Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tenta os centrais com a tarefa de defender e a defesa em linha

Se calhar também estás a tentar colocar a bola muito rapidamente no ataque, ao mesmo tempo dizes aos jogadores para demorarem algum tempo a tomar decisões. Se lhes dizes para demorar algum tempo a decidir, porque razão devem chegar ao ataque rapidamente ??? Parece um bocadinho contraditório, não achas?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta os centrais com a tarefa de defender e a defesa em linha

Se calhar também estás a tentar colocar a bola muito rapidamente no ataque, ao mesmo tempo dizes aos jogadores para demorarem algum tempo a tomar decisões. Se lhes dizes para demorar algum tempo a decidir, porque razão devem chegar ao ataque rapidamente ??? Parece um bocadinho contraditório, não achas?

Sim, só tentei isso porque com o ''atacar'' estava a sofrer muitos golos. Vou tentar passar o MC para MDC(construtor jogo recuado - defender) e dois defesas-centrais em linha a ver se a equipa fica mais equilibrada defensivamente...

Em relação aos Avançados Interiores, achas que se mudar o ''correr do fundo'' para ''por vezes'', em vez de ''frequentemente'', pode ser benéfico?

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

Como funciona a pressao individual? Tipo se dissermos ao nosso PL para fazer pressão a todo campo?

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone

não achas que jogar em muito fluido com o Benfica não é suicidio? Com os centrais lentos que tem? Sempre gostei de jogar em posse mas sempre joguei em fluido, nunca tive coragem de por muito fluido devido as bolas nas costas da defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, só tentei isso porque com o ''atacar'' estava a sofrer muitos golos. Vou tentar passar o MC para MDC(construtor jogo recuado - defender) e dois defesas-centrais em linha a ver se a equipa fica mais equilibrada defensivamente...

Em relação aos Avançados Interiores, achas que se mudar o ''correr do fundo'' para ''por vezes'', em vez de ''frequentemente'', pode ser benéfico?

Para mim devemos ter sempre os médios com funções diferentes. Qual a lógica de ter médios que fazem a mesma coisa ??? E o mesmo se aplica às outras posições. Hum andaste a mexer nas mentalidades e na LC dos jogadores não foi? pois é, pois é, depois queixam-se que as tácticas não funcionam. Tenta o seguinte: a) mantém os médios com as funções que têm nessa SS, b) coloca todas as mentalidades e LC por defeito, c) baixa o Perder Tempo, a Temporização e a Largura. Vê lá o que dá.

Nesse caso, coloca os AI em apoiar em vez de atacar, o que também já poderá permitir fazer sobreposições com os laterais.

Como funciona a pressao individual? Tipo se dissermos ao nosso PL para fazer pressão a todo campo?

Está ligado ao que estiver definido na mentalidade do jogador.

Cada jogador tem uma área de actuação e dentro desta área posiciona-se mais atrás ou à frente consoante a mentalidade definida. Assim, quanto maior for a Pressão que se definir para o jogador, significa que com maior ou menos antecedência vai começar a pressionar o adversário quando este entra na zona de actuação do nosso jogador.

el_capone

não achas que jogar em muito fluido com o Benfica não é suicidio? Com os centrais lentos que tem? Sempre gostei de jogar em posse mas sempre joguei em fluido, nunca tive coragem de por muito fluido devido as bolas nas costas da defesa.

Com o fêquêpê resulta bem :-)

Compartilhar este post

Link para o post

quais são são os atributos dos teus defesas a nivel de velocidade, posicionameto etc. o que recomendas?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho os centrais actuais do Porto: Mangala (é um portento no FM), Maicon, Otamendi mas já contratei o Reyes (o gajo mexicano que vem para o Porto) e já tenho um regen português. Desarme, Antecipação, Indice de Trabalho, Cabeceamento, Passe, Marcação

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora, podes-me esplicar a instrução de tu deste ao teu mcd (de ter menos metalidade que os centrais)?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho os meus defesas centrais com defesa á zona e marcação apertada, e os laterais só mesmo com marcação apertada. Mas mesmo assim, eles deixam os jogadores adversários cruzar com relativa facilidade. E aliado a isso sofro alguns golos dentro da grande área. Os meus defesas centrais têm todos os atributos de um bom defesa central.

Questão: Devo meter os laterais com marcação á zona? Jogo em 4x3x3, devo meter os homens do meio-campo a fazer marcação ao homem, para de certa forma acompanharem os jogadores adversários?

Ajuda pff :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

tinha de responder a esta, porque este é o motivo pelo qual tou há uma semana sem pegar no FM. Tive um jogo em casa contra o Dortmund, tive 73 % posse de bola, 25 remates, 10 deles à baliza. O problema é que dos 15 que nao foram à baliza, 11 foram à barra/poste (o jogo nao contabiliza como remate à baliza). Ora o Dortmund fez um remate a 30M da baliza com o Felipe Santana e marcou. Isto ja me tinha acontecido antes, mas ainda marcava 2 ou 3 golos e safava-me.

Acontece isso também no futebol real, muita posse, muitos remates e a outra equipa faz 1, 2 ou 3 remates e ganha o jogo, claro que não é o mais frequente, mas acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

2013041700001.jpg

aqui esta espero mesmo que me ajudem é que ja estou farto de rodar equipas e o meu meio campo parecem meninos a bola parece ter picos

se precisarem de indicaçoes individuiais so pedir

O pessoal insiste em jogar em posse de bola com equipas que não estão vocacionadas, nem têm jogadores para o fazer. Recomendo-te a mesma sugestão que o wwfan (o gajo que construiu o actual motor do jogo) faz: em vez de controlar, joga com contra-ataque, a equipa baixa mais as linhas permitindo haver mais espaço para trocar a bola e havendo oportunidade, lança rapidamente o contra-ataque. Eu não concordo nada com isto, porque se uma equipa baixa as linhas parece-me óbvio que o adversário sobe e pressiona-nos mais, mas se o gajo que constroi o jogo diz que é assim o pessoal acredita :-)

Pessoal, desculpem o off topic, mas queria postar uma imagem da minha tatica a fim de pedir a vossa opiniao, mas acontece que nao sei como o fazer..podem dar uma dica?

Upload da imagem e depois partilhas o link

ja agora, podes-me esplicar a instrução de tu deste ao teu mcd (de ter menos metalidade que os centrais)?

Instrução? simples, cliquei na mentalidade e baixei-lhe a mentalidade :-)

Tenho os meus defesas centrais com defesa á zona e marcação apertada, e os laterais só mesmo com marcação apertada. Mas mesmo assim, eles deixam os jogadores adversários cruzar com relativa facilidade. E aliado a isso sofro alguns golos dentro da grande área. Os meus defesas centrais têm todos os atributos de um bom defesa central.

Questão: Devo meter os laterais com marcação á zona? Jogo em 4x3x3, devo meter os homens do meio-campo a fazer marcação ao homem, para de certa forma acompanharem os jogadores adversários?

Ajuda pff :confuso:

Marcação ao homem já não se usa.

Não percebi essa de só teres os laterais com marcação apertada? Mas marcam à zona ou o adversário?

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Instrução? simples, cliquei na mentalidade e baixei-lhe a mentalidade :-)

sim, isso eu sei, mas o que é que tu esperas que o mcd faça com essa mentalidade? que recue para traz dos centrais?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, isso eu sei, mas o que é que tu esperas que o mcd faça com essa mentalidade? que recue para traz dos centrais?

Isso nunca vai fazer porque cada posição está balizada, o jogador posiciona-se mais atrás ou mais à frente consoante a mentalidade mas dentro dos limites da sua posição. Mas vai manter-se mais perto dos centrais e o passe é menos agressivo. O que espero do meu MDef é que funcione como um bloqueio, posicionando-se perto dos centrais, como se fosse 3 defesas, libertando-me mais os laterais e os dois médios. Como o meu cjr também não corre de fundo, fica mais fácil haver linhas de passe e triangulações.

Acabou-se a paródia, a época a sério vai começar e logo contra o Sporting :-) Pelo caminho 4-1 ao Sp. Braga na supertaça.

fcportojogosprograma6.png

Compartilhar este post

Link para o post

FCP_T_cticas_Equipa.png

continua ai um buraco nesse meio campo que ate mete medo, o adversario quando esta a jogar contra ti deve pensar assim bora jogar a arabia aqui no ultimo terço, ja agora tragam um cafezinho que isto aqui da tempo para tudo lool

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone

depende da tactica que usas, para mim jogar no benfica com os jogadores que tem é o 4-2-3-1 com extremos( salvio e rodrigo adaptado a extremo esquerdo e cardozo a matador na frente, aimar a 10 matic e carlos martins no meio sem subirem e com defesas laterais que nao sumam muito tambem fiquem atras para apoiar na troca de bola, o 4-2-3-1 é uma boa tactica para se tocar a bola para tras e procurar espaços como tem ausencia de trinco jogo fechado mas meto os extremos colados a linha para nao criar congestionamento e claro nao jogo muito fluido apenas fluido, mas com tacticas com medio defensivo ja jogo muito fluido pq o trinco fica quase sempre a frente da defesa e apoia bem

Compartilhar este post

Link para o post

287j4ar.jpg

era a isto que eu me referia, um 4-5-1 que se transforma num 3-4-3 devido a fluidez

Compartilhar este post

Link para o post

continua ai um buraco nesse meio campo que ate mete medo, o adversario quando esta a jogar contra ti deve pensar assim bora jogar a arabia aqui no ultimo terço, ja agora tragam um cafezinho que isto aqui da tempo para tudo lool

Mai nada :-)

Ou mexes nas mentalidades e no correr de fundo, porque as originais são demasiado ofensivas; ou, em alternativa, alteras as funções desses médios... isto se realmente queres manter os 3 tal como estão. Algo mais do género: um cjr a defender, um mrb a defender e um medio box-to-box apoiar

Bonito Capone :-)

os meus posicionam-se mais em 2-3-2-3

Compartilhar este post

Link para o post

Mai nada :-)

Ou mexes nas mentalidades e no correr de fundo, porque as originais são demasiado ofensivas; ou, em alternativa, alteras as funções desses médios... isto se realmente queres manter os 3 tal como estão. Algo mais do género: um cjr a defender, um mrb a defender e um medio box-to-box apoiar

Bonito Capone :-)

os meus posicionam-se mais em 2-3-2-3

michael 2-3-2-3 ainda é melhor para manter a posse de bola e da mais concestencia, ja estava a pensar nisso para jogos mais dificeis

2wod89j.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

É do melhor! Quando se consegue que os 2 centrais posicionem-se logo atrás da meia-lua do meio-campo (1ª linha de defesa), os dois laterais e o médio defensivo na linha do meio-campo (2ª linha de defesa), os dois médios a 2/3 do campo (3ª linha de defesa) e os Av.Interiores e o Trequartista quase a chegar à área.... quando se consegue isto, são altas sovas. Infelizmente, nem sempre se consegue, mesmo com a linha defensiva bem subida, algumas vezes a equipa posiciona-se mais atrás e nestas alturas perde-se em posse e em controlo e domínio do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

É disto que se queixam não é? :-)

fcportovsportingporgera.png

Paciência, acontece, tal como acontece em alguns jogos ter muito mais eficácia. Estes malandros do Sporting livraram-se de uma goleada nem sabem como.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu 442 é mt parecido com este que ele usa! Mas tenho a temporizaao a 7(nomal) um traço a cima de lenta! Outra das diferenças é que n uso construtor de jogo! Uso um box-to-box e um trinco!! Fiz o meu 442 inspirado no 442 vodu caos, a tactica que mais me impressionou desde smp no FM! E uso as instruçoes nos extremos que usava no FM2012 qd jogava em 433 onde em vez de extremos usava alas a cortarem para dentro! Estilo de passe curto e isto pq? Desde que jogo FM lembro me de ver smp e ler em todos os foruns que com equipas pequenas o melhor seria usar passe curto com pouca largura e temporizaçao lenta e o que fiz foi adaptar isto ao meu 442...a diferença é que como uso extremos colados á linha uso comprimento normal!!

Dps temos que ir adaptando a tactica ao jogo actual! Lembro m que no FM2012 a melhor maneira de ter bons resultados era usar um filosofia rigida, neste parece m o oposto!! aqui o rigido é mm rigido, os jogadores fazem somente aquilo que lhes compete...por isso uma filosofia fluida tras outro dinamismo á equipa! No FM2012 tinha sempre a opçao de manter posicao e mais disciplinado..no FM2013 penso que tera que ser exactamente o oposto! E com estas ideias fui criando o meu 442 e mt sinceramente penso que o 442 é a melhor tactica para se usar no FM!! E agora para melhor perceberem a minha opiniao vou fazer umas comparaçoes que vejo do 442 para o 433 que o ppl usa mt!

1º- no 442 ao contrario do 433 temos 4 jogadores no meio campo e ás vezes 5 ao contrario do 433 que so teremos 4 jogadores a meio campo se pusermos avançado como N10! Isto faz com que no 442 a equipa tenha smp mta posse de bola ao contrario do que se pensa o 442 é uma tactica de mais posse que o 433!

2º- em fase defensiva a equipa defende mais em bloco que o 433! No 442 usando os extremos na linha do meio campo estes vao ajudar os laterais quando preciso for e ve se mtas vezes a fecharem no meio, tornando a equipa mais curta e compacta! No 433 se tivermos extremos puros e atacantes estes apenas descem ate ao meio campo ajudando mt pouco a defesa! Tendo ainda no 442 dois avançados que vao pressionar logo a defesa contraria e o avançado recuado, vem mtas vezes em apoio ao meio campo!

3º- em fase atacante no 442 com laterais a apoiar, imaginemos que a bola esta a saida do meio campo no medio box to box o que vejo é que o meu medio tem smp 3 ou 4 boas linhas de passe, isto pq!? os laterais sobem apoiando o ataque, os extremos colados á linha veem smp um pouco para dentro pq esta a aparecer o lateral e o meu avançado recuado vem smp buscar jogo atras! Isto faz cm que haja poucas perdas de bola ou intercepçes do adversario! No 433 o que via mta vezes é que qd a bola chega ao medio centro este troca demasiada vezes a bola com o trinco e com o outro medio havendo pouca progressao! Via tb que os extremos ou ficavam mt estaticos na linha ou cortavam para dentro e mtas vezes ficavam encurralados no meio da defesa!

4º- Este é talvez o que vejo de melhor no 433 é a saida de bola da defesa onde jogando com 3 medios ha smp mais linhas de passe e aqui nesta faze é onde o meu 442 por vezes perde bolas e fica tudo lixado! Qd o meu defesa sai com bola normalmente joga no trinco e é neste momento que se a outra equipa marcar bem fica tudo lixado, acabando o trinco por perder a bola

Aqui esta a minha tactica: http://imgur.com/piCIVfU

Ja tinha publica isto no topico da tactica do modern warfare, para "responder" ao el capone

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

Ora boas tardes! :D

Bem, fiquei aqui uma semanita sem vir cá :D Já vi que isto evolui a olhos vistos.

Se bem se lembram , estava a jogar com o Porto. E realmente consegui o que queria, e agradeço a quem me ajudou ao Micheal e ao el_capone.

Eis então o resultado final.

fcpvportimonenseestatst.png

Bem, surgiu-me uma proposta irrecusável do Real Madrid, ao qual aceitei e bem, digamos que facilmente se forma uma super equipa, faltando ainda que vêm e Janeiro, Neymar, Hummels e Alaba.

Sinceramente montei esta táctica, mas estou algo desapontado, a equipa não marca muitos golos. E sofro quase um por jogo. Depois é difícil, e realço o aspecto realístico do jogo, motivar os jogadores, ou porque ganharam já tudo no clube, ou porque não há reacções às palestras.

Deixo aqui a minha táctica, para se me ajudavam a montar um sistema de jogo de posse de bola, ou melhor um estilo de jogo adequado aos jogadores que possuo.

realmadridcftcticasvist.png

Acreditem que não é preguiça de montar um estilo de jogo, uma táctica, nada. Apenas eu vejo este jogo desta maneira, senão apenas me encho do jogo. Vejo este jogo como , partilhar ideias, partilhar melhorias, partilhar resultados, senão apenas se torna um jogo de "click".

Desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora boas tardes! :D

Bem, fiquei aqui uma semanita sem vir cá :D Já vi que isto evolui a olhos vistos.

Se bem se lembram , estava a jogar com o Porto. E realmente consegui o que queria, e agradeço a quem me ajudou ao Micheal e ao el_capone.

Eis então o resultado final.

fcpvportimonenseestatst.png

Bem, surgiu-me uma proposta irrecusável do Real Madrid, ao qual aceitei e bem, digamos que facilmente se forma uma super equipa, faltando ainda que vêm e Janeiro, Neymar, Hummels e Alaba.

Sinceramente montei esta táctica, mas estou algo desapontado, a equipa não marca muitos golos. E sofro quase um por jogo. Depois é difícil, e realço o aspecto realístico do jogo, motivar os jogadores, ou porque ganharam já tudo no clube, ou porque não há reacções às palestras.

Deixo aqui a minha táctica, para se me ajudavam a montar um sistema de jogo de posse de bola, ou melhor um estilo de jogo adequado aos jogadores que possuo.

realmadridcftcticasvist.png

Acreditem que não é preguiça de montar um estilo de jogo, uma táctica, nada. Apenas eu vejo este jogo desta maneira, senão apenas me encho do jogo. Vejo este jogo como , partilhar ideias, partilhar melhorias, partilhar resultados, senão apenas se torna um jogo de "click".

Desde já agradeço a ajuda.

Nao vendo as barras e vendo a equipa que tens....exprimenta um jogo fluido e atacante! E por o Cristiano do lado esquerdo a cortar para dentro

Compartilhar este post

Link para o post

Nao vendo as barras e vendo a equipa que tens....exprimenta um jogo fluido e atacante! E por o Cristiano do lado esquerdo a cortar para dentro

Aqui ficam as barras de equipa então. Troquei o Cristiano para o lado esquerdo e marcou dois golos, mas não de jogo corrido, ainda assim é bom. :)

Continuo é com a mesmo problema com que me deparei no Porto. O avançado pouco , pouco factura! :(

realmadridcftcticasequi.png

[Off-Topic ] Alguém me diz como coloco imagens só com o botão? Sem aparecer a imagem em grande?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui ficam as barras de equipa então. Troquei o Cristiano para o lado esquerdo e marcou dois golos, mas não de jogo corrido, ainda assim é bom. :)

Continuo é com a mesmo problema com que me deparei no Porto. O avançado pouco , pouco factura! :(

realmadridcftcticasequi.png

[Off-Topic ] Alguém me diz como coloco imagens só com o botão? Sem aparecer a imagem em grande?

Tenta por a equipa mais curta!! Tira lhe comprimento!!

Podes tb diminuir um pouco a temporizaçao mas penso que isso nao seja mt importante ja que so tens craques na equipa!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...