Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Um em cada quatro portugueses com vontade de emigrar

Publicações recomendadas

Guest fiasco

A questão da emigração é sempre bastante polémica. Tenho bastantes amigos emigrados, uns por necessidade, outros por puro egoísmo ou falta de noção da realidade.

 

[...]

 

A moeda tem sempre duas faces, quando as duas se equivalem, mais vale jogar pelo segura, mas se uma delas, depois de pesados todos os prós e contras, passa a valer 55%, 60%, 65%, talvez devamos arriscar nela, mas lá está, tendo a certeza que damos o passo correto em todos os aspetos, porque, depois, possivelmente, não há volta a dar.

 

Há sempre lados negativos e positivos, mas no fim do dia, a diferença é sempre notória.

Estava agora a falar com uma amiga (bem boa) holandesa que arranjou há pouco tempo trabalho, estava desempregada por opção e o governo pagava-lhe um curso de especialização (tipo mestrado) já com uma posição (e empresa) "reservada". Ora, tinha ela acabado de chegar do trabalho e estava estafada e feliz por ser sexta e isto e aquilo. E trabalha 36 horas semanais. E parecia a miuda que tinha andado nas minas Chinesas.

 

Em relação ás cunhas e afins que mencionaste, há pouco mais de um mês li um artigo numa revista Americana/Australiana (estava num escritorio onde tive uma entrevista) com um artigo que mencionava os "family jobs", as gerações de familias no mesmo ramo de actividade. E curiosamente (ou não), os paises nórdicos estavam em primeiro lugar (distancia grande dos outros) nos países com menos "familares no mesmo ramo profissional".

 

Não há uma ligação directa com cunhas, mas dá para perceber a mentalidade. Os filhos não vão para médicos porque os pais são, ou para advogados, ou engenheiros civis.

E não entras numa empresa e vês do topo da piramide até meio, Apelidos identicos.

 

 

Os "latinos" possuem uma mentalidade e "sociabilidade" muito diferente de outros povos. Numas coisas para melhor, noutras para pior.

Disse-me uma vez um professor meu da faculdade, que nós somos um povo criativo (assim como o Brasileiro) porque sempre vivemos muito do desenrasca, do deixa andar, da falta de planeamento e organização. Por um lado apurou o nosso sentido criativo, de criar do nada, do arriscar, do desenrascar, do tirar coelhos da cartola, mas por outro nunca apurou a nossa organização e capacidade organizacional. O nosso sentido de estrutura. Planeamento. Capacidade de prever situações. De planear com vista no futuro.

 

E é por isso que estamos onde estamos. Foi sempre na base do "Depois logo se vê". Para o pior e para o melhor. Há quem diga que é o calor que relaxa o corpo e a mente.

 

Muito basicamente, apurou-nos o lado emocional e descurou bastante o lado racional.

Editado por fiasco

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não emigro, mas vou bastantes vezes para fora, como alguns sabem, e quando não estou no horário de trabalho, porque durante esse horário estou com os meus colegas, a solidão é enorme, uma pessoa está sozinha à espera que o tempo passe e que venha mais um dia de trabalho ou então que venha o dia de regresso para Lisboa. Sim, porque nem sempre os nossos colegas têm tempo para ir jantar/almoçar fora, nem para ir sair.

Isto é um pouco o resumo da minha vida no Porto. Fora das horas de "trabalho" (isto é, aulas, trabalhos de grupo e afins), estou basicamente isolado de tudo o que conheço. A maioria dos amigos que tenho na universidade não vivem sequer no Porto. Digo e repito, se é assim por umas dúzias de quilómetros, imagino quem corre o país de norte a sul (como sei que o Vaart faz constantemente) ou vai para países a milhares de quilómetros de distância durante períodos alargados.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...