Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Cada universidade tem a sua praxe, umas piores outras melhores etc... algumas acho piada outras acho ridículas.

Por acaso, ou não, é algo que muita gente pensa ou lhes é incutido o pensamento de que só podem trajar se forem às praxes.

Exacto, é como eu penso, como já li aqui, atirar açúcar ou algo parecido à cabeça, pintar as unhas...Para mim isso é ridiculo.

Aqui a única cena que não curto é ter que usar uma chinela ao pescoço sempre que se sai de casa, seja para fazer compras, ir para um bar ou disco, ir para a faculdade...

Eu é que ainda nem a comprei e se chegar a comprar só a devo usar nas praxes e talvez na faculdade...

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Claro que se pode usar o traje e fazer dele o que quisermos, seja traçar ou dar nós. É um direito académico, não é uma questão de praxe, que é uma escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada universidade tem a sua praxe, umas piores outras melhores etc... algumas acho piada outras acho ridículas.

Por acaso, ou não, é algo que muita gente pensa ou lhes é incutido o pensamento de que só podem trajar se forem às praxes.

é mais isto :lol:

Exacto, é como eu penso, como já li aqui, atirar açúcar ou algo parecido à cabeça, pintar as unhas...Para mim isso é ridiculo.

Aqui a única cena que não curto é ter que usar uma chinela ao pescoço sempre que se sai de casa, seja para fazer compras, ir para um bar ou disco, ir para a faculdade...

Eu é que ainda nem a comprei e se chegar a comprar só a devo usar nas praxes e talvez na faculdade...

wtf isso não faz sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que faltava se para trajar tivesses de andar na praxe :lol:

Como uma colega minha que anda na praxe diz a todos os caloiros que perguntam isso:" Para trajar não tens de praxar, mas para praxar tens de trajar"

Compartilhar este post

Link para o post

é mais isto :lol:

wtf isso não faz sentido

É para representar o nosso curso lol

Já vi pessoal do meu curso na disco com as chinelas, e eles nas praxes costumam perguntar quem não usou sempre, pelo menos na última vez que fui perguntaram...

Compartilhar este post

Link para o post

É para representar o nosso curso lol

Já vi pessoal do meu curso na disco com as chinelas, e eles nas praxes costumam perguntar quem não usou sempre, pelo menos na última vez que fui perguntaram...

Continua a não fazer sentido. Uma coisa é usar quando se está em situação de praxe, outra é usar no dia-a-dia (é absurdo).

Compartilhar este post

Link para o post

Pa, eu sei que LEI em Braga obriga os caloiros a usar uma disquete ao pescoço, mas um chinelo? Da fuck?

Compartilhar este post

Link para o post

Pa, eu sei que LEI em Braga obriga os caloiros a usar uma disquete ao pescoço, mas um chinelo? Da fuck?

Depende dos cursos, no meu é uma chinela, noutros é uma lampada ou um CD...

Eu também não gosto e é a principal razão que me faz pensar se deve ir mesmo ás praxes, sendo que teria de andar com a chinela ao pescoço pelo menos na faculdade ou não ir e andar tranquilo como tenho andado.

Compartilhar este post

Link para o post

Chinela ao pescoço? wtf :lol:

Tem a sua piada usar uma vez, mas andar sempre assim na universidade? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Claro que se pode usar o traje e fazer dele o que quisermos, seja traçar ou dar nós. É um direito académico, não é uma questão de praxe, que é uma escolha.

Claro que se pode, por isso é que meti "". A cena de não poder usar os nós é o "não podes trajar" na UA (acho que não tou enganado), mas ninguém vai arrancar os nós a ninguém até porque como só se praxa os do próprio curso, sabe-se sempre quem andou ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Chinela ao pescoço? wtf :lol:

Tem a sua piada usar uma vez, mas andar sempre assim na universidade? :lol:

Eu acho que só vou usar nas praxes, mas há pessoal que usa praticamente todo o dia...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que só vou usar nas praxes, mas há pessoal que usa praticamente todo o dia...

Cada um tem direito de fazer o que quiser :mrgreen:

Mas é daquelas coisas que na primeira vez tem piada mas nas outras acaba por ser um bocado ridículo

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem direito de fazer o que quiser :mrgreen:

Mas é daquelas coisas que na primeira vez tem piada mas nas outras acaba por ser um bocado ridículo

Exacto, até porque não é só ser ridiculo, tu também ficas ridiculo com aquilo, já não falo das gajas, mas andar um gajo com uma chinela ao pescoço fdx...

Já para não falar que estou a tentar algo com uma gaja de 2º ano, se aparece com a chinela ao pescoço acho que as minhas probabilidades iam para 0 :funny:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

tive la mas nao te conheço :p tava uma bela m*rda sinceramente....

Estive lá umas duas ou três horas só. Fui-me embora às 20h e pouco, e aquilo já estava a começar a morrer, talvez por causa dos jogos da Champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na minha praxe andei 15 dias enrolado em lençóis na faculdade e na noite, e todas as noites daquelas duas semanas eram noites de praxe "obrigatórias" das 20h+- até às 2h. Eu fiquei sempre até às 5 ou 6h, por vontade própria, ia às aulas outra vez às 8h e tal, portanto nas cerca de 20 horas que passava acordado fora de casa, já descontando as sestas ocasionais, andava enrolado num lençol. Que foi ficando mais sujo, de terra, verde da própria relva, e de cenas como ovos, ketchup, doces e por aí fora, à medida que os dias passavam. Não me incomodou minimamente, até era uma maneira de andar fresco com tshirt, calção de banho e chinelo por baixo para tudo quanto era sítio... Agora isso vai do espírito de cada um, não achei nada humilhante nem violento, ri-me (rimo-nos) pra crl das nossas figuras, e dava tudo para voltar a ter um cheirinho disso sem responsabilidades nem stresses, nos mesmos moldes e com o mesmo pessoal. Já lá vão mais de 5 anos.

Também - e já tive esta conversa aqui - não teria sentido nenhum para mim usar capa e batina sem ter feito praxe. Mas também é a mesma história, cada na sua e ninguém se chateia...

A capa e batina são livres de serem vestidas por quem quiser da forma que bem entenderem. Mas nas duas casas que frequentei aprendi que há regras e simbolismos próprios, inerentes ao que é uma capa e batina, um traje académico, que estão intrinsecamente relacionadas à praxe no seu todo, não ao gozo do caloiro, mas ao que é a praxe no seu todo.

Não faria sentido para mim, se não estivesse dentro da praxe, estar a vestir algo que sei que quase todo o simbolismo e a forma como é vestido, tratado e acarinhado vem exactamente da praxe...

A forma como dobras a capa, onde a colocas, como, em que circunstâncias está aos ombos ou traçada ou o crl, isso tudo para mim tem simbolismo porque está consignado num código inerente à praxe, daí me custar ver o que possa simbolizar para quem não entrou no espírito praxista desde o início.

Compartilhar este post

Link para o post

O que significa o traje para o pessoal que não andou na praxe? Simples. O pertencer ao "mundo" académico. O ser estudante universitario. Ser o primeiro membro da familia a ir estudar para o ensino superior.

Tudo bem que a praxe tem os codigos e o crl, mas o traje nunca serviu para isso. A praxe é que se apoderou do traje, por assim dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes trajar e usar capa. Não podes é traçar.

No Estoril podes trajar e não podes colocar a capa ao ombro. Tem que andar dobrada no braço direito. E à noite tem que estar sobre os ombros, não traçada, e a esconder o branco.

Na ERISA disseram hoje que não pode trajar sequer. Eles não mandam no que vestimos, ainda assim. Fizeram a pergunta um bocado à pressão e acho que era mais para o pessoal não se cortar. :lol:

Ridículo. Podes sempre trajar, é um direito académico. Que não possas praxar os caloiros que venham para o ano é uma coisa. Agora não trajares não tem nada a ver com a praxe. Se bem que concordo com o Red. Fui praxado e dava muito para voltar ao ano passado. Passei momentos que hoje ainda me fazem rir a mim e quem lá esteve comigo. Cada um atribui o simbolismo ao traje que quer mas a mim dá-me um gosto enorme vestir o traje sabendo aquilo por que "passei" para chegar ao dia em que tracei a capa pela primeira vez.

No fundo, é isto:

A forma como dobras a capa, onde a colocas, como, em que circunstâncias está aos ombos ou traçada ou o crl, isso tudo para mim tem simbolismo porque está consignado num código inerente à praxe, daí me custar ver o que possa simbolizar para quem não entrou no espírito praxista desde o início.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Na altura de combater o crime a capa não vos atrapalhada?

Eu não andei na praxe e estou-me completamente a cagar para o traje. Para mim é apenas e só um desperdício de dinheiro.

Editado por Detlef

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não andei na praxe e estou-me completamente a cagar para o traje. Para mim é apenas e só um desperdício de dinheiro.

A capa atrapalha o Super Homem? Tens aí a tua resposta. 8)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Ok, é a tua opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, hoje 3 colegas do meu ano estavam trajados e não são da praxe. Eu (que fui expulso da praxe) não comprei o traje porque achei que não valia a pena. É um símbolo académico, mas acho que não tem assim nenhum propósito como se pertencesse à praxe. Mas compreendo quem o use e não seja doutor, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é que é a p*ta da necessidade? fds...

Mas deixa lá, podes estar descansado que a parvoíce (ainda) não é crime.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devo ser um caso único. Andei o ano de caloiro todo a ser praxado e no final, quando chegou a altura de trajar, disse: não obrigado. E a partir daí deixei a praxe e suas atividades.

Compartilhar este post

Link para o post

Não és caso único. Conheço pelo menos mais dois como tu. Eu por exemplo nunca praxei "a sério" tipo ir para lá de propósito para a faculdade praxar :lol: tinha muito mais piada ser praxado.

Este ano praxei numa febrada, que é uma cena no bar da nossa fac tipo das 4h às 11h em que com 5eur comes as febras e bebes os finos q te apetecerem e é local de praxe. A minha praxe é tão simples como praxar malta para ir buscar finos sempre em número extra de maneira a ficarem com um a mais e ficarem a beber connosco para disponibilizar ajuda se precisarem. Ou então se alguém fica de olho numa miúda e é tímido arranja-se uma gaja para praxar a miúda a improvisar uma declaração ou uma m*rda do género...

Basicamente, as únicas "praxes" que fiz até hoje foram com o intuito puro de conhecer malta e passar um bcado no paleio. A "praxe", para mim, é só um pretexto para os putos que chegam todos introvertidos à universidade falarem e serem abordados por nós e falarem na boa connosco do que esperam do curso, de onde são as coisas, do que precisam de material, da cidade, etc etc etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...