Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

lolol eh pá, francamente, perderem os dois jogos por 2-1 já depois dos 90 minutos é do cacete :maluco: o Gutman continua a lixar-vos

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

lolol eh pá, francamente, perderem os dois jogos por 2-1 já depois dos 90 minutos é do cacete :maluco: o Gutman continua a lixar-vos

gostei muito de ver o benfica a jogar mas o futebol tem destas coisas

Compartilhar este post

Link para o post

Malta preciso de ajuda. É o seguinte, esta tática nao é minha (pertence ao Raikan007's DO FMbase) e como andava á procura de uma 4x2x3x1 e falam tao bem desta, decidi experimentar.

xvFiW6v.jpg

O PL vinha como avançado recuado mas como eu estou no Athletic Bilbao básicamente só posso jogar com PL (devido aos atributos).

Pergunta: Nao acham que vai aparecer muita gente na zona do PL? PL, AvIn, AvIn...

O que mudavam? A mim convinha-me jogar com PL e se pudesse ser com um Av. Int. na esquerda (Muniain e Ibai Gomez).

:smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

As tácticas do Raikan comigo nunca funcionaram no Porto :-) de qualquer modo, acho que a filosofia e os conceitos que ele partilha no FMBase são sempre úteis.

Experimenta colocar os avançados interiores a apoiar e em vez de avançado recuado, usar ponta de lança.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta preciso de ajuda. É o seguinte, esta tática nao é minha (pertence ao Raikan007's DO FMbase) e como andava á procura de uma 4x2x3x1 e falam tao bem desta, decidi experimentar.

http://i.imgur.com/xvFiW6v.jpg

O PL vinha como avançado recuado mas como eu estou no Athletic Bilbao básicamente só posso jogar com PL (devido aos atributos).

Pergunta: Nao acham que vai aparecer muita gente na zona do PL? PL, AvIn, AvIn...

O que mudavam? A mim convinha-me jogar com PL e se pudesse ser com um Av. Int. na esquerda (Muniain e Ibai Gomez).

Se jogas com um PL, então o melhor é colocares extremos em vez de avançados interiores.

Neste FM, os avançados interiores só funcionam bem se o teu avançado sair da área para vir atrás. Assim, talvez o melhor fosse jogares com 2 extremos (um deles a atacar e o outro a apoiar), e colocares o CJA com a função de ataque, para teres mais um homem a chegar à área juntamente com o avançado.

Depois talvez apostasse em colocar o CJR com a função de apoio, senão penso que ficas com o teu meio campo muito recuado, pois neste momento estão ambos com a função de defender.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

xvFiW6v.jpg

tambem ja tinha visto é a tactica que ele diz que é do klopp do dortmun por acaso nunca exprimentei mas cheguei a fazer o download mas depois acabei por me esquecer de a usar lool

nao podes por o lorient a avançado recuado?

Compartilhar este post

Link para o post

tambem ja tinha visto é a tactica que ele diz que é do klopp do dortmun por acaso nunca exprimentei mas cheguei a fazer o download mas depois acabei por me esquecer de a usar lool

nao podes por o lorient a avançado recuado?

Oi. Sim posso por o Llorente a avançado recuado mas dos avançados que tenho é mesmo o único que posso usar nessa funçao. Daí eu querer usar um PL. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Oi. Sim posso por o Llorente a avançado recuado mas dos avançados que tenho é mesmo o único que posso usar nessa funçao. Daí eu querer usar um PL. :compinchas:

O Porto não se adapta ao 4231, já tentei vários mas o espaço entre a defesa e os dois médios é sempre bem aproveitado pelo adversário. Curiosamente e apesar do meu 433 ser fortíssimo (6 jogos no campeonato na segunda época e já levo 25 golos marcados), as equipas que mais me colocam dificuldades são as mais fortes na Europa mas que jogam em 4231 (Dortmund que joga com extremos e Man City que joga sem extremos). Fazem-me logo muita pressão na defesa e a equipa perde o controlo do jogo, portanto se normalmente tenho posse de bola entre os 65 e 70%, contra equipas que jogam assim a posse baixa logo para 50-55% (no campeonato claro que isto não acontece). Ainda assim, a coisa não corre muito mal: na 1ª época ganhei fora ao Dortmund 2-0 e em casa perdi 1-0; ganhei em casa ao Man. City 2-0 e fora levei 4-0 após prolongamento; nesta época, voltei a perder 1-0 em casa contra o Dortmund. Também contra o 442 há algumas dificuldades, mas só tenho apanhado o Sporting a jogar assim (2 médios defensivos e 2 extremos): respondi-lhes de início também com um 442 e levaram 5-1, depois em Alvalade quis repetir a dose mas perdi 2-1. Entretanto, o Sporting contratou o Vilasboas e colocou a equipa a jogar de maneira diferente, o que me facilitou as coisas :-) já esta época, para o campeonato, apresentaram-se em 442 losango (1 médio defensivo, 2 médios direito e esquerdo e 1 médio ofensivo), eu mantive o meu 433 e foi uma grande jogatana: 6 a 3 :-)

Isto tudo para dizer que este FM (e mais uma vez vou insistir na questão de que já não há tácticas mágicas) obriga-nos a usar mais do que uma táctica e a estar muito atento ao adversário durante os jogos, como por exemplo, verificar se o adversário faz alterações tácticas e temos que actualizar as instruções ao adversário pedindo sucessivos conselhos ao nosso adjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto não se adapta ao 4231, já tentei vários mas o espaço entre a defesa e os dois médios é sempre bem aproveitado pelo adversário. Curiosamente e apesar do meu 433 ser fortíssimo (6 jogos no campeonato na segunda época e já levo 25 golos marcados), as equipas que mais me colocam dificuldades são as mais fortes na Europa mas que jogam em 4231 (Dortmund que joga com extremos e Man City que joga sem extremos). Fazem-me logo muita pressão na defesa e a equipa perde o controlo do jogo, portanto se normalmente tenho posse de bola entre os 65 e 70%, contra equipas que jogam assim a posse baixa logo para 50-55% (no campeonato claro que isto não acontece). Ainda assim, a coisa não corre muito mal: na 1ª época ganhei fora ao Dortmund 2-0 e em casa perdi 1-0; ganhei em casa ao Man. City 2-0 e fora levei 4-0 após prolongamento; nesta época, voltei a perder 1-0 em casa contra o Dortmund. Também contra o 442 há algumas dificuldades, mas só tenho apanhado o Sporting a jogar assim (2 médios defensivos e 2 extremos): respondi-lhes de início também com um 442 e levaram 5-1, depois em Alvalade quis repetir a dose mas perdi 2-1. Entretanto, o Sporting contratou o Vilasboas e colocou a equipa a jogar de maneira diferente, o que me facilitou as coisas :-) já esta época, para o campeonato, apresentaram-se em 442 losango (1 médio defensivo, 2 médios direito e esquerdo e 1 médio ofensivo), eu mantive o meu 433 e foi uma grande jogatana: 6 a 3 :-)

Isto tudo para dizer que este FM (e mais uma vez vou insistir na questão de que já não há tácticas mágicas) obriga-nos a usar mais do que uma táctica e a estar muito atento ao adversário durante os jogos, como por exemplo, verificar se o adversário faz alterações tácticas e temos que actualizar as instruções ao adversário pedindo sucessivos conselhos ao nosso adjunto.

nem mais ainda agora no meu save com o barcelona senao tivesse analisado o jogo e mexido na tactica ao intervalo para procurar ocupar os espaços melhor tinha acabado por empatar com o sevilha, o importante é ter sempre um futebol muito apoiado procurar aproveitar o espaço dado pelo adversario e procurar nao abrir espaços para eles, normalmente se chego ao intervalo e as coisas nao estao a correr bem começo a analisar o jogo por completo e ver o que se esta a passar, é mesmo a manager lool

Compartilhar este post

Link para o post

nem mais ainda agora no meu save com o barcelona senao tivesse analisado o jogo e mexido na tactica ao intervalo para procurar ocupar os espaços melhor tinha acabado por empatar com o sevilha, o importante é ter sempre um futebol muito apoiado procurar aproveitar o espaço dado pelo adversario e procurar nao abrir espaços para eles, normalmente se chego ao intervalo e as coisas nao estao a correr bem começo a analisar o jogo por completo e ver o que se esta a passar, é mesmo a manager lool

8-) Capone style :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu com a tática que tenho aqui postado no tópico so tenho problemas contra 4-4-2 clássicos que sejam pressionantes, e ja o sei resolver. Basta tirar o Ponta de Lança (Sim fico a jogar sem atacante) e metê-lo ao lado do meu nº10 (Fica um de cada lado, encostados aos avançados interiores) e dar lhe também instrução de Avançado Interior,. Perco em termos de posse de bola porque nao tenho ninguem na 1ª linha de pressão, mas ganho consistência defensiva e alguma qualidade atacante

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, podem dizer aí umas "combinaçoes" fixes para jogar com PL Fixo?

Tanto em 4x3x3 com em 4x2x3x1. Nao há maneira de os pôr a render, e nao têm atributos de PL.

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, podem dizer aí umas "combinaçoes" fixes para jogar com PL Fixo?

Tanto em 4x3x3 com em 4x2x3x1. Nao há maneira de os pôr a render, e nao têm atributos de PL.

Obrigado :compinchas:

para jogares com PL fixo o melhor é usares extremos a teres um gajo nas costas para lhe meter as bolas

Aspectos a ter um conta para se analizar o adversario:

Assim, existem alguns itens que considero como os mais importantes na observação de um adversário:

a) A análise geométrica da disposição dos jogadores em campo é fundamental (o sistema de jogo), mas o que nós queremos saber, onde nós queremos chegar, é à “cabeça do treinador adversário” (o modelo de jogo). Desta forma, considero que a disposição dos jogadores em campo num esquema é fundamental para se conseguir perceber as dinâmicas que desse sistema resultam. As substituições também podem ser um indicativo das opções e alterações tácticas que o treinador pode, normalmente, efectuar;

b) O comportamento da equipa em posse de bola, no geral e com diferenciação de sectores. No 1/3 do campo (na zona de construção), é importante saber se a equipa faz circulação de bola ou se faz jogo directo. Se aposta num tipo de jogo mais directo, ou intermédio rápido, interessa saber quem são as primeiras estações mais comuns (quais os jogadores que recebem e como agem a seguir). Com posse de bola na zona de criação é igualmente importante saber se optam primeiro pela profundidade ou, por outro lado, pela amplitude de jogo, procurando criar rapidamente desequilíbrios nas faixas laterais (com quantos jogadores? Com dinâmicas de mobilidade dos laterais? Dos interiores?). Finalmente, na zona de finalização, quantos jogadores (e quem) aparecem na área? É uma equipa com rotinas de remate de meia distância? Todos estes aspectos são importantes para entendermos que tipo de jogo é que a equipa produz.

c) Transição Defensiva e Defesa Propriamente Dita. Nenhuma equipa consegue ter posse de bola durante todo o jogo, então é fundamental perceber-se de que forma é que a equipa se coloca e se organiza após a perda de bola nas diferentes zonas do campo. Pressionam perto da área com espaço curto entre linhas ou rapidamente recuam em bloco baixo, deixando o adversário ter posse de bola no 1/3 do terreno? Pressionam alto mas a defesa raramente sobe, deixando espaço entre linhas? Quando a bola é perdida no meio campo, procuram fazer recuar todos os jogadores para trás da linha da bola, ou deixam sempre jogadores perto da última linha adversária? Defendem em zona, ou de forma mista? Enfim, procuremos primeiro as respostas e teremos quantas perguntas quisermos.

d) Transição e Método de Jogo Ofensivo. É fundamental que se saiba de que forma é que a equipa processa a posse de bola, obviamente, nas diferentes zonas do campo. Procuram sempre jogar rápido em determinados jogadores? Começam sempre por fazer circular a bola, apoiando-se num tipo de ataque mais posicional? Existe muita mobilidade, isto é, trocas visíveis entre jogadores e migração com e sem bola para zonas específicas do campo? O primeiro objectivo claro da equipa é dar profundidade ao jogo, com coberturas ofensivas? Exploram quase sempre o contra – ataque?

e) Esquemas Tácticos (lances de bola parada). Sabemos que um jogo aparentemente dominado pode ser perdido num livre indirecto, num canto, ou até mesmo num lançamento aos 89 minutos. Por estas razões, é determinante saber-se dentro da medida do possível quais as rotinas que a equipa repete ou executa mais vezes neste tipo de lances. Defendem os cantos à zona, deixando apenas 1 ou 2 jogadores rápidos na frente? Quantos jogadores colocam nos livres ofensivos? Em que zonas aparecem os jogadores que normalmente fazem golo nestas jogadas? Os lançamentos perto da área são jogados de forma directa para um apoio?

f) Jogadores Mais Influentes nas Transições.

g) Movimentações Padrão – Mais Repetidas.

h) Etc…

Enfim, estes são alguns dos aspectos que poderão interessar aquando da recolha de dados. É certo que uma equipa tem o seu modelo de jogo e as suas rotinas específicas e que não deve alterar toda a sua “personalidade táctica” em função do adversário. Nesse caso estaria apenas a treinar para reagir, e não a treinar para agir. Julgo no entanto que o mais importante é modelar os exercícios de forma a colocar-lhes a complexidade e as adversidades que o adversário normalmente apresenta, exercitando assim possíveis respostas a determinados problemas e criando possíveis problemas para lacunas que o adversário revele. Aumenta-se a previsibilidade do jogo oposto e tenta-se incutir a mínima no nosso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bati o meu recorde :-) até agora só tinha dado 11-0 num jogo amigável em início de época. No campeonato ainda não tinha dado uma goleada das antigas e que são tão saborosas :-)

fcportovuniomadeiraesta.png

Compartilhar este post

Link para o post

Na 1ª época tinha a equipa a jogar com LC mais expressiva, o médio defensivo a defender, CJR a apoiar e MC a apoiar. Acabei por alterar o MC para atacar. Fez-me um pouco de confusão ter 2 ou 3 jogadores com a LC no máximo e nesta segunda época alterei-a para a padrão. Os resultados continuaram bons mas a equipa parecia-me mais presa, a diferença mais signficativa foi o James ter aparecido a um nível de alto quilate, desde o início da época até ao início de Outubro era golos atrás de golos.

Antes deste jogo decidi-me a voltar a colocar a LC em mais expressiva e o meu médio defensivo passou a apoiar em vez de defender... o resultado está à vista :-) Mas calminha que isto foi apenas um jogo e contra a equipa mais fraca do campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

btw, nao façam do FM uma ciência onde é preciso ter cuidado com um montão de aspectos. Este jogo nao necessita que analisem o adversario até à exaustao, no máximo precisam de saber qual a tática em que jogam. Muitas vezes os jogos decidem-se com sorte, como no meu ultimo jogo. Estava 0-0 aos 83 min, e Javi Martinez mais uma vez foi expulso (Esta época ja vai em 4, e é o unico trinco que vai para a rua) e a equipa deles, no livre manda ao Poste. No lance a seguir, Keisuke Honda manda um tiro e fica 1-0 para nos. Nos 2 lances a seguir, cruzamentos de James e de Azpilicueta e Muller aparece sozinho na area a encostar. A sorte muitas vezes pode decidir jogos

Compartilhar este post

Link para o post

btw, nao façam do FM uma ciência onde é preciso ter cuidado com um montão de aspectos. Este jogo nao necessita que analisem o adversario até à exaustao, no máximo precisam de saber qual a tática em que jogam. Muitas vezes os jogos decidem-se com sorte, como no meu ultimo jogo. Estava 0-0 aos 83 min, e Javi Martinez mais uma vez foi expulso (Esta época ja vai em 4, e é o unico trinco que vai para a rua) e a equipa deles, no livre manda ao Poste. No lance a seguir, Keisuke Honda manda um tiro e fica 1-0 para nos. Nos 2 lances a seguir, cruzamentos de James e de Azpilicueta e Muller aparece sozinho na area a encostar. A sorte muitas vezes pode decidir jogos

Pois ainda agora tive uma experiência que contradiz isso :-)

Depois daquela goleada recebi o Lyon, absolutamente necessário ganhar. O jogo é muito táctico, os gajos estão fechados num 442, eu não consigo romper os dois blocos deles. Na segunda parte começo a ver o jogo em modo completo e eu vou fazendo pequenas afinações e os gajos a defender cada vez mais e nada, sempre 0 - 0. Perco o Kleber por lesão e a 15 minutos do fim, fico a jogar com 10, o Vrsalijko é expulso, "estou f.... com isto. Meto o Fernando a defesa direito e foco o passe pelo flanco esquerdo e aos 85 minutos, pimba, o Varela mete-a lá dentro. A seguir toca a defender.

Se me tivesse deixado estar no bem bom, a ver o jogo em modo prolongado ou alargado bem me tinha lixado.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Pois ainda agora tive uma experiência que contradiz isso :-)

Depois daquela goleada recebi o Lyon, absolutamente necessário ganhar. O jogo é muito táctico, os gajos estão fechados num 442, eu não consigo romper os dois blocos deles. Na segunda parte começo a ver o jogo em modo completo e eu vou fazendo pequenas afinações e os gajos a defender cada vez mais e nada, sempre 0 - 0. Perco o Kleber por lesão e a 15 minutos do fim, fico a jogar com 10, o Vrsalijko é expulso, "estou f.... com isto. Meto o Fernando a defesa direito e foco o passe pelo flanco esquerdo e aos 85 minutos, pimba, o Varela mete-a lá dentro. A seguir toca a defender.

Se me tivesse deixado estar no bem bom, a ver o jogo em modo prolongado ou alargado bem me tinha lixado.

mas uma coisa é durante o jogo, e ai concordo.. O problema é que muito pessoal fica a pensar em tudo antes do jogo, e quando chega ao jogo muitas vezes até nem é o que estão à espera. Aquele exemplo que eu dei, também foi de uma alteração tática, que originou uma nova solução para os jogos que me estejam mais dificeis, que é jogar sem Ponta e com 2 MO, um com instruçoes de Avançado Interior. Tirei o Gomez, deixei o Honda a MO e ganhei o jogo por 3-0, quando estava 0-0 antes da expulsao aos 80 min. E diz-me lá, marcar com menos 1 e metes-te logo a defender nao é sinal que sentiste sorte no teu golo ?

Compartilhar este post

Link para o post

eu faço assim quando xego ao intervalo e as coisas nao tao a correr bem passo para vista completa linha lateral para ver o campo todo, analiso os espaços que o adversario esta a dar e tento ocupalos e vejo tambem se estou a dar demasiados espaços e tento fexalos e depois vou ver qual é o jogador deles que esta a fazer mais passes e tento marcalo para nao terem um gajo sempre a construir e depois vou ver o que o adjunto diz e se achar que ele ta a dar alguma dica boa sigo o concelho dele, tenho feito isto e tenho-me safado ainda agora tava 3-3 contra o real madrid quartos final da chmapions eles tavam a ganhar por golos fora eu precisava marcar para passar, o adjunto disse que estava a fazer demasiadas faltas mas a defender bem e que eles tavam a ter demasiado espaço para rematar, pus importunar adversarios fexar mais e desarme mais cauteloso depois vi que eles tavam a dar muito espaço entre a defesa e o meio campo explorei aquele espaço e cheguei ao golo mesmo nos minutos de compensaçao e passamos as meias com uma grande sorte :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

El_capone, aqueles critérios que tu disses-te que temos de tar atentos para estudar as falhas do adversário são bastante uteis, mas acho que podias tb postar algumas soluções. por exemplo, se o meu adversário tiver a pressionar alto e eu so tiver uns 40% de posse o que devo fazer? Jogar mais direto? dar mais liberdade criativa?

Naquele ponto que tu disses-te que o real de dava muito espaço entre o meio-campo e a defesa e tu disses-te que tinhas de explorar esse espaço o que fizeste? deste mais correr de fundo a jogadores mais estáticos tipo um CJR? Disses-te a eles para explorar o meio campo?

De certeza que isso ia ajudar não só a mim mas tb a users menos experientes. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Como diminuo o espaço entre a defesa e meio-campo?

Compartilhar este post

Link para o post

El_capone, aqueles critérios que tu disses-te que temos de tar atentos para estudar as falhas do adversário são bastante uteis, mas acho que podias tb postar algumas soluções. por exemplo, se o meu adversário tiver a pressionar alto e eu so tiver uns 40% de posse o que devo fazer? Jogar mais direto? dar mais liberdade criativa?

Naquele ponto que tu disses-te que o real de dava muito espaço entre o meio-campo e a defesa e tu disses-te que tinhas de explorar esse espaço o que fizeste? deste mais correr de fundo a jogadores mais estáticos tipo um CJR? Disses-te a eles para explorar o meio campo?

De certeza que isso ia ajudar não só a mim mas tb a users menos experientes. :compinchas:

o adversario pressiona alto pq tu deixas, se tu pressionares alto ou mais alto ainda vais obrigalos a recuar, por exemplo ainda agora com o meu save com o benfica fui ao dragao pressionei alto e o helton nem sabia onde por a bola com uma marcaçao a zona apertada e a cair em cima deles logo na saida de bola so passavam de meio campo se mandassem bolas pelo ar tive 67 % posse de bola a jogar em 4-2-3-1 o que esta tactica tem de melhor é que é ideal para pressionar cai os extremos o ponta lança e os dois medios logo a pressionar a saida de bola deles e eles nem respiram como diz o paulo parreira lool mas a soluçao é pressionares tambem seres tu a comandar o jogo mas atençao depende da tua equipa se tiveres uma equipa fraca entao ai a soluçao passara pelo contra ataque.

para explorar os espaços meto os jogadores a correr para la ou nao, por exemplo se ha espaço nas alas entre a linha defensiva e linha de meio campo mete os extremos a correr de fundo so as vezes para cair nesse espaço, ou por exemplo quando as equipas jjogam com alas adiantados metos os meus extremos a correr de fundo frequentemente para cair nesse espaço, quem diz nas alas diz no centro ou onde houver espaço, por exemplo o curtar para dentro tambem pode ser util se houver espaço ai.

mas atençao nao andes sempre a mudar isso de jogo para jogo, a tua tactica tem que ser coesa e consistente, so se deve mexer nisso quando as coisas nao estao a correr bem

Como diminuo o espaço entre a defesa e meio-campo?

o espaço que o adversario te da ou o espaço que tu das a eles?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

o espaço que o adversario te da ou o espaço que tu das a eles?

o espaço que dou a eles. o adjunto diz que há muito espaço entre a defesa e meio campo que o adversário pode explorar :mrgreen:

jogo num 451, fluido atacante

Compartilhar este post

Link para o post

o espaço que dou a eles. o adjunto diz que há muito espaço entre a defesa e meio campo que o adversário pode explorar :mrgreen:

jogo num 451, fluido atacante

4-5-1 supostamente tem um trinco para tapar esse espaço se mesmo assim a espaço é pq talvez estejas a jogar muito aberto, tens que encortar as linhas, mas tas a falar do 4-5-1 com dois medios centros e um medio defensivo certo? poe ai SS da tactica

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...