Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Este é o sistema triplo que tenho usado tanto no Porto como no Espinho

Geralmente começo em 433, consoante correm os jogos e consoante as alterações do adversário posso (ou não) alterar para 4231. O 442 quando uso é nos últimos 15-20 minutos, 90% das vezes garante-me sempre o resultado se preciso de marcar mais um golo.

Convém, claro, ter jogadores que façam mais do que uma posição.

Estou a começar a 4ª época, ganhei tudo no Porto inclusive Liga Europa e Supertaça Europeia. No Espinho, so comecei a treinar há duas épocas, na primeira não subimos por batota do FM, subimos à II Liga a época passada e agora no início do campeonato já estamos em 1º lugar.

Cuidado com o 433 em equipas pequenas, no Espinho ao início não estava a funcionar bem, agora na II Liga está a resultar.

Irrelevante, equipas não profissionais treinam igual seja qual for a divisão :-)

A questão não é tanto as barras, mas as incoerências que possas ter na táctica como o El Capone já referiu. Eu também nunca tive as barras completas.

Michael, podias meter SS do Bernard please?

Uma coisa que comecei a notar é que os putos evoluem "pa caraças". Comecei um save no Southampton, tem corrido bastante bem embora eu tenha tido alguns problemas com táticas, mas mesmo assim estou em 1º, já derrotei todos os grandes. Comprei Fierro, Strandberg (aconselho), Maupay e mesmo sem tutor têm evoluido muito bem. Vou tentando repartir os minutos entre todos.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é não ter as barras completas, é ter as barras no mínimo :mrgreen: já agora, com equipas semi-profissionais não sei, mas nas amadoras, se as condições de treino não forem boas, aquela barra de distribuição da preparação de jogo não dá para mexer, fica sempre do lado direito.

Mas desci os extremos para médios ala, mantendo-os extremos na mesma e joguei agora um jogo. Senti que a equipa jogou melhor defensivamente, porque os extremos descem para defender a área (também mudei as marcações para marcação ao homem nas instruções individuais), mas agora o ataque parece que baixou de rendimento, mesmo tendo ganho 3-1, em que o golo deles foi de canto. Costumava-mos ter uma posse de bola entre os 55% e os 65%, agora tivemos menos de 50% neste jogo.

Vou ver se foi uma coisa esporádica e se no próximo jogo aumenta ou não.

Mas agora em vez de ter 3 médios centro cansados, tenho 5 médios cansados porque é a zona do terreno mais cansativa com esta táctica. Principalmente as pontas que correm dum lado para o outro do campo.

Há quanto tempo estás a treinar a equipa???? Era o que te estava a dizer, eu nunca tive as barras cheias mas ao longo de época e meia subiram e agora que estou na II Liga estão a ficar cheias... não estão cheias, mas... :-)

Pois, na 2ª divisão também não dá para mexer, apenas a intensidade do treino geral e essa usei-a no máximo.

Além disso, estás a jogar com uma filosofia Muito Rígida logo não estejas à espera que os teus extremos defendam.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, podias meter SS do Bernard please?

Uma coisa que comecei a notar é que os putos evoluem "pa caraças". Comecei um save no Southampton, tem corrido bastante bem embora eu tenha tido alguns problemas com táticas, mas mesmo assim estou em 1º, já derrotei todos os grandes. Comprei Fierro, Strandberg (aconselho), Maupay e mesmo sem tutor têm evoluido muito bem. Vou tentando repartir os minutos entre todos.

Só agora na 4ª época é que fiz contratações: Bernard, Leandro Paredes, Brayan Angulo... ah e a época passada comprei o Quintero que estava no Pescara, na imprensa (a sério e não do FM) dizia-se que vinha para o Porto. De resto, é miúdos regen mas ainda muito miúdos e contratações com potencial de futuro (Luka Djordevic). E esta época também tive que comprar 2 guarda-redes, o Helton reformou-se e dispensei o Fabiano. Mas lá está, já vendi o James, Alex Sandro, Otamendi, Paulo Machado, Fernando, Anderson... uma pipa de dinheiro :-)

bernardgeralperfil.png

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os extremos que agora estão na posição de médios ala mas com papel de extremos baixaram para defender, mesmo com a filosofia muito rígida e com regra de manter posição. Tanto que baixaram que a outra equipa raramente cruzou nesse jogo.

Estou agora a acabar a primeira época, a 4 jogos do fim. Mas só se neste FM as barras sobem mais devagar porque no FM12 por esta altura já tinha as barras no máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os extremos que agora estão na posição de médios ala mas com papel de extremos baixaram para defender, mesmo com a filosofia muito rígida e com regra de manter posição. Tanto que baixaram que a outra equipa raramente cruzou nesse jogo.

Estou agora a acabar a primeira época, a 4 jogos do fim. Mas só se neste FM as barras sobem mais devagar porque no FM12 por esta altura já tinha as barras no máximo.

O FM já é um jogo a sério, o 2012 nem por isso:-)É apenas uma opinião, mas eu não consigo ver uma equipa como algo partido, em que uns só podem defender, outros só podem transitar e outros atacar, uma equipa é um todo e cada jogador deve saber participar em várias fases do jogo. Ou seja, tu dizes aos teus avançados só para atacarem, mas depois queixas-te que não defendem lol :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu estou-me a queixar onde? Eu disse que agora a equipa está melhor defensivamente porque os extremos baixaram para defender e estou a queixar-me? :mrgreen: Por acaso a única coisa que me queixei foi da posse de bola que desceu, mas como foi só um jogo que fiz, até pode não ser nada.

Não sei onde estou a queixar-me dos "avançados" não "defenderem" mas pronto.

E aliás, até tenho que agradecer ao el_capone pela dica.

Editado por DaHunter

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu estou-me a queixar onde? Eu disse que agora a equipa está melhor defensivamente porque os extremos baixaram para defender e estou a queixar-me? :mrgreen: Por acaso a única coisa que me queixei foi da posse de bola que desceu, mas como foi só um jogo que fiz, até pode não ser nada.

Não sei onde estou a queixar-me dos "avançados" não "defenderem" mas pronto.

E aliás, até tenho que agradecer ao el_capone pela dica.

lol ok ok eu quando disse queixar foi mais a generalizar, mas olha que nessa filosofia muito rígida vais acabar por constatar que os avançados ou extremos não vão ser muito voluntariosos para defender :-)

Compartilhar este post

Link para o post

para quem nao acredita em dejavus foi igualzinho tabelinha em 4 toques rapidos em frente a area com gaitan a fazer a assistencia e lima a finalizar , so faltava o arbitro ser o capela

:biggrin:

2u5su89.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

para quem nao acredita em dejavus foi igualzinho tabelinha em 4 toques rapidos em frente a area com gaitan a fazer a assistencia e lima a finalizar , so faltava o arbitro ser o capela

:biggrin:

Se tiveres oportunidade, experimenta o sistema triplo que coloquei uns posts acima. Não dá 100% de vitórias obviamente, mas funciona bem no Porto e no Espinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiveres oportunidade, experimenta o sistema triplo que coloquei uns posts acima. Não dá 100% de vitórias obviamente, mas funciona bem no Porto e no Espinho.

ja tinha visto mas ainda nao testei mas tanto no sousense como no benfica tou quase com 10 pontos de avanço, por isso mais um jogo ou dois e ja posso testar as tuas tacticas a vontade

Compartilhar este post

Link para o post

ja tinha visto mas ainda nao testei mas tanto no sousense como no benfica tou quase com 10 pontos de avanço, por isso mais um jogo ou dois e ja posso testar as tuas tacticas a vontade

Ainda muito no início, apenas 6 jogos disputados na II Liga, mas tenho o Espinho em 4º lugar, 4 vitórias, 2 derrotas... e cifrões nem vê-los, nem uns contratozinhos de televisão.

Compartilhar este post

Link para o post

No benfica estas a jogar 4-4-2 losango?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda muito no início, apenas 6 jogos disputados na II Liga, mas tenho o Espinho em 4º lugar, 4 vitórias, 2 derrotas... e cifrões nem vê-los, nem uns contratozinhos de televisão.

o cifroes começou-me a ganhar agora 1-0 mas terminei o jogo a vencer 3-1 e mamei esse 1-0 pq o lateral saiu a pressionar demais e abriu espaço de onde saiu o cruzamento mas ja corrigi isso, é cifroes ou cinfaes? eu joguei foi contra o cinfaes :biggrin:

No benfica estas a jogar 4-4-2 losango?

sim, mas transforma-se num 4132 visto que o aimar joga a 10 e tem uma mentalidade normal desce ate meio campo e o lima ou o cardozo dependendo de quem jogo sao jogador alvo ou avançado recuado tambem com uma mentalidade normal dao apoio ao aimar na troca de bola mas como o sistema é muito fluido aparecem todos a mesma para finalizar, faz-me lembrar o Benfica de 2009/2010 eheh

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

o cifroes começou-me a ganhar agora 1-0 mas terminei o jogo a vencer 3-1 e mamei esse 1-0 pq o lateral saiu a pressionar demais e abriu espaço de onde saiu o cruzamento mas ja corrigi isso, é cifroes ou cinfaes? eu joguei foi contra o cinfaes :biggrin:

sim, mas transforma-se num 4132 visto que o aimar joga a 10 e tem uma mentalidade normal desce ate meio campo e o lima ou o cardozo dependendo de quem jogo sao jogador alvo ou avançado recuado tambem com uma mentalidade normal dao apoio ao aimar na troca de bola mas como o sistema é muito fluido aparecem todos a mesma para finalizar, faz-me lembrar o Benfica de 2009/2010 eheh

É mesmo cifrões, cheta, tutu, só tive 800 euros (não é 800 mil, é mesmo 800) para transferências :-) o que vale é que nos finais de época saem vários jogadores e fico sempre com uns milhares para salários e vou buscar jogadores sem contrato.

Compartilhar este post

Link para o post

É mesmo cifrões, cheta, tutu, só tive 800 euros (não é 800 mil, é mesmo 800) para transferências :-) o que vale é que nos finais de época saem vários jogadores e fico sempre com uns milhares para salários e vou buscar jogadores sem contrato.

epa e eu a pensar que isso era uma equipa :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

É uma manta de retalhos :biggrin: mas a rapaziada está a aguentar-se bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa Michael ;) eu raramente me queixo quando estou a jogar, só mesmo acho estranho as barras não mexerem, mas pode ser que isso passe. Os alas/extremos têm mentalidade normal, com papel de apoio e marcação ao homem sem especificar qual homem, por isso penso que mesmo a muito rígido eles joguem tanto a defender como a atacar, mas se calhar posso experimentar uma filosofia menos rígida, mas tenho medo que "estrague" a táctica e perca pontos que não posso perder. Já estamos nos Playoffs mas queria acabar campeões :mrgreen:

Ou posso sempre especificar os extremos da outra equipa (caso haja) mas assim depois não atacam tanto, ficam concentrados na defesa e pode descer o rendimento. Os melhores marcadores são os avançados (o ex-benfica juniores :prayer:), mas os meus extremos têm muitas assistências também.

Editado por DaHunter

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa Michael ;) eu raramente me queixo quando estou a jogar, só mesmo acho estranho as barras não mexerem, mas pode ser que isso passe. Os alas/extremos têm mentalidade normal, com papel de apoio e marcação ao homem sem especificar qual homem, por isso penso que mesmo a muito rígido eles joguem tanto a defender como a atacar, mas se calhar posso experimentar uma filosofia menos rígida, mas tenho medo que "estrague" a táctica e perca pontos que não posso perder. Já estamos nos Playoffs mas queria acabar campeões :mrgreen:

Ou posso sempre especificar os extremos da outra equipa (caso haja) mas assim depois não atacam tanto, ficam concentrados na defesa e pode descer o rendimento. Os melhores marcadores são os avançados (o ex-benfica juniores :prayer:), mas os meus extremos têm muitas assistências também.

Fazes um backup da tática tal como está e depois já podes fazer experiências preservando a que tens :-) O importante é que funcione bem e tenhas bons resultados, embora eu ache que seja contraditório avançados (e defesas) defenderem e atacarem em filosofias rígidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tenho um backup da táctica, mas a 4 jornadas do fim, com o 2º a 1 ponto de nós, é só mesmo disso que tenho medo. Mas como a táctica base é a mesma e só vou mudar a filosofia, acho que não vai haver problema. A meio do jogo se tiver em dificuldades ponho a filosofia na mesma. Vou experimentar agora ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Peguntei aos gajos da Sigames se era possivel no FM 2013 conseguir ganhar a uma equipa grande, dei o exemplo duma equipa da 3ª liga conseguir vencer uma da 1ª liga, basicamente o que ele me disse foi que sim que é muito dificil pq o FM esta muito igual a realidade do Futebol neste momento mas pode ser possivel mas que o tomba gigantes so acontece muito raramente e para sso é preciso eu analizar os pontos fracos da equipa adversaria antes de ir jogar com eles, observar um jogo em que eles tenham perdido, e vermos que jogadores mais fracos eles tem e jogarmos em contra ataque com uma defesa funda e um comprimento fechado e com extremos rapidos, e se os defesas deles forem lentos meter bola das costas se forem rapidos mas baixos meter a bola pelo ar e utilizar um PL alto, cheguei a conclusao que vamos passar mais tempo a obervar o adversario do que a jogar :biggrin: ou entao vamos treinar equipas grandes, vou deixarmos aqui o que eles me responderam para lerem

Yes, it is of course impossible to beat big teams with small teams, but you shouldn't expect to get any form of guaranteed success. The simple truth is that FM is very much reflective of real life and thus giantkillings are very rare.

The best way you can improve your chances is to prepare well. Get a scout report on the opposition, look at their strengths and try and prevent them - for example, if they have a very good left winger, play your defensive midfielder a little more right than usually, to help your full back to combat the threat - and find any areas of potential weakness to exploit. This might even mean watching their games in detail to find out where they might be susceptible, or it might be very simple, like seeing that they have a very weak and young goalkeeper and choosing to pump the ball into the box to exploit this. I would recommend looking where your opposition have lost in the league, and see what the team who beat them did. Did they focus on crosses? Did they press high? Did they sit deep and counter?

You are probably not going to dominate possession, so I would focus on sitting deep and narrow, and then trying to counter attack with quick wingers. This is of course risky as it invites pressure but everything is a risk when the opposition are vastly superior, and it is probably the best thing to do if you have solid centre backs who can defend crosses.

I would also advocate using a 4-5-1 or a variant of that, to attempt to disrupt their passing rhythm in midfield. Play hard working midfielders with defenders with good Jumping, Concentration, Strength and Composure; play a striker with a physical advantage over their defenders. If their defenders are slow, play your fastest striker; if they are fast but small, play your tallest striker and pump balls into the box.

It is all about giving yourself the best opportunity to win. Tailor your game towards preventing as many weaknesses as you can while giving yourself a potential outlet for goals. You will probably lose, but with a little luck and the implementation of the above tips, you might just get a win or draw. If you want more advice on reacting to your opposition have a look at our match analyses and The Importance of Team Selection. Good luck.

Compartilhar este post

Link para o post

Voces quando vao para o benfica ou porto contratam novo staff ou mantém o mesmo staff ?

Compartilhar este post

Link para o post

Voces quando vao para o benfica ou porto contratam novo staff ou mantém o mesmo staff ?

primeiro vejo o plantel e onde houver falhas tento contratar jogadores para ai, começo a ver os por emrpestimo se ha alguem de jeito, senao vou ao mercado, normalmente contrato dois ou 3 jogadores dependo das lacunas da equipa por exemplo para o benfica fui buscar o rat para defesa esquerdo por emprestimo e o sahin para medio defensivo tambem por emprestimo, isto pq se o matic se lesiona ou esta cansado nao havia ninguem para rodar com ele e o defesa esquerdo ja se sabe é o problema do benfica, e depois fui buscar um puto novo com muito potencial as reservas do dortmun para central esse ainda é para evoluir ta na equipa B para nao estar parado e joga na equipa principal so assim aqueles jogos que eu tenho a certeza que vou ganhar so para se habituar ao plantel e ao meu estilo de jogo ou caso o luisao e o garay nao poderem jogar claro

em relaçao ao staff contrato um adjunto e depois vou contratando aos poucos, o ideal seria contratar logo, mas nao arrisco muito logo na primeira epoca a gastar pq pode depois nao haver para renovaçoes de contratos ou salarios

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro vejo o plantel e onde houver falhas tento contratar jogadores para ai, começo a ver os por emrpestimo se ha alguem de jeito, senao vou ao mercado, normalmente contrato dois ou 3 jogadores dependo das lacunas da equipa por exemplo para o benfica fui buscar o rat para defesa esquerdo por emprestimo e o sahin para medio defensivo tambem por emprestimo, isto pq se o matic se lesiona ou esta cansado nao havia ninguem para rodar com ele e o defesa esquerdo ja se sabe é o problema do benfica, e depois fui buscar um puto novo com muito potencial as reservas do dortmun para central esse ainda é para evoluir ta na equipa B para nao estar parado e joga na equipa principal so assim aqueles jogos que eu tenho a certeza que vou ganhar so para se habituar ao plantel e ao meu estilo de jogo ou caso o luisao e o garay nao poderem jogar claro

em relaçao ao staff contrato um adjunto e depois vou contratando aos poucos

mas em relação aos preparadores e treinadores adjuntos ? mantens tudo igual ?

Compartilhar este post

Link para o post

em relaçao ao staff contrato um adjunto e depois vou contratando aos poucos, o ideal seria contratar logo, mas nao arrisco muito logo na primeira epoca a gastar pq pode depois nao haver para renovaçoes de contratos ou salarios

Muito obrigado pela dica :D

Compartilhar este post

Link para o post

Peguntei aos gajos da Sigames se era possivel no FM 2013 conseguir ganhar a uma equipa grande, dei o exemplo duma equipa da 3ª liga conseguir vencer uma da 1ª liga, basicamente o que ele me disse foi que sim que é muito dificil pq o FM esta muito igual a realidade do Futebol neste momento mas pode ser possivel mas que o tomba gigantes so acontece muito raramente e para sso é preciso eu analizar os pontos fracos da equipa adversaria antes de ir jogar com eles, observar um jogo em que eles tenham perdido, e vermos que jogadores mais fracos eles tem e jogarmos em contra ataque com uma defesa funda e um comprimento fechado e com extremos rapidos, e se os defesas deles forem lentos meter bola das costas se forem rapidos mas baixos meter a bola pelo ar e utilizar um PL alto, cheguei a conclusao que vamos passar mais tempo a obervar o adversario do que a jogar :biggrin: ou entao vamos treinar equipas grandes, vou deixarmos aqui o que eles me responderam para lerem

Yes, it is of course impossible to beat big teams with small teams, but you shouldn't expect to get any form of guaranteed success. The simple truth is that FM is very much reflective of real life and thus giantkillings are very rare.

The best way you can improve your chances is to prepare well. Get a scout report on the opposition, look at their strengths and try and prevent them - for example, if they have a very good left winger, play your defensive midfielder a little more right than usually, to help your full back to combat the threat - and find any areas of potential weakness to exploit. This might even mean watching their games in detail to find out where they might be susceptible, or it might be very simple, like seeing that they have a very weak and young goalkeeper and choosing to pump the ball into the box to exploit this. I would recommend looking where your opposition have lost in the league, and see what the team who beat them did. Did they focus on crosses? Did they press high? Did they sit deep and counter?

You are probably not going to dominate possession, so I would focus on sitting deep and narrow, and then trying to counter attack with quick wingers. This is of course risky as it invites pressure but everything is a risk when the opposition are vastly superior, and it is probably the best thing to do if you have solid centre backs who can defend crosses.

I would also advocate using a 4-5-1 or a variant of that, to attempt to disrupt their passing rhythm in midfield. Play hard working midfielders with defenders with good Jumping, Concentration, Strength and Composure; play a striker with a physical advantage over their defenders. If their defenders are slow, play your fastest striker; if they are fast but small, play your tallest striker and pump balls into the box.

It is all about giving yourself the best opportunity to win. Tailor your game towards preventing as many weaknesses as you can while giving yourself a potential outlet for goals. You will probably lose, but with a little luck and the implementation of the above tips, you might just get a win or draw. If you want more advice on reacting to your opposition have a look at our match analyses and The Importance of Team Selection. Good luck.

Possível é e tens desde logo o exemplo do teu Sourense (ou Sousense) e eu no Espinho, que nas estatísticas da equipa em comparação com as outras, é das piores e ao cabo de 11 jornadas estamos em 2º lugar a 1 ponto do 1º :-)

Agora o que me parece é que a SI podia aproveitar a oportunidade do lançamento do FM2014 para melhorar alguns aspectos:

- as conferências de imprensa, conversas com jogadores e palestras à equipa precisam de ser melhoradas, é giro e tal ao início mas depois farta porque é sempre a mesma coisa;

- os relatórios dos observadores sobre o próximo adversário estão maus: tenho observadores com excelentes atributos de observação e conhecimento táctico com atributo 17 e estou sempre a receber relatórios que me dizem que o clube adversário foi fundado na data xpto, Isto é de uma utilidade de bradar aos céus

- os comentários do adjunto durante o jogo são ridículos, mais valia nem existir, como exemplo pode-se dar uma situação da equipa ter uns 15 remates dos quais 2 ou 3 foram de longe e o adjunto dá a preciosa informação que estamos a conseguir rematar mas apenas de longe;

- instruções de banco aos jogadores e não apenas à equipa: se um jogador está nervoso ter a possibilidade de o acalmar, se está desconcentrado dizer-lhe que se concentre, etc, etc

- correcção da porcaria dos bugs dos cantos curtos e dos lançamentos laterais: nunca marcam um canto curto mesmo estando definido que são curtos; nos lançamentos laterais curtos é sempre o avançado centro que vem receber a bola, independentemente da instrução que lhe tenha sido dada;

- possibilidade de dizer à equipa para acelerar (ou não) o jogo em certas zonas do campo, independentemente da posição dos jogadores

- instruções de banco à equipa devem contemplar opções de temporização e perder tempo;

- acabar com a parvoíce de em todos os jogos atirar bolas aos postes;

- possibilidade de comprar uma percentagem do passe dos jogadores (isto já não me parece porque o jogo é inglês e os clubes ingleses não funcionam como os nossos)

No caso em particular de que falas, acho que seria excelente o AssMan (a língua inglesa é mesmo maravilhosa lolol) ao fim de uns jogos dar dicas / sugestões mais detalhadas, por exemplo:

a) se estamos a querer adoptar um futebol de posse, o AssMan dar sugestões no sentido de melhorar a posse seja durante a semana enquanto se treina (nesta caso, daria sugestões de treino), seja durante o próprio jogo a disputar. O mesmo valeria para qualquer filosofia de jogo que quisessemos adoptar;

b) se durante um jogo, o AssMan dá indicações que estamos a falhar muitos passes longos ou não estamos a conseguir cruzamentos, daria sugestões para melhorar estes ou outros aspectos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...