Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não é apenas isso, a questão é mais problemática ainda. Este ano criaram um facilitismo exagerado ao criar uma táctica e deram ás instruções default um caminho rápido para o sucesso, users bastante conhecidos pelas suas tácticas ao longo dos anos já se prenunciaram dizendo "Este ano não há necessidade de aprofundar no modo clássico uma táctica, em 2 minutos facilmente se obtém uma táctica consistente", ora isto para quem joga à uma quantidade de anos é impensável e retira toda aquela mística inicial.

As instruções de banco para mim até é o mal menor, desde que estão disponíveis eu nunca as usei gosto demasiado do modo clássico para perder tempo com isso, agora o que me faz imensa confusão é sem mexer praticamente na táctica como elas resultam tão bem, não faz sentido. Se num futebol moderno todos os detalhes importam para obter sucesso, esta edição do FM faz exactamente o oposto.

Ainda frustrado com este retrocesso fiz 2 experiências, uma criando uma táctica em modo clássico de raiz e outra criando uma táctica no criador de tácticas passando depois para o clássico para eliminar as instruções de banco, tendo depois apenas feito algumas alterações simples na marcação e segurar bola por exemplo. O resultado foi curioso, se na primeira tentativa abandonei o projecto (ainda que sem conhecer o motor de jogo, o que é normal o insucesso) relativamente cedo, da segunda forma com o Sporting venci o campeonato com apenas 1 derrota e conquistei a liga Europa, contratei apenas o Rúben do Marítimo no mercado de inverno (por curiosidade) e vendi alguns jogadores ditos importantes, apostando assim na formação.

Agora eu pergunto, onde esteve presente o grande desafio de jogar FM na minha tentativa mais vitoriosa se o jogo dá-me desde já uma fórmula praticamente vitoriosa? é isto que acho inconcebível, o facilitismo criado para que todos consigam alcançar patamares elevados mais facilmente criando a ilusão que realmente estão a perceber aquilo que realmente estão a fazer, isto tudo resume-se a um símbolo por parte dos criadores: €

Para o FM 14 vamos ter 2 opções: 1) continuam nesta onda e mais uma vez, será um dinheiro mal gasto; 2) voltam ao que eram relançando novamente o desafio, embora sujeitos a criticas de uma grande fatia da comunidade que se habitou este ano a ganhar "sem esforço".

São situações diferentes :mrgreen:

Também concordo... em parte :-) Logo à partida parece-me que a coisa - leia-se o FM - desta vez foi suficientemente concebida de forma subjectiva para que haja este tipo de debates :-) Por exemplo, eu não sinto essa facilidade de sucesso com uma táctica meramente por defeito e dar-lhes uns pozinhos com as instruções de banco. Não sinto eu e acredito que muitos também não o sintam. E para reforçar isto é de atentar no enorme decréscimo de tácticas de sucesso que houve de um ano para o outro, isto é, em outros FM acho que era muito fácil ir a qualquer forum, sacar uma táctica e pimba, aquilo começava logo a bombar. Com este FM? Ui, está muito mau, tão mau que neste FM tive que me dedicar eu a fazer as minhas tácticas. Com isto pretendo reforçar que o grau de aleatoriedade do jogo aumentou exageradamente, até se sente quando estamos a jogar, gravamos, fechamos o jogo e no dia a seguir voltamos a jogar e há qualquer coisa que parece perra, como se a táctica não estivesse a funcionar tão bem e lá tem um gajo que andar a mexer um bocadinho ali e acolá, a ver se consegue tão bons resultados como no dia anterior.

Por outro lado, e acho que isto será natural, a inteligência artificial do jogo parece bem mais complexa, agora tem muito mais peso resultado de uma partida o posicionamento táctico da equipa adversária, os atributos dos jogadores oponentes, se calhar até o facto de estar a chover ou o campo estar seco. Não é que me importe com isto, pelo contrário, concordo em absoluto contigo no aspecto dos euros é a partir do momento em que o jogo podia estar muito mais completo e próximo da realidade e a SI vai entretendo-se (e entretendo-nos) com modificações estéticas.

Relativamente ao parágrafo anterior dou um exemplo:

Setúbal - Porto: estou com a minha táctica habitual, a dominar o jogo, a rematar, 60 minutos sempre em cima do Setúbal, os gajos nem um remate para amostra, os meus jogadores zarolhos, 15 remates mas só 3 ou 4 acertam na baliza. Começo a chatear-me no banco, altero os meus CJR / apoiar e médio centro / apoiar para dois médios centro / atacar, a equipa carrega mais mas o raio da bola não entra. 80 minutos de jogo, já estou f..., tiro o médio defensivo e meto outro ponta de lança e passo a jogar em 442 e... pimba, aos 90 minutos lá consigo o golo :-) Nunca tive destes problemas nos outros FM, tenho-os com este e gosto de os ter... é futebol :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Isto das partes tacticas parte de cada um!! Se me disserem que se nao mexer nas barras ganho os jogos todos..mas sera que dps a equipa joga como eu quero? ou joga como a "IA" achou que a tactica devia jogar?

Acho que como todos ja viram sou fã de alguns treinadores e a minha ultima tactica o meu 4x4x2 á JJ foi criado tendo por base o modelo de jogo do Benfica! Ora sera que o 4x4x2 que vem ja criado por defeito eu obteria este resultado? Nao me parece! A parte tactica é mt subjectiva e passa pela ideia e de como cada um gosta de jogar! Ha aqueles que sacao as tacticas melhores da net e ganham tudo! Ha aqueles poe uma tactica por defeito e ta feito e dps ha aqueles que se viciam a criar tacticas...a mexer aqui e ali, durante o jogo, usam instruçoes de banco e ali passam horas a batalhar!

O que tive mm pena este ano foi em relaçao ao treino que nao tem qq tipo de especificidade! Basta por um puto na posiçao certa com treino pesado e é ve los a evoluir!! Nao da qq trabalho é mt basico

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizem deixar tudo por defeito só podemos escolher a mentalidade e a filosofia ou tb podemos escolher o passe, pressão, mobilidade etc(so mexendo nessas opções, sem mexer nas barras)?

Companheiro, todas as instruções estão interligadas, se mexes numa e não mexes noutra torna-se incoerente.

Isto das partes tacticas parte de cada um!! Se me disserem que se nao mexer nas barras ganho os jogos todos..mas sera que dps a equipa joga como eu quero? ou joga como a "IA" achou que a tactica devia jogar?

Acho que como todos ja viram sou fã de alguns treinadores e a minha ultima tactica o meu 4x4x2 á JJ foi criado tendo por base o modelo de jogo do Benfica! Ora sera que o 4x4x2 que vem ja criado por defeito eu obteria este resultado? Nao me parece! A parte tactica é mt subjectiva e passa pela ideia e de como cada um gosta de jogar! Ha aqueles que sacao as tacticas melhores da net e ganham tudo! Ha aqueles poe uma tactica por defeito e ta feito e dps ha aqueles que se viciam a criar tacticas...a mexer aqui e ali, durante o jogo, usam instruçoes de banco e ali passam horas a batalhar!

O que tive mm pena este ano foi em relaçao ao treino que nao tem qq tipo de especificidade! Basta por um puto na posiçao certa com treino pesado e é ve los a evoluir!! Nao da qq trabalho é mt basico

Certo, mas mexendo ou não nas barras, seja de que maneira for, nenhuma táctica seja no FM, seja no futebol real ganha todos os jogos. Não há tácticas, nem estratégias infalíveis... era mais provável que houvesse em FM's anteriores, com este deixou de haver. Agora, também acho que as instruções de banco ainda precisam de melhorias significativas,

Do treino, até gosto: o jogador pode treinar o seu papel táctico, pode fazer treino específico para melhorar determinados atributos, pode fazer treino posicional e ainda desenvolver movimentos preferidos... parece-me bastante completo.

Compartilhar este post

Link para o post

por exemplo num 4-2-3-1, os meus 2 mc's são um a defender e um construtor de jogo rec., como são dois jogadores estáticos está na maior parte das vezes marcados e eu, como isto é uma tactica de ataque, gosto que joguem dessa maneira mas que tenham sempre pelo menos uma linha de passe segura e devido a essa particularidade dos mc isso não é possivel.

O que aconselham, por o correr de fundo no normal no CJR, ou pô-lo a mover-se da posição e a jogar pelos flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

por exemplo num 4-2-3-1, os meus 2 mc's são um a defender e um construtor de jogo rec., como são dois jogadores estáticos está na maior parte das vezes marcados e eu, como isto é uma tactica de ataque, gosto que joguem dessa maneira mas que tenham sempre pelo menos uma linha de passe segura e devido a essa particularidade dos mc isso não é possivel.

O que aconselham, por o correr de fundo no normal no CJR, ou pô-lo a mover-se da posição e a jogar pelos flancos.

Correr de Fundo às vezes quer dizer que o jogador vai deixar a sua posição e avançar no terreno sem bola. Isto acontecerá mais cedo quanto mais ofensiva for a mentalidade do jogador. O risco é o teu outro médio ficar um pouco mais sozinho e com isto ter que fazer um passe mais arriscado. Se fosse comigo começava por optar apenas por mover pelos flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Correr de Fundo às vezes quer dizer que o jogador vai deixar a sua posição e avançar no terreno sem bola. Isto acontecerá mais cedo quanto mais ofensiva for a mentalidade do jogador. O risco é o teu outro médio ficar um pouco mais sozinho e com isto ter que fazer um passe mais arriscado. Se fosse comigo começava por optar apenas por mover pelos flancos.

com ou sem mover-se da posição?

Compartilhar este post

Link para o post

epa isto ta-me a meter uns nervos, nao consigo ganhar aos grandes com o sousense daquenada largo este save, domino o jogo tenho quase a equipa toda a pontuaçao 7 quando nao é mesmo toda e o benfica porto e sporting tem um livre ou um canto e marcam golo isto assim é frustrante :cadeirada: so marcam de bola parada, eu ate ja sei quando tem um lance de bola parada ja sei que vou mamar um golo :calduco:

Compartilhar este post

Link para o post

com ou sem mover-se da posição?

Eu costumo sem mover da posição, apenas jogar pelos flancos. Quando usei mover da posição e jogar pelos flancos, isto é, as duas opções, o meio-campo abriu demasiados espaços para o adversário, aquela porra parecia uma auto-estrada.

epa isto ta-me a meter uns nervos, nao consigo ganhar aos grandes com o sousense daquenada largo este save, domino o jogo tenho quase a equipa toda a pontuaçao 7 quando nao é mesmo toda e o benfica porto e sporting tem um livre ou um canto e marcam golo isto assim é frustrante :cadeirada: so marcam de bola parada, eu ate ja sei quando tem um lance de bola parada ja sei que vou mamar um golo :calduco:

É como dizia o outro, o problema não é da táctica... é dos jogadores :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo sem mover da posição, apenas jogar pelos flancos. Quando usei mover da posição e jogar pelos flancos, isto é, as duas opções, o meio-campo abriu demasiados espaços para o adversário, aquela porra parecia uma auto-estrada.

É como dizia o outro, o problema não é da táctica... é dos jogadores :-)

mas devia dar a mesma para conseguir vencer com jogadores fracos assim pelos vistos nunca vou conseguir vencer a primeira liga com o sousense

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizem deixar tudo por defeito só podemos escolher a mentalidade e a filosofia ou tb podemos escolher o passe, pressão, mobilidade etc(so mexendo nessas opções, sem mexer nas barras)?

O que eu fiz foi criar a táctica no criador de tácticas (fazes aqueles passos todos até onde te pede para dares um nome à táctica e gravar) e depois converti para o clássico eliminando assim as instruções de banco, de resto tirei só alguns vistos (segurar a bola por exemplo) e meti outros e pouco mais alterei, em 10 minutos (também mexi nos cantos vá) uma táctica vencedora.

MichaelAndrews relativamente ao exemplo que deste de à uns anos para cá também me acontece e ás vezes perco jogos assim mas pronto, é o futebol :-| Relativamente à discussão li todos os posts e queria só saudar a boa troca de opiniões que se teve, bastante civilizada. Bons jogos a todos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença entre o clássico e o moderno nas táticas ? Qual gostam mais ?

Já vi grandes chatices aqui no forum ( fm 2012 ) uns diziam que era mais fácil criar no clássico, outros nem por isso.

Aos mais entendidos no assunto , se quiserem comentar.....

Obrigado :compinchas:

Editado por MICK

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença entre o clássico e o moderno nas táticas ? Qual gostam mais ?

Já vi grandes chatices aqui no forum ( fm 2012 ) uns diziam que era mais fácil criar no clássico, outros nem por isso.

Aos mais entendidos no assunto , se quiserem comentar.....

Obrigado :compinchas:

No clássico não podes dar instruções de banco (gritos). Eu tenho usado sempre o moderno, embora dando uns retoques aqui e ali nas instruções que acho necessárias.

Compartilhar este post

Link para o post

No clássico não podes dar instruções de banco (gritos). Eu tenho usado sempre o moderno, embora dando uns retoques aqui e ali nas instruções que acho necessárias.

Penso que no modo classico sera mais facil! No modo moderno tens sempre a complexidade de cada posicao ter varias opçoes: Ex. para avançado, tens ponta de lança, ponta de lança fixo, avançado recuado, avançado completo.... Isto no modo classico nao tens! è claro que tens la as barras na mesma, mas em minha opineao é menos complexo o modo classico

Compartilhar este post

Link para o post

mas devia dar a mesma para conseguir vencer com jogadores fracos assim pelos vistos nunca vou conseguir vencer a primeira liga com o sousense

Mas ai é que ta a piada da coisa!!! Do teu ponto de vista criavas uma super tactica que qq jogador....jogava ao nivel do Cristiano Ronaldo ou de um Messi! Por isso o FM agora esta mt mais perto da realidade! Teras que fazer o Sousense crescer, ganhar reputaçao para conseguires adequirir cada vez melhores jogadores!!!

Se nao voltavamos ao antigamente em que um super tactica fazia t ganhar a qq equipa sem ter os melhores jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

As setas no modo clássico diferem da maneira como alteras as barras , ou somos

nós que as criamos ?

Já agora qual o verdadeiro significado da seta ?

Desculpem estas perguntas :compinchas:

Editado por MICK

Compartilhar este post

Link para o post

As setas no modo clássico diferem da maneira como alteras as barras , ou somos

nós que as criamos ?

Já agora qual o verdadeiro significado da seta ?

Desculpem estas perguntas :compinchas:

A seta é equivalente ao Correr de Fundo no modo criador de tácticas: a) seta para a frente, o jogador corre de fundo frequentemente; b) sem seta, corre de fundo às vezes; c) seta para a trás, o jogador corre de fundo raramente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ai é que ta a piada da coisa!!! Do teu ponto de vista criavas uma super tactica que qq jogador....jogava ao nivel do Cristiano Ronaldo ou de um Messi! Por isso o FM agora esta mt mais perto da realidade! Teras que fazer o Sousense crescer, ganhar reputaçao para conseguires adequirir cada vez melhores jogadores!!!

Se nao voltavamos ao antigamente em que um super tactica fazia t ganhar a qq equipa sem ter os melhores jogadores

Exacto e com mais uns pozinhos ficava mesmo porreiro, espero que estes gajos não se limitem a alterações estéticas no 2014.

Compartilhar este post

Link para o post

malta eu tenho uma tatica em 4x2x3x1 com:

AI (at.) ----------- MO (at.) ------------ Ex (apo.)

CJR (def) -- MBB (apo.)

Al (aut.) -- DC (cob) -- DC (Bloq) -- DL (aut.)

Que papel aconselham meter no avançado? Neste momento tenho Av. Recuado (atacar) mas nao sei se é o mais indicado.

Boa noite a todos :compinchas:

EDIT: E já agora qual a melhor "maneira" de jogar com PL Fixo? Se com Extremos a apoiar, av. interiores etc.;)

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

CJR (def) -- MBB (apo.)

Que papel aconselham meter no avançado? Neste momento tenho Av. Recuado (atacar) mas nao sei se é o mais indicado.

EDIT: E já agora qual a melhor "maneira" de jogar com PL Fixo? Se com Extremos a apoiar, av. interiores etc.;)

Qual é a estratégia? Atacar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a estratégia? Atacar ?

Desculpa Michael, esqueci-me de meter. É controlar/rigido. ;)

Uso passe curto, pressionar mais, cruzamentos curtos, marcaçao á zona e linha defensiva em 13 (normal)

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa Michael, esqueci-me de meter. É controlar/rigido. ;)

Uso passe curto, pressionar mais, cruzamentos curtos, marcaçao á zona e linha defensiva em 13 (normal)

Pois não sei, já tens um avançado interior a atacar e que corta para dentro, tens o médio ofensivo também a atacar e o av. recuado ainda, todos a correr de fundo frequentemente... ora isto significa que tens 3 jogadores a convergir para a mesma zona do terreno. Por outro lado, do lado direito ninguém faz isto: tens um lateral em automático, o médio btb e um extremo que apoia. Talvez equilibrares melhor, o teu lado esquerdo é muito atacante, o teu lado direito é bem menos.

Compartilhar este post

Link para o post

CJR (def) -- MBB (apo.)

tendo em conta que tens um box to box e MO nao vejo para que teres um avançado recuado...assim vais ter mais um atras a segurar a bola, o que nao é mau tendo em conta que tens dois avanaçdos interiores que aparecem mais adiantados a espera do passe, mas assim depois nunca tens um homem solto na frente para finalizar, se queres manter os dois avançados interiores a atacar entao sim convem teres um avanaçdo que segure a bola e organize o ataque, se queres ter um homem para finalizar na frente, metes os avanaçados interiores a apoiar para lhe meter as bolas no espaço vazio, eu na minha opiniao jogada com dois extremos apoiar e um ponta lança assim ate vem atras e tudo buscar a bola quando é o lateral que a tem dao mais apoio

Compartilhar este post

Link para o post

tendo em conta que tens um box to box e MO nao vejo para que teres um avançado recuado...assim vais ter mais um atras a segurar a bola, o que nao é mau tendo em conta que tens dois avanaçdos interiores que aparecem mais adiantados a espera do passe, mas assim depois nunca tens um homem solto na frente para finalizar, se queres manter os dois avançados interiores a atacar entao sim convem teres um avanaçdo que segure a bola e organize o ataque, se queres ter um homem para finalizar na frente, metes os avanaçados interiores a apoiar para lhe meter as bolas no espaço vazio, eu na minha opiniao jogada com dois extremos apoiar e um ponta lança assim ate vem atras e tudo buscar a bola quando é o lateral que a tem dao mais apoio

Ele não tem dois avançados interiores, só tem um :-) o outro é um extremo a apoiar. E o avançado recuado está com função de atacar, como tal não vem atrás, pelo contrário, vai encostar à frente. O médio ofensivo também está a desmarcar-se assim que pode a chegar mais à frente e a estes dois junta-se ainda o avançado interior a cortar para dentro.

Conclusão: tem 3 jogadores a cair na mesma zona :-)

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal.,

como ja havia dito antes, ando a trabalhar num 433 que ja esta quase pronto, esta tactica, baseia-se na mistura dos estilos de jogo que mais gosto, contem a posse de bola do estilo guardiola do barcelona, as transiçoes rapidas e em bloco em passes curtos do jurgen klopp do dortmun , o carrossel e mobilidade estilo futebol total da selecçao holandesa, o futebol total e por fim a fluidez do jorge jesus do benfica, mais a frente irei esmiuçar a tactica e falar sobre ela e de todos os seus pontos fortes e fracos, por agora ficam so estes tres resultados.

bfp9nc.jpg

125l0n9.jpg

4qkkr6.jpg

da salientar que tanto contra o rayo como contra o atl madrid foi para a taça do rey e rodei o plantel e ainda que contra o atl madrid ficamos a jogar so 10 apartir da primeira meia hora de jogo e ainda assim espetamos 5

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...