Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
verY

[FM2013] 3-6-1 Ajax

Publicações recomendadas

Boas!

Cá estou então a partilhar a minha tática feita para o Ajax, da qual já falei diversas vezes no tópico das reações. É uma tática relativamente original, com uma distribuição dos jogadores pelo campo bastante bem executada e que resulta, até ver, bem.

tatica1.jpg

Muito rapidamente, a lógica por trás de cada posição:

GR - GR líbero, para resolver os ataques colocados nas costas da defesa alta.

Centrais das faixas - defesas com bola, aqueles que começam as jogadas de ataque e que, no momento defensivo, fecham os flancos, funcionando como laterais. Para isso, têm a instrução de jogar colado à linha e de marcação à zona. Após alguns testes, esta foi a combinação que fez exatamente o que queria.

DC - defesa limitado, deve ficar atrás e cobrir os movimentos dos colegas

MDC - Trincos puros. Entregam a bola aos da frente e baixam no momento defensivo para cobrir os centrais das pontas.

MC - box to box, defender e atacar.

Médios Ala - alas defensivos, atacam tanto quanto ajudam a defender.

MAC - jogando como avançado interior, ajuda muito o PL e marca muitos golos.

PL - Avançado recuado, para dar consistência à equipa e pressionar mais. Nem por isso marca menos golos... :)/>

As instruções à equipa são as seguintes:

tatica2.jpg

E estes são os resultados:

eredivisievistageralfas.png

Na primeira época a tática estava em habituação e por isso foi um pouco mais irregular. Ainda assim, deu para passear classe pelos campos holandeses.

Neste segundo ano, as estatísticas e a classificação finais ficaram prejudicadas por um final de época menos bom, em que os muitos pontos de avanço que tínhamos foram perdidos quando a equipa estava mais preocupada com a Champions, onde chegámos às meias-finais.

A terceira época está a correr de feição, com apenas um empate no último jogo, a 0, contra o PSV, num jogo em que dominei absolutamente, mas a bola não quis entrar.

Por último, deixo o link para quem quiser experimentar a tática: https://cloudpt.pt/link/2c872df4-1885-4c86-9797-f9d4aee0ce49/3-6-1%20ajax.tac

Agradeço feedback e ideias. :)/>

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

Esta tatica não vale nada. Ele tem Lamela e Destro, só por isso é que funciona. És um cheater :D

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu meteres isso em clássico, será que o meu FM08 lê isso?

Compartilhar este post

Link para o post

No primeiro ano fui eliminado na fase de grupos da Champions, passei para a LE onde cheguei aos quartos de final e fui eliminado com um golo no último minuto. O ano passado perdi nas meias-finais da Champions contra o United, ganhei 3-2 em casa e perdi 3-1 fora. Este ano acabei de ser eliminado na fase de grupos, fiquei em último, tive jogadores expulsos nos últimos dois jogos e perdi ambos. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Diz a pessoa que foi despedida do Sporting e foi parar ao Carregado.......

Compartilhar este post

Link para o post

To be fair, todos são despedidos no meio daquela miséria.

Compartilhar este post

Link para o post

Despediram-me porque comecei a ganhar.

To be fair, todos são despedidos no meio daquela miséria.

Alguém que sabe :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Para já tenho estas notas a deixar acerca da táctica:

Resultados: (Barcelona, 1ª temporada)

• Supertaça Espanhola: 4-2 (fora)
  • Liga BBVA: 6-2 ao Valência
  • Liga BBVA: 2-2 Getafe (fora)
  • Champions League: 3-1 ao Dinamo de Kiev
  • Liga BBVA: Granada 4-3
  • Liga BBVA: 6-1 Sevilha (fora)
  • Champions League: 1-0 Partizan (fora)
  • Liga BBVA: Real Madrid 2-1
  • Liga BBVA: Deportivo 3-0 (fora)

Dados:

Sofri mais golos do que é habitual, contra o Granada em casa acabei o jogo com apenas 8 jogadores e estava a perder 2-3 aos 80 minutos, 2 lesões e 1 vermelho já depois das substituições estarem todas feitas.

O David Villa já leva 10 golos marcados só no campeonato (jogou depois do Messi ter sido suspendo devido a uma expulsão no jogo em casa contra o Real Madrid na Supertaça), o Messi marcou 3 no jogo em Madrid para a Supertaça (recorri da decisão e por isso ainda jogou). O ponta-de-lança parece mesmo o destaque da táctica, algo que nem sempre acontece nas outras tácticas que utilizo em que marcam igualmente bastante os extremos.

Nos primeiros 3 jogos com a táctica tive 2 hat-tricks dos ponta-de-lança e o Villa falhou um hat-trick (penalty a cinco minutos do fim) contra o Getafe. De resto, gostei do controlo e da posse de bola.

Parece-me que será uma táctica que na segunda época trará resultados devastadores.

:)

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente! Nenhuma derrota, muito bom!

Qual a combinação de centrais que usaste? E trincos? Busquets e Song?

É natural que, principalmente a defesa, vá melhorando ao longo do tempo. No ataque a pressão é tal que, aliada à qualidade dos jogadores do Barça dê essa abismal média de 3,4 golos marcados por jogo!

Obrigado pelo feedback... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Um misto entre Song + Busquets ou Song + Mascherano.

Normalmente tenho jogado assim:

Valdés, Piqué, Puyol, Bartra, Song, Mascherano, Xavi, Alba, Dani Alves, Iniesta, Messi (na Liga tenho jogado também com Iniesta a ME, Messi a MAC e Villa a PLC, tem 15 golos em 13 jogos).

O que me vale é que mesmo com esta tática tenho tido bons resultados com a miudagem e dá para rodar bem a equipa e manter a consistência. Depois volto a actualizar com os resultados. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, os centrais podiam levar um ligeiro upgrade... ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, os centrais podiam levar um ligeiro upgrade... ^^

Sim, estou a pensar passar a jogar com uma defesa mais rápida e por Piqué+Mascherano+Song e então mudar o centro do meio-campo para Xavi+Busquets+Iniesta, é capaz de funcionar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal era ires buscar um gajo tipo DL para um dos lados da defesa... :)/>

EDIT: Ou mesmo o próprio Alderweireld!

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de partilhar/fazer uma pergunta a quem utilizou ou utiliza esta tática. Confirmam que a maior parte dos golos sofridos são pelas alas, em lances em que o central fica contra 2 adversários e, ao ir pressionar, deixa o extremo entrar nas costas? Se sim, como pensam que posso corrigir isso? Colocando o médio ala a marcar o adversário?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a testar com o Sporting. Para já complicado : 2 jogos, 1 empate e 1 vitória.

Apenas marquei 1 golos e ainda não sofri.

Compartilhar este post

Link para o post

em 18 jogos com o benfica foi 8 vitorias, 4 empates e 6 derrotas sem lesões nao e daquelas tacticas regulares, o avançado interior remata muito de longe e a defesa e muitas vezes comida, os trincoes nao fecham tanto como deveriam fechar.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso jogadores com características particulares para resultar. Mas digam quais são os principais problemas, e proponham também forma de os resolver. :)

Compartilhar este post

Link para o post

bastantes e sinto que os centrais se atrapalam, no sair de jogo os centrais e trincos comem-se a eles proprios.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...