Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Eu sei disso, mas não consigo deixar de pensar que há aqui alguma aleatoriedade, talvez seja a tal história de haver jogadores com atributos diferentes de save para save e por isso nem sempre se adaptem bem à táctica.

Há sempre aleatoriedade no futebol precisamente porque há inúmeras variáveis. Apesar de em saves diferentes estares a treinar a mesma equipa e os mesmos jogadores:

a) jogaste contra equipas diferentes;

b) jogaste contra jogadores diferentes, com atributos diferentes;

c) jogaste contra tácticas e estratégias diferentes;

d) o factor motivacional dos teus jogadores e adversários pode ter sido diferente;

Só isto é suficiente para teres melhor ou pior desempenho, não é um problema do FM, não é nenhum bug :-) é futebol... mais em particular, é uma forte aproximação à realidade por parte do FM :-) Depois, nunca deves usar apenas uma táctica porque se por algum destes motivos enunciados ou mesmo outros as coisas não correm bem, ficas sem soluções. No meu save treino o Porto e treino o Espinho, em ambas as equipas jogo em 433 mas preciso de alternativas porque há sempre aqueles jogos em que a bola não quer entrar, portanto tenho um 442 que uso para os últimos 15 minutos. Além disto, mesmo em 433 às vezes preciso de fazer pequenos retoques.

Compartilhar este post

Link para o post

yeahhhhh tenho 860 euros disponíveis para transferências :-) e 66 mil euros para salários.

Ah, estás a treinar o Porto e o Espinho no mesmo save? Pensava que era em saves diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, estás a treinar o Porto e o Espinho no mesmo save? Pensava que era em saves diferentes.

É no mesmo, não ia ter pachorra para andar a saltar de um save para outro :-) Bah, o PSG chegou cá bateu a cláusula do Alex Sandro e fiquei sem ele... 30 milhões.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ler umas coisas noutros forums de fm e o topico do capone das estatisticas de jogo e li uma coisa que achei interessante que o capone até já tinha falado um pouco.

Quando temos um lateral adversário amarelado, mete-mos a equipa a jogar pelo lado desse lateral(o esquerdo por exemlo) e fazemos metemos o lateral a atacar para ter mais gente e forçar o 2º amarelo.

Outra que vi foi, imaginemos o mesmo lat. esquerdo adversário, ao intervalo tem uma % de desarmes má, mete-mos tb a equipa a jogar pelo lado esquerdo aproveitando essa lacuna, mas podemos tb fazer o oposto, e foi aqui que me lembrei de umas que capone disse quando tava a começar no sousence, pomos a equipa a jogar pelo lado oposto, pelo direito, levando o adversario a ir tb para a direita, deixando espaço livre na esquerda, para se por a bola num jogador desse lado tipo o extremo, indo no 1 pa 1 com o lateral passando-o.

Gostava de saber qual a vossa opinião sobre isto e como é que eu fazia essa segunda idei. meto os extremos e laterais a fazer cruzamentos largos ao segundo poste?

nesse aspecto acho que o oposto nao é boa ideia, se tens um lateral adversario a jogar mal e fazer mal os desarmes deves aproveitar é esse fado metendo a equipa a jogar dele lado de preferencia metendo um ala a apoiar o extremo para baralhar as marcaçoes ou meter um avnçado interior e um ala

Compartilhar este post

Link para o post

Expressei-me mal. Tenho vários médios centros, mas todos eles mais defensivos, depois tenho 4 extremos normais e 4 PL's.

joga em 4-4-2 mas com dois medios defensivos como tema equipa do stoke neste video, assim:

http://www.youtube.com/watch?v=yjwBdakIkEM

8 amigáveis e uns 4 jogos oficiais, mas isto já é uma coisa que tenho notado nos FM's, mesmas instruções em saves diferente, logo desde o 1º jogo que a equipa joga bem, tem intensidade de jogo, há pressão isto num determinado save, noutro tanto jogo bem como me vejo à rasca.

Lá vou eu vendo onde há problemas e alterar se necessário.

isso nao tera a ver com as palestras?

Malta, eu estou aqui com uma coisa...

É assim, eu se jogo com a pressão colectiva em normal, era como se estivesse a entregar o jogo ao adversário, por isso eu jogo sempre em pressionar mais. Mas, como o michael disse e bem há uns tempos, se queremos jogar em pressionar mais (alto), temos de jogar com a defesa alta. Só que os meus defesas não são muito rápidos (9/10).

Então que aconselham? Eu normalmente fora activo o contra-ataque (jogo em controlar). Tipo se eu meto na pressão colectiva padrão, é como se o adversário fizesse o que quer do jogo (nós, remates nem vê-los). :confuso:

pressao alta nos jogadores da frente, no meio campo dois a pressionar alto e um ficar mais posicional sem tanta pressao para nao abrir espaços, e os defesas adpatar a pressao a medida que vais vendo, por exemplo imagina que tens um central que pressionou de mais e abriu um espaço e apareceu um jogaodr adversario onde devia estar o teu central e marcou golo ou seja o defesa sai da posiçao para pressionar e abre um espaço, entao ai baixas um bocado a pressao a esse defesa

É no mesmo, não ia ter pachorra para andar a saltar de um save para outro :-) Bah, o PSG chegou cá bateu a cláusula do Alex Sandro e fiquei sem ele... 30 milhões.

eu tambem comecei tudo de novo com o benfica e com o sousense no mesmo save para nao ter que andar sempre a trocar assim é mais fixe faço logo as duas equipas ao mesmo tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei agora na net uns documento fixe para o fm13.

Explica as varias componentes na criação de uma tactica e tem um pdf em particular que ajuda na escolha da formação apresentando os prós e contras de cada uma e o estilo de jogo que se aplica melhor a ela.

Tem ainda umas imagens para a deteção de problemas com a tactica, para aqueles que ainda percebem pouco disto, como eu.

Deixo aqui essas 2 imagens (1º Ataque, 2º Defesa):

fmprobemasataque.jpg

fmprobemasdefesa.png

fica aqui tb o link para download:

Download

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Explica as varias componentes na criação de uma tactica e tem um pdf em particular que ajuda na escolha da formação apresentando os prós e contras de cada uma e o estilo de jogo que se aplica melhor a ela.

Tem ainda umas imagens para a deteção de problemas com a tactica, para aqueles que ainda percebem pouco disto, como eu.

:handclap: :-)

Compartilhar este post

Link para o post

fmprobemasataque.jpg

fmprobemasdefesa.png

fica aqui tb o link para download:

Download

muito bom :handclap: vou ja cuscar isso

Compartilhar este post

Link para o post

joga em 4-4-2 mas com dois medios defensivos como tema equipa do stoke neste video, assim:

pressao alta nos jogadores da frente, no meio campo dois a pressionar alto e um ficar mais posicional sem tanta pressao para nao abrir espaços, e os defesas adpatar a pressao a medida que vais vendo, por exemplo imagina que tens um central que pressionou de mais e abriu um espaço e apareceu um jogaodr adversario onde devia estar o teu central e marcou golo ou seja o defesa sai da posiçao para pressionar e abre um espaço, entao ai baixas um bocado a pressao a esse defesa

eu tambem comecei tudo de novo com o benfica e com o sousense no mesmo save para nao ter que andar sempre a trocar assim é mais fixe faço logo as duas equipas ao mesmo tempo

Estou para ver como vai ser esta 4ª época, já fiquei sem o Helton, Alex Sandro, Anderson, Fernando, Vrsalijko, ainda vai sair o Paulo Machado, emprestei o André Castro, o Jackson e o Varela, e tenho para aqui uma catrefada de putos (dos bons). Tenho 150 milhões para gastar :-) mas sou muito forreta, faz-me cá uma espécie gastar o dinheiro.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom :handclap: vou ja cuscar isso

Acho que isto já tem algum tempo, tenho ideia de já ter visto estes ficheiros e ter dado uma leitura. Mas é sempre bom relembrar :-) e as duas imagens que estão no pack podem ser bastante úteis.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de jogar com 3 defesas, tenho é muitas dificuldades em construir uma disposição táctica que me agrade. Ajudem malta.

E mais uma coisa. O 442 é uma disposição de relativo sucesso? Têm tido bons resultados?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou para ver como vai ser esta 4ª época, já fiquei sem o Helton, Alex Sandro, Anderson, Fernando, Vrsalijko, ainda vai sair o Paulo Machado, emprestei o André Castro, o Jackson e o Varela, e tenho para aqui uma catrefada de putos (dos bons). Tenho 150 milhões para gastar :-) mas sou muito forreta, faz-me cá uma espécie gastar o dinheiro.

contrata putos novos com muito potencial e depois emprestas-os e vais ve-los a crescer e a ficarem estrelas e assim nao gastas muito

Gostava de jogar com 3 defesas, tenho é muitas dificuldades em construir uma disposição táctica que me agrade. Ajudem malta.

E mais uma coisa. O 442 é uma disposição de relativo sucesso? Têm tido bons resultados?

acabei de ler agora nesse site ai que puseram com dicas para ajudar, que os gajos do jogo com este ultimo patch fizeram de tudo para tentar acabar com as chamdas tacticas magicas, ou seja aquilo de que se fazia uma tactica e tod a agente usava e ganhava tudo, posto isto a AI deve estar mais sufisticada a pontos de te obrigar a contrariala mudando as vezes a estrategia de jogo, o que te posso dizer a cerca do 442 é que tenhas sempre um extremo a apoiar o ponta lança e outro extremo mais colado a linha quando baixa o avanaçado mais recuado para dar apoio, depois teres um cosntrutor de jogo e um medio mais defensivo jogando os dois lado a lado por exemplo um medio recuperador de bolas

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer desenho táctico pode ter sucesso, depende do treinador ser coerente nas funções que atribui aos jogadores e nas instruções que lhes dá. Podes usar um 343 ou 352 e já agora convém não ter apenas uma táctica. Eu uso um 433 c/ médio defensivo, um 4231 e um 442.

contrata putos novos com muito potencial e depois emprestas-os e vais ve-los a crescer e a ficarem estrelas e assim nao gastas muito

acabei de ler agora nesse site ai que puseram com dicas para ajudar, que os gajos do jogo com este ultimo patch fizeram de tudo para tentar acabar com as chamdas tacticas magicas, ou seja aquilo de que se fazia uma tactica e tod a agente usava e ganhava tudo, posto isto a AI deve estar mais sufisticada a pontos de te obrigar a contrariala mudando as vezes a estrategia de jogo, o que te posso dizer a cerca do 442 é que tenhas sempre um extremo a apoiar o ponta lança e outro extremo mais colado a linha quando baixa o avanaçado mais recuado para dar apoio, depois teres um cosntrutor de jogo e um medio mais defensivo jogando os dois lado a lado por exemplo um medio recuperador de bolas

Putos é o que eu tenho, ao fim de 3 épocas achei que devia limpar o balneário por isso é que vendi este pessoal todo :-)

Mai nada :-) e pode ainda numa ala fazer sobreposição do lateral com o extremo e na outra o lateral apoiar.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer desenho táctico pode ter sucesso, depende do treinador ser coerente nas funções que atribui aos jogadores e nas instruções que lhes dá. Podes usar um 343 ou 352 e já agora convém não ter apenas uma táctica. Eu uso um 433 c/ médio defensivo, um 4231 e um 442.

Putos é o que eu tenho, ao fim de 3 épocas achei que devia limpar o balneário por isso é que vendi este pessoal todo :-)

Mai nada :-) e pode ainda numa ala fazer sobreposição do lateral com o extremo e na outra o lateral apoiar.

exacto para dar mais apoio ao meio campo

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, costumam ser as mesmas, jogam pouco e casco neles. Acho que tem mais a ver com alguma instrução a fazer conflito, há um certo equilibrio que por vezes não o consigo atingir tão depressa.

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa que pode ser interessante que diz aqui é que devemos ter ser diferentes formas de ataque por exemplo se jogadores com dois avançados ha um que deve ser sempre de apoio e outro de ataque, no caso dos extremos um deve ser sempre um extremo puro e outro um avançado interior, para que quando formos atacar ataquemos de forma diferentes, o que vai baralhar a IA

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa que pode ser interessante que diz aqui é que devemos ter ser diferentes formas de ataque por exemplo se jogadores com dois avançados ha um que deve ser sempre de apoio e outro de ataque, no caso dos extremos um deve ser sempre um extremo puro e outro um avançado interior, para que quando formos atacar ataquemos de forma diferentes, o que vai baralhar a IA

Eu faço isso com os avançados interiores a jogar como extremos com pé contrário, um apoia outro ataca, é a forma do conjunto dos 3 atacantes se complementar.

Não sei, costumam ser as mesmas, jogam pouco e casco neles. Acho que tem mais a ver com alguma instrução a fazer conflito, há um certo equilibrio que por vezes não o consigo atingir tão depressa.

Para o caso de ter escapado vou repetir o que disse:

Há sempre aleatoriedade no futebol precisamente porque há inúmeras variáveis. Apesar de em saves diferentes estares a treinar a mesma equipa e os mesmos jogadores:

a) jogaste contra equipas diferentes;

b) jogaste contra jogadores diferentes, com atributos diferentes;

c) jogaste contra tácticas e estratégias diferentes;

d) o factor motivacional dos teus jogadores e adversários pode ter sido diferente;

Só isto é suficiente para teres melhor ou pior desempenho, não é um problema do FM, não é nenhum bug é futebol... mais em particular, é uma forte aproximação à realidade por parte do FM Depois, nunca deves usar apenas uma táctica porque se por algum destes motivos enunciados ou mesmo outros as coisas não correm bem, ficas sem soluções. No meu save treino o Porto e treino o Espinho, em ambas as equipas jogo em 433 mas preciso de alternativas porque há sempre aqueles jogos em que a bola não quer entrar, portanto tenho um 442 que uso para os últimos 15 minutos. Além disto, mesmo em 433 às vezes preciso de fazer pequenos retoques.

De qualquer modo, só tens a ganhar em ver uns jogos em modo alargado / completo e perceber o que está a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço isso com os avançados interiores a jogar como extremos com pé contrário, um apoia outro ataca, é a forma do conjunto dos 3 atacantes se complementar.

mas o que eles falam aqui é meter mesmo um como extremo e outro como avançado interior e depois meter o ala do lado do avançado interior para que depois se sobreponham e baralhem as marcaçoes e dao mais largura ao ataque que assim ficam o extremo colado a linha o ponta lança no meio o avançado interior a vir para dentro e o ala a aparecer como segundo extremo ficando os dois medios centros um mais recuado perto do medio defensivo para ganharem as segundas bolas e outro vais avançado para apoiar o ataque e atras ficam os dois defesas centrais e o lateral

mas agora ja aqui uam cena que se contradizem pq dizem que os jogadores mais criativos devem estar perto dos jogadores mais rapidos e finalizadores, assim sendo entao os medios centros tem que subir

mais outra coisa interessante quando se usa um jogador na frente com correr de fundo raramente este jogador tem tendencia a puxar os centrais ate ele para virem marcalo, exemplo quando se usa um 10 na frente, quando isso acontece é importante que um dos medios centros corra de fundo frequentemente pq como eles vao abrir espaço é bom que apareça la alguem nesse espaço e ajuda a baralhar as marcaçoes tambem e a criaçao de espaços

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

mas o que eles falam aqui é meter mesmo um como extremo e outro como avançado interior e depois meter o ala do lado do avançado interior para que depois se sobreponham e baralhem as marcaçoes e dao mais largura ao ataque que assim ficam o extremo colado a linha o ponta lança no meio o avançado interior a vir para dentro e o ala a aparecer como segundo extremo ficando os dois medios centros um mais recuado perto do medio defensivo para ganharem as segundas bolas e outro vais avançado para apoiar o ataque e atras ficam os dois defesas centrais e o lateral

Sim, também é uma excelente opção :-) eu é que não gosto de gajos colados à linha, estou a dar-lhes uma zona de terreno limitada para fazerem o seu jogo.

mas pode perfeitamente ser algo assim:

DL direito (atacar)

DC (bloquear)

DC (cobrir)

DL (apoiar)

MD (apoiar)

CJR (apoiar)

MC (apoiar)

AI do lado direito (apoiar)

Extremo lado esquerdo (atacar)

PL (atacar)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também é uma excelente opção :-) eu é que não gosto de gajos colados à linha, estou a dar-lhes uma zona de terreno limitada para fazerem o seu jogo.

mas pode perfeitamente ser algo assim:

DL direito (atacar)

DC (bloquear)

DC (cobrir)

DL (apoiar)

MD (apoiar)

CJR (apoiar)

MC (apoiar)

AI do lado direito (apoiar)

Extremo lado esquerdo (atacar)

PL (atacar)

exacto é isso mesmo, a unica diferença é que vou usar um ala atacar em vez de um lateral e meter um medio centro atacar para aparecer no espaço que o 10 vai deixar livre ao descer para a posiçao 10 arrastando um dos centrais adversarios com ele

eles falam aqui daquela historia de explorar o espaço que fica entre a linha defensiva e meio campo, eles dizem que é muiro importante conseguir explorar esse espaço pq faz com que os centrais da equipa a adversaria saiam a pressionar abrindo buracos na defesa, dizem tambem que isto se consegue nao so mexendo no correr de fundo mas tambem mexendo na mentalidade e na liberdade creativa, é preciso depois conseguir encontrar um equilibrio entre tudo isso

Compartilhar este post

Link para o post

exacto é isso mesmo, a unica diferença é que vou usar um ala atacar em vez de um lateral e meter um medio centro atacar para aparecer no espaço que o 10 vai deixar livre ao descer para a posiçao 10 arrastando um dos centrais adversarios com ele

eles falam aqui daquela historia de explorar o espaço que fica entre a linha defensiva e meio campo, eles dizem que é muiro importante conseguir explorar esse espaço pq faz com que os centrais da equipa a adversaria saiam a pressionar abrindo buracos na defesa, dizem tambem que isto se consegue nao so mexendo no correr de fundo mas tambem mexendo na mentalidade e na liberdade creativa, é preciso depois conseguir encontrar um equilibrio entre tudo isso

Também depende da táctica que o adversário utilizar, podes ter mais facilidade em explorar esse espaço contra tácticas 4231. Eu prefiro não mexer nem na mentalidade nem na LC porque o criador de tácticas define ambos de modo a terem coerência, se mexes num tens que mexer no outro e se mexes nos dois tens que andar a mexer em tudo. É mais de meio caminho para sair asneira :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Também depende da táctica que o adversário utilizar, podes ter mais facilidade em explorar esse espaço contra tácticas 4231. Eu prefiro não mexer nem na mentalidade nem na LC porque o criador de tácticas define ambos de modo a terem coerência, se mexes num tens que mexer no outro e se mexes nos dois tens que andar a mexer em tudo. É mais de meio caminho para sair asneira :-)

sim é preciso saber o que se esta a fazer claro, mas por exemplo eu li que a mantalidade e a liberdade creativa comtemplan-se uma com a outra e o que foi que fiz nos jogadores com tarefas defensivas ou seja trinco centrais e guarda redes meti pouca mentalidade e pouca liberdade creativa e a verdade é que em termos defensivas a equipa ficou muito mais coesa parece ate que se ajudam uns aos outros, ali nao passa nada, é como se tiverem ficado mais responsaveis estao ali apara defender e é isso que fazem sem inventar, agora em relaçao aos homens da frente como voltei a usar uma estrategia de controle no sousense pq como as equipas quase nao pressionam nestas ligas mais pequenas da para se fazer um futebol pensado trocar bem a bola e xega-se ao golo facilmente e como numa estrategia de controle a mentalidade e a creatividade ja por si descem nao preciso de fazer nada pq o proprio 10 ja aparece mais descaido e facilidade bastante por as bolas nas costas dos centrais pq arrasta-os com ele, aqui penso que ja nao tenha grandes problemas em conseguir aquilo que quero, agora no benfica tou num 442 losangulo muito fluido, a parte de defesa ja arranjei fazendo o que mencionei em cima e como o sistema é muito fluido a equipa desce toda para ajudar a defender ficando so os dois avançados a espera do contra ataque, quando é a altura d etransiçao o aimar aparece sozinho na posiçao com um corredor so para ele que ate da gosto isto pq estando so ele ali os adversarios nao se preocupao tanto com aquela zona mas depois tenho os meus avançados marcados as vezes e ele tem que dar para os extremos, a minha ideia é baixar um bocado mais a mentalidade do avançado mais recuado consequentemente terei que baixar tambem a liberdade creativa dele mas isso depois logo vejo, fazendo com que ele descaia mais para perto do aimar arrastanto com ele um dos centrais para abrir mais espaço ficando dois dois homens entre a linha defensiva e a linha de meio campo do adversario ficando depois o meu ponta lança na frente com um espaço aberto e podendo aparacer la nesse espaço tambem um dos extremos ou ate mesmo o aimar vindo de tras visto que o avançado mais recuado recua e arrasta marcaçao com ele, que era o que fazia antigamente o saviola

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...