Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Manny

Internet chega aos comboios Alfa no início de 2013

Publicações recomendadas

Internet chega aos comboios Alfa no início de 2013

A empresa prescindiu de contratar operadores do mercado e optou por uma solução interna que é mais barata.

A CP está a adquirir equipamento wi-fi (comunicações sem fios) para instalar a bordo dos comboios Alfa Pendular por forma a permitir aos passageiros o acesso à Internet. Fonte oficial diz que este acesso será possível em ambas as classes da frota de comboios pendulares no final deste ano ou início de 2013.

No início do ano a empresa realizara uma consulta pública para escolher um operador de telecomunicações que lhe assegurasse este serviço, mas só a PT e a Zon responderam, com preços que rondavam os 500 mil euros por três anos de serviço, quando a CP apresentara um valor base de 120 mil euros. A Vodafone e a Optimus não responderam.

Perante isto, a transportadora optou por uma solução interna — que não deverá exceder os cem mil euros — e que consistiu em comprar equipamento para instalar nas 60 carruagens dos dez comboios Alfa Pendular que possui ao serviço.

Após uma experiência realizada em duas carruagens nos últimos meses, a CP espera agora dotar toda a frota com um sistema wi-fi, à semelhança, aliás, da Rede de Expressos, que desde 2011 tem vindo a equipar os seus autocarros com Internet a bordo. O que não está ainda decidido é qual será o operador que vai fornecer o serviço wi-fi, mas a empresa diz que tal não é problemático, porque nos testes realizados concluiu-se que não há grandes diferenças entre os fornecedores no que diz respeito à cobertura e à velocidade de transmissão.

A empresa estima gastar mensalmente 1800 euros em comunicações de dados móveis. Este serviço deverá ser também alargado aos comboios Intercidades, mas para estes a CP não tem ainda qualquer data prevista.

A CP está também a desenvolver uma aplicação mobile para iOS, Android e Windows Phone que vai permitir consultar horários e preços e comprar bilhetes de comboio para o serviço de longo curso. Fonte da empresa diz que “esta aplicação será desenvolvida internamente, sem custos exteriores”.

http://economia.publico.pt/Noticia/internet-chega-aos-comboios-alfa-no-inicio-de-2013-1566168

A empresa prescindiu de contratar operadores do mercado e optou por uma solução interna que é mais barata.
:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Gastar dinheiro para ter internet num comboio :lol:

Acho muito bem. Os Expressos têm e a viagem é mais barata.

Está mais do que na hora do comboio ser o meio de transporte de referência neste país, algo que infelizmente dificilmente acontecerá, mesmo que façam estes pequenos investimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao preço que cobrem os bilhetes já deviam ter esse serviço há anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não era sem tempo. Já fiz algumas viagens Porto-Algarve e com internet o tempo passava mais rápido :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito bem. Os Expressos têm e a viagem é mais barata.

Está mais do que na hora do comboio ser o meio de transporte de referência neste país, algo que infelizmente dificilmente acontecerá, mesmo que façam estes pequenos investimentos.

Verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

nos intercidades nem as tomadas funcionam para se poder usar os portateis.

acho que as desligaram porque houve computadores que deram o berro ao terem estado la ligados e a cp não quis assumir mais responsabilidades.

se eu nem consigo ler um livro no pendular sem ficar enjoada nem me imagino a usar um portatil.

+

deviam era baixar os preços e assegurar mais viagens. a última viagem do dia para o algarve, sem ser no verão, sai às 17h20 (IC) e às 18h24 (P).

No minimo devia haver um comboio às 20 e pcs pelo menos à sexta-feira. Já para não falar que deixaram de parar em setubal, capital de distrito.

Editado por Baggy_Baghdatis17

Compartilhar este post

Link para o post

acho que as desligaram porque houve computadores que deram o berro ao terem estado la ligados e a cp não quis assumir mais responsabilidades.

se eu nem consigo ler um livro no pendular sem ficar enjoada nem me imagino a usar um portatil.

+

deviam era baixar os preços e assegurar mais viagens. a última viagem do dia para o algarve, sem ser no verão, sai às 17h20 (IC) e às 18h24 (P).

No minimo devia haver um comboio às 20 e pcs pelo menos à sexta-feira. Já para não falar que deixaram de parar em setubal, capital de distrito.

Descobri isto esta semana e fiquei :shock:

Compartilhar este post

Link para o post

+

essas tomadas tem um aviso que não é para ligar lá os pc.

Compartilhar este post

Link para o post

essas tomadas tem um aviso que não é para ligar lá os pc.

entao sao para ligar o quê? telemóveis?

eu estava a referir-me às tomadas dos intercidades, uma para cada cadeira ou la k é.

não sei que trajecto vocês fazem, mas CP é mais barato que a Rede Expresso. Além de ser mais rápido e mais cómodo.

e mt mais demorado.

sai uma vez de lisboa às 19h30 para chegar a faro quase a meia noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos urbanos do Porto já vi lá pessoal com os PCs ligados à tomada.

também eu vi mas tem lá um aviso que é para serviço de limpeza

entao sao para ligar o quê? telemóveis?

eu estava a referir-me às tomadas dos intercidades, uma para cada cadeira ou la k é.

e mt mais demorado.

sai uma vez de lisboa às 19h30 para chegar a faro quase a meia noite.

esses não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Quando me apetecer ir Porto-Lisboa ou vice versa no Alfa, já se pode passar 3h no cmpt. :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

não sei que trajecto vocês fazem, mas CP é mais barato que a Rede Expresso. Além de ser mais rápido e mais cómodo.

Lisboa-Coimbra e vice-versa fica mais barato de expresso, pelo menos 5€. O tempo em comboios não é menos de 2h40, podendo ultrapassar as 3h, dependendo da hora a q vais. Expresso é sempre 2h30

Compartilhar este post

Link para o post

Se é, é por cêntimos.

Mas concordo na questão da rapidez e comodidade. Viajei há uns tempos no Alfa e a viagem foi excelente.

arrotas é uma nota preta :lol:

Para o que é, não acho assim tão caro. 47 € ida e volta de Lisboa a Aveiro, por exemplo. E não paguei menos porque não comprei pela net... aí ficaria a menos de 45 €. Os únicos defeitos que aponto são:

- A questão do wi-fi e das tomadas.

- A linha ainda ter zonas em que o Alfa não consegue circular a mais de 160/180.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

muito bom.

já vem é com uns anos de atraso

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês estão a ver as coisas pelo ponto de vista do utilizador comum. Um homem de negócios que tenha de fazer Porto-Lisboa ou Lisboa-Porto, poupa carro da empresa e ao mesmo tempo pode ter produtividade no comboio.

Tomadas? Acho que as devam facultar, mas hoje em dia, com certos ultrabooks dá para fazer Faro-Porto com bateria.

E num carro ou num avião não haverá melhores condições. Para o utilizador comum, é escolher o que sai mais barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo de negócios, se for como o meu ex-sogro, vai de avião se for muito urgente lol (a unicer pagava)

Andei pouco de alfa e o preço, pro intercidades, não compensa, sinceramente! E o Intercidades anda á pinha e o Alfa anda vazio. Esta é a verdade. Andei muitos anos a fazer Lisboa-Aveiro e o Alfa demorava tipo menos meia hora ou assim.

Não sei até que ponto isto não era mais justo, onde teria mais utilizadores!

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo de negócios, se for como o meu ex-sogro, vai de avião se for muito urgente lol (a unicer pagava)

É diferente. Não tens check-in, passar controlo de aeroporto, porta de embarque, atrasos tão frequentes. Nem todos podem pagar uma viagem de avião.

Compartilhar este post

Link para o post

É diferente. Não tens check-in, passar controlo de aeroporto, porta de embarque, atrasos tão frequentes. Nem todos podem pagar uma viagem de avião.

Eu sei. Tava a falar daqueles altos empresários. Os outros, pegam no carro e siga que a empresa paga as ajudas.

Acho que ainda há muito poucos que se desloquem de comboio pra uma reunião em Lisboa, por exemplo.

Mas o ponto que queria chegar era que, se há mais utilizadores do Intercidades, deveriam ter esse acesso antes do Alfa. Se até a rede exprossos já tem (e tem-me dado jeito no tlm)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo que esteve a tirar um mestrado ou algo parecido no Porto e ia para ai de avião.. chegou a pagar 6-7€ pela viagem..

Eu há 4 anos paguei 48€ do Porto para Tunes (Alfa até Lx e IC até Tunes) e tive que sair as 15:50 pq era a ultima hipotese que tinha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...