Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Há quem use, depende dos atributos dos defesas. Eu prefiro usar sem armadilha do fora de jogo, com ou sem ambos têm vantagens e desvantagens.

Não me expliquei bem :D, referia-me usar os dois métodos ao mesmo tempo. Teoricamente parece um contra-senso mas já li por qualquer lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Não me expliquei bem :D, referia-me usar os dois métodos ao mesmo tempo. Teoricamente parece um contra-senso mas já li por qualquer lado...

Foi o que disse: há quem use (DC cobrir / DC bloquear) com a opção de fora de jogo. Eu, pessoalmente, prefiro não usar, jogo com a defesa toda subida, e agrada-me mais ter um defesa mais recuado a dar cobertura.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou a tentar implementar este tipo de táctica, conselhos, dicas, instruções individuais, equipa são bem-vindos!

Só peço que não sugiram mudar a formação e tarefas dos jogadores (embora saiba que poderá não ser o mais coerente para com o ME, mas é o tipo de táctica que gosto e que se enquadra à equipa).

Ps,: A nível defensivo é que é preciso melhorar e muito pois especialmente nos jogos grandes a defesa é patetice atás de patetice, embora na maior parte dos jogos se comporte mais ou menos...

FCP_T_cticas_Equipa.png

Compartilhar este post

Link para o post

Jovetic? Goetze? M'Villa? Pjanic? Esse FC Porto está cheio de dinheiro :-)

Não te ponhas a mexer nas mentalidades e lc e cria um conjunto de instruções de banco para adaptares a táctica às circunstâncias de cada jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

O MichaelAndrews tem razão, para não variar! :)

Estás a querer implementar uma estratégia de controlo de jogo, mas depois assumes uma linha defensiva muito subida, uma largura de campo muito grande, e uma temporização mais rápida. Ou seja, por um lado queres controlo do jogo, mas depois colocas instruções para a equipa assumir um risco muito maior (estratégia de ataque).

Isso não faz sentido! :estrelas:

E não faz sentido porque, tens instruções da equipa para uma estratégia de ataque (apesar de teres escolhido de controlo), mas depois as instruções dos jogadores continuam a ser de controlo (a não ser que as tenhas mudado todas individualmente).

Conclusão, estás a dar instruções contraditórias aos teus rapazes!

Não admira que tenhas problemas defensivos, pois a tua equipa está instruída para defender muito mais à frente e os teus jogadores têm instruções para estarem mais separados, mas depois, os teus defesas têm instruções de pressão e desarme mais conservadoras... isso acabará por criar muitos espaços e áreas não cobertas.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Jovetic? Goetze? M'Villa? Pjanic? Esse FC Porto está cheio de dinheiro :-)

Não te ponhas a mexer nas mentalidades e lc e cria um conjunto de instruções de banco para adaptares a táctica às circunstâncias de cada jogo.

Também não mexi muito nas mentalidades nem LC, apesar de achar que podem ter altos índices de LC, já que é uma boa equipa.

Isso das instruções convinha quando a equipa estivesse a jogar bem continuamente. Ter instruções para uma táctica que ''não serve''...

PS,:É possível juntar estes gajos logo na 1ª janela transf. no FCP, já cá tinha postado SS das transf.

O MichaelAndrews tem razão, para não variar! :)

Estás a querer implementar uma estratégia de controlo de jogo, mas depois assumes uma linha defensiva muito subida, uma largura de campo muito grande, e uma temporização mais rápida. Ou seja, por um lado queres controlo do jogo, mas depois colocas instruções para a equipa assumir um risco muito maior (estratégia de ataque).

Isso não faz sentido! :estrelas:

E não faz sentido porque, tens instruções da equipa para uma estratégia de ataque (apesar de teres escolhido de controlo), mas depois as instruções dos jogadores continuam a ser de controlo (a não ser que as tenhas mudado todas individualmente).

Conclusão, estás a dar instruções contraditórias aos teus rapazes!

Não admira que tenhas problemas defensivos, pois a tua equipa está instruída para defender muito mais à frente e os teus jogadores têm instruções para estarem mais separados, mas depois, os teus defesas têm instruções de pressão e desarme mais conservadoras... isso acabará por criar muitos espaços e áreas não cobertas.

Eu também já tinha pensado nisso. Aliás comecei com ''atacante'', só como não conseguia um jogo sem sofrer golos é que mudei para ''controlar'' a ver se a defesa melhorava.

Quanto à linha defensiva (apesar de não gostar muito da defesa alta pois dá-me impressão que o jogo que o jogo me tenta f-word com bolas nas costas), parece-me que dada a falta de MDC deve ser mais alta para não haver muita separação das linhas.

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já tinha pensado nisso. Aliás comecei com ''atacante'', só como não conseguia um jogo sem sofrer golos é que mudei para ''controlar'' a ver se a defesa melhorava.

Quanto à linha defensiva (apesar de não gostar muito da defesa alta pois dá-me impressão que o jogo que o jogo me tenta f-word com bolas nas costas), parece-me que dada a falta de MDC deve ser mais alta para não haver muita separação das linhas.

É verdade que a falta de um jogador na posição de trinco cria maior espaço entre a defesa e o meio campo, e também é verdade que subindo a linha defensiva esse espaço diminiu, só que só isso não chega.

O pessoal (eu também sou assim) às vezes gosta muito de alterar as instruções padrões das tácticas, e muitas vezes esquece-se porque motivo elas são como são.

Eu um dia fiz um exercicio engraçado e que aconselho a todos.

Criem uma táctica, por exemplo um 451 (mas isto é valido com todas), deixem tudo por defeito. Depois nas instruções à equipa coloquem a estratégia como a mais defensiva de todas, e o estilo como o mais rígido de todos.

O exercício é... irem mudando a estratégia e o estilo e sempre que façam uma alteração vão ver como mudam as instruções individuais dos jogadores. Aproveitem e vejam também as alterações que surgem quando mudam a intensidade da pressão e o tipo de passe. Vão ver que ficam com uma ideia muito diferente dos ESTRAGOS que fazem sempre que mudam as estratégias padrão. :mrgreen:

É que por exemplo, jogar com uma estratégia atacante, e depois manualmente mudar a largura de jogo para muito estreita... é basicamente boicotar por completo uma táctica. E se noutros FM's isso resultava, neste não resulta... mesmo!

Não quer dizer que não possam fazer pequenas alterações... mas mudanças drásticas... não resultam.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabendo se mudaste as instruções individuais, recriei essa táctica e defensivamente, além do que já disseram, encontrei outro problema:

Os 3 médios centro tem pressão quase máxima. Resultado: todos vão sair a pressionar deixando um enorme buraco à frente dos centrais.

Ofensivamente há também algumas instruções contraditórias, mas se estiver a funcionar bem não há porque mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Faria sentido deixar pelo menos um dos médios com uma pressão baixa (tipo entrada da área ou pouco mais)... neste caso o melhor candidato seria o médio com função defensiva.

Assim terias pelo menos um gajo mais fixo à frente dos centrais.

Compartilhar este post

Link para o post

vou deixar de jogar isto o jogo que joguei anos a fio ja nao consigo gostar de jogar , quero uma desculpa nova para o incussesso é que agora estou com o benfica acabei de levar 5 do real e perder com a academica bons jogos pessoal eu retiro-me disto

ja somos 2. fiz um inicio de epoca frantastico, espetei 4 ao porto e a seguir joguei da mesma maneira levei 3 do malaga e ao intervalo tava a levar 2 do moreirense.

e isto que me faz deixar de jogar o fm, e custa-me para caraças pk dei 50€ por ele

Compartilhar este post

Link para o post

Não culpem o jogo: antigamente o pessoal queixava-se que o jogo não estava real, sacava-se uma táctica qualquer da net e ganhava-se os jogos todos com grandes goleadas. Não sei como é com vocês, mas eu não consigo chamar a isto treinar uma equipa. Agora que o motor do jogo está mais evoluído, mais complexo e até mais real (sempre com alguns aspectos a melhorar, claro), dizem que o jogo já não presta. Francamente!!! Olhem para as tácticas que usam, tenham a pachorra de ver os jogos completos para perceber o que os jogadores estão a fazer mal pois quase de certeza que se fazem asneiras é porque vocês definiram instruções que entram em conflito... e lembrem-se, não há equipas imbatíveis, nem o Barcelona nos seus melhores tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desculpem o off topic, mas queria postar uma imagem da minha tatica a fim de pedir a vossa opiniao, mas acontece que nao sei como o fazer..podem dar uma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é preso por ter e preso por nao ter!! Nunca o FM me deu tanta pica como este ultimo patch!! Os jogadores fazem praticamente aquilo que pedimos, o jogo esta mais real que nunca!! Ta mt mais dificil claro!

No FM2012 ia buscar o Aruna Diane com 16 de velocidade e 17 de finalizaçao, recuava as linhas para o meio campo e punha o Vitoria de Setubal na 1a epoca a lutar pelo tudo!! O meu central com o bug do canto marcava 20 golos e o Aruna em contra ataque era aos 30 golos por epoca! Onde esta o realismo aqui??? onde esta a piada?

Agora sim....temos que trabalhar a tactica, procurar jogadores para jogar como queremos e tudo leva o seu tempo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desculpem o off topic, mas queria postar uma imagem da minha tatica a fim de pedir a vossa opiniao, mas acontece que nao sei como o fazer..podem dar uma dica?

Tiras SS (alt + f9), vais a um site de upload (www.milfotos.org ou www.imgur.com) fazes upload copias o link directo e colas-o:

[img=link imagem]

Compartilhar este post

Link para o post

O detector de colisão, ou lá como a SI lhe chama, veio revolucionar muita coisa no jogo. Até ao FM2012, qualquer avançado rompia pelo meio dos defesas sem problema nenhum. Por isso é que a situação que o Passonov falou era uma grande mais valia... qualquer jogador rápido rompia pela defesa sem espinhas.

Agora é diferente, a movimentação dos jogadores é muito mais real, porque agora eles só avançam por onde há espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me bem conseguida a táctica, na teoria :)

Gosto da ideia do avançado interior ter o papel de apoio, vindo assim para dentro explorando o espaço do médio de ataque que soube para o apoio ao avançado.

Tenho apenas algumas sugestões, que penso poderiam melhorar um pouco:

- Colocar o avançado com instruções de N10 talvez fosse interessante, pois as trocas que ele iria fazer com o médio de ataque podiam criar muitos espaços. Outra hipotese é coloca-lo como avançado recuado.

- Colocava ambos os laterais com a função de apoio.

- Aumentava o comprimento de jogo para o valor por defeito. Julgo que como tens vais ter o jogo demasiado afunilado no ataque, e o teu médio de ataque precisa de espaço para poder jogar.

- Colocava o CJR como o teu playmaker e não o médio defensivo.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, num 4-4-2 que tipo de instruçoes davam e respetivas funções? :confuso:

Nunca acertei num 442 :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

A combinação MA + N10 resulta muito bem e era algo interessante para experimentares. O que me parece que podias melhorar é que os 2 MC's vão estar sempre na mesma linha (ambos tem correr de fundo raramente, se não me falha a memória) e isso facilita que os adversários tapem as linhas de passe.

A minha sugestão era por CJR (defender) - fica fixo atrás e dá sempre uma linha de passe segura atrás, para reciclar a posse - e o MC (apoiar) para ele jogar um metros mais adiantado que o CJR e facilitar as trocas de bola.

Para não congestionar o espaço do MAD, punha o CJR do lado direito e o MC na esquerda. Além de não andar pelos mesmos terrenos do MAD, também era importante para apoiar o MAE que joga colado à linha e assim teria um apoio mais próximo.

Subscrevo também o conselho do Keyzer sobre os laterais, ambos em apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos conselhos, Keyzer e Tó! compinchas.gif

Coloquei o Jovetic a MO e o pl alterei para NR10 a jogar com o Defoe e gostei de ver as movimentações entre os dois!

Porem, as vezes sofro golos estupidos a partir de cruzamentos para a area, com os meus centrais em cima doavançado e mesmo assim o gajo marca!

Editado por Zildjian

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, num 4-4-2 que tipo de instruçoes davam e respetivas funções? :confuso:

Nunca acertei num 442 :estrelas:

Depende muito do estilo de jogo que queiras mas algo como:

GR - GR (d)

DD/DE - Laterais (ap)

DC - Centrais (d)

MD - Médio ala (at)

MC's - CJR (d) + CM (ap)

ME - Médio ala (at)

PL's - N10 (at) /AC (ap) + PL fixo (at)

É uma combinação interessante se tiveres jogadores adequados para isso.

O essencial num 4-4-2 é diminuir o espaço entre-linhas: em posse, o CJR e o N10/AC fazem isso. A defender podes recuar o meio-campo (pressão na própria área para os médios) e como consequência terás de recuar, pelo menos, 1 dos PL's. A outra hipótese é subir a defesa e por os MC's a pressionar no próprio meio-campo (ou até própria área). Depende dos jogadores que tenhas, porque obviamente subir a defesa se os teus defesas são lentos ou não se sabem posicionar é suícidio.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito do estilo de jogo que queiras mas algo como:

GR - GR (d)

DD/DE - Laterais (ap)

DC - Centrais (d)

MD - Médio ala (at)

MC's - CJR (d) + CM (ap)

ME - Médio ala (at)

PL's - N10 (at) /AC (ap) + PL fixo (at)

É uma combinação interessante se tiveres jogadores adequados para isso.

O essencial num 4-4-2 é diminuir o espaço entre-linhas: em posse, o CJR e o N10/AC fazem isso. A defender podes recuar o meio-campo (pressão na própria área para os médios) e como consequência terás de recuar, pelo menos, 1 dos PL's. A outra hipótese é subir a defesa e por os MC's a pressionar no próprio meio-campo (ou até própria área). Depende dos jogadores que tenhas, porque obviamente subir a defesa se os teus defesas são lentos ou não se sabem posicionar é suícidio.

Obrigado pela resposta Tó...estou com o Belenenses e vou tentar levá-los ao topo...e a nível de instruções de equipa, o que aconselhas?

Editado por RicardoCorreia

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...