Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

sim é preciso saber o que se esta a fazer claro, mas por exemplo eu li que a mantalidade e a liberdade creativa comtemplan-se uma com a outra e o que foi que fiz nos jogadores com tarefas defensivas ou seja trinco centrais e guarda redes meti pouca mentalidade e pouca liberdade creativa e a verdade é que em termos defensivas a equipa ficou muito mais coesa parece ate que se ajudam uns aos outros, ali nao passa nada, é como se tiverem ficado mais responsaveis estao ali apara defender e é isso que fazem sem inventar, agora em relaçao aos homens da frente como voltei a usar uma estrategia de controle no sousense pq como as equipas quase nao pressionam nestas ligas mais pequenas da para se fazer um futebol pensado trocar bem a bola e xega-se ao golo facilmente e como numa estrategia de controle a mentalidade e a creatividade ja por si descem nao preciso de fazer nada pq o proprio 10 ja aparece mais descaido e facilidade bastante por as bolas nas costas dos centrais pq arrasta-os com ele, aqui penso que ja nao tenha grandes problemas em conseguir aquilo que quero, agora no benfica tou num 442 losangulo muito fluido, a parte de defesa ja arranjei fazendo o que mencionei em cima e como o sistema é muito fluido a equipa desce toda para ajudar a defender ficando so os dois avançados a espera do contra ataque, quando é a altura d etransiçao o aimar aparece sozinho na posiçao com um corredor so para ele que ate da gosto isto pq estando so ele ali os adversarios nao se preocupao tanto com aquela zona mas depois tenho os meus avançados marcados as vezes e ele tem que dar para os extremos, a minha ideia é baixar um bocado mais a mentalidade do avançado mais recuado consequentemente terei que baixar tambem a liberdade creativa dele mas isso depois logo vejo, fazendo com que ele descaia mais para perto do aimar arrastanto com ele um dos centrais para abrir mais espaço ficando dois dois homens entre a linha defensiva e a linha de meio campo do adversario ficando depois o meu ponta lança na frente com um espaço aberto e podendo aparacer la nesse espaço tambem um dos extremos ou ate mesmo o aimar vindo de tras visto que o avançado mais recuado recua e arrasta marcaçao com ele, que era o que fazia antigamente o saviola

Com tanta mexidela, das duas uma: ou sai daí uma grande táctica ou uma grande asneirada :-)

Para efeitos de coesão, a mentalidade da defesa não precisa de ser mais baixa nem a LC menor. Aliás, a LC ser pouca até tem as suas desvantagens, pois repara: os centrais geralmente têm as instruções definidas em Raramente, ou seja, raramente vão movimentar-se ofensivamente, raramente vão correr com bola ou fazer passes a explorar um espaço, ora perante tanta raridade e se forem pressionados e tiverem pouca LC, isto quer dizer, que mais facilmente vão considerar apenas as instruções que lhes deste, o que perante a pressão e precisamente a falta de LC pode deixá-los em maus lençois, portanto a LC deve ser a suficiente para lhes permitir mais opções mas também não inventarem a torto e a direito. Na minha opinião, tudo o que seja para retirar opções aos jogadores é mau pois é preciso que o treinador confie nos seus jogadores, isto é, não podemos andar aqui com detalhes tácticos ao ponto de querer controlar todos os pormenores, cheios de cagufa que algum jogador faça asneira... e vão sempre fazer asneiras em algum momento :-)

Agora, uma boa maneira de dar coesão é um qualquer jogador mais avançado (e não todos, claro) ter uma mentalidade menor que outro mais recuado. Por exemplo, pegando num 433 com médio defensivo e trequartista, com uma estratégia Controlar poderias ter estas mentalidades:

GR 12, DR 12 DC 8, DC 12 DL 12, MD 12 CJR 8 CJA / MC 12, AInts 12 Tr 8, ou seja, há sempre um elemento da zona seguinte mais avançada a fazer a ligação à zona que lhe antecede: um DC liga ao GR, o CJR liga à defesa e o Treq liga ao meio-campo, mas isto aplica-se qualquer que seja a mentalidade.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Com tanta mexidela, das duas uma: ou sai daí uma grande táctica ou uma grande asneirada :-)

Para efeitos de coesão, a mentalidade da defesa não precisa de ser mais baixa nem a LC menor. Aliás, a LC ser pouca até tem as suas desvantagens, pois repara: os centrais geralmente têm as instruções definidas em Raramente, ou seja, raramente vão movimentar-se ofensivamente, raramente vão correr com bola ou fazer passes a explorar um espaço, ora perante tanta raridade e se forem pressionados e tiverem pouca LC, isto quer dizer, que mais facilmente vão considerar apenas as instruções que lhes deste, o que perante a pressão e precisamente a falta de LC pode deixá-los em maus lençois, portanto a LC deve ser a suficiente para lhes permitir mais opções mas também não inventarem a torto e a direito. Na minha opinião, tudo o que seja para retirar opções aos jogadores é mau pois é preciso que o treinador confie nos seus jogadores, isto é, não podemos andar aqui com detalhes tácticos ao ponto de querer controlar todos os pormenores, cheios de cagufa que algum jogador faça asneira... e vão sempre fazer asneiras em algum momento :-)

Agora, uma boa maneira de dar coesão é um qualquer jogador mais avançado (e não todos, claro) ter uma mentalidade menor que outro mais recuado. Por exemplo, pegando num 433 com médio defensivo e trequartista, com uma estratégia Controlar poderias ter estas mentalidades:

GR 12, DR 12 DC 8, DC 12 DL 12, MD 12 CJR 8 CJA / MC 12, AInts 12 Tr 8, ou seja, há sempre um elemento da zona seguinte mais avançada a fazer a ligação à zona que lhe antecede: um DC liga ao GR, o CJR liga à defesa e o Treq liga ao meio-campo, mas isto aplica-se qualquer que seja a mentalidade.

sim mas eu quero é mesmo isso que a defesa nao invente por isso baixei a mentalidade dos centrais para que nao tentem subir e baixei a liberdade creativa para nao se porem a inventar, nao sao muitas mexidas apenas mexi nos centrais e vou mexer no avançado mais recuado no benfica para apoiar mais o aimar e para haver sempre dois homens na zona de perigo(espaço entre a linha defensiva e linha media adversaria) pq é ai que tudo acontece adversarios que me derem esse espaço ou ate mesmo que tenham la um medio defensivo eu pondo la mais um homem vou obrigar a que alguem saia da posiçao para vir marcar abrindo-me espaços

Compartilhar este post

Link para o post

sim mas eu quero é mesmo isso que a defesa nao invente por isso baixei a mentalidade dos centrais para que nao tentem subir e baixei a liberdade creativa para nao se porem a inventar, nao sao muitas mexidas apenas mexi nos centrais e vou mexer no avançado mais recuado no benfica para apoiar mais o aimar e para haver sempre dois homens na zona de perigo(espaço entre a linha defensiva e linha media adversaria) pq é ai que tudo acontece adversarios que me derem esse espaço ou ate mesmo que tenham la um medio defensivo eu pondo la mais um homem vou obrigar a que alguem saia da posiçao para vir marcar abrindo-me espaços

Não te esqueças que a mentalidade não tem apenas a ver com o posicionamento, tem a ver com tudo, com toda a abordagem do jogador ao jogo com bola e sem bola. Daí que essa ocupação do espaço que pretendes fazer - partindo do princípio que existirá, pois pode muito bem estar ocupado :-) - possa ser feita com o equilíbrio do Correr de Fundo e menos através da mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que por um lado é melhor usar 2 estremos em vez de um extremo e um AI porque com o passar do tempo o adversário já sabe que um dos extremos corta pa dentro e o outro vai a linha cruzar.

Acho que é melhor por 2 extremos a atacar mas com o jogo largo normal e um Avanç, recuado a apoiar, assim vão criar mais imprevisiblidade pois tanto podem ir à linha cruzar como cortar para dentro.

O avançado recuardo como ta a apoiar desce um pouco e ele e o CJA que tb tá apoiar ocupam os espaços entre o meio campo e a defesa adversária. Quando o Avançado vai para dentro da area temos o mc a apoiar ou automático,(desta maneira vai apoiar a equipa tanto na defesa como no ataque) que vai ocupar o seu espaço

Compartilhar este post

Link para o post

Não te esqueças que a mentalidade não tem apenas a ver com o posicionamento, tem a ver com tudo, com toda a abordagem do jogador ao jogo com bola e sem bola. Daí que essa ocupação do espaço que pretendes fazer - partindo do princípio que existirá, pois pode muito bem estar ocupado :-) - possa ser feita com o equilíbrio do Correr de Fundo e menos através da mentalidade.

segundo o que eles dizem isso consegue-se com o correr de fundo, com a mentalidade e com a liberdade creativa e tambem dependendo da estrategia que se esta a usar, em relação ao correr de fundo ja esta pq sendo ele um avançado mais recuado nao corre tanto no fundo no entanto ao ter uma mentalidade mais atacante vai envolver-se mais no ataque e subir mais mas isto tambem se pode neutralizar com a liberdade creativa depois é uma questao de se encontrar o equilibrio certo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que por um lado é melhor usar 2 estremos em vez de um extremo e um AI porque com o passar do tempo o adversário já sabe que um dos extremos corta pa dentro e o outro vai a linha cruzar.

Acho que é melhor por 2 extremos a atacar mas com o jogo largo normal e um Avanç, recuado a apoiar, assim vão criar mais imprevisiblidade pois tanto podem ir à linha cruzar como cortar para dentro.

O avançado recuardo como ta a apoiar desce um pouco e ele e o CJA que tb tá apoiar ocupam os espaços entre o meio campo e a defesa adversária. Quando o Avançado vai para dentro da area temos o mc a apoiar ou automático,(desta maneira vai apoiar a equipa tanto na defesa como no ataque) que vai ocupar o seu espaço

Melhor melhor é mesmo ter as duas modalidades :-)

Acho mesmo que o essencial é começar da base, dos alicerces, e a base é responder à questões "qual é a filosofia que eu quero para a minha equipa?", "qual é a estratégia que eu quero para a minha equipa?". Eu uso 3 tácticas mas todas assentam numa estratégia e numa filosofia, atacar e muito fluido, de pressão alta e construção normal / rápida. A partir daqui tenho 3 métodos (3 esquemas tácticos) de abordar o jogo, segundo os quais façam essas variações que referes.

Compartilhar este post

Link para o post

sim a ideia é mesmo essa, eu tambem testei o usar um AI e um extremo e nao gostei, ao intervalo passei para dois AI e marquei logo dois golos, mas tambem é interessante trocar so dois AI ou os dois extremos se forem versateis pq tambem vai baralhar a IA ou no caso de ter dois avançados trocar os dois tambem se por acaso começarem a estar muito marcados, ele aqui diz que jogadores jogarem com pes trocados as vezes facilita o golo, por exemplo meter o cardozo do lado direito sendo esquerdino

Compartilhar este post

Link para o post

Que acham?

Logo à partida, acho que definires passe mais curto e depois a largura da equipa ser larga não faz muito sentido, ou seja, por um lado dizes aos jogadores para usarem passe curto e ao mesmo tempo dizes para estarem afastados uns dos outros :estrelas: Ficam baralhados não é :-)

Depois se tens os extremos com funções distintas, então os laterais também as podem ter: o lateral ataca no extremo que apoia e o outro lateral apoia o extremo que ataca.

Por fim, acho que no meio do campo devias ter dois médios mais posicionais em vez de só um.

Compartilhar este post

Link para o post

Que acham?

ta trocado o extremo do lado esquerdo é que deve apoiar e o do lado direito é que deve atacar

Logo à partida, acho que definires passe mais curto e depois a largura da equipa ser larga não faz muito sentido, ou seja, por um lado dizes aos jogadores para usarem passe curto e ao mesmo tempo dizes para estarem afastados uns dos outros :estrelas: Ficam baralhados não é :-)

Depois se tens os extremos com funções distintas, então os laterais também as podem ter: o lateral ataca no extremo que apoia e o outro lateral apoia o extremo que ataca.

Por fim, acho que no meio do campo devias ter dois médios mais posicionais em vez de só um.

exacto tens que fexar mais as linhas para teres um passe mais curto, no meio campo a tactica dele vai passar para um 442 losango a atacar o que nao é mau no entanto acha que devia passar para uma marcação a zona senao a equipa vai-se partir pq se os medios centros vao marcar alguem mais recuado vao abir um buraco muito grande entre linhas e tendo uma marcaçao a zona os extremos vao fexar mais a meio apoiando mais o meio campo

Compartilhar este post

Link para o post

ta trocado o extremo do lado esquerdo é que deve apoiar e o do lado direito é que deve atacar

exacto tens que fexar mais as linhas para teres um passe mais curto, no meio campo a tactica dele vai passar para um 442 losango a atacar o que nao é mau no entanto acha que devia passar para uma marcação a zona senao a equipa vai-se partir pq se os medios centros vao marcar alguem mais recuado vao abir um buraco muito grande entre linhas e tendo uma marcaçao a zona os extremos vao fexar mais a meio apoiando mais o meio campo

Actualmente ando muito feliz com marcação mista :-), a maioria faz marcação à zona apertada mas os extremos marcam ao homem sem definir quem. Acho que aqui sim, definindo especificamente quem marcar, a equipa pode partir-se, desequilibrar-se, perder posições, etc, etc

Compartilhar este post

Link para o post

equipa a defender podem ver na imagem que os extremos fexam o 10 marca o trinco deles e o nosso trinco para atras para limpar ataques

4pwmlx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Explica melhor só o ultimo ponto. Já modifiquei o resto.

Porquê? Isso não devia depender dos atributos dos extremos?

Editado por Rod

Compartilhar este post

Link para o post

pq se um avançado esta mais avançado convem teres um extremo mais recuado a ocupar aquele espaço, ja do outro lado como o avnaçdo desce deves dar liberdade ao extremo para subir para cruzar, as posiçoes completam-se umas as outras

aqui podemos ver aquela historia de que falei do aimar ter sempre um corredor todo para ele, depois mesmo tendo um avançado recuado tenho os dois avançados em linha ou seja se o avançado do lado direito descair mais o central vem atras dele para o marcar depois o ponta lança move-se da posiçao e outro central vai atras dele e abre um buraco, no caso de ir para o lado esquerdo aparece o lateral o central a fexar abre buraco no meio, no caso de vir para o meio abre buraco no flanco esquerdo

mhmh2.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

vejam aqui o cardozo é o meu jogador alvo mais recuado tirei-lhe o correr de fundo mas devido a mentalidade e a creatividade ele continua a aparece a mesma na area para finalizar o que é optimo e como tem uma marcçao a zona sem ser apertada vejam so o que ele faz, vem atras ajudar a defesa, o que ainda é melhor, agora so preciso de fazer com que ele continue a fazer isto mas na altura da transiçao de mais apoio ao aimar

mutn48.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

aqui vemos o matic na altura da transiçao demasiado adiantado mesmo sendo um medio defensivo que defende ele sobe devido a estrategia e a luidez, abrindo um buraco enorme entre a defesa e o meio campo, a ideia sera atraves da mentalidade e da liberdade creativa que lhe damos fazer com que ele nao suba tanto e fique mais ali pelo meio campo fando quase de medio recuperador de bolas

f1iaub.jpg

Actualmente ando muito feliz com marcação mista :-), a maioria faz marcação à zona apertada mas os extremos marcam ao homem sem definir quem. Acho que aqui sim, definindo especificamente quem marcar, a equipa pode partir-se, desequilibrar-se, perder posições, etc, etc

a minha marcaçao tambem é mista

Compartilhar este post

Link para o post

depois de ter posto a mentalidade do matic para normal resolvi o problema aqui nesta situaçao vemos o cardozo que falha o cabeceamento e eles tentam sair rapidamente em contra ataque mas desta vez ja la esta matic no sitio certo para impedir que isso aconteça

2niqvic.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

aqui finalmente a situaçao que queria criar tenho tres homens entre a linha defensiva e a linha media do adversario, estando um deles a arrastar um dos centrais ficando assim o espaço aberto para agora os meus avançados o aproveitarem

vfhyx3.jpg

por sua vez la atras ainda nem tinha reparado mas o matic tai em linha com os centrais, estando do lado esquerdo um lateral mais recuado que na verdade é automatico e do lado direito mesmo o maxi pereiro sendo tambem um lateral automatico sobre para dar apoio visto que o ataque esta a ser feito pelo lado direito, para completar vemos o aimar ali mais pela zona do meio campo que vai subir se for necessario ajudar na criaçao da jogada, isto se a jogada nao for ja dar em golo que com aquele buraco e com os meus dois avançados prontos para o ir explorar nao sei nao

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Edita os posts, assim não fazes tantos seguidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Edita os posts, assim não fazes tantos seguidos.

tens razao :compinchas:

isto agora é mel ve so arrastei um dos centrais deles ve so o buraco que criei na defesa deles

fz1bl.jpg

isto agora é cada tiro cada melro :biggrin: vejam so onde anda o central deles a marcar o cardozo ahah obrigando a ter que vir o lateral fazer a cobertura

33vm43s.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

tens razao :compinchas:

isto agora é mel ve so arrastei um dos centrais deles ve so o buraco que criei na defesa deles

Muito Bom :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Bom :handclap:

resultado final do jogo, destaque para o cardozo que jogando a jogador alvo mais recuado consegue um hat trick

mrcjdw.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Médios mais posicionais são médios que não correm de fundo, isto é, não fazem movimentações ofensivas sem bola.

depois de ter posto a mentalidade do matic para normal resolvi o problema aqui nesta situaçao vemos o cardozo que falha o cabeceamento e eles tentam sair rapidamente em contra ataque mas desta vez ja la esta matic no sitio certo para impedir que isso aconteça

está cá a cheirar-me que esta imagem tem a ver com um pontapé de canto a teu favor, correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

Médios mais posicionais são médios que não correm de fundo, isto é, não fazem movimentações ofensivas sem bola.

está cá a cheirar-me que esta imagem tem a ver com um pontapé de canto a teu favor, correcto?

nao foi uma jogada de ataque e depois eles tentaram sair para o contra ataque rapido mas nao conseguiram pq a o matic travou o contra ataque, gaitan vai a linha cruzar mas cardozo falha o cabeceamento

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

nao foi uma jogada de ataque e depois eles tentaram sair para o contra ataque rapido mas nao conseguiram pq a o matic travou o contra ataque, gaitan vai a linha cruzar mas cardozo falha o cabeceamento

Supertaça, início da época de 2015 :-)

33495681.png

Tenho uma equipa praticamente nova, quase tudo miúdos, só sobraram Danilo, Moutinho, o Lucho (mas nesta altura é só para encher chouriços), Kleber, Mangala e este ano é para o Atsu e o Iturbe imporem-se como titulares. Durante a pré-época vai fui jogar fora contra o Sparta Praga (5-0), fora contra o Velez Sarsfield (5-1) e recebi o Arsenal (4-0).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...