Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol (tópico prestes a fechar)

Publicações recomendadas

Então o facto de ele pegar num punhado de jogadores banais e colocá-los a jogar à bola como eu nunca vi algo semelhante sequer no Sporting, a jogar à grande, e a disputar o acesso à Champions com um orçamento algumas dez vezes inferior ao do Sporting, não lhe dá "muito reconhecimento". O que era preciso, ganhar o campeonato com o Paços?

Compartilhar este post

Link para o post

Então o facto de ele pegar num punhado de jogadores banais e colocá-los a jogar à bola como eu nunca vi algo semelhante sequer no Sporting, a jogar à grande, e a disputar o acesso à Champions com um orçamento algumas dez vezes inferior ao do Sporting, não lhe dá "muito reconhecimento". O que era preciso, ganhar o campeonato com o Paços?

Continua a bater com a cabeça na parede que vais bem. Não é isso que estou a dizer . O jorge jesus nunca se qualificou para ao champs no tempo do Braga e o Belenenses e reconhecia-lhe muita mais qualidade. O Paulo Fonseca ainda é muito verdinho!

A jogar Á grande? Não te deves lembrar dos tempos de Peseiro e Böloni!

O Paulo Fonseca se continuar a fazer bons trabalhos , então sim, é bom!

Editado por ed_Boy

Compartilhar este post

Link para o post

O treinador do Estoril merece tanto reconhecimento como o P. Fonseca na minha opinião. Não esquecer que o Estoril é recem promovido não está na Primeira liga há uma série de anos. É mais dificil incutir uma mentalidade ganhadora e meter a equipa a jogar bem futebol na minha opinião.

Mas não é surpresa nenhuma quem via alguns jogos do Estoril no ano passado. Sabia perfeitamente que o Estoril não ia apresentar dificuldades em se manter só não estava à espera que chegassem à Europa. E para o ano acontece o mesmo ao Belenenses podem gravar num .txt (não terem dificuldades em se manter)

Compartilhar este post

Link para o post

O Estoril tem é uma capacidade financeira maior que o Paços.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Isso não sabia, pensava que o Paços de Ferreira tinha um orçamento maior visto que está há mais tempo na 1ª liga

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Isso não sabia, pensava que o Paços de Ferreira tinha um orçamento maior visto que está há mais tempo na 1ª liga

O orçamento para o Paços este ano foi maior mas o Estoril agora é gerido pela Traffic, por isso é que jogadores como o Licá acabam contrato agora em Junho.

Compartilhar este post

Link para o post

O treinador do Estoril merece tanto reconhecimento como o P. Fonseca na minha opinião. Não esquecer que o Estoril é recem promovido não está na Primeira liga há uma série de anos. É mais dificil incutir uma mentalidade ganhadora e meter a equipa a jogar bem futebol na minha opinião.

Mas não é surpresa nenhuma quem via alguns jogos do Estoril no ano passado. Sabia perfeitamente que o Estoril não ia apresentar dificuldades em se manter só não estava à espera que chegassem à Europa. E para o ano acontece o mesmo ao Belenenses podem gravar num .txt (não terem dificuldades em se manter)

x2. Estava à espera que fizessem algo como 6º/7º lugar, mas nunca um 5º. Tinha visto alguns jogos na SPORTTV deles e fiquei muito, muito surpreendido.

Já do Belenenses apenas espero um 8º/9º lugar, mas também posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Belem vai depender muito da maneira de como se irão reforçar!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Sim, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Continua a bater com a cabeça na parede que vais bem. Não é isso que estou a dizer . O jorge jesus nunca se qualificou para ao champs no tempo do Braga e o Belenenses e reconhecia-lhe muita mais qualidade. O Paulo Fonseca ainda é muito verdinho!

Quem bate com a cabeça nas paredes é quem faz análises superficiais. Experimenta analisar os contextos em que as coisas ocorreram.

O Couceiro é um treinador banal, e sempre o foi. As suas equipas nunca jogaram bem (não confundir "jogar bem" com "jogar bonito"). O Alverca em especial que o diga, porque foi com ele que desceram de divisão e nunca mais regressaram. No ano seguinte fez um campeonato razoável com o Setúbal, estava a meio da tabela quando saiu para o Porto, e liderava uma equipa que era conhecida pelos seus princípios defensivos, o vulgarmente conhecido "jogar na retranca".

O Carvalhal sim, fez bons trabalhos. O Leixões que foi à final da Taça era uma equipa bastante interessante, mas o tempo que se seguiu em Belém não fez nada de especial, tendo na última época ficado no último lugar que não dava despromoção. Em Braga foi despedido. E depois, finalmente, voltou a mostrar qualquer coisa, também no Setúbal, uma equipa que fez um bom campeonato. Posteriormente foi despedido do Marítimo.

O que importa aqui são os contextos. Não se pode contratar só pelo que se conquista, caso contrário nenhum jogador ou treinador chegava a equipas grandes. Na hora de se contratar, tem de se analisar o trabalho desenvolvido: a forma como se encara o futebol; a forma como se coloca a equipa a jogar; a mentalidade; a capacidade de suportar a pressão.

O Couceiro é um pobre coitado que nunca teve sucesso em lado algum por onde passou. Foi um fracasso como director desportivo, foi um treinador banal e chegou ao Porto num dos poucos erros de casting do Pinto da Costa, porque as suas equipas sempre estiveram ao seu nível, isto é, sempre foram pequenas e medrosas, e o Sporting dele também o era; as equipas do Carvalhal, e apesar de se notar qualidade de jogo nelas, nunca foram equipas que deslumbrassem por futebol ofensivo, por objectivos de dominar os jogos.

Nenhum deles é treinador de equipa grande.

Já o Jorge Jesus (e até podia dar os exemplos do Leiria do Mourinho ou da Académica do Villas-Boas, que se encaixam também no que vou dizer), por exemplo, que nunca ganhou nada até chegar ao Benfica, notava-se à distância que era treinador para outro nível. Nunca ganhou nada, mas as suas equipas jogavam à bola que se fartavam, eram organizadas e encaravam os adversários de frente, como qualquer Sporting, Benfica ou Porto devem fazer. E é isto que eu vejo no Paulo Fonseca. Ele não é só um treinador a fazer um bom trabalho; ele é um treinador a fazer um excelente trabalho, a jogar à grande, a encarar os adversários de frente sem medo, pegando na bola e discutindo o jogo; e o melhor de tudo é que o faz com um plantel repleto de jogadores banais e não precisa de jogar na retranca ou de abdicar do futebol ofensivo para sofrer poucos golos como faziam o Carvalhal ou o Couceiro.

Essa é a diferença. No estilo de jogo do Paulo Fonseca vê-se uma equipa grande a jogar à bola; no Couceiro e/ou no Carvalhal, não se via nada disso. E além disso, o Paços tem 53 pontos em 28 jogos. Sabes quando foi a última vez que alguma equipa que não os três grandes (e o Braga dos últimos anos) chegou à 28ª jornada com mais pontos que este Paços? O Boavista no ano do Jardel.

A jogar Á grande? Não te deves lembrar dos tempos de Peseiro e Böloni!

Lembro pois. O tempo do Peseiro foi aquele em que o Sporting ficou em branco em 11 dos 34 jogos do campeonato, não é? Ou seja, o Sporting, como equipa grande que é, nem um golo marcou em quase um terço dos jogos do campeonato. E ainda me dizem que não sabem como é que o Sporting não foi campeão nesse ano :lol:

O Sporting do Peseiro jogava bonito, é verdade, mas jogava mal para caraças. Era uma equipa inconsistente e miserável a defender. E além disso, atacava mal; muito, e isso permitia marcar golos, mas mal; e como atacava muito, sofria muitos golos. Era uma equipa desiquilibrada. Aliás, basta olhar para as estatísticas: 36 golos sofridos, à média de mais de 1 golo por jogo. Média pior que a do ano passado.

Já o do Boloni sim, era bem melhor. E no entanto não era uma equipa tão organizada como este Paços, mas esta até dou de barato. Não me esqueço é da desgraça que era o Sporting do mesmo Boloni antes de chegar o Jardel, e depois de o Jardel fazer birra. Uma equipa banal. Mas sim, com o Jardel o Sporting do Boloni até jogava bem.

Não deixa de ser curioso que para me rebateres a ideia de este Paços jogar melhor que qualquer Sporting num passado recente, só me tenhas conseguido dar dois exemplos, e um deles bem fácil de refutar. Diz muito do excelente trabalho do Paulo Fonseca.

Eu dou imenso valor ao que o Marco Silva está a fazer no Estoril. Só não dou tanto como ao Paulo Fonseca por motivos simples: este tem matéria-prima de menor qualidade; é o primeiro ano que está a treinar o Paços; é o primeiro ano em que está na Liga e mesmo assim está a lutar pela Champions; e o Paços, não dizendo que o Estoril joga à pequeno porque não é verdade, mas eles têm uma mentalidade superior na forma como encaram o jogo, o que se reflecte na tabela.

É que o Marco Silva tem ali um punhado de bons jogadores, alguns inclusivé para jogar a outro nível, e portanto um treinador competente pode fazer isto que ele está a fazer. Já o Paulo Fonseca tem dois ou três que podem jogar a outro nível mas a maioria está ali a dar o máximo que têm, não dão para mais. E a competência por si só já não chega para fazer o que este Paços está a fazer, é preciso mais do que isso.

Daí eu achar que o Marco Silva sim, precisa de mais uma época semelhante para ter certezas, de preferência com jogadores diferentes; o Paulo Fonseca depois disto com estes jogadores já me mostrou o que vale, é virtualmente impossível fazer melhor do que isto com o Paços de Ferreira. Dele só me falta saber se tem capacidade de suportar a pressão, mas isso só é possível testando-o num grande; mas já está há 11 jornadas em 3º lugar, sujeito à pressão da imprensa, a enfrentar equipas que jogam contra eles como se fossem um grande, e ainda lá está. E isso é bom sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, ainda não:

"A participação plena na Assembleia Geral é reservada aos sócios efetivos admitidos

como sócios do Clube há pelo menos doze meses ininterruptos que tenham, de acordo

com a lei, atingido a maioridade e pago as quotas vencidas anteriormente ao mês em

que decorre a Assembleia."

Compartilhar este post

Link para o post

Vale o que vale, é só um rumor. O administrador do blog A Norte de Alvalade acabou de comentar no seu twitter que o Sporting não vai continuar com o Jesualdo Ferreira, e a sua saída está a ser preparada.

Tentei sacar-lhe mais informação mas diz que já disse muito.

A ver vamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Wall of text :lol:

Como eu disse e volto a dizer se o Paulo Fonseca vier para o Sporting espero que seja isso tudo que tu dizes mas se não vier espero que consiga vencer mas até agora fez uma boa época.

E não podemos ir por aí, tem que ser regular!

Compartilhar este post

Link para o post

Daí eu achar que o Marco Silva sim, precisa de mais uma época semelhante para ter certezas, de preferência com jogadores diferentes; o Paulo Fonseca depois disto com estes jogadores já me mostrou o que vale, é virtualmente impossível fazer melhor do que isto com o Paços de Ferreira. Dele só me falta saber se tem capacidade de suportar a pressão, mas isso só é possível testando-o num grande; mas já está há 11 jornadas em 3º lugar, sujeito à pressão da imprensa, a enfrentar equipas que jogam contra eles como se fossem um grande, e ainda lá está. E isso é bom sinal.

Estás mesmo por trás do Paulo Fonseca! Gostei da argumentação, embora ainda tenha algumas dúvidas quanto à tua análise Paços vs Estoril.

Mas em relação a esse bold... diz-me uma coisa: se é "virtualmente possível" fazer o que ele fez com o Paços, o que é que seria "virtualmente possível" caso ele pegasse no Sporting, para o ano? Era assim tão descabido lutar pelo 1º, caso a coisa corresse como o teu raciocínio implica (onde mostras, por a+b, que ele tem perfil para treinar um grande)?

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Vale o que vale, é só um rumor. O administrador do blog A Norte de Alvalade acabou de comentar no seu twitter que o Sporting não vai continuar com o Jesualdo Ferreira, e a sua saída está a ser preparada.

A ver vamos.

Em princípio será rumor verdadeiro, ele tem algumas fontes bem fiáveis e já à algumas semanas (a última vez que tive contacto com ele) que ele tinha essa convicção.

Penso também que isto se deverá ao facto de o Bruno provavelmente ter comunicado ao Jesualdo que não vai ter na próxima época o poder sobre as contratações que teve nesta.

Editado por Poeira_26

Compartilhar este post

Link para o post

A ver vamos.

Das três uma, ou o Bruno exigiu-lhe a liga Europa ou ele não aceitou perder poderes (quiçá corte no ordenado) ou ainda, vai-se reformar.

Estás mesmo por trás do Paulo Fonseca! Gostei da argumentação, embora ainda tenha algumas dúvidas quanto à tua análise Paços vs Estoril.

Mas em relação a esse bold... diz-me uma coisa: se é "virtualmente possível" fazer o que ele fez com o Paços, o que é que seria "virtualmente possível" caso ele pegasse no Sporting, para o ano? Era assim tão descabido lutar pelo 1º, caso a coisa corresse como o teu raciocínio implica (onde mostras, por a+b, que ele tem perfil para treinar um grande)?

Não comecem com fantasias do 1º lugar...

Compartilhar este post

Link para o post

De certeza que ele não se revê no projecto do Sporting! O ordenado não é muito alto mas apesar de o achar uma raposa velha do futebol não o acho o treinador ideal e já o disse publicamente.

Outra coisa é, 1º lugar? Tenham calma, o que levou mais de 10 anos a destruir não se ergue em 3 meses.

Editado por ed_Boy

Compartilhar este post

Link para o post

A análise Paços vs. Estoril é simples. O Estoril tem bons valores individuais e não é incomum que equipas com bons valores individuais consigam bons campeonatos. O que eu quero é que o Marco Silva, com outros jogadores (pois eu acredito que o Estoril vai ser retalhado) consegue o mesmo; que ele se distinga de Manuéis Machados e companhias. O Paulo Fonseca já fez mais que qualquer Machado e com uma equipa que em condições normais estaria a lutar pela manutenção. E aqui nem comparo a qualidade exibicional das equipas, apenas os resultados.

O que eu disse é que é "virtualmente impossível" fazer melhor com o Paços do que ele fez. E não faço ideia do que faria com o Sporting, mas se conseguisse impor os mesmos princípios que no Paços, não duvido que andasse perto dos outros rivais. É que o Sporting, digam o que disserem, em teoria tem plantel para ganhar pelo menos 26 jogos do campeonato, e empatar 2 em Alvalade contra os rivais. O campeonato é uma prova de regularidade, onde nem sempre ganha quem tem mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Acham mesmo que é boa ideia contratar um gajo que tem 1 ano de 1ª liga como treinador? Não será muito cedo? Quero dizer, os objectivos do Paços são muito diferente dos nossos e eu acho que a pressão dos adeptos quando as coisas começam a correr mal são muito maiores deste lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Jesualdo não ficasse, eu arriscava.

Compartilhar este post

Link para o post

Só espero que o nosso presidente faça, que dê certo!

Mas farto de arriscar já estou eu farto desde o tempo de paulo sérgio,carvalhal,couceiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Acham mesmo que é boa ideia contratar um gajo que tem 1 ano de 1ª liga como treinador? Não será muito cedo? Quero dizer, os objectivos do Paços são muito diferente dos nossos e eu acho que a pressão dos adeptos quando as coisas começam a correr mal são muito maiores deste lado.

Tal como o Rei Wilson, eu arriscava. E gostava muito de o ter no Sporting.

Por curiosidade, quais as únicas equipas que, em Paços, controlaram o Paços? E quando digo controlaram, digo em alguma parte do jogo. Não houve nenhuma equipa que dominou/controlou o Paços para a Liga Portuguesa durante o jogo inteiro. Apenas o Sporting teve mão na primeira parte e o Benfica a partir dos 30.

Não achas que o Sporting precisa de um treinador assim? Um dos nossos maiores problemas nos últimos anos é andarmos a perder 0-1 e a empatar 1-1 contra equipas da metade inferior da tabela.

É óbvio que depois podem entrar outros factores, como a pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso, quando eu falei do AVB quando ele estava na Académica, ouvi os mesmos argumentos. Deixem este ir para o FCP também e depois chorem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...