficientes para isso tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pediria ajuda à rapariga da ordem dos enfermeiros, top.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ou à ex-presidente da CM de Setúbal, que até consegue estar em 2 continentes ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Sendo empresa, não passa facturas no e-factura (penso), e tem sempre de ter contabilista certificado.

Pois, tinha um pressentimento que não devia ter palpitado porque abri atividade exclusivamente para passar faturas a uma empresa da UE

De qualquer forma nada dispensa a consulta de um contabilista 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

A recapitulativa só é obrigatória se a empresa tiver transações com outros países da UE.

Porquê? Vai apertar? É que kms é o que 99% das empresas em Portugal fazem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 11 minutos:

Porquê? Vai apertar? É que kms é o que 99% das empresas em Portugal fazem. 

1º - inventar kms é fuga aos impostos e isso é proibido. Mas vamos passar à frente essa parte. Cada um sabe de si.

2º - a AT anda a apertar com isso, principalmente em casos em que o funcionário recebe tanto mais em kms do que em salário. No teu caso, que será provavelmente uma empresa com um único sócio e um único funcionário, que são a mesma pessoa, tu, ainda menos sentido faz receberes 1000 ou 1200€ de salário (se assim for, a AT sabe que facilmente ias ganhar mais a trabalhar por conta de outrém) e ires buscar outro tanto ou mais em kms). É estúpido, é ilógico e é dinheiro em caixa para a AT. Chamam-te um figo.

3º - a não ser que tenhas sido bem aconselhado aquando da criação da empresa, arriscas-te a cair no regime da transparência fiscal e a seres tributado em IRS, na mesma. Se nunca tinhas ouvido falar disto, pergunta ao contabilista se corres esse risco, e se ele disser que não, pede para te justificar. És o único sócio da empresa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

1º - inventar kms é fuga aos impostos e isso é proibido. Mas vamos passar à frente essa parte. Cada um sabe de si.

2º - a AT anda a apertar com isso, principalmente em casos em que o funcionário recebe tanto mais em kms do que em salário. No teu caso, que será provavelmente uma empresa com um único sócio e um único funcionário, que são a mesma pessoa, tu, ainda menos sentido faz receberes 1000 ou 1200€ de salário (se assim for, a AT sabe que facilmente ias ganhar mais a trabalhar por conta de outrém) e ires buscar outro tanto ou mais em kms). É estúpido, é ilógico e é dinheiro em caixa para a AT. Chamam-te um figo.

3º - a não ser que tenhas sido bem aconselhado aquando da criação da empresa, arriscas-te a cair no regime da transparência fiscal e a seres tributado em IRS, na mesma. Se nunca tinhas ouvido falar disto, pergunta ao contabilista se corres esse risco, e se ele disser que não, pede para te justificar. És o único sócio da empresa?

3. Ainda não abri mas estou a par dessa situação porque o meu amigo já me falou disso. Tenho que analisar a viabilidade e as implicações de meter um familiar como sócio, por exemplo.

O meu plano era tirar a maior parte do dinheiro como dividendos, prémios, etc. E uns kms, porque está previsto que eu tenha de viajar bastante, muito mais do que agora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 49 minutos:

3. Ainda não abri mas estou a par dessa situação porque o meu amigo já me falou disso. Tenho que analisar a viabilidade e as implicações de meter um familiar como sócio, por exemplo.

O meu plano era tirar a maior parte do dinheiro como dividendos, prémios, etc. E uns kms, porque está previsto que eu tenha de viajar bastante, muito mais do que agora.

O que nós estamos a discutir é receber em kms que não foram feitos. Se viajares, como é óbvio que tens direito a receber, como é evidente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

O que nós estamos a discutir é receber em kms que não foram feitos. Se viajares, como é óbvio que tens direito a receber, como é evidente.

arredonda para cima 🤣 

Agora ainda tou a tentar perceber quem posso meter como sócio por causa da tal lei e se compensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 minuto:

arredonda para cima 🤣 

Agora ainda tou a tentar perceber quem posso meter como sócio por causa da tal lei e se compensa.

Legalmente, podes meter qq pessoa desde que não exerça funções na empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que envolva tirar dinheiro da empresa é mais difícil do que pode parecer. Há sem as opções legalmente dúbias, por tua conta em risco, naturalmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 2 horas:

arredonda para cima 🤣 

Convém confiares muito na pessoa e teres a certeza que nunca vai querer nada da empresa pois há direitos legais que um sócio tem, nomeadamente na divisão de lucros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Convém confiares muito na pessoa e teres a certeza que nunca vai querer nada da empresa pois há direitos legais que um sócio tem, nomeadamente na divisão de lucros.

vou ter que meter os meus pais, e mesmo assim pode sempre dar m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, porque vais ter que criar empresa? Se estás a trabalhar remotamente pra uma empresa q n tem entidade cá, pensava que podias fazer como trabalhador independente a recibos verdes, a não ser que passe de um valor por ano que acho que são 200k 😳

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 12 minutos:

Por curiosidade, porque vais ter que criar empresa? Se estás a trabalhar remotamente pra uma empresa q n tem entidade cá, pensava que podias fazer como trabalhador independente a recibos verdes, a não ser que passe de um valor por ano que acho que são 200k 😳

Está nas regras deles

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 horas:

Mesmo assim acho que podes continuar como TI, tens é de ter contabilidade organizada.

Mas sim, há empresas que só aceitam malta de fora se for através de empresa. Não podias usar uma umbrella company, @lastdance?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Mesmo assim acho que podes continuar como TI, tens é de ter contabilidade organizada.

Mas sim, há empresas que só aceitam malta de fora se for através de empresa. Não podias usar uma umbrella company, @lastdance?

O contrato dizia explicitamente que eu tinha de abrir empresa. Assim pelo menos tenho controlo de tudo, é o que é. Vai ser uma aventura nova, mas acredito que compense no cv, para além do dinheiro, claro.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 56 minutos:

@lastdance por curiosidade, a questão dos sócios é pela transparência fiscal?

Sim, mas se quiseres também dá para tirar dinheiro pelos sócios em ajudas de custo e assim, coisa que não pretendo fazer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 2 minutos:

Sim, mas se quiseres também dá para tirar dinheiro pelos sócios em ajudas de custo e assim, coisa que não pretendo fazer.

Perguntei porque um colega falou-me do assunto e lembrei-me de teres mencionado isso, então fez-me sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 minutos:

Perguntei porque um colega falou-me do assunto e lembrei-me de teres mencionado isso, então fez-me sentido.

E o flagelo que são os nomes da empresa na hora. Boa tarde, sou o CEO da Golfinhos Ilusionistas Lda

• Like 1
  • Haha 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 8 minutos:

E o flagelo que são os nomes da empresa na hora. Boa tarde, sou o CEO da Golfinhos Ilusionistas Lda

vendes golfinhos ou fazes magia?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...