Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Antuerpia64

[FM2013] 3-5-2 + Variantes

Publicações recomendadas

Como grande aficionado de Football Manager e, principalmente, de criação de tácticas que sou, decidi, finalmente, partilhar uma das minhas tácticas que melhores resultados me assegurou.

Quando há cerca de um mês, assisti a um jogo da Juventus, decidi começar um save com essa equipa e, pela primeira vez, tentar criar uma táctica com 3 defesas-centrais. O objectivo passava por criar uma táctica que assegurasse bastante segurança defensiva (engane-se quem acha que um 3-5-2 é uma táctica de ataque) e, ao mesmo tempo, que permitisse jogar um futebol de posse e envolvente, com vários jogadores a desempenhar mais que uma função em campo.

Como sempre, quando idealizo um modelo táctico para uma equipa, procuro começar com criar uma táctica base (neste caso o 3-5-2) e 2 variantes (uma para jogar no contra-ataque e outra para "meter a carne toda no assador"). E assim o fiz, com resultados bastante bons.

Atenção, esta táctica é uma táctica difícil de implementar, uma vez que requer jogadores bastante específicos para cada posição.

t_cticas_FM.png

1) 3-5-2 - Táctica base

Como já disse anteriormente, é uma táctica que permite que a equipa defenda bem e, ao mesmo tempo, permite dar liberdade aos criativos, praticando um futebol de posse e envolvente.

Guarda-redes: É importante que o guarda-redes seja um jogador com alguma velocidade e jogo de pés.

Defesas-centrais: Pelo menos 2 dos defesas-centrais, devem ser jogadores rápidos e que saibam sair a jogar . Coloquem-nos como o central do lado esquerdo e o do lado direito.

Sugestões testadas: Chiellini, Bonucci, David Luiz, Sérgio Ramos, Rojo

O outro central, o que joga no centro, deve ser um jogador forte na marcação, alto e com forte sentido posicional. Se puder aliar a estas características a velocidade, melhor.

Sugestões testadas: Felipe Santana, Nuno André Coelho, Pepe, Barzagli

Médio-defensivo: O estratega da equipa! Pode paracer um contra-censo, mas, mais importante do que saber defender, é que este jogador saiba criar jogo. Elevados índices de passe, criatividade e capacidade de decisão são importantes. Não tenham problemas em adaptar um médio mais ofensivo a esta posição.

Sugestões testadas: Pirlo, Miguel Veloso, Xabi Alonso, Hugo Viana (adaptação)

Médios-centro: Os médios-centro são os motores da equipa. São os jogadores que carregam a equipa para a frente e, ao mesmo tempo, asseguram a primeira linha de pressão no adversário. É importante que sejam tecnicamente evoluídos e que tenham, ao mesmo tempo, grande capacidade de trabalho e resistência. Pressupõe-se que ambos saibam defender e atacar com qualidade, embora também se possa utilizar um médio mais atacante e outro mais defensivo ao mesmo tempo, desde que lhes treinem os atributos mais carenciados.

Sugestões testadas: Vidal, Marchisio, Adrien, André Martins, Ozil (adaptado), Khedira, Modric

Médios-ala: Esta é a posição que requer mais paciência, uma vez que são poucos os jogadores no mercado que saibam atacar e defender com a eficácia que se espera destes jogadores. No papel são médios, contudo, quando a equipa está sem bola, comportam-se como laterais. A minha sugestão é que adaptem defesas-laterais com grande capacidade atacante a estas posições. A adaptação de médios/extremos a lateral é mais arriscada, mas também mais desafiante. Não tenham problemas em arriscar. É importante que saibam cruzar com qualidade e que sejam rápidos. Defensivamente, espera-se que cumpram como qualquer outro lateral.

Se decidirem utilizar um médio, então coloquem-no a treinar a lateral. Se decidirem utilizar um lateral, então coloquem-no a treinar a médio.

Sugestões testadas: Liechtsteiner, Valência, De Ceglie, Coentrão, Marcelo, Cedric (adaptado), Capel, Hélder Barbosa, Baiano, Alan

Avançados: Os avançados da equipa devem ser jogadores com boa relação com a bola. Não aconselho a utilização de avançados mais estáticos. Jogadores rápidos, com capacidade de finalização e passe, criatividade e técnica.

Sugestões testadas: Vucinic, Giovinco, Benzema, Ronaldo (adaptado), Mossoró (adaptado), Viola

2) 5-3-2 - Contra-ataque

A táctica ideal para segurar o resultado.

Nesta táctica, a única alteração à primeira-vista, é apenas a passagem dos médios-ala para a lateral defensiva. Contudo, é muito mais do que isso. A equipa vai recuar a sua linha defensiva, os passes serão mais arriscados, irá dar menos espaço na zona central e, ao mesmo tempo, irá praticar um futebol mais rápido.

3) 2-5-3 - Tudo ao ataque

Esta é a táctica que devem utilizar quando, 5/10 minutos antes do jogo terminar, a vossa equipa se encontra a perder. É uma táctica bastante arriscada, que aumenta as vossas possibilidades de sofrer e marcar golos.

Aqui, o central que joga pelo meio (que se pressupõe que seja um defesa forte fisicamente), passa a jogar a ponta-de-lança. A equipa defenderá apenas com 4/5 jogadores, bastante pressionantes e, ao mesmo tempo, procurará meter a bola na área rapidamente, onde se encontrão muitos jogadores para a colocar na baliza.

_____________________________________________________________________________________

Atenção, caso optem por colocar bastantes jogadores a jogar fora de posição (principalmente os médios-ala e o médio-defensivo), é natural que a equipa não comece logo de início a jogar da forma que pretendem. Tenham paciência e deixem que os jogadores treinem nas novas posições.

Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de saber se um determinado jogador é um jogador ideal para uma determinada posição, disponham.

Screenshots (a maior parte dos meus saves estão ainda no início, sendo que apenas os comecei para testar as tácticas com equipas diferentes):

http://s21.postimg.org/l1seiytjb/Serie_A_Vista_Geral_Fases.png

http://s18.postimg.org/f74yzjdd5/Juventus_v_Valencia_Estat_sticas_Estat_sticas_d.png

http://s14.postimg.org/pncwoeush/Primeira_Liga_Portuguesa_Vista_Geral_Fases.png

http://s18.postimg.org/rr03na1k9/Sporting_POR_v_Braga_Estat_sticas_Estat_stica.png

http://s18.postimg.org/6wnr5g76x/Sporting_POR_v_Braga_Estat_sticas_Estat_stica.png

Download:

http://speedy.sh/BBWUx/tactics-jbarc.rar

Editado por Antuerpia64

Compartilhar este post

Link para o post

Não a vou sacar, mas parabéns pela explicação :prayer:

É melhor colocares resultados que tiveste com ela :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Não a vou sacar, mas parabéns pela explicação :prayer:

É melhor colocares resultados que tiveste com ela :wink:

Obrigado. Já adicionei alguns screenshots.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Eu também tenho jogado com uma espécie de 352 ultimamente. É uma tática que privilegia a posse de bola e o ataque planeado. Foi feita com os seguintes principios:

- 3 Defesas centrais limitados. Não lhes dou nenhuma capacidade criativa, apenas lhes peço para defenderem e jogarem curto, sem invenções. Por norma prefiro jogadores rápidos, mas com bom jogo aéreo.

- 2 médios ala: estes médios fazem as vezes dos laterais, ou seja, coloco-os a marcarem os médios ou extremos contrários. Assim, quando perdemos a posse de bola eles recuam rápido para defenderem. Mentalidade defensiva, embora com liberdade para subirem no terreno.

- O Trinco sobe pouco, será um apoio aos 3 centrais e um elo de ligação entre a defesa e o meio campo na saída para o ataque.

- Os 2 médios centros: tenho um mais criativo e outro mais box-to-box, mas ambos com liberdade para criarem e chegarem à área adversária. O criativo é o organizador de jogo.

- 1 médio de ataque nas costas do ponta de lança, com total liberdade criativa e para subir no terreno. Mentalidade ofensiva.

- 1 ponta de lança móvel, com mentalidade defensiva para recuar quando perdemos a bola.

O médio criativo, os alas e os 2 jogadores mais adiantados têm liberdade para sairem das suas posições e procurarem desmarcações. Esse é um segredo das táticas de posse de bola: constantes movimentações.

A construção de jogo é lenta. Não é uma tática estanque, não é infalível, e até precisa de alguns melhoramentos, mas a equipa tem jogado muito bem e tem dado boas indicações com este esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Eu também tenho jogado com uma espécie de 352 ultimamente. É uma tática que privilegia a posse de bola e o ataque planeado. Foi feita com os seguintes principios:

- 3 Defesas centrais limitados. Não lhes dou nenhuma capacidade criativa, apenas lhes peço para defenderem e jogarem curto, sem invenções. Por norma prefiro jogadores rápidos, mas com bom jogo aéreo.

- 2 médios ala: estes médios fazem as vezes dos laterais, ou seja, coloco-os a marcarem os médios ou extremos contrários. Assim, quando perdemos a posse de bola eles recuam rápido para defenderem. Mentalidade defensiva, embora com liberdade para subirem no terreno.

- O Trinco sobe pouco, será um apoio aos 3 centrais e um elo de ligação entre a defesa e o meio campo na saída para o ataque.

- Os 2 médios centros: tenho um mais criativo e outro mais box-to-box, mas ambos com liberdade para criarem e chegarem à área adversária. O criativo é o organizador de jogo.

- 1 médio de ataque nas costas do ponta de lança, com total liberdade criativa e para subir no terreno. Mentalidade ofensiva.

- 1 ponta de lança móvel, com mentalidade defensiva para recuar quando perdemos a bola.

O médio criativo, os alas e os 2 jogadores mais adiantados têm liberdade para sairem das suas posições e procurarem desmarcações. Esse é um segredo das táticas de posse de bola: constantes movimentações.

A construção de jogo é lenta. Não é uma tática estanque, não é infalível, e até precisa de alguns melhoramentos, mas a equipa tem jogado muito bem e tem dado boas indicações com este esquema.

Jacoslacon,

acho que embora a táctica seja semelhante, temos filosofias de jogo bastante diferentes. Não sei que equipa estás a treinar, mas se estás a treinar uma equipa para lutar pelo título, acho que devias procurar jogar outro tipo de futebol. Não leves a mal a sugestão. Até há pouco tempo, também era fã de trincos puros (daqueles fortes fisicamente, com grande capacidade de desarme), contudo, desde que experimentei um médio-defensivo que saiba "ter a bola nos pés", não quero outra coisa. Quer esteja a treinar a Juventus, quer esteja a treinar o Infesta. E quem fala do trinco, fala dos centrais. Se estes jogadores forem fortes tecnicamente (em vez de altos e toscos) e rápidos, garanto-te que a construção de jogo da tua equipa vai ocorrer de uma forma muito mais fluida, simples e com mais qualidade. E não tenhas problemas em subir a linha defensiva, uma vez que, com 3 centrais rápidos, é natural que estes jogadores compensem muito mais eficientemente uma ou outra falha de um defesa.

Por outro lado, a utilização de um médio-defensivo com estas capacidades de criação de jogo, faz com que não seja necessária a utilização de um médio-ofensivo (que, geralmente, é um jogador que pouco defende), libertando mais um jogador numa fase mais adiantada.

De resto, acho que as tácticas são semelhantes. Eu perdi bastante tempo a afinar as minhas tácticas, até atingir o nível que pretendia. Também não são infalíveis, mas são bastante competentes, desde que tenhas os jogadores certos.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito da explicação, mas pela amostra de jogos que colocaste não me parece propriamente uma tática de posse. Em nenhum dos jogos tiveste um valor muito superior a 50%...

Mas parabéns, parece-me um bom trabalho! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito da explicação, mas pela amostra de jogos que colocaste não me parece propriamente uma tática de posse. Em nenhum dos jogos tiveste um valor muito superior a 50%...

Mas parabéns, parece-me um bom trabalho! ;)

É verdade, nem sempre consigo ter muita posse de bola. De qualquer das formas, a equipa adversária acaba por ter bastante posse de bola mas apenas no seu meio-campo, porque não consegue sair a jogar, uma vez que o meu espaço defensivo está quase sempre bem preenchido. Por outro lado, a posse de bola que eu tenho é quase sempre em cima do adversário. A minha equipa ataca quase sempre em ataque organizado e em bloco (raramente em contra-ataque). Pode não ser muita posse de bola, mas é uma posse de bola de qualidade.

Editado por JBarC

Compartilhar este post

Link para o post

Jacoslacon,

acho que embora a táctica seja semelhante, temos filosofias de jogo bastante diferentes. Não sei que equipa estás a treinar, mas se estás a treinar uma equipa para lutar pelo título, acho que devias procurar jogar outro tipo de futebol. Não leves a mal a sugestão. Até há pouco tempo, também era fã de trincos puros (daqueles fortes fisicamente, com grande capacidade de desarme), contudo, desde que experimentei um médio-defensivo que saiba "ter a bola nos pés", não quero outra coisa. Quer esteja a treinar a Juventus, quer esteja a treinar o Infesta. E quem fala do trinco, fala dos centrais. Se estes jogadores forem fortes tecnicamente (em vez de altos e toscos) e rápidos, garanto-te que a construção de jogo da tua equipa vai ocorrer de uma forma muito mais fluida, simples e com mais qualidade. E não tenhas problemas em subir a linha defensiva, uma vez que, com 3 centrais rápidos, é natural que estes jogadores compensem muito mais eficientemente uma ou outra falha de um defesa.

Por outro lado, a utilização de um médio-defensivo com estas capacidades de criação de jogo, faz com que não seja necessária a utilização de um médio-ofensivo (que, geralmente, é um jogador que pouco defende), libertando mais um jogador numa fase mais adiantada.

De resto, acho que as tácticas são semelhantes. Eu perdi bastante tempo a afinar as minhas tácticas, até atingir o nível que pretendia. Também não são infalíveis, mas são bastante competentes, desde que tenhas os jogadores certos.

Eu quando digo que utilizo um trinco algo limitado é por uma questão de equilibrio, de dar opções de passe aos centrais para sair a jogar. Mas o jogador em si não pode ser um tosco, tem que ter qualidade técnica. Tem que ser combativo mas também tem que ter um bom nível de passe e técnica. E por norma não gosto de jogadores com velocidade inferior a 10/12.

O que reparei no meu 352 é que se eu adiantasse o trinco um pouco mais no terreno (dando-lhe mais mentalidade ofensiva e dando-lhe instruções para subir e condizir a bola) os centrais ficavam sem o pivot para iniciarem o ataque. Os médios ala subiam para o ataque, os médios criativos também iam à procura de espaços, logo se eu subisse o trinco iria criar um fosso entre os centrais e o meio campo. E como eu quero que os centrais joguem curto, o trinco acaba por ser um pivot para dar sempre linhas de passe na fase inicial da construção de jogo. E aí concordo contigo, o trinco tem que saber jogar à bola! ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom. Eu ando há uns tempos para criar uma táctica ultra-ofensiva/controladora, algo entre 3-5-2 e 3-6-1, isto pode ter sido a inspiração que precisava. Bom trabalho ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando digo que utilizo um trinco algo limitado é por uma questão de equilibrio, de dar opções de passe aos centrais para sair a jogar. Mas o jogador em si não pode ser um tosco, tem que ter qualidade técnica. Tem que ser combativo mas também tem que ter um bom nível de passe e técnica. E por norma não gosto de jogadores com velocidade inferior a 10/12.

O que reparei no meu 352 é que se eu adiantasse o trinco um pouco mais no terreno (dando-lhe mais mentalidade ofensiva e dando-lhe instruções para subir e condizir a bola) os centrais ficavam sem o pivot para iniciarem o ataque. Os médios ala subiam para o ataque, os médios criativos também iam à procura de espaços, logo se eu subisse o trinco iria criar um fosso entre os centrais e o meio campo. E como eu quero que os centrais joguem curto, o trinco acaba por ser um pivot para dar sempre linhas de passe na fase inicial da construção de jogo. E aí concordo contigo, o trinco tem que saber jogar à bola! ;-)

O meu médio-defensivo não tem grande liberdade para subir no terreno, nem sequer mentalidade ofensiva. O que eu fiz, foi dar-lhe liberdade criativa. A minha inspiração foi precisamente o Pirlo e a forma como ele se adaptou ao futebol da Juve. Na Juve, com o Pirlo em campo, a bola vai-lhe sempre ter aos pés e ele não precisa de pisar terrenos mais avançados para ser a referência atacante da equipa. O Pirlo não abdica do seu lugar à frente dos centrais e raramente se desposiciona. O que acontece é que, quando tem a bola, tem total liberdade para lançar o ataque.

Só para tirar as teimas, deixo aqui as instruções que dou ao médio-defensivo:

Juventus_T_cticas_Jogador.jpg

__________________________________________________________________________________

PequenoGenio e bdani, Obrigado aos 2!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom. Eu ando há uns tempos para criar uma táctica ultra-ofensiva/controladora, algo entre 3-5-2 e 3-6-1, isto pode ter sido a inspiração que precisava. Bom trabalho ;)

Não sabes o que dizes...

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a utilizar e tem me dado muito bons resultados. Os meus parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a utilizar e tem me dado muito bons resultados. Os meus parabéns!

Obrigado! Com que equipa?

Onde é que eu já vi este pack de 3 tácticas ?! :wtf: ó Antuérpia, tu andas a postar noutros foruns.

Este é o único forum de Football Manager onde alguma vez participei

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado! Com que equipa?

Leixões, mas cheguei ao clube só no inicio da 4ª época de jogo. Venci a Segunda Liga com facilidade e estou agora na luta pela Europa!

Compartilhar este post

Link para o post

É por isso que os italianos chamam de 3-5-2 -... Calcio per tutti Futebol para todos, independentemente das suas características ou talentos É por isso que Scolari venceu a Copa do Mundo de 2002 É muito simples, você tem 8 jogadores em seus eixos centrais, para que o seu oponente precisa trabalhar muito mais difícil de lidar você. que significa que ele esquerdas você muito espaço para bater-lhe no contra-ataque.

Contra-ataque = gols fáceis.

5-4-1 di Helenio Herrera

3-5-1-1 di Walter Mazzari(Napoli)

Essas táticas que você vê tem, bem como base a formação 3-5-2. Basta você fazer o seu um atacante para jogar um pouco mais profundo. No entanto, a filosofia ea forma de jogar é a mesma.

http://www.youtube.com/watch?v=vpSQH2ckUR4

http://www.youtube.com/watch?v=z3U2spbUXmc

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Podias dizer-me se o Llorente "serve" para esta tática? Já agora a tática do contra-ataque também é boa se algum jogador meu for expulso?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Podias dizer-me se o Llorente "serve" para esta tática? Já agora a tática do contra-ataque também é boa se algum jogador meu for expulso?

Obrigado.

Boas,

primeiro de tudo, falando sobre o Llorente, acho que pode encaixar no 3-5-2, desde que, ao seu lado, tenha um jogador rápido e com bons índices de passe, de modo a compensar a falta de mobilidade do Llorente. No 5-3-2, acho difícil encaixar o Llorente, uma vez que, para o contra-ataque, é crucial que existam atacantes rápidos. No 2-5-3, um avançado do estilo do Llorente encaixa perfeitamente, desde que o coloques a jogar no centro do ataque.

Quando estás em inferioridade numérica, a táctica a utilizar depende dos momentos do jogo (ou seja, se pretendes segurar o resultado, ou se pretendes marcar golos). Se pretendes segurar o resultado, sugiro que utilizes o 5-3-2 e que retires o defesa-central que joga pelo meio, passando a jogar num 4-3-2. Se estás a perder, aí sugiro que alteres para o 2-5-3, tiras um ponta-de-lança e passas a jogar em 2-5-2. Também podes apostar no 3-5-2, retirando um dos médios-centro ou um ponta-de-lança, sendo que desta forma não expões a tua equipa a tanto risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

primeiro de tudo, falando sobre o Llorente, acho que pode encaixar no 3-5-2, desde que, ao seu lado, tenha um jogador rápido e com bons índices de passe, de modo a compensar a falta de mobilidade do Llorente. No 5-3-2, acho difícil encaixar o Llorente, uma vez que, para o contra-ataque, é crucial que existam atacantes rápidos. No 2-5-3, um avançado do estilo do Llorente encaixa perfeitamente, desde que o coloques a jogar no centro do ataque.

Quando estás em inferioridade numérica, a táctica a utilizar depende dos momentos do jogo (ou seja, se pretendes segurar o resultado, ou se pretendes marcar golos). Se pretendes segurar o resultado, sugiro que utilizes o 5-3-2 e que retires o defesa-central que joga pelo meio, passando a jogar num 4-3-2. Se estás a perder, aí sugiro que alteres para o 2-5-3, tiras um ponta-de-lança e passas a jogar em 2-5-2. Também podes apostar no 3-5-2, retirando um dos médios-centro ou um ponta-de-lança, sendo que desta forma não expões a tua equipa a tanto risco.

Obrigado pela explicação. Esta tática para já está a funcionar muito bem na minha juve. Comprei Miguel Veloso, Rakitic e Filipe Santana e até agora só duas derrotas: com o Barça 2-0 e com o Siena 2-1. Além disso ganhei ao Inter 3-0 e à Udinese 4-1. Quando acabar a época posto SS.

Compartilhar este post

Link para o post

Cá estou eu como prometido a postar a minha época. A época correu bem como podem ver pelas SS:

Amigáveis

juventusjogosprograma.png

Uploaded with ImageShack.us

Supertaça

juventusjogosprograma2.png

Campeonato

juventusjogosprograma3.png

juventusjogosprograma6.png

serieavistageralfases.png

Champions

juventusjogosprograma4.png

Taça de Itália

juventusjogosprograma5.png

Consegui isto com estas contratações

juventustransfhistrico.png

Como podem ver consegui ganhar quase tudo faltou a Champions. Considero uma época bastante positiva e a única critica que tenho a fazer a esta tática é os jogos fora. Mas de resto tudo bom, grande tática.

Continuação de bons saves.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, comecei agora a utilizar esta tatica no SCP e tenho o Salim Cisse, Montero e Rubio preciso de mais um ponta de lanca que seja bom nesta tatica, mas nao muito caro.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...