Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Na 2ª fase, PERDES A VAGA caso entres. isto é, caso entres no que pretendes, a tua vaga anterior é perdida, sendo tu forçado a entrar no novo curso. Caso não entres, continuas no curso onde estavas.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não foi sempre assim? Entrou na 1ª no sítio A, candidata-se na 2ª a sítio B e não entra, fica no A. Se entra vai para o B e perde o lugar no A. Se se candidatou outra vez para que havia de querer o lugar da 1ª fase?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Isso não foi sempre assim? Entrou na 1ª no sítio A, candidata-se na 2ª a sítio B e não entra, fica no A. Se entra vai para o B e perde o lugar no A. Se se candidatou outra vez para que havia de querer o lugar da 1ª fase?

No meu ano (2010) não era assim. Isso acontecia só mesmo na 3ª fase.

Mas assim, acaba por ser justo!

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina que entras num curso "porque entraste". Não sabes nada sobre o curso e foi uma das opções "yolo". Chegas lá, és informado sobre o curso, vertentes profissionais e tudo mais (atentendo que algumas faculdades começam depois do fim das inscrições para a segunda fase) e até gostaste daquilo e achaste que, talvez, para o que queres, é melhor para ti. Nesse caso, poderias querer o lugar da 1ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Então acontecia o quê?

Acontecia algo estúpido como seres colocado na 2ª fase noutro curso, mas afinal já não o querias e não te matriculavas e queimavas a vaga a alguém. Acho que era isto.

Mas agora que penso nisso, não tenho bem a certeza :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo isto porque há uns anos (com tanta reviravolta já nem tenho noção de quando) lembro-me de ter colegas com o dilema de não terem entrado onde queriam mas terem começado a gostar do curso e depois ficarem sem saber se haviam de se candidatar à 2ª, já que iam perder o lugar da 1ª fase. Mas digo isto sem certezas, era mesmo só a ideia que tinha. De qualquer forma se é isso que agora está em vigor faz todo o sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eish fui hoje ao ISCTE matricular-me e ainda fiquei mais na dúvida do que é que quero fazer da vida. Estava determinado a entrar em Gestão na Nova na 2ª fase mas o ambiente ali parece-me ser tão melhor, falei com toda a gente numa boa mesmo e todos me disseram que Gestão era ali, Economia na Nova. Depois apareceu lá uma professora e eles na brincadeira pediram-lhe para me convencer a ficar lá e a conversa da mulher tocou-me mesmo :lol: Perguntou se eu ia sozinho ou se já lá tinha colegas, depois explicou que na Nova não funcionam por turmas como no ISCTE e que como ia entrar sozinho a integração ia ser o mais difícil, para além de o ambiente ser mais "pesado" e voltou a repetir aquilo, que Gestão no ISCTE e Economia na Nova. Acho que nunca estive tão à nora.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Eu digo isto porque há uns anos (com tanta reviravolta já nem tenho noção de quando) lembro-me de ter colegas com o dilema de não terem entrado onde queriam mas terem começado a gostar do curso e depois ficarem sem saber se haviam de se candidatar à 2ª, já que iam perder o lugar da 1ª fase. Mas digo isto sem certezas, era mesmo só a ideia que tinha. De qualquer forma se é isso que agora está em vigor faz todo o sentido.

Exactamente.

Eu não sei se era bem assim, mas era o que ouvia falar na altura. De qualquer forma, ainda bem que há uma 2ª fase :lol: Na 1ª fase fiquei colocado em Fisioterapia que até era um curso que me interessava na altura, mas quando cheguei a Setembro já não queria Fisio para nada :lol: Então na 2ª fase virei-me para Eng. Mecânica, e bendita a hora em que o fiz :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ate pq a partir do momento em que tu entras na 2ª fase, "abres uma vaga" no teu curso anterior que assim pode ser imediatamente preenchida.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu ano (2010) não era assim. Isso acontecia só mesmo na 3ª fase.

Mas assim, acaba por ser justo!

era sim, em 2006 ja acontecia isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem fui à Universidade de Aveiro matricular-me e fiquei bastante impressionado com o campus(condições, organização) e com a simpatia da maioria das pessoas.

Vai ser uma mudança bastante radical mas espero que corra bem.

Mais alguém daqui entrou em Aveiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem fui à Universidade de Aveiro matricular-me e fiquei bastante impressionado com o campus(condições, organização) e com a simpatia da maioria das pessoas.

Vai ser uma mudança bastante radical mas espero que corra bem.

Mais alguém daqui entrou em Aveiro?

Eu :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eish fui hoje ao ISCTE matricular-me e ainda fiquei mais na dúvida do que é que quero fazer da vida. Estava determinado a entrar em Gestão na Nova na 2ª fase mas o ambiente ali parece-me ser tão melhor, falei com toda a gente numa boa mesmo e todos me disseram que Gestão era ali, Economia na Nova. Depois apareceu lá uma professora e eles na brincadeira pediram-lhe para me convencer a ficar lá e a conversa da mulher tocou-me mesmo :lol: Perguntou se eu ia sozinho ou se já lá tinha colegas, depois explicou que na Nova não funcionam por turmas como no ISCTE e que como ia entrar sozinho a integração ia ser o mais difícil, para além de o ambiente ser mais "pesado" e voltou a repetir aquilo, que Gestão no ISCTE e Economia na Nova. Acho que nunca estive tão à nora.

essa do Gestão é aqui e Economia é acolá dizem-te em todas as universidades.

mas a verdade é que a Nova está num nível muito superior em relação ao ISCTE / ISEG / wtv em qualquer das duas áreas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, não vi. Após muita indecisão acabei por escolher a ESCS. Supostamente mais e melhores recursos, o programa parece-me mais abrangente (o que pode ter o seu lado negativo), e segundo algumas opiniões que li no exames é mais prático que o curso na FBAUL. E depois toda a gente que consegui perceber que andou em Belas Artes ou não gostava do curso ou tinha mudado, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também tenho essa ideia de dizerem isso em todo o lado. :lol:

Mas ficas bem servido no ISCTE. Muito bem servido, aliás.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, não vi. Após muita indecisão acabei por escolher a ESCS. Supostamente mais e melhores recursos, o programa parece-me mais abrangente (o que pode ter o seu lado negativo), e segundo algumas opiniões que li no exames é mais prático que o curso na FBAUL. E depois toda a gente que consegui perceber que andou em Belas Artes ou não gostava do curso ou tinha mudado, etc.

Pois, dos Designs não percebo muito. Conheço pessoal de lá mas não sei bem como aquilo é por dentro. Se te pareceu melhor então força ai na ESCS.

Compartilhar este post

Link para o post

Tão típica essa conversa. :lol: Em termos de gestão:

Católica e Nova

ISCTE, FEP e ISEG

A ordem é sempre esta em termos de ranking nacional e internacional, salvo um ou outro caso.

Mas sim, não ficas mal servido se fores para o ISCTE. Há algumas empresas que só recrutam na Nova (algumas consultoras ligadas mais ao ramo da Estratégia e bancos) mas a verdade é que o ambiente no ISCTE é bem melhor e tens também bastantes hipóteses de experiência internacionais (Erasmus e aquilo do Summer School ou algo que valha).

E já agora, há algum tempo atrás era permitido fazer Erasmus no último semestre do último ano, fugindo ao trabalho final da licenciatura no ISCTE. :lol: Só não sei é se eles já acabaram com isso agora.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Tão típica essa conversa. :lol: Em termos de gestão:

Católica e Nova

ISCTE, FEUP e ISEG

FEP

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...