Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

nao foi uma jogada de ataque e depois eles tentaram sair para o contra ataque rapido mas nao conseguiram pq a o matic travou o contra ataque, gaitan vai a linha cruzar mas cardozo falha o cabeceamento

Ah e não esqueças de uma coisa: tu gostas de jogar a pressionar forte tal como eu, portanto as equipas adversárias são forçadas a encostar atrás e ficam com as linhas mais juntas. Ora sendo fortemente pressionados e tendo a linha defensiva e dos médios muito juntas, dificilmente exploras espaços entre as duas. Teria muito mais efeito se baixasses tu as tuas linhas, convidando o adversário a avançar, a abrir linhas e então sim, explorar o espaço entre a defesa e os médios. Pressionando muito forte e encostando os gajos atrás, é preciso mais circulação de bola e envolvimento dos laterais ou alas.

Compartilhar este post

Link para o post

Supertaça, início da época de 2015 :-)

Tenho uma equipa praticamente nova, quase tudo miúdos, só sobraram Danilo, Moutinho, o Lucho (mas nesta altura é só para encher chouriços), Kleber, Mangala e este ano é para o Atsu e o Iturbe imporem-se como titulares. Durante a pré-época vai fui jogar fora contra o Sparta Praga (5-0), fora contra o Velez Sarsfield (5-1) e recebi o Arsenal (4-0).

assim é que é fixe apostar na formaçao e depois mete-los a render e no fim fazer grandes negocios com eles

Compartilhar este post

Link para o post

assim é que é fixe apostar na formaçao e depois mete-los a render e no fim fazer grandes negocios com eles

Se quiseres experimentar as 3 tácticas que estou a usar, posto aí noutro tópico. Também estão a funcionar muito bem no Espinho (3-1 fora à Académica), 2-0 (PSG reservas).

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres experimentar as 3 tácticas que estou a usar, posto aí noutro tópico. Também estão a funcionar muito bem no Espinho (3-1 fora à Académica), 2-0 (PSG reservas).

deste 2-0 zero ao PSG com o Espinho? :medinho: ah as reservas epa mas mesmo assim é um grande resultado

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

deste 2-0 zero ao PSG com o Espinho? :medinho: ah as reservas epa mas mesmo assim é um grande resultado

E 3-1 ao Toulouse :-) às reservas também, claro. Bom, agora isto vai começar a sério, II e I Liga... até os comemos, ca....go

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida. Vocês metem os extremos a marcar individualmente os defesas adversários (especificamente) e os defesa os extremos adversários (especificamente)?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida. Vocês metem os extremos a marcar individualmente os defesas adversários (especificamente) e os defesa os extremos adversários (especificamente)?

os defesas costumo meter a zona apertada os laterais e os centrais a homem e os extremos depende da tactica e da posiçao deles e da fluidez, ve aqui neste caso o que aconteceu devido a amrcaçao apertada ou a pressao:

encontrei isto num site que me parece interessante, é preciso ter muito cuidado com a pressao dos defesas, vejam so do lado direito ficam o lateral e o central mais recuados para afzer a cobertura do emanuelson no entao do lado esquerno o kompany e o kolarov saiem a pressionar e abrem espaços para sidwell e petric ,agora a minha duvida foi a seguinte sera que isto foi devido apenas so a pressao ou tambem a marcaçao a zona apertada?

2njhx0m.png

isto ainda me leva a querer mais outra coisa, é bem provavel que a IA se tem apercebido disso e metido a jogar pelo flanco direito devido a quantida de jogares que ali a aperecem, imaginem esta situaçao que voces estao a observar o jogo e notam que esta a haver demaisado espaço do flanco esquerdo entao é de aproveitar explorar-mos esse espaço, mas neste caso nao fomos nos a explorar esse espaço mas sim a IA

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Ah e não esqueças de uma coisa: tu gostas de jogar a pressionar forte tal como eu, portanto as equipas adversárias são forçadas a encostar atrás e ficam com as linhas mais juntas. Ora sendo fortemente pressionados e tendo a linha defensiva e dos médios muito juntas, dificilmente exploras espaços entre as duas. Teria muito mais efeito se baixasses tu as tuas linhas, convidando o adversário a avançar, a abrir linhas e então sim, explorar o espaço entre a defesa e os médios. Pressionando muito forte e encostando os gajos atrás, é preciso mais circulação de bola e envolvimento dos laterais ou alas.

Como faço para baixar as linhas? Na opção Linha defensiva? Ou nos gritos ?

Editado por Snopyy

Compartilhar este post

Link para o post

Como faço para baixar as linhas? Na opção Linha defensiva? Ou nos gritos ?

como assim baixres as linhas? baixares a linha defensiva ou juntares mais a linha media com a linha defensiva e por sua a vez a linha media com a linha avançada?

para conseguir explorar os espaços é abrir mais o comprimento entre linhas, assim vais fazer com que a linha media e a linha defensiva adversaria fiquem mais afastadas quando mais os teus medio estiverem afastados dos avançados mais obrigas o adversario a abrir para conseguir fazer as marcaçoes

senao se importam gostava de uma sugestao em relaçao ao ultipo post que fiz, sera da pressao ou da marcaçao apertada?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

como assim baixres as linhas? baixares a linha defensiva ou juntares mais a linha media com a linha defensiva e por sua a vez a linha media com a linha avançada?

para conseguir explorar os espaços é abrir mais o comprimento entre linhas, assim vais fazer com que a linha media e a linha defensiva adversaria fiquem mais afastadas quando mais os teus medio estiverem afastados dos avançados mais obrigas o adversario a abrir para conseguir fazer as marcaçoes

senao se importam gostava de uma sugestao em relaçao ao ultipo post que fiz, sera da pressao ou da marcaçao apertada?

As linhas todas de forma a que o adversário se abra de modo a conseguir explorar os espaços?

Penso que é dá pressão (em relação ao defesa central) e talvez uma marcação apertada por parte do defesa lateral, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso marcação à zona apertada e os extremos marcam ao homem sem especificar, funciona que é uma bomba.

Compartilhar este post

Link para o post

2wpv2hz.jpg

Muito obrigado pelo espaço :D ehehe

Eu uso marcação à zona apertada e os extremos marcam ao homem sem especificar, funciona que é uma bomba.

Hum ... vou exprerimentar :)

Compartilhar este post

Link para o post

As linhas todas de forma a que o adversário se abra de modo a conseguir explorar os espaços?

Penso que é dá pressão (em relação ao defesa central) e talvez uma marcação apertada por parte do defesa lateral, na minha opinião.

Primeiro é não mexeres na barra da linha defensiva nem na da pressão, depois sim dás a instrução de banco para baixar mais as tuas linhas. Eu continuo a achar isso um erro, essa fé, essa crença que por baixarem as linhas vão ter mais espaço. A lógica é que o adversário suba e faça mais pressão, obrigando os vossos jogadores a decidirem mais rápido e decisões mais rápidas levam a mais asneiras. É preciso ter jogadores com atributos muito concretos (e bons atributos) para fazer isso como deve ser. De resto, o ritmo de jogo deve ser ditado pela nossa equipa, o controlo do meio-campo assegurado pelo nosso meio-campo e pressão nos gajos à fardazana.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro é não mexeres na barra da linha defensiva nem na da pressão, depois sim dás a instrução de banco para baixar mais as tuas linhas. Eu continuo a achar isso um erro, essa fé, essa crença que por baixarem as linhas vão ter mais espaço. A lógica é que o adversário suba e faça mais pressão, obrigando os vossos jogadores a decidirem mais rápido e decisões mais rápidas levam a mais asneiras. É preciso ter jogadores com atributos muito concretos (e bons atributos) para fazer isso como deve ser. De resto, o ritmo de jogo deve ser ditado pela nossa equipa, o controlo do meio-campo assegurado pelo nosso meio-campo e pressão nos gajos à fardazana.

Muito obrigado pela dica :D

Compartilhar este post

Link para o post

Michael posta ai as tacticas que tavas a falar que é para um gajo dar uma olhadela.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que me vão poder ajudar; estou a jogar com uma equipa amadora da 1º Divisão da AF Lisboa e não interessa que tácticas faço, as barras não sobem por nada. Estão iguais ao que sempre estiveram, e embora até a equipa jogue muito bem, há certos jogos em que não são consistentes, e tanto ganho 3-0, 4-1, 3-1, etc, etc, etc seguido, e depois vou perder 3-2 contra uma equipa bem mais fraca que a minha, ou sofro muitos golos mesmo que ganhe.

Será por ser uma equipa amadora que as barras não sobem? Porque lembro-me no FM12, a jogar com uma equipa japonesa também amadora, as barras subiam.

Compartilhar este post

Link para o post

podes escolher a opçao jogar atraves da defesa se tiveres bons defesas eles vao vir para a frente a tentar recuperar a bola e abrem-te espaços na frente

Muito obrigado pelo espaço :D ehehe

Hum ... vou exprerimentar :)

eheh grande buraco era a vontade do fregues lool

Acho que me vão poder ajudar; estou a jogar com uma equipa amadora da 1º Divisão da AF Lisboa e não interessa que tácticas faço, as barras não sobem por nada. Estão iguais ao que sempre estiveram, e embora até a equipa jogue muito bem, há certos jogos em que não são consistentes, e tanto ganho 3-0, 4-1, 3-1, etc, etc, etc seguido, e depois vou perder 3-2 contra uma equipa bem mais fraca que a minha, ou sofro muitos golos mesmo que ganhe.

Será por ser uma equipa amadora que as barras não sobem? Porque lembro-me no FM12, a jogar com uma equipa japonesa também amadora, as barras subiam.

verifica pq é que sofreste esses golos, se deixaste espaço entre linahs ou se fizes-te mal as marcaçoes ou se estas a presisonar demais, ou ate se a tua tactica nao se esta a adequar a tactica do adversario por exemplo contra um 4-1-2-1-2 tentar cortar para dentro é suicidio pq eles fexam-se muito a meio, nesses casos deves jogar mais pelos flancos, nao pode ser a mesma tactica para tudo

aqui mais um caso mas neste caso nem precisamos de pensar muito para evr a borrada que o maicon esta a fazer, esta a faze rmal a marcaçao se a bola lhe cai nas costas sera golo certo pq nao esta fora de jogo e os avançados vao avançar para receber ou bola nas costas ou cruzamento isto se nao for logo directo a baliza

mvokyh.png

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta divisão as outras equipas jogam 95% das vezes em 4-4-2, e a minha táctica até é boa contra essa. O problema é que faço tácticas que têm esta como base mas os jogadores não se adaptam, nem jogam bem. Sempre que tentei jogar com outras tácticas perdi os jogos, e na recta final não posso perder pontos porque estou a 5 jornadas do fim, com o 2º a 1 ponto atrás :mrgreen:

Quando começar a pre-época já vou experimentar outras, mas como as barras não sobem, não sei até que ponto vão ser eficazes. A táctica "oficial" é este 3-5-2, em que poucos golos são concedidos por cruzamentos, alguns são mesmo de bola parada e o resto de bola corrida pelo meio. Resulta mesmo bem contra 4-4-2, fora uma falha ou outra:

2q24tfo.jpg

O "Spin-Off" é um 4-1-3-2. Queria usa-lo contra as tácticas que não são 4-4-2, tácticas que usem 5 defesas (3 centrais e 2 alas) ou outras mais complexas (como essa que referiste, embora não tenha visto ser usada), porque com a outra táctica sofro muito mais golos contra este tipo de tácticas, mas não parece resultar. Sempre que a usei, depois de mudar algumas coisas, nunca consegui ganhar um único jogo. Volto sempre para a 3-5-2 porque é a que me dá resultados.

358xkyw.jpg

Sempre construí as minhas tácticas, não gosto de usar tácticas postadas no fórum, não sou contra quem o faz, mas não é para mim. Não sou um génio, bem longe disso, ou já tinha visto o que está errado com a segunda táctica :mrgreen: O meu problema mesmo é as barras de adaptabilidade das tácticas não subirem.

EDIT: não vale a pena dizer que tenho os jogadores errados nas posições porque não me apeteceu limpar a selecção :mrgreen:

Editado por DaHunter

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta divisão as outras equipas jogam 95% das vezes em 4-4-2, e a minha táctica até é boa contra essa. O problema é que faço tácticas que têm esta como base mas os jogadores não se adaptam, nem jogam bem. Sempre que tentei jogar com outras tácticas perdi os jogos, e na recta final não posso perder pontos porque estou a 5 jornadas do fim, com o 2º a 1 ponto atrás :mrgreen:

Quando começar a pre-época já vou experimentar outras, mas como as barras não sobem, não sei até que ponto vão ser eficazes. A táctica "oficial" é este 3-5-2, em que poucos golos são concedidos por cruzamentos, alguns são mesmo de bola parada e o resto de bola corrida pelo meio. Resulta mesmo bem contra 4-4-2, fora uma falha ou outra:

O "Spin-Off" é um 4-1-3-2. Queria usa-lo contra as tácticas que não são 4-4-2, tácticas que usem 5 defesas (3 centrais e 2 alas) ou outras mais complexas (como essa que referiste, embora não tenha visto ser usada), porque com a outra táctica sofro muito mais golos contra este tipo de tácticas, mas não parece resultar. Sempre que a usei, depois de mudar algumas coisas, nunca consegui ganhar um único jogo. Volto sempre para a 3-5-2 porque é a que me dá resultados.

Sempre construí as minhas tácticas, não gosto de usar tácticas postadas no fórum, não sou contra quem o faz, mas não é para mim. Não sou um génio, bem longe disso, ou já tinha visto o que está errado com a segunda táctica :mrgreen: O meu problema mesmo é as barras de adaptabilidade das tácticas não subirem.

EDIT: não vale a pena dizer que tenho os jogadores errados nas posições porque não me apeteceu limpar a selecção :mrgreen:

baixa os extremos para a posiçao de medios alas mas mantem-nos a jogar a extremos a mesma, assim eles vao descer mais para a apoiar os defesas e tambem é melhor na saida para o ataque, ja agora que divisao é essa? como é que consegues jogar nessas ligas?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

É a penúltima divisão dos Updates do Sheldon se não me engano. É assim que se pode jogar com as divisões regionais portuguesas. Vou fazer isso, a ver como corre o próximo jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem, eu comecei com o Espinho na 2ª B e nesta divisão a equipa não é profissional, logo não treina todos os dias. Mete intensidade de treino no máximo e quando os gajos se queixarem dizes que ao melhoram no treino ou vão embora... vais ver como ficam contentes. De resto, revê a tua táctica, inconsistências de resultados têm origem em inconsistências tácticas.

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem, eu comecei com o Espinho na 2ª B e nesta divisão a equipa não é profissional, logo não treina todos os dias. Mete intensidade de treino no máximo e quando os gajos se queixarem dizes que ao melhoram no treino ou vão embora... vais ver como ficam contentes. De resto, revê a tua táctica, inconsistências de resultados têm origem em inconsistências tácticas.

Não vale a pena, mesmo com a intensidade no máximo as barras não mexem. Acho que é mesmo por ser uma equipa amadora. De relembrar que estou a duas divisões da 2aB.

Editado por DaHunter

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o sistema triplo que tenho usado tanto no Porto como no Espinho

433

fcportotcticasequipa7.png

442

fcportotcticasequipa8.png

4231

fcportotcticasequipa9.png

Geralmente começo em 433, consoante correm os jogos e consoante as alterações do adversário posso (ou não) alterar para 4231. O 442 quando uso é nos últimos 15-20 minutos, 90% das vezes garante-me sempre o resultado se preciso de marcar mais um golo.

Convém, claro, ter jogadores que façam mais do que uma posição.

Estou a começar a 4ª época, ganhei tudo no Porto inclusive Liga Europa e Supertaça Europeia. No Espinho, so comecei a treinar há duas épocas, na primeira não subimos por batota do FM, subimos à II Liga a época passada e agora no início do campeonato já estamos em 1º lugar.

Cuidado com o 433 em equipas pequenas, no Espinho ao início não estava a funcionar bem, agora na II Liga está a resultar.

Não vale a pena, mesmo com a intensidade no máximo as barras não mexem. Acho que é mesmo por ser uma equipa amadora. De relembrar que estou a duas divisões da 2aB.

Irrelevante, equipas não profissionais treinam igual seja qual for a divisão :-)

A questão não é tanto as barras, mas as incoerências que possas ter na táctica como o El Capone já referiu. Eu também nunca tive as barras completas.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é não ter as barras completas, é ter as barras no mínimo :mrgreen: já agora, com equipas semi-profissionais não sei, mas nas amadoras, se as condições de treino não forem boas, aquela barra de distribuição da preparação de jogo não dá para mexer, fica sempre do lado direito.

Mas desci os extremos para médios ala, mantendo-os extremos na mesma e joguei agora um jogo. Senti que a equipa jogou melhor defensivamente, porque os extremos descem para defender a área (também mudei as marcações para marcação ao homem nas instruções individuais), mas agora o ataque parece que baixou de rendimento, mesmo tendo ganho 3-1, em que o golo deles foi de canto. Costumava-mos ter uma posse de bola entre os 55% e os 65%, agora tivemos menos de 50% neste jogo.

Vou ver se foi uma coisa esporádica e se no próximo jogo aumenta ou não.

Mas agora em vez de ter 3 médios centro cansados, tenho 5 médios cansados porque é a zona do terreno mais cansativa com esta táctica. Principalmente as pontas que correm dum lado para o outro do campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...