p4nd3m0n1uM Publicado 26 Junho 2013 (editado) Estava a falar disto no tópico da emigração e pelos vistos há mais gente por aqui que sofre desta doença ou tem familiares que sofrem. Antes de mais, este tópico não é para o pessoal se auto-medicar e o carai. Antes de fazerem o que quer que seja consultem um dermatologista. Eles estudaram anos e anos e percebem mais disto do que o comum cidadão. O que é a psoríase? A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade e que afecta 1 a 3% da população. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são muito variáveis, caracterizando-se, geralmente, pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam preferencialmente os cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo. As unhas são também frequentemente afectadas, com alterações que podem variar entre o quase imperceptível e a sua destruição. Número Verde (gratuito), para o atendimento de doentes de doenças auto-imunes, nas quais se incluem a psoríase e a artrite psoriática. 800 236 236 Sites com informação útil Pso Portugal - Associação Portuguesa de Psoríase http://www.psoportugal.com/ Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Psor%C3%ADase Reportagens http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=598977&tm=2&layout=122&visual=61 Epá se virem qualquer coisa na pele não stressem. Pode ser psoríase mas o mais provável é ser um eczema, que é a doença mais frequente de longe na prática clínica de dermatologia, cerca de metade das consultas/urgências em dermato são por causa de eczemas e há milhentas razões para ter um eczema, que não é mais do que uma inflamação da pele. Para descansar alguns (espero :medinho:) deixo aí o que mais pode apontar para psoríase: Localização • Bilaterais e frequentemente simétricas - grande foco nisso, a simetria é muito importante no diagnóstico. Lesões assimétricas (isto é, tens no lado direito e não no esquerdo, dificilmente são psoríase • Zonas preferenciais: (pus a bold as mais frequentes) • Couro cabeludo • Áreas extensas do membro superior (face posterior do antebraço) e membro inferior (face anterior da perna) • Superfícies ósseas: região lombossagrada, cotovelos e joelhos • Região nadegueira (menos frequente) • As lesões podem, mais tarde, disseminar-se, sobretudo no tronco (raramente face e mãos) • De acordo com a localização temos: (Ps - Psoríase) 1. Ps do couro cabeludo 2. Ps inversa (localizada nas pregas – axilas, virilhas, sulco sub-mamário) 3. Ps palmo-plantar (palma das mãos e planta dos pés) 4. Ps ungueal (unhas) 5. Ps das mucosas (lesões não tão bem delimitadas – olhos, genitais) Editado 6 Julho 2013 por p4nd3m0n1uM Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 26 Junho 2013 deviam de proibir de abrir tópicos destes Compartilhar este post Link para o post
p4nd3m0n1uM Publicado 26 Junho 2013 (editado) Porquê? Infringi alguma regra do CMPT? Estou a prejudicar alguém? É um tópico somente para informar quem não conhece e para debater com quem tem a doença. Há muita informação que passa despercebida às pessoas. Tanto a quem tem a doença, como a quem não tem. Há gente que nem sequer sai de casa com vergonha desta doença. Se este tópico aparecer numa pesquisa do Google e ajudar 1 pessoa que seja, já fez mais do que o SNS em termos de informação. Editado 26 Junho 2013 por p4nd3m0n1uM Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 26 Junho 2013 deviam de proibir de abrir tópicos destes Bom post, cumps. OP tive um familiar com isso e nunca lhe passou, até que uma médica lhe disse para juntar as duas(?) pomadas antes de as espalhar pelo corpo e desapareceu tudo. Investiga sobre isso que eu sei pouco mais a não ser o que te disse. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 26 Junho 2013 deviam de proibir de abrir tópicos destes Deixa de ser atrasado. Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 26 Junho 2013 não foi por mal tipo, depois o pessoal como eu começa logo a ficar nervosinho a pensar que tem essa doença :lol: Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 26 Junho 2013 não foi por mal tipo, depois o pessoal como eu começa logo a ficar nervosinho a pensar que tem essa doença :lol: Depois podes ser modelo para campanhas de sensibilização em vez de tirares fotos para um bar homosexual, pensa positivo. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Junho 2013 não foi por mal tipo, depois o pessoal como eu começa logo a ficar nervosinho a pensar que tem essa doença :lol: Problema de fácil resolução. Cria um tópico sobre a hipocondria. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 26 Junho 2013 não foi por mal tipo, depois o pessoal como eu começa logo a ficar nervosinho a pensar que tem essa doença :lol: é precisamente para informar as pessoas e não as deixar ter esse tipo de esquizofrenia lol de qlq forma, não creio que seja absolutamente necessária a criação do tópico, mas tranquilo! Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 26 Junho 2013 Eu tenho, só tenho usado Psodermil e acho que estou a ficar um pouco imune à pumada, já não saí como dantes a psoriasse, Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 26 Junho 2013 Obrigado, isto é particularmente útil. Não sei praticamente nada sobre isto, a minha mãe sofre e parece que da família, vou ser o próximo, já tenho alguns sinais disso mas minúsculos - de todas as formas, quero estar pronto para como poderei estar daqui a uns 10-15 anos. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 26 Junho 2013 Só sobre psoriase não sei se será necessário abrir tópico, mas alargando-o e passando a ser sobre saúde já poderei ter outra opinião :) Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 26 Junho 2013 fds agora sou esquizofrenico! OBRIGADO MUITO OBRIGADO nao volto mais a este topico xau Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 26 Junho 2013 A Rita só viu o 1º post e já acha que tem, aposto. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 26 Junho 2013 Tenho, mas nota-se muito pouco. Em 2009/2010 fiz um tratamento de fototerapia e até hoje praticamente não me apareceu mais nada. Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 26 Junho 2013 deviam de proibir de abrir tópicos destes Grande. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 26 Junho 2013 Conhecia um gajo que se metia num tanque com peixes quase todos os meses, sofria disto a sério. Compartilhar este post Link para o post
p4nd3m0n1uM Publicado 26 Junho 2013 Tenho psoríase em placas ou vulgar. Basicamente aparecem-me crostas na pele. Umas pequenas(3mm) outras maiores(a maior que tenho, no braço tem 5cm de diâmetro). No Verão é complicado. Com o suor e calor a tendencia é que as crostas caiam e a pele esteja sempre vermelha. Tenho em cerca de 20 a 30% do corpo. Couro cabeludo, atrás das orelhas, ouvidos, cara, pescoço, peito, barriga, costas(mais na zona das omoplatas) pernas, pés, mãos e unhas dos pés. Até aos 22/23 anos tinha paenas um foco na zona do antebraço. A partir daí(muito devido ao stress que aconteceu na minha vida) começou a alastrar. É uma doença que apenas me limita ao nível psicológico. Ou seja, a maneira como as pessoas me tratam quando notam as crostas é que me limita. Já que o normal é pensarem que se pega ou algo que o valha. A prova em como isto não se pega vê-se pela minha família adoptiva. Ninguém tem. Apenas eu. Com o passar dos anos tem sido muito difícil para mim lidar com isto. É preciso uma grande dose de paciência e por vezes é revoltante a maneira como me tratam. Enquanto conseguia esconder com a roupa não houve problemas. OP tive um familiar com isso e nunca lhe passou, até que uma médica lhe disse para juntar as duas(?) pomadas antes de as espalhar pelo corpo e desapareceu tudo. Investiga sobre isso que eu sei pouco mais a não ser o que te disse. Por muito que ouças em anúncios ou vejas em revistas(como vi ainda à dias) que esta doença tem cura, não tem. Tem controlo, apenas e só. Cura, ainda, não. Conheço pessoas que me dizem o mesmo que tu, mas que anos mais tarde a doença alastrou a outras partes do corpo. Há, no entanto, cocktails de pomadas que são mais agressivos no controlo da doença. Isso é um facto. Eu tenho, só tenho usado Psodermil e acho que estou a ficar um pouco imune à pumada, já não saí como dantes a psoriasse, Uso a Diprosalic. E queixo-me do mesmo. Ao início era uma questão de 2/3 dias e desaparecia. Agora só passado 1 semana a 10 dias. Obrigado, isto é particularmente útil. Não sei praticamente nada sobre isto, a minha mãe sofre e parece que da família, vou ser o próximo, já tenho alguns sinais disso mas minúsculos - de todas as formas, quero estar pronto para como poderei estar daqui a uns 10-15 anos. Vais ter que aprender a viver com a doença. Não convém amortalhares-te. Praia sempre que possas. Qualquer dermatologista vai aconselhar-te praia. Para tratamentos convém mesmo ires a um dermatologista. Tens uma linha verde(gratuita) da Pso Portugal caso queiras mais informações: 800 236 236 De qualquer forma isto não é uma doença necessariamente hereditária. Podes não vir a sofrer de psoríase. Não é algo incomum. Só sobre psoriase não sei se será necessário abrir tópico, mas alargando-o e passando a ser sobre saúde já poderei ter outra opinião :) O problema com tópicos gerais é que depois a informação fica dispersa e confusa de encontrar. Pensei num tópico de saúde geral, mas depois ias encontrar constipações no meio de diabetes e por aí fora. Tenho, mas nota-se muito pouco. Em 2009/2010 fiz um tratamento de fototerapia e até hoje praticamente não me apareceu mais nada. Podes informar o quanto pagaste pelo tratamento. Se não quiseres divulgar em público, se puderes anda-me por PM sff. Conhecia um gajo que se metia num tanque com peixes quase todos os meses, sofria disto a sério. Também já vi isso. Basicamente o peixe alimenta-se das células mortas e limpa as feridas. Dizem que alivia bastante. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 26 Junho 2013 Descobri que tinha psoríase há coisa de meses. Bem, na verdade não foi bem descobrir, foi um bocado desleixo. Já há mais de um ano que tinha alguma descamação nos ouvidos e debaixo da vista (e mais raramente no couro cabeludo), mas não ligava muito. Metia um creme (Pandel) que me tinham dado na farmácia e a coisa lá se ia remediando. Contudo, após algum tempo, o organismo habituou-se ao creme e o problema agravou-se. Andei um bocado mal nessa altura, porque tomava (e continuo a tomar :mrgreen:) banho todos os dias de manhã, metia o creme e a meio da manhã já tinha umas peles a surgirem nos ouvidos. Ficava um bocado constrangido porque parecia que não tinha os ouvidos limpos. Enfim, fui então à minha médica de família tentar resolver isto e ela informou-me que provavelmente seria psoríase. Marcou-me uma consulta de dermatologia no Garcia de Orta para se terem certezas e um mês depois lá fui ao hospital. O dermatologista confirmou que era psoríase e receitou-me um gel (Daivobet) para a pele e um líquido (Diprosalic) e um champô (Tedol) para o couro cabeludo. São produtos caros, mas felizmente o Estado comparticipa uma parte, por ser uma doença crónica. Até agora tenho-me dado bem com o gel. Utilizo só mesmo em último caso, de maneira a evitar ao máximo a habituação do organismo. De qualquer forma, isto já teve melhores dias. Quando comecei o tratamento (em Março), cheguei a estar 3 semanas sem aplicar o gel. Agora já preciso de o fazer semana sim, semana não. Tenho esperança que, com a chegada do Verão e da praia, o problema atenue um pouco, o dermatologista disse que será essa a tendência. Chateia-me também que os meus vícios sejam incompatíveis com a doença. :mrgreen: O álcool e o tabaco potenciam-na. É uma doença muito chata, mas mesmo assim sou um sortudo por ter em poucos locais no corpo, portanto em termos psicológicos, e agora que estou a fazer o tratamento adequado, não me afecta muito. Só ficava mesmo constrangido quando tinha as placa nos ouvidos. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 26 Junho 2013 (editado) Conhecia um gajo que se metia num tanque com peixes quase todos os meses, sofria disto a sério. Uma miúda na minha turma em Biologia fez um trabalho sobre esta doença e mostrou um vídeo disso Editado 26 Junho 2013 por LgD Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 26 Junho 2013 (editado) p4nd3m0n1uM, Sinceramente não me recordo de valores, mas era algo carote. Uma psoríase 300x pior que a minha tem um tio meu. As pernas dele parecem todas esfoladas e com várias feridas. Editado 26 Junho 2013 por JackBauerPT Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 26 Junho 2013 Tenho um familiar com esta doença e sei como é tremendamente lixado. Compartilhar este post Link para o post
p4nd3m0n1uM Publicado 26 Junho 2013 (editado) Após o banho fico com a pele toda vermelha e arde. Por isso passei a usar sabão azul e branco em vez daquelas panelei*ices perfumadas. E Peplin, a praia é óptima para aliviar. A água salgada e o sol(não te descuides, escaldões agravam a doença) aliviam bastante. Com a praia fico muito melhor. O problema é que não vivo perto da praia. A única fonte de água salgada e sol aqui perto é o Porto de Lisboa. E cheira-me que água + fuel não seja lá muito bom para isto. p4nd3m0n1uM, Sinceramente não me recordo de valores, mas era algo carote. Uma psoríase 300x pior que a minha tem um tio meu. As pernas dele parecem todas esfoladas e com várias feridas. Ty anyway. A que o teu tio tem é o mesmo que eu tenho. As minhas pernas parecem vindas de um acidente. Amanhã tiro uma foto para situar melhor. Editado 26 Junho 2013 por p4nd3m0n1uM Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 26 Junho 2013 Uma miúda na minha turma em Biologia fez um trabalho sobre esta doença e mostrou um vídeo disso E estava nua? Compartilhar este post Link para o post